segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Chegar, ver e marcar


Neste Porto em constante reanimação vive-se um dia de cada vez e o de ontem não correu nada mal a Lucho e a Janko. O austríaco tratou de mostrar serviço na estreia, fazendo aquilo que se espera dele (último toque, golo) e El Comandante lembrou que quem sabe não esquece, marcando fácil um golo que noutros pés seria impossível. Espero que Vítor Pereira não cometa o erro de colocar James no banco. É que, tal como Lucho, o colombiano não precisa de grandes correrias para colocar a bola no sítio certo. E o sítio certo é, ao que tudo indica, os pés ou a cabeça de Janko. Excepto na Liga Europa. Aí resta-nos esperar por uma noite inspirada de Hulk.
 
littbarski

36 comentários:

Marco Morais disse...

Tal como tu, o maior medo que tenho neste Porto é o treinador. Agora que temos último passe gostava de ver o Kléber jogar mais. Mas infelizmente já sabemos o que a casa gasta.

Janko poderá ser útil para desbloquear certos jogos... mas, a meu ver e como já disse, o problema nunca foi o plantel.

Até aposto que na Liga Europa o PL vai ser o Hulk, e lá vamos nós ter que sofrer a bom sofrer contra os citizens

miguel_canada disse...

Estou convencido que esta segunda volta do FCPorto será muito superior a primeira. O problema é que o dano está feito e conforme o Bruno Paixão fez questão de esclarecer, o titulo está entregue pelo que desejo que pelo menos o FCPorto seja capaz de fazer um resto de época digno, apresentando bons espectáculos de futebol e que as bases da próxima época sejam devidamente planeadas, de preferência sem Vítor Pereira.

LDP disse...

porra pà. depois de anos a chamar-me chorao porque sò falava nos membros da APAFcp jà viste no que te transformaste?

Médio Ofensivo disse...

Muito bem, então temos dois chorões.

Vá, mais a sério, o FCP terá mesmo ficado mais forte? Perdeu Belluschi, que fez muitos jogos, Guarin nem tanto, é certo. Mas e banco? Fica sem banco, a não ser que Danilo seja médio, e aí até admito esta decisão de dispensar 2 médios e contratar 1, mas fica somente com um defesa direito, que é central.

Há aqui coisas que não estou a entender muito bem, coisas há Vítor Pereira, talvez.

Jancko será importante nalgumas decisões pontuais. Não mais do que isso.

Então e agora sempre valeu a pena a luta pelo Kleber?

Tanta trapalhada para isto.

Grilo Falante disse...

Facto: as equipas do jesus, normalmente, dão o berro na 2ª volta;
Facto: o Porto reforçou-se bem em Janeiro: Danilo e Lucho. Janko a confirmar.
Miguel_Canadá: o que nos distingue é lutar até ao fim, contra tudo e todos. Não estamos habituados, como outros, a que nos coloquem os títulos no colo. Portanto não desistas, que como diz o povo "até ao lavar dos cestos é vindima" e o slb vai ceder.

LDP disse...

é curiosa essa teoria das segundas voltas do Jesus. Sem ir mais longe, o ano passado de Novembro 2010 a Março de 2011 foram 20 ou mais vitòrias seguidas, tendo esse ciclo acabado quando o Sr. Xistra decidiu em Braga que o melhor era acabar com o campeonato nao fosse alguém escorregar antes de ir à Luz.

Mas algo anda a falhar. Nos ultimos 20 anos sò nos entregaram 3 ou 4 campeonatos. Visto que mandamos nisto tudo nao deixa de ser uma média aquém das expectativas.

Rearviewmirror disse...

Sinceramente, nem com Lucho o FCP vai lá esta época. Arrisca-se muito seriamente a não ganhar mais nada esta época por 3 simples razões:

1º: Tem um mau treinador (como exemplo simples ele conseguiu fazer a proeza de desvalorizar 5 jogadores internacionais AA que com Villas Boas faziam parte do nucleo duro do clube, e que eram os 5 titulares de caras em todas as equipas da nossa Liga menos no Benfica: Guarin, Beluschi, Varela, Sapunaru e Fucile)
2º porque o Benfica é muito melhor equipa que o FCP
3º porque o Manchester City é muito melhor equipa que o FCP


Por muito que queiram dizer que "agora é que é", o Porto contra o Setúbal foi uma equipa lenta (e se calhar o Lucho na equipa vem contribuir muito para isto, mas isso sou eu que onde vejo "falta de velocidade" muitos são capazes de ver "serenidade e tranquilidade), sem ideias, e em largos minutos do jogo, quem mandou no Dragão foi mesmo uma das piores equipas do nosso campeonato.

Se o fiscal de linha não tivesse marcado fora-de-jogo inexistente ao Meyong, aos 20 min que o deixava á frente de Bracalli, até poderiam haver dúvidas de quem poderia ir visitar o Benfica á Luz para a meia-final.

Melhor assim, que desta maneira vou poder ver ao vivo um lateral direito de 18M€.

miguel_canada disse...

Grilo, por muito que a gente "acradite" o andor está montado. Ate ao fim do campeonato vai ser uma risota de arbitragens inacreditáveis a evitar que o slbatota escorregue e ainda nos vão aparecer mais uns Brunos Paixões pelo caminho que é para o caso de ainda surgirem duvidas.
Entregamos o ouro ao bandido e agora vamos ter de viver com isso.
Com ou sem Lucho, o treinador continuará a ser o mesmo.

camarao disse...

E para o Vitória não vai nada, nada, nada?

Aqui só se fala dos grandes feitos do FCP que se apurou para as meias finais da Taça da Liga.

Pedro disse...

Hilariante!!!! LOLOL

Fredy disse...

o rear com este discurso nota-se que tá com medo mesmo tendo nós o pior treinador desde que sou vivo hehe já anda a tentar convencer-se antes do tempo que vão ganhar...depois o tombo é maior lol

ldp, isso só prova que mesmo com o colo, a tua equipa não é tão forte como tu pensas que é! e para tu perceberes direito até te dou outro exemplo: assim como o guimarães não é melhor que o braga como os vimaranenses pensam que é.

Tasqueiro Emigrante disse...

Nem com Lucho nem Janko...

Este ano está visto que estão a levar o esselbê ao colinho...

Mesmo jogando contra equipas fracas e jogando mal, lá aparece o árbitro a borrar a pintura e a salvar o cabelo Pantene.

Vão abrir os olhos quando chegarem à champions e vos calhar equipas que vos façam frente.

Sim, porque o Benfica nunca foi nem será um colosso europeu...
Há mais de 25 anos sem ganhar nada na europa é digno de uma equipa rasca...digam o que disserem...

O Benfica só é grande em Portugal...onde metade das pessoas são analfabetos e ainda vivem com hábitos do regime salazarista...

Como dizia o Luis Olim:
-O Benfica ganha, o povo fica contente e esqueça a crise...é o que todos querem...

LDP disse...

...e ninguém melhor do que tu nos poderia exemplificar o analfabetismo corrente, tasqueiro ignorante.

Fredy, eu nao estava a falar do poder da minha equipa, mas sim do meu clube. Estava simplesmente a falar do sistema, dos polvos e de todo o dirigismo futebolistico portugues, incluindo a arbitragem e o ricardo costa, que sao todos fantoches do Benfica e da Olivedesportos. Assim sendo nao percebo como é que sò reservàmos para nòs tao poucos campeonatos nos ultimos 30 anos.

Deve ser altruismo.

Médio Ofensivo disse...

Isso é querer apagar da história jogadores como King, Marcelo, Nelo, Tavares, Pringle (é melhor resumir senão vou estar aqui dias nisto...). Não sei, mas pensa lá se esta "qualidade" de jogadores não contribuiu para o vosso atraso nestes últimos anos.

Olha só a diferença para a actualidade, arbitragens à parte, em que de facto na vossa equipa têm jogadores de futebol e não aspirantes à casa dos degredos.

"Portantes" não é altruísmo, foi mesmo incompetência.

LDP disse...

Entao, mas por essa perspectiva o porto com o Vinha, o Quinzinho, o Kiki, o Pedriger ou o Esquerdinha também nao teria ganho nunca mas ganhou.

Mas o teu paradoxo nem é este. Pois estàs a admitir que os poucos titulos do Benfica foram conseguidos porque efectivamente tinhamos melhor equipa. Mas entao se, e quando, temos jogadores ganhamos, porque é que se fala em colinho?

Médio Ofensivo disse...

Há diferenças assinaláveis entre os casos. Não sou perito na história portista (livra!) mas há que reconhecer que a excepção são os mancos que citaste. No Benfica eram a regra, gostes ou não.

Agora é bem diferente, há qualidade, muito mais qualidade, que permite ao Benfica discutir com os mais fortes. Ou o mais forte porque o Sporting tem contado pouco, também, porque sofre(u) do mesmo mal que o Benfica.

As ajudas de arbitragens? São normais, ora Porto, ora Benfica, ora Sporting (admito que menos) mas nada não estejamos todos habituados.


Por ex. achas mesmo que no título do Trapatoni o Benfica tinha melhor equipa? Não houve mais nada. No Porto e Sporting também temos estes exemplos, não vamos esconder o óbvio.

O que eu gostava de ver, mas mesmo, era um jogo de futebol, do início ao fim, onde não fosse descarada a forma como se protege os grandes clubes. Principalmente o Porto e Benfica.

Agora entram os Portistas e dizem: fod**** e a última jornada?!?!? Sim, ok, foi descarado, mas e o início de campeonato? Ah, calma então.

cagaodamouraria disse...

Xim...

Fuomus lebados cuolo...e depois?

No meu tempo, em que o Salazar era bibu o Benfica era u melhor e ninguem lhe podia ganhar...

Temus u direitu de ganhar a todu u custu...


Biba ao gluriuozo esselbê....

LDP disse...

este cagaodamouraria tem um discurso muito parecido a um personagem portista que comenta aqui. A diferença é um nick criado de propòsito para tentar proteger o "anonimato". Estiveste bem, rapaz.

Médio, concordo com 20% do que disseste.

Joao disse...

Ainda bem que o Benfica ganha de vez em quando o campeonato. É bom haver alguma competição!

Claro que é mais por incompetência dos rivais do que mérito próprio...

Este ano o incompetente chama-se Vítor Pereira, e até ver o Benfica de Jorge Jesus ganha claramente aos pontos...

Médio Ofensivo disse...

LDP - Satisfaz-me a curiosidade e diz que 80% são esses que discordas. E se não for pedir muito, o porquê...

miguel_canada disse...

LOL João... tiraste-me as palavras da boca. É de facto indiscutível e historicamente comprovado que é preciso que o Porto seja incompetente para que o benfica seja campeão MAS........... e repito, MAS........ mesmo assim é conveniente que apareçam uns Paixões, umas expulsões cómicas e uns penalties hilariantes... não vá a incompetência dos outros ser mesmo assim suficiente para ganhar o campeonato, eheheh.

miguel_canada disse...

Médio, queres que eu te digo com que que o LDP não concorda?
Não concorda que o esselbe foi incompetente durante 20 anos, não concorda que o esselbe é beneficiado escandalosamente numa data de jogos por epoca, não concorda que com Trapatoni foram campeões porque o Cunha Leal se divertiu durante a época inteira a fazer a vida negra ao FCPorto com sumarissimos anedóticos e por fim não concorda que de facto todos os grandes são beneficiados em relação aos pequenos.
E não concorda porque é daqueles benfas com palas tão grandes que tudo que os jornais do regime lhe impingem o gajo engole que nem camelo no deserto.
para ele, o esselbe é mesmo aquilo que lhe cantam nos jornais e restante CS inquinada.

LDP disse...

Foda-se, tao mentiroso que até mete dò. Pena é que o miguel e eu tenhamos debatido tanto sobre tanta coisa nos ultimos 3 ou 4 anos que ele ainda nao sabe a minha opiniao sobre a imprensa, o Vieira, o regime salazarista ou a incompetencia do porto entre muitas outras coisas. Ou se calhar sabe, mas como rei dos hipòcritas cà do burgo o melhor é descarregar uma betoneira de merda de cada vez que quer comentar algo.

Médio, com um pouco mais de tempo postarei a resposta.

miguel_canada disse...

Lol médio, ele agora vai ter de puxar um plano B de resposta porque foi desarmado de caras. Daqui a 15 dias deve aparecer com qualquer coisa mas prepara-te que vai ser de rir...mais uma vez.

LDP disse...

LOL
...além do jà mencionado, o miguel também se esqueceu que eu nunca desapareço. Para mal dos seus pecados.

Mas ele, o ah pois, o fredy, o grilo e outros, nao poucas vezes estiveram 10 dias ou duas semanas sem aparecer. Para depois voltarem a apresentar-se de fininho e a assobiar como quem quer recomeçar uma vida de novo. Vais dizer que é mentira, miguel?

Mas como te disse Médio, é sò estar à frente de um computador sem trabalho para fazer e concentrar-me-ei na tua resposta. Penso que na pausa almoço conseguirei.

PS "desarmado de caras"?!? WTF, nao concordar com um outro benfiquista é ser desarmado de caras?

LDP disse...

Primeiro que tudo peço desculpa por ter-te chamado de benquista.

Médio, nem o porto tem tido assim tao poucos mancos nem o Benfica fez deles até hà uns anos a regra e nao a excepção. Uns mais mancos que outros é certo, outros, mancos com aproveitamento incompreensível. Tarik Sektioui - do zero a uma época bombástica e depois de volta ao zero novamente. Emerson - do zero a um panzer no meio campo e depois zero (aqui a explicação tem o nome de código Semedo, mas fica para outra altura).
No Benfica(com muitos mancos à mistura) por vezes vivia-se o inverso - jogadores de qualidade muito acima da média acabavam por sair porque o clube nao tinha dinheiro: Gamarra, Amaral, Dimas, Paulo Bento, Donizete, Micolli, Poborsky, Ovchinikov, Scott Minto, Ednilson.

Ainda assim, com um plantel pejado de mancos, em 97/98 por exemplo o campeonato caminhava jà para o fim mas o Benfica estava alojado no segundo lugar e dali nao saìa. Ao que uma derrota do porto com o sporting meteu o Benfica a 5 ou 6 pontos tendo os porristas de se deslocarem ainda à Luz. Obviamente no jogo a seguir perdemos na Luz contra o boavista porque sim, porque as coisas tinham de seguir o rumo traçado.

Uma coisa é certa, tivemos bastantes épocas em que a qualidade nao abundava, mas outras houve em que uma ponta de seriedade arbitral aqui e ali nao daria ao porto campeonatos consecutivamente a acabar com 20 pontos de vantagem. Falo do Benfica mas também do sporting.

Visto que dos mancos passei para a arbitragem foi notório para todos a maneira como o sporting ganhou o campeonato com o Jardel. Relembro que tinham ganho ao porto em casa na primeira jornada e depois coleccionaram sò derrotas nos jogos a seguir. Apartir de um jogo com o Leiria (com um pénalti convertido por Jardel), tiveram três jogos seguidos com o Jardel a facturar da marca de grande penalidade e assim là se chegaram à frente. Depois descansaram contra o Guimaraes e no jogo a seguir em Braga mais um pénalti - desta vez insuficiente. Descansaram novamente e...contra o Salgueiros a vinte minutos do fim um empate que começava a ser um empecilho foi desbloqueado por…Jardel. Como? Isso mesmo.
Entretanto o Benfica chegava à jornada 14 sem ter perdido um único jogo. Empatando muitos, é certo. E eis que chega a jornada 15 e um Benfica - sporting acaba 2-2 com mais um pénalti daqueles do Jardel a 3 minutos do fim. Um voo dentro da área que vai ficar na història, e um jogo onde Joao Pinto e Rui Jorge deviam ter sido expulsos. Ficou assim visível para que lado o vento soprava nessa época.

No ano do Trap tínhamos a melhor equipa. Em termos de qualidade individual dos jogadores esse foi um campeonato em que ambos os grandes estavam muito próximos de si. Mas como equipa o Benfica funcionou melhor. Trap sabia como alcançar uma vantagem mínima no marcador e preservà-la. Cinquenta anos a jogar e a treinar futebol nao é para qualquer um.
E enquanto no porto andava là o Couceiro a ver como é que metia os mais de dez brasileiros que tinha a jogar ao mesmo tempo (por ordens superiores de certeza), o sporting debatia-se com a intermitência característica de Peseiro, sem saber o que fazer a Douala, Custòdio ou Enakarire se nao mete-los a jogar. Dependiam muito de Liedson, e quando o brasileiro nao marcava quase sempre perdiam pontos.

Sobre este campeonato hà pouco a dizer. Tentam branquear os dois primeiros jogos do porto com um fora de jogo do Nolito e dois penalties bem marcados mais um por marcar contra o Guimaraes. Jà o sporting se jogasse sempre contra 11 e sem penalties estranhos teria dito adeus a quase todas as 4 frentes ainda em novembro. Nao que algumas expulsoes adversàrias nao tenham sido justas, mas algumas houve, em momentos chave de jogos complicados na altura que desbloquearam a situaçao. Isto é claro de mais para alegares que nao é verdade.

PS: Sobre as quatro primeiras jornadas do campeonato passado até ao presente envenenado do sr. Xistra prefiro que sejas tu a comentar.

Ah pois disse...

Eu não tenho comentado aqui porque tou farto de te aturar, ó besta.

LDP disse...

Isso apenas porque comentas 90% das vezes o que eu digo em vez de comentares os posts. Depois, paradoxalmente, dizes que sou eu o troll.

E depois de semanas de silencio, à tua primeira frase (obviamente dirigida a mim) salta logo um insulto.

Infante disse...

Eu adoro ver benfiquistas e portistas a criticar os não-sei-quantos penalties do Jardel em 2001/02. A verdade é que se não fossem esses penalties, o campeão teria sido... o Boavista.

Médio Ofensivo disse...

LDP, já me tinham chamado de muita coisa, mas nunca de Benfiquista. Vou ver se consigo ultrapassar isso. (calma, estou a brincar).

Mais a sério, tu consegues ter isso tudo na memória ou há aí uma espécie de "ficheiro secreto" onde coleccionas as principais incidências futebolísticas dos últimos 20 anos?

Muitas coisas que dizes são verdade, são factos, são números. O curioso é que omitistes, talvez involuntariamente, as ajudas que o Benfica recebeu ao longo dos anos.

Repara LDP (e já agora miguel_canadá) que neste aspecto temos todos telhados de vidro.

O título do Trapattoni não foi assim tão limpo como dizes, foi até bem renhido com algumas incidências pelo meio. E tu sabes bem disso, não vamos estar aqui a discutir esse campeonato mais uma vez.

Em parte o mesmo se aplica ao Sporting. No ano do Jardel houve de facto penaltys "a mais". Mas nesse ano o Benfica ficou a 12 pontos... Por sua vez no t´tulo de 2005 o Benfica ficou 3 pontos à frente do Sporting.

Acho que percebes o que quero dizer.

Do Porto haveria também muito que falar (paradoxalmente os títulos do apito dourado foram aqueles em que fiquei mais convencido que eles eram os melhores...)

Poderíamos aqui juntar o Boavista também...

Este ano. Não digo que está ferido de morte, mas já aconteceu de tudo um pouco aos 3 grandes. Cada um faz as suas contas, e eu quando faço as minhas, noto haver aqui uma ligeira inflexão em relação ao teu discurso.

Mas hey, são opiniões. Eu nem sou dos adeptos que passam a vida a lamentar-se, bem pelo contrário, o Sporting está na situação em que está, acima de tudo por culpa própria. Noto um crescente desrespeito pelo clube, aquele palhaçito que se recusou a apitar na 1ª jornada, agora come merda sofregamente, e não se queixa.

Mas isso, a falta de respeito, muda-se com vitórias. Veja-se o caso do Benfica, não há muitos anos eram motivo de chacota generalizada, até dos próprios adeptos, e mesmo assim saíram do grande buraco em que estavam.

Se foi com dinheiro de Angola ou de outra proveniência, não sei, o que sei é que vocês se reergueram. O que me causa confusão é vocês acharem ofensivo que vos chamem Sport Lisboa e Luanda, mas quando o Sporting fala em investidores estrangeiros soltam logo o choradinho de falidos e o diabo a 4.

Mas sei lá, é a coerência futebolística, certo?

LDP disse...

Nao hà ficheiro secreto. Hà apenas muito boa memòria ajudada pelo zerozero para tirar duvidas sobre datas ou se foi na jornada tal ou naquela a seguir? Nada mais.

Nao omiti as ajudas que o Benfica recebeu ao longo dos anos. Primeiro porque pouco ou nada mudaram em relaçao à classificaçao final. Segundo, e tu nao és um gajo naive, sabes que hà ajudas ao Benfica cirurgicamente feitas no tempo e no espaço para outros poderem branquear o lodo em que navegam. Adiante.

Nao disse que o titulo do Trap nao foi renhido. Disse apenas que o Benfica teve mais equipa (principalmente a nivel psicològico) para aguentar o equilibrio que houve durante todo o campeonato. Houve erros tanto a beneficiar com a prejudicar o Benfica, assim como a outras equipas.

Com penalties a mais ou a menos, para o sporting ou para o porto, repara que eu nao defendo que teria de ser o Benfica a ganhar nesses anos. Mas parece-me que fui claro ao defender que quem ganhou (maioritariamente o porto) nao o deveria ter feito com 20 pontos de avanço como se tivesse esmagado tudo e todos.

Là està, tu nao és um gajo naive, portanto nao podes esquecer que os titulos do apito dourado foram precisamente quando eles descansavam mais. Todos sabemos o nexo de casualidade entre ter joguitos pouco dificeis e poupar os musculos contra as navais e os paços desta vida. Assim depois fazem-se grandes (ou melhores) exibiçoes porque, là està, a agenda nao estava muito sobrecarregada.

Passàmos alguns anos de dificuldade extrema. Desde a crença dos adeptos ao dinheiro que nao havia, mas reerguemo-nos porque, com muitos defeitos, esta direcçao sabe fazer um trabalho competente no clube, economicamente falando. O Benfica tem crédito porque gera receitas. Assim foi sò juntar a recuperaçao financeira faseada à capacidade de contratar cada vez melhores jogadores.

Essa do Sport Lisboa e Luanda vi muito poucas vezes, reconheço. Mas nao me chateia minimamente nada. Aliàs, quem fechar os olhos a esta realidade social/economica/desportiva dos dias de hoje e nao a quiser entender é ignorante. Os clubes sao empresas, e para tal precisam de investidores. Ponto final paràgrafo.

LDP disse...

* e como tal precisam de investidores

Ah pois disse...

Doença:

"Segundo, e tu nao és um gajo naive, sabes que hà ajudas ao Benfica cirurgicamente feitas no tempo e no espaço para outros poderem branquear o lodo em que navegam."

Ou isso ou paranóia.

Ah pois disse...

Só falta dizer que quem disse "O João sim, pode ser o João Ferreira" foi o Pinto da Costa.

Ou melhor, é o próprio Pinto da Costa que paga ao Bruno Paixão para prejudicar o Porto só para disfarçar.

Só mesmo na cabeça dum lamp. Foda-se.

Nuno disse...

A conversa não é comigo mas tenho que sublinhar este parágrafo:

"Segundo, e tu nao és um gajo naive, sabes que hà ajudas ao Benfica cirurgicamente feitas no tempo e no espaço para outros poderem branquear o lodo em que navegam."

Só tenho um adjectico para descrevê-lo...FANTÁSTICO!!!!

Francesinha disse...

eu tenho outro...FODA-SEEEEEEE
Vai ser burro lá em casa,não espalhes a tua burrice pelos blogues,é que pode ser contagioso.