A criatividade aparentemente inesgotável dos três diários desportivos que se publicam em Portugal convenceu-nos a criar um prémio especial aqui no QQ2, um que verdadeiramente se destina a distinguir o esforço das redacções para todas as manhãs caçarem o leitor menos atento.
Nos últimos anos, a natural rivalidade entre A BOLA, O JOGO e RECORD começou a ser acompanhada por uma feroz concorrência externa - jornais online, páginas oficiais de clubes, organizações, televisões e rádios na internet, blogues - que os tornou quase dispensáveis, enquanto a recessão económica levava os portugueses a pensar duas vezes antes de abrir a carteira no quiosque.
Colocados perante a legítima necessidade de manter ou aumentar as vendas, os matutinos desportivos revolucionaram as primeiras páginas, respondendo com manchetes históricas: "Chamem-lhe Manelélé", "O Melhor do Mundo Com Os Pés", "O Pequeno Miccoli", "Foi Deus", "Eu Vi, Tu Viste, Ele Não Viu", etc, etc. Tornou-se mais fácil apostar no Euromilhões do que adivinhar a capa do dia seguinte de A BOLA, O JOGO e RECORD.
Assim, o QQ2 resolveu criar o prémio OCTÁVIO PARA A PIOR MANCHETE, que será atribuído todos os dias através da votação dos leitores do blogue.
Como votar?
Muito simples. Basta abrir a caixa de comentários do post mais recente e escrever octávio pior manchete, nome do jornal e data da edição.
Em alternativa, procurem o link "ir a votos" na sidebar, que dá acesso a um post específico. De novo, basta abrir a caixa de comentários, escrever octávio pior manchete, nome do jornal e data da edição.
Como decidir?
Os critérios de escolha são vários, aparecendo o mau gosto, naturalmente, à cabeça. Depois, pretende-se distinguir as primeiras páginas que claramente violem os princípio da isenção e do rigor, que alimentem a guerrilha verbal entre dirigentes ou treinadores, que ofereçam desmesurado destaque a assuntos absolutamente insignificantes, que traduzam um tratamento desigual a clubes da mesma dimensão ou na mesma situação competitiva, em suma, que se apresentem como uma má opção editorial e, nesse dia, a pior manchete dos três jornais.
Contamos com a vossa colaboração, caros amigos. O meu voto de hoje vai para o RECORD com "O Onze Magnífico". Porque o Sporting não joga sozinho amanhã em Alvalade.
18 comentários:
Prémio Octávio? O Octávio dos Big Ladens e do "Vocês sabem do que é que eu estou a falar"?
Eu voto na capa da Bola: «Choque de Gerações».
Acho um disparate essa história de estabelecer diferenças a partir da idade dos treinadores, quando o que conta é o que lhes vai na cabeça.
Trata-se claramente de uma parangona sem interesses nenhum, amanhada depois de terem verificado que não havia nada daquilo que eles julgam ser «bombástico» para anunciar.
Esse mesmo, Gilberto.
Bem, hoje realmente a capa do Record bate a concorrência por KO ao 1º assalto. Por duas razões já aqui referidas e que passo a citar: 1ª "Estas manchetes de merda deviam ser exclusivo do Benfas." 2ª "Porque o Sporting não joga sozinho amanhã em Alvalade."
Kovacevic, se decidires atribuir um "Octávio Prémio Carreira", esse vai para a Bola. Para mim nada bate a manchete "Só uma alteração", que uma foto do Simulãozinho ao lado depois de trocar a carapinha por um cabelo liso e risca ao lado de fazer inveja ao Castelo Branco.
JURGEN, também me parece que A BOLA é o mais sério candidato ao título
Sem duvida que isto vai ser um campeonato desleal...a Bola vai ganhar de goleada...mas para já começa o Record na frente...natural que se esqueçam do FCP...eles nem vão na frente do campeonato...até nem são portugueses como nós...enfim...
off topic :
Futebol
Liga confirma Duarte Gomes no Sporting-FC Porto
A Liga emitiu esta tarde no seu site oficial a confirmação que o árbitro Pedro Proença, de Lisboa, teve de ser substítuido por Duarte Gomes, também de Lisboa, devido ao facto de ter contraído uma lesão de última hora que não permite a sua presença no clássico de sábado em Alvalade.
dzyygqdb
Hoje sem dúvida que vence o record mas no fim o campeão será a bola: têm anos de experiência acumulada!
Em termos de capas estapafúrdias ao nível de lambe-cú lampião de unha grande e fato de treino Ardidas o Record arrasa qualquer um. A Bola é mais lambe-cú lampião da velha guarda, mas sempre com filha-da-putice anti SCP q.b.
helas, jpl!
A manchete favorita, arranjem-ma s.f.f., é a da bola a chamar pequeno genial ao pereirita!
Alguém deu o rabinho por essa manchete! De certeza!
hoje ganha o record mas no fim vai ganahr abola.. e eu ate aposto outra coisa: o Ojogo nunca ganhara 1 dia sequer! e as pessoas depois vao evr afinal quem é isento ou nao :)
Jean-paul, compreendo muito bem todas essas questões que indicaste. Aliás por isso é que "admito" as capas (excepto quando faltam à verdade é óbvio) porque tudo isto é um fenómeno. Também compreendo que se escreva mais sobre certos assunto. Tudo isto é negócio, e vocês precisam de dinheiro e de aliar a vossa "missão" de alguma forma.
Agora o que não se admite é peças jornalísticas que são uma merda. Uma merda mesmo. Estou a falar de qualidade, da construção e da informação. E o Record aí é mesmo muito mau. A Bola e o O Jogo neste sentidovêm fazendo um trabalho razoável.
Agora no Record, existem textos que são mesmo só para encher, mal escritos, que se repetem etc. Mais valia ir a uma enciclopédia qualquer na net e fazer copy paste.
Quanto consigo retirar mais informações numa notícia do DN sobre uma exposição de arte surrealista, do que de notícias do Record sobre o Benfica (e os textos têm a mesma extensão), isto quer dizer alguma coisa.
O voto de hoje: Octávio pior manchete, A Bola de 8-04-06, por um título que revela uma tremenda falta de inspiração criativa.
Hoje é um dia fraquinho.
Mas o prémio Octávio de sempre deve ir para a capa da Bola a seguir à derrota do FCP frente ao Milan na Supertaça Europeia: um eufórico "É tua, Rui!". Absolutamente nojento.
Jean-Paul,
Quanto aos jornais, havia um equilíbrio entre o contributo para o fenóneno e o aproveitamento desse fenómeno para fazer dinheiro. Acho que desde que passaram a diários, os jornais desportivos romperam esse equilíbrio. Não há notícias desportivas que justifiquem um diário - e assim entra-se numa espiral de quebra de qualidade. Não significa que não haja boas peças jornalísticas; mas é preciso muita paciência para as procurar no meio de tantas trivialidades, não-notícias e peças de encomenda...
boa iniciativa kova,
tenho protestado sempe por só dizeres mal das capas do slb, quando acho que o record faz regra geral más capas sejam do SLB, sejam do SCP. Daí ter ficado surpreendido não só com o concurso, como com a capa escolhida :)
acho que vai ser um concurso dificilimo de gerir, mas vcs parece preferir esses que dão muito trabalho e muita luta: bem hajam por isso.
Claro que partilho muito daquilo que o jean paul diz, mas também acho que o Record se passa bastante neste aspecto. em 10 capas, 6 são más e 3 são péssimas :p
tou indeciso:
golo do simao, depois do orgasmo do paito na taça
penalty do casal garcia falhado na taça
golo do BIG L contra o sportem aos 83'
banho do red army na 2ª parte no wc xixi...
golo do halmstad aos 94 no azulejos xixi
golo do gajo da udinese, em udine, de cabeça por baixo do braço do labrecas...
vou pensar melhor...
Em primeiro lugar, é preciso notar que isto não passa de uma brincadeira, uma forma de sátira cuja influência no estado de espírito das redacções é, seguramente, nula.
Dito isto, obviamente que concordo com o JEAN-PAUL quando diz há uma certa tendência para a crítica sistemática e que é fácil encontrar defeitos também nos blogues que se dedicam a analisar o fenómeno desportivo.
No entanto, esta constatação impõe duas observações: os blogues são maioritariamente escritos por amadores e as críticas aos jornais desportivos têm um fundo factual, reflectem a realidade.
Há bons jornalistas a escrever sobre desporto? CLARO QUE SIM.
Agora, parece-me evidente que os erros grosseiros, o mau gosto, a ausência de talento são frequentemente identificáveis.
Querem exemplos? No último defeso o Record publicou um texto cujo único ângulo era o facto de os três guarda-redes do Paços de Ferreira terem nomes começados por P. O trabalho resumia-se a isso: os três guarda-redes do Paços têm nomes começados por P.
Isto foi uma excepção? Infelizmente, não. Por que razão acontece? A principal, na minha opinião, é a falta de assunto, agravada pelo facto de os clubes afastarem os jogadores do contacto normal com a imprensa. Conforme nota o PETROVICH, não há notícias desportivas que justifiquem um diário. Acrescento: pelo menos, 80 por cento dedicado ao futebol.
octávio pior manchete, Record, 7 de Abril
O ONZE MAGNÍFICO
Enviar um comentário