quarta-feira, abril 05, 2006

Acabou

1. Terminou a caminhada do Benfica na Champions, às mãos de um adversário manifestamente superior mas que só conseguiu materializar essa superioridade - e respirar fundo - a 5 minutos do fim da eliminatória.

2. Confirma-se que o sucesso das equipas portuguesas na Europa não pode ser fruto do acaso: em 4 anos, Boavista, Porto (em duas campanhas), Sporting e Benfica demonstraram-no. Continuo com dificuldades para enquadrar aqui o conceito de nivelamento por baixo.

3. Estou em paz com a minha opinião: Petit não fez penalty com a mão (já não se pode dizer o mesmo de Luisão). Quem é da opinião de que a posição natural é que é determinante, julga, obviamente, que o Barcelona foi roubado hoje. Será assim?

4. Não se pode querer ganhar uma eliminatória a um gigante do futebol mundial a fazer o primeiro remate a meio da segunda parte de um jogo. Koeman acha que sim.

5. Digam, por favor, aos senhores jornalistas que não é unânime que o lance falhado de Simão tenha sido o "lance determinante na eliminatória". Daquelas, o Barcelona falhou 10.

6. Como balanço final, foi uma excelente campanha europeia do Benfica a ultrapassar claramente as expectativas iniciais do adepto encarnado mais sonhador. E quando assim é, uma equipa está de parabéns, obviamente.

27 comentários:

Anónimo disse...

"Connosco quem quiser contra nós quem poder "


ainda nao percebeste caralho????

Anónimo disse...

os golos no momentos comentados pelos espanhois e muito mais ehehehehehhe
foi lindo

http://omundoondevivemos.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

oh master o do petit n é penalty???

ve-se tao bem ele a baixar o braço de proposito pa cortar a bola!! e depois vem ele dizer q tinha o braço junto ao corpo! é q as imagens nem deixam duvidas, n foi ao longe nem ta distorcido,ve-se claramente! ca pa mim dizes so isso pa disfarçar e ver s os benfikistas gostam 1 bocado de ti :P

qto ao nivelamento.. eu axo q é por baixo..se fosse por cima todos faziam boas epocas ao mesmo tempo.. fora as do FCP (q realmente era bom graças ao mourinho) os outros fizeram boas campanhas mas mais baseadas em sorte e no querer do que propriamente no saber!

Anónimo disse...

fredy, não acho que as campanhas do Sporting no ano passado e do Benfica nesse ano foram "baseadas em sorte". No ano passado o time do Sporting era bastante interessante, e se aproveitou de uma fase excelente de alguns jogadores (como Liédson e Rogério). Já o Benfica nesse ano, adotou uma fórmula comprovadamente eficiente em torneio como a Copa dos Campeões. E fez uma ótima partida contra o Liverpool na Inglaterra.

Anónimo disse...

se o petit conseguisse defender um remate daquela distância não era caceteiro no meio campo, estava no lugar do moretto!
vamos ver se agora volta a entrar a intencionalidade na lei....

Gabriel disse...

de uma semana para a outra a intencionalidade mudou... se o do Thiago Motta é penalti (q eu axo q é) do do petit tb é!
acima d td parabens por terem superado as expectativas e por terem feito pontos para o ranking!

Anónimo disse...

Perdemos bem.
O barça foi claramente superior, e até me parece que não teve que se esforçar muito. Jogou com calma o seu jogo e esperou pelos nossos erros.

Fiquei satisfeito com esta participação pois superou todas as expectativas. O SLB jogou desde o inicio com as armas que tem, mas quando se cometem erros como os de ontem à noite não há muito a fazer.

Para o ano há mais.

P.S.- Tanto o lance de Petit como o de motta são penalti.

Anónimo disse...

No jogo de ontem, os lamps estiveram muito fraquinhos. Uma jogada de perigo? Confesso que estive sempre à espera que pudesse acontecer o MILAGRE que seria o 1-1, mas fizeram tão pouco, tão pouco que seria um milagre ao cubo, se tivesse acontecido. Parabéns por terem voltado aos 1/4 final, espero que o repitam brevemente, mas que façam uma figura um pouco melhor.

Mr. Shankly disse...

Foi penalty, tal como o do Luisão e o do Motta. De qualquer maneira, foi justissima a vitória do BArça, superior em ambos os jogos.

José Leal disse...

"Não se pode querer ganhar uma eliminatória a um gigante do futebol mundial a fazer o primeiro remate a meio da segunda parte de um jogo. Koeman acha que sim."

Tens mais certezas como adepto (não sei se foste ou és treinador ou jogador profissional), do que o Koeman que é bi-campeão europeu de clubes como jogador, campeão europeu de selecções, tem o curso de treinador de elite da Federação Holandesa, ganhou dois campeonatos, chegou duas vezes aos quartos de final da champions.

Claro que todos temos opiniões, e devemos debater essas opiniões, mas daí a sequer comparar a validade da opinião do Koeman com a tua, ou com a minha, é muito abusado, e é não estar em contacto com a realidade.

Nós estamos a anos-luz da realidade que é o futebo de alta-competição nacional, quanto mais internacional.

Debatemos as opiniões, dizendo até onde achamos que foram cometidos erros, e até apresentando opções. Mas salvaguardando que o Koeman (ou outros treinadores) a dormir sabe mais da poda a dormir, do que nós.


Foi uma campanha muito bonita, com excelentes momentos que jamais esquecerei. As vitórias que presenciei in loco com Man Utd e Liverpool foram excelenetes.

Orgulhoso, e ansioso pela participação na próxima época. A liga dos campeões é realmente uma competição espectacular.

Anónimo disse...

O Benfica jogou na CL como o Rio Ave, O Gil Vicente. V. Guimaraes, etc., jogaram contra o Benfica, a defesa a espera do erro do adversario.
Se querem dar merito ao Benfica por isso, porque nao dao ao Rio Ave e a todos os clubes que assim jogam.
Quando esses clubes ganaharam ao Benfica, os benfiquistas vieram dizer que estacionam autocarros etc.
Agora dizer que sairam com merito, quando disseram todos os disparates nesses encontros? parece-me muito parcial.
Quantos remates fez a equipa do Benfica no total dos 2 encontros?
O jogo em Liverpol foi igual ao que o Gil Vicente fez na Luz e o Liverpol teve mais flagarantes de golo que o Benfica contra o Gil Vicente. Como veem foi facil, para os adeptos do Gil tiveram o mesmo prazer que os adeptos do Benfica em Liverpol.
Tenham vergonha e sejam coerentes.

cparis disse...

3. Também estou em paz com a minha opinião: Petit e Motta fizeram penalty. E custa-me menos aceitar que um árbitro erre porque não tem certeza para apitar, do que no teu caso, em que um árbitro apita a ver aquilo que não se passou. Exemplos no campeonato nacional: choca-me menos o Olegário não validar o golo ao Benfica do que ver o Xistra a marcar penalty a favor do FCP por um corte com a cabeça.

4. Discordo totalmente. Há exemplos vários que demonstram isso.

5. Sim, o Barça falhou até um penalty. Mas como os jornalistas são portugueses é normal que achem que aquele seja o lance determinante da eliminatória. Já os catalães devem achar que foi o primeiro golo do Barça, e os de Madrid o segundo. Já agora, para ti, qual foi o "lance determinante na eliminatória"?

cparis disse...

por curiosidade fui ver a marca:

"Algunos ojos se cerraban en Can Barça cuando Simao tuvo la oportunidad del partido."

Suponho que me parece que os jornalistas portugueses apenas destacaram o óbvio, mas tira tu as tuas conclusões: http://marca.es/edicion/marca/futbol/champions/es/desarrollo/636108.html

Anónimo disse...

não é penalty?????

o benfica foi claramente inferior ao barcelona, acho que a estratégia do treinador foi péssima...

o karagounis em vez do beto, o nelson em vez do ricardo rocha, o mantorras (ou o marcel) em vez do geovanni eram as minhas escolhas para este jogo! acho que seria mais lógico ao benfica tentar ganhar o jogo logo de ínicio...

pelo menos na segunda parte teria jogado assim...

Anónimo disse...

o primeiro remate foi aos 44 minutos, numa cabeçada do anderson que passou muito perto.

e nao podia ter sido de outra forma que jogar em contençao... senao nao era a 5 minutos do fim que eles resolviam a coisa.

galvao99 disse...

A diferença de qualidade de passe é abissal entre as duas equipas. O Benfica fez o que pôde eo que o Barça deixou. Não acho que Koeman tivesse cometido erros. Era mesmo aquilo que tinha de fazer e aqueles os jogadores que tinha de meter lá dentro. E a verdade é que discuttiu a eliminatoria até ao fim. Venceu a melhor equipa, com os melhores jogadores. A missão foi mesmo impossivel.

Em relação aos penaltys, tenho dúvidas em ambos (ode Motta e o de Petit). Existe uma grande diferença entre ver um llance em velocidade real e vê-lo em camera lenta. E as repetições dos dois lances são sempre feitas em camera lenta. Mas que existe dualidade de critérios não sobram duvidas.

Tiago Gonçalves disse...

"Como balanço final, foi uma excelente campanha europeia do Benfica a ultrapassar claramente as expectativas iniciais do adepto encarnado mais sonhador."

Discordo, o LFV tinha dito que o Benfica queria ser campeão europeu e, já há 3 anos, garantiu que, hoje, o Benfica seria o melhor clube do mundo. Do ponto de vista do adepto mais sonhador a campanha foi um fracasso. Na óptica do adepto com juízo foi uma excelente caminhada.

Malta da Tropa que curte Bola

Anónimo disse...

O Benfica deve ficar contente com a sua participação na Champions. Conseguiu mesmo, causar algum suspense em Camp Nou. Lamento apenas que tenha sido uma equipa demasiado fechada, mesmo com um resultado que a eliminava. Pareceu-me algo irritante (até para o adversário) alguma falta de ambição durante as duas eliminatórias. Calculo que não seja muito agradavel para um adepto, deslocar-se a Barcelona, e passar praticamente o jogo todo à espera de um ataque do seu clube, um oasis de emoção...Uns dirão, e não concordando até os entendo, que se jogassem mais para a frente corriam o risco de sofrer um resultado pesado mas, por outro lado, julgo que ter o privilegio de estar nos quartos de final com o Barcelona, mereceria uma atitude mais descomplexada (em especial depois de estar a perder 1-0!!!). Na prática, o Benfica nada tinha a perder, e admitindo q seria lógica a eliminação, como foi, preferiu uma atitude ultra-defensiva que não obstante ter prolongado a esperança de um milagre (e era um milagre passar uma eliminatória tão desiquilibrada), acabou por não os deixar "saborear" devidamente o momento. A equipa nunca se soltou de complexos, e Koeman tambem não deixou, mesmo quando perder por 1, 2 ou 5 resultaria no mesmo desfecho prático, a eliminação. Ao menos fomos para cima deles, não será ouvido da boca de ninguem.
Não critico, é só uma opinião, respeito a dignidade apresentada pelo Benfica, faltou a chama, a magia, mas sobrou respeito. Parabéns ao Benfica, boa-sorte ao Barcelona.

Anónimo disse...

Completamente de acordo FIL...

Anónimo disse...

Thanks luis, de vez em quando lá existe algum consenso :)
Julgo que abona a favor do Benfica o facto de alguma dúvida ter passado pela cabeça dos jogadores e adeptos do Barça, e ela existiu, claramente...houve respeito, faltou só aquele gostinho de ver o Barça realmente encolhido e aflito, por 10, 15 minutos que fossem, mas o valor do adversário do Benfica ajudou a prestigiar o próprio Benfica e porque não, o futebol português. Somos mais pequenos e dispomos de menos meios, mas continuamos a ser respeitados lá fora com boas campanhas nas provas europeias. Pena que sejam alternadas por um só clube, gostava de ver Benfica, Sporting e Porto ao mesmo tempo a dar cartas na Europa. Miragem? Para o ano há mais...Mas não esqueçer q este Verão promete emoções extra nas selecções sub-21 e principal.

Anónimo disse...

Percebo a opinião do FIL quando diz que "...perder por 1, 2 ou 5 resultaria no mesmo defecho prático...", no entanto temos de ser racionais, e pensar que quem está em campo a jogar e a disputar o resultado estando a perder por 1 golo, sabe que se a sua equipa marcar "passa para a frente". Por outro lado esses mesmos jogadores ao sofrer outro golo, ficam "animicamente destroçados" porque eles mais do que nós sabem da dificuldade de marcar golos ao Barça.

Posto isto, acho que a forma como o Benfica encarou o jogo não deveria ser assim tão diferente.

Eu como benfiquista, também tenho de ser racional e perceber a diferença abismal entre o Benfica e o Barcelona, e não queria nada ver a equipa a voltar para Lisboa com outros 7 a zero ou coisa parecida.

Anónimo disse...

Não é "poder", anónimo burro. É puder. Aprende a escrever, pelo menos.

Kaiser disse...

O título do post revela algum alívio...

Pedro disse...

É evidente q o lance do Petit é penalty da mesma forma q o lance do Luisão, se foi dentro da área, devia tb ter sido penalty.
Qual é a duvida disso?

Os braços não são para estarem abertos...aprendam isso de uma vez por todas.

Apre disse...

Lá sonhar sonharam eles.

Wake up!

Anónimo disse...

Ora bem, comecemos com a análise fria e dura:

O Benfica este ano para o campeonato está a ser levado ao colo, assim como no ano passado, tendo cumprido com todo o sucesso a máxima do "o importante é ter lugares na liga".

Isso resultou no ano passado a 100%, tendo um Cunha Leal a favorecê-los continua e constantemente, quer na protecção nos castigos, como ao Simão Sabrosa, como ao Petit, entre outros, conttinuando este ano na protecção às entradas duras e declarações vergonhosas do Petit, e as insinuações do Nuno Gomes que os jogadores do Braga estariam dopados, entre muitos outros casos.

Resultado? NADA. nada lhes aconteceu. Curioso, não?

Passando à frente, para além deste proteccionismo, ainda há a protecção da APAF, onde os árbitros estavam e continuam a estar este ano sempre a favor do Benfica. A táctica do choradinho foi posta em marcha logo logo no princípio para ver se conseguiam ainda mais pressão para serem ajudados. Casos disso? O facto de levarem uma compilação de falhas de arbitragens à Assembleia da República e as constantes pressões de Jose Veiga aos árbitros, que fala constantemente em jarras.

O curioso é que esse mesmo Veiga, é visto a jantar em restaurantes com árbitros que num passado próximo estiveram ligados ao mais fantástico e vergonhoso caso de arbitragem no futebol. Sim, o famoso e que vai ficar para os anais da hustória Estoril-Benfica, disputado no Algarve e com botas emprestadas ao árbitro por parte do Benfica!

Entretanto, para desvirtuar ainda mais este campeonato dos desonestos, José Veiga foi apanhado a ser dono as acções do Estoril SAD e ao mesmo tempo ser dirigente desportivo do Benfica. Se isto foi provado, como é possível ter interesses em 2 clubes da mesma divisão no campeonato de futebol Português?

Isto em qualquer outro lado do mundo dava CADEIA.

E mesmo com todos estes escândalos, todas estas ajudas da arbitragem (como nestes 3 últimos jogos onde as equipas adversárias do Benfica são massacradas e roubadas escandalosamente), com todas estas pressões, com todas estas megalomanias do seu dirigente que nem a quarta classe tem, mesmo assim quais são os feitos do grande glorioso Benfica este ano?

Resposta? NADA. Um redondo zero.

São o clube do colinho, o clube do choradinho, o clube que tem os mais desprezíveis dirigentes que só sabem jogar no escuro, por baixo da mesa, com recurso se isso fôr preciso, a agir com violência e ter grupos de gorilas que agridem pessoas à vista das câmaras de televisão e da polícia, que ninguém lhes faz nada.

Se juntarmos a isto a histeria de uma imprensa desportiva totalmente parcial, vermelha até à ponta dos cabelos, mais uma televisão, como se viu no caso de ontem, que só fala Benfica Benfica Benfica desde as 7 da manhã até à hora de um mero jogo de disputa de uns quartos de final, depois de todas estas ajudas, destes colos, destas jogadas obscuras, deste favorecimento publicitário,

QUE MAIS QUEREM???????

E MESMO ASSIM NEM CONSEGUEM GANHAR O QUE SEJA????

SÃO O CLUBE MAIS TRISTE E COITADINHO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

NEM A ROUBAR, NEM FAVORECIDOS, NEM COM OFF SHORES, NEM COM JANTARADAS NO SAPO COM ÁRBITROS, NEM COM PRESSÕES, NEM COM DVD'S, NEM COM NADA CHEGAM LÁ.

SÃO O CLUBE DA VERGONHA, O CLUBE QUE NÃO JOGA JUSTO, PORQUE SÓ TEM FRAQUEZAS.

O CLUBE DA VERGONHA.

Kaiser disse...

Quanta ira, é só o maior Clube de Portugal.
Não é preciso ficar assim!
Ou estará a sofrer por antecipação, quem sabe um resultado menos favorável este fim-de-semana...