terça-feira, fevereiro 05, 2013

707 - mais um avião desviado pelo Jorge

707 foram os minutos em representação de um clube da primeira divisão necessários para que André Gomes fosse chamado à nossa selecção. Estamos a falar em toda uma carreira sénior (que começou esta época). São 7,8 jogos, incluindo um com o Aves e um quarto de jogo com o Freamunde.

Seria compreensível se estivéssemos a falar de um talento extraordinário ou se esta fosse a selecção do Bangladesh. Não é o Bangladesh e as impressões que tive em outros jogos (falha quase todos os passes que não são banais) foram reforçadas com passes banais falhados e o benefício típico de quem luta por campeonatos em Portugal de os seus pitons serem considerados macios e amigáveis por duas vezes.

Isto é a selecção de Portugal e por maior que seja a crise de talento disponível há 34 jogadores portugueses que jogam no meio-campo com mais minutos jogados do que André Gomes no campeonato e mesmo sabendo que muitos são muito maduros, há 8 deles que são sub-23, há um que não tem trinta e se farta de marcar golos (estou a pensar num eventual critério de forma), e todos têm mais experiência e valia comprovada.

Quero acreditar que nada disto está relacionado com as caçadas de Jorge Mendes, mas é demasiado evidente e vergonhoso, não é?

25 comentários:

Nuno disse...

E ainda ha a chamada do Nelson Oliveira que nem calça no Deportivo.

ana disse...

touché!

Costa disse...

Já nem disfarçam...

Ricky_cord disse...

Muito bem visto. Não faz qualquer sentido a chamada de um jogador que ainda pouco mostrou para representar os sub-21, quanto mais a selecção A

.:GM:. disse...

Se não chamares o André Gomes, quem é que vais chamar do Benfica? O Luisinho? O André Almeida? ;-) Tem que haver um Português a picar o ponto na selecção nacional...

-=amadorjp=- disse...

E as virgens ofendidas não criticaram o Beto quando foi chamado e era segundo guarda redes do FCP. Ou o Rolando quando n calçava no FCP e foi chamado ou o Custódio e o Ederzinho que com 3/4 jogos foram logo chamados... A dor de cotovelo é lixada!

Pedro disse...

Entre um gajo para 3º Guarda Redes e um tipo para o meio campo, vai uma distância assim um pouco para o grande.

Custódio tem 3/4 jogos em quê?
Bilhar de Mesa?

SportingSempre disse...

o paulo bento, que parecia o ultimo dos honestos, afinal faz tantos fretes ao mendes como qualquer outro...ridiculo, isto é uma palhaçada.

Filipe disse...

Ridículo, qualquer português que consiga um minuto que seja no Benfica ou Porto será sempre a escolha óbvia para a selecção, caso não haja um jogador a jogar lá fora que seja opção.

Sete, oito jogos, por Benfica ou Porto representam mais em termos de valor que toda uma época no resto das equipas do nosso campeonato. Estamos a falar de equipas recheadas de internacionais que levam 14 pontos de avanço para o terceiro à 17a jornada, e mais do dobro dos pontos do sexto classificado. É um feito maior ser suplente utilizado de Benfica ou Porto do que titular em todos os jogos do Vitória, por exemplo.

Percebia as críticas se o André Gomes fosse tirar lugar a um jogador do Porto mais rodado, ou a um jogador de um dos 3 primeiros em Espanha ou Inglaterra, mas não é isso que se passa.

Férenc Meszaros disse...

Tou contigo, Filipe.

Pra mim é um escândalo o Paulo Bento não convocar o Paulo Lopes, o Miguel Vítor, o Castro, o Luisinho, o Liedson, o André Almeida ou o Carlos Martins. Ou até o Hugo Veira, que pode ter sido emprestado mas se foi contratado pelo Benfica é porque é melhor que qualquer outro que jogue em Portugal ou fora dos 3 primeiros de Espanha ou Inglaterra. Epá, um escândalo!

Filipe disse...

Meszaros, não é escândalo porque estão lá jogadores do Porto ou dos 3 primeiros de Espanha ou Inglaterra nessa posição.

Marítimo e Académica (e Sporting) mostraram este ano na Europa o que vale 3/4 da nossa liga. As equipas do 4o lugar para baixo não se aguentariam na segunda divisão dos principais campeonatos europeus. Mesmo jogadores medianos vão para Chipre e Roménia, não há opções fora dos clubes que lutam para o título.

Abaixo de Benfica e Porto não há opções, exceptuando algum fenómeno de 18 anos recém-promovido dos júniores, e nem o Sporting produziu um desses esta eṕoca.

Remy ZambrotA disse...

E porque não buscar os vice-campeões Mundiais de sub-20?

Ah esses...

Onde andam?

Filipe disse...

O Nelson Oliveira, considerado o 2o melhor jogador desse mundial, foi convocado. Acho que essa convocatória faz menos sentido que a do André. Convocar um suplente do último de Espanha é ridículo.

Infante disse...

OK, Filipe, mas só os jogadores de Benfica, Porto e dos 3 primeiros de Inglaterra e de Espanha é que podem ser convocados? É assim tão certo que um suplente de Benfica e Porto seja naturalmente melhor que um titular de um clube médio dos principais campeonatos? Eu diria isso em relação a Barça, Real Madrid, Man Utd, mas parece-me que estás a colocar Benfica e FCP num patamar demasiado elevado. É que não foram só Maritimo, AAC e Sporting que fizeram má figura na Europa este ano...

Note-se que eu até nem tenho nada contra a convocatória do rapaz. E verdade seja dita, os últimos seleccionadores até se têm esforçado em procurar soluções "fora da box" e isso é de louvar.

Mas de facto, não é muito bom sinal que se esteja a convocar jogadores que só jogaram 700 minutos e ainda por cima estão na sua primeira época. A ideia que passa é que das duas uma: ou a escassez de qualidade é tanta que estamos mesmo o rapar o fundo do tacho ou então esta chamada foi mesmo para ter lá alguém do Benfica e os 3 estarolas estarem todos representados.

Infante disse...

Em relação aos sub-20, bem, antes de mais, dizer que são todos miudos de 20 e 21 anos que, na maioria, ainda não jogam a um nível muito elevado. Posso estar enganado mas não acredito que haja alguma selecção que já esteja a basear convocatórias nessa miudagem.

Há que ter um pouco de paciência, também.

Férenc Meszaros disse...

Filipe, és divertido.

Tens razão, André Gomes merece mais do que um Hugo Viana ou um Manuel Fernandes, jogadorzinhos de merda porque não jogam no Benfica, nem no Porto nem nos primeiros 2 ou 3 de Inglaterra e Espanha.

E esta convocatória é ainda mais incompreensível se vemos que o Porto tem apenas 2 convocados, tanto como o Sporting e metade dos do Braga, o Benfica apenas o novo pequeno genial e os 3 grandes de Espanha e Inglaterra apenas 3 jogadores... Tantos jogadores nacionalizáveis nas equipas B do Porto e Benfica e anda o Paulo Bento a chamar o Patrício, o Meireles, o Veloso ou, cruzes!, o Neto...

Infante disse...

Ferenc, brincas, mas tem havido mesmo gente a pedir chamadas de jogadores de clubes B de Benfica e Sporting, com o argumento de que a Liga de Honra "é muito competitiva" e eles estão prontos. Porque, realmente, quando se anda a brilhar contra Oliveirense e Tondela o passo seguinte é, naturalmente, a fase de grupos do Mundial 2014 e então, numa situação tão boa como a que Portugal está, é mesmo a atmosfera perfeita para os craques dos Bs.

Infante disse...

Já agora, Ferenc, se tiveres NBA TV, ou puderes ver na net, liga o Warriors x Rockets. Jogão tremendo!

59-68 e ainda faltam 3 minutos para o intervalo!!

Mr. Shankly disse...

Estou de acordo. O rapaz ainda não mostrou nada. Não pode ser chamado à selecção só poque joga no Benfica. E o Nélson Oliveira também não faz sentido. Claro que não é a primeira vez que isto acontece, mas não deixa de ser errado.

.:GM:. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Férenc Meszaros disse...

Devo ser eu que ando distraído mas não me apercebi de muita gente a exigir que chamem miúdos das equipas B para a selecção A. Como se isso fizesse algum sentido. Mas também te digo que entre chamar um André Gomes ou qualquer outro da equipa B do Benfica para mim a diferença é pouca, mesmo que o André Gomes tenha jogado contra o Barcelona C e contra o Sporting...

Pelo contrário, tenho ouvido sim muitas críticas ao permanente esquecimento de tipos como o Eliseu, o Viana, o Manuel Fernandes (para dizer alguns) em detrimento de suplentes ou emprestados pelo Benfica, Porto e Atlético de Madrid que mal jogam...

Infante: Vi até ao 3º período. Jogão mesmo, pareciam possuídos. Quem não dever ter ficado muito contente foi o Pipolinus...

Pedro disse...

Ui...e nem sequer vamos falar de uma possível naturalização do Lima!
:)

.:GM:. disse...

Pedro, deve ser a primeira vez que concordo contigo: nada contra uma eventual naturalização do Lima. Nada mesmo. Promissor, só lá temos o Éder. De resto, Postigas, Almeidas, Oliveiras, etc é só para Inglês ver...

miguel_canada disse...

Venha o Lima... quem me dera.

Pedro disse...

GM, continuamos em desacordo. Sou totalmente contra a utilização deste tipo de naturalizados.
:)

Só achei piada fazer a referência dado os peditórios anteriores para outros jogadores.
:)