Mostrar mensagens com a etiqueta rui vitória. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta rui vitória. Mostrar todas as mensagens

sábado, setembro 22, 2012

Moreirense 0 x 1 Vitória

Rui Vitória tem que começar a pensar muito bem no que anda a fazer, porque não é normal que uma equipa esteja tão desorganizada e produza tão pouco como o Vitória da primeira parte, contra 10 do Moreirense, sendo, inclusivamente, inferior ao adversário nesse período. A segunda parte foi diferente e graças ao brilho caótico de El Adoua (o trinco que devia ser 10), houve alguns momentos bons. O caos instalou-se e Addy marcou o golo da vitória numa jogada ridícula, tal como foram inúmeras as decisões do árbitro contestadas de um lado e do outro. A lotaria do resultado saiu claramente ao Vitória, com uma expulsão a começar e um golo em boa altura para serenar.

master kodro

sábado, abril 07, 2012

Curtas

Sporting do Sá Faz história no Sporting (e no futebol português) com uma qualificação para a meia-final da Liga Europa. O futebol português, tão mal tratado pelos seus, assegurou o quinto lugar no ranking da UEFA, à custa dos franceses, uma liga em que, só de receitas televisivas, todos os clubes recebem pelo menos 12,5 milhões de euros anuais.

Vitória do Rui Perdeu, mas fez tudo para ganhar, pelo menos na segunda parte. Na primeira, o Vitória esteve ocupado a ter um jogador expulso, ainda antes da meia hora de jogo, e a tentar marcar um golo mas o árbitro, aparentemente, gosta de beneficiar o infractor. Com menos um, foi muito bom tudo o que se conseguiu criar na segunda parte. Não chegou e abriram-se crateras atrás. Felizmente que o nosso Targino rematou tão mal como costuma rematar quando joga do lado de cá.

Violência em Guimarães São acontecimentos absolutamente inqualificáveis, que merecem condenação pública imediata e inequívoca por parte dos dirigentes do Vitória. Se forem sócios, devem ser expulsos. Se forem maiores, devem ser presos. Nada justifica estes actos, muito menos associados a uma partida de futebol. Isto tem que acabar em todos os campos nacionais.

master kodro

segunda-feira, novembro 21, 2011

Voa, Vitória, voa...

Vêm-me à cabeça discussões sobre Manuel Machado. Sobre a qualidade do futebol praticado pelo Vitória de Manuel Machado. Era lento, sim, mas era lento para permitir o mínimo aos adversários e para testar o menos possível uma defesa que, apanhada em velocidade e com muito trabalho, não existe. Aliás, inventa o que não existe a favor do adversário. Lembro-me de conversas sobre o percurso fácil na edição da época passada da Taça, como única explicação possível para a presença na final. A quinta da história... Então lembro-me da eliminatória anterior, em casa, contra o Moura, lembro-me do golo de Soudani aos 90 minutos a evitar a eliminação e lembro-me do golo de Soudani aos 117 a evitar os penalties. Contra o Moura. E hoje, lembro-me do que vi ontem, contra o actual oitavo da Orangina. Um jogo equilibrado, em que mais de metade das melhores oportunidades foram do Aves. Um jogo em que o Vitória teve mais um em campo durante 20 minutos. E que acabou nos penalties.

De repente, olho para o meio-campo que Rui Vitória apresentou ontem nas Aves e há qualquer coisa que salta à vista e que não augura nada de bom para o futuro, se for este o caminho escolhido: Pedro Mendes (32 anos); João Alves (31 anos); Leonel Olímpio (29 anos); Nuno Assis (33 anos). Principalmente quando há fortes condicionantes financeiras a puxar o clube para baixo. Podemos juntar-lhes os 35 de Nilson, os 32 de Alex e os 30 de João Paulo. Pode ser que alguém me consiga explicar o que é que esta gente pretende da vida, que eu não consigo perceber.

E volta-me à cabeça o "mau" futebol do Vitória de Manuel Machado. Quinto no campeonato e finalista da Taça de Portugal. Pois...

master kodro

sábado, outubro 22, 2011

Mais uma derrota

Já nada me espanta. Hoje foi João Paulo a cometer deslize inacreditável atrás de deslize inacreditável (é à vez, isto quando não se juntam todos a disparatar na defesa). Nuno Assis continua a maravilhar os seus fãs, mas a fazer muito pouco (para não dizer nada) pelo criatividade no futebol ofensivo do Vitória. Há demasiadas coisas para dizer sobre as deficiências no funcionamento da equipa. Eu só me pergunto: ainda há descontentes com o 5.º lugar e a final da Taça e o "péssimo" futebol do Vitória de Manuel Machado?

ps - Tens que me explicar essa do Artur Moraes, António Pista, no antepenúltimo post. Faz-me (nos) esse favor. Aviva-nos lá essa memória nos blogues.

master kodro

sábado, setembro 10, 2011

Benfica 2 x 1 Vitória ou o festival de penalties

Ainda se podia chamar Benfica 3 x 0 Vitória, se nos limitássemos ao número de penalties marcados. Sobre esta questão, há tantos especialistas interessados na matéria que terão certamente muito para dizer esta noite.

O que me interessa é que o plano de Rui Vitória correu muito bem. Na primeira parte, o adversário fez muito pouco de consistente ofensivamente, porque simplesmente não conseguiu. O resto do jogo ficou marcado pelos penalties e a única coisa que há a dizer sobre o assunto é que só se pode louvar que a equipa não se tenha desconcentrado por completo, nem desmembrado como aconteceu já esta época, ainda conseguiu um golo e colocou algumas dificuldades ao adversário, principalmente na zona de Emerson.

Todos os penalties foram precisos para a derrota do Vitória hoje. E Artur acabou a ver um amarelo nos descontos por perder tempo. Quem diria?

master kodro

segunda-feira, setembro 05, 2011

Uma vitória e um regresso

Nacional 1 x 4 Vitória Grande resultado em terreno de adversários directos. Convém enquadrar: o Vitória marcou aos 3 minutos , por N'Diaye, e passou o resto do jogo a defender (mal, mas Rondón esteve péssimo) e a contra-atacar (muito, muito bem). Deu para Edgar bisar e para Toscano marcar. Não tenho ilusões: com esta defesa, se marcarmos primeiro podemos golear; se não marcarmos primeiro, podemos ser goleados, se tentarmos jogar como o Nacional jogou ontem. Excelente estreia de Rui Vitória, claro.

O fiel escudeiro José Carlos Freitas volta a mostrar todo o seu profissionalismo: o "desertor" recebeu 900 mil euros em 8 anos de selecção, esse chulo.

master kodro

quinta-feira, setembro 01, 2011

Vitória, dependências, trocos e saídas

Cantinho do Vitória Semana demasiado rica de acontecimentos para meu gosto. Depois da derrota (leia-se desastre) com o Beira-Mar, a estreia de Rui Vitória ficou marcada por um episódio em que alguns animais resolveram entrar no treino da equipa para agredir jogadores. Identificação, polícia, justiça e, se possível, imediata interdição de presença no estádio ou aceitação como associados, num episódio que deve envergonhar toda a gente.

Dependências O último dia de contratações trouxe também - provavelmente porque acompanha Rui Vitória - o empréstimo de Urreta ao Vitória. A minha posição sobre estas coisas é clara. Sou pela proibição de empréstimos entre clubes que disputem o mesmo escalão. Sou contra a valorização de activos de outros clubes em detrimento de valores próprios (principalmente quando estamos a falar de jogadores jovens). Depois há outras questões que nem sempre têm o mesmo tratamento e ainda não consegui perceber porquê. Quem insultou a União de Leiria, o seu presidente e a seriedade da instituição não tem nada a dizer sobre o plantel deste ano?

Trocos Júlio Alves contratado pelo Atletico Madrid para ser emprestado ao Besiktas. Ruben Micael contratado pelo Atletico Madrid para ser emprestado ao Saragoça. Thibaut Courtois (meu guarda-redes no Tottenham no FM 2011, jogado a ritmo muito lento...) contratado pelo Chelsea para ser emprestado ao Atletico Madrid. Bebé emprestado pelo United ao Besiktas. Postiga e Roberto no Saragoça. Pizzi emprestado ao Atletico com opção de compra de 15 milhões. Todos os principais clubes portugueses entraram e beneficiam do esquema. Jorge Mendes é a segunda Olivedesportos para os gastadores e péssimos gestores da primeira liga portuguesa. A minha aposta: para o ano, o Atletico compra Roberto por 8,7 milhões. O dinheiro não pára.

Saídas Muito mais importante do que tudo isto é o que passou com Ricardo Carvalho. Não é uma absoluta surpresa, acrescente-se, nem demorou assim tanto.

ps - outra aposta: em Janeiro David Simão e/ou Nélson Oliveira estão em Guimarães, mas por boas razões, claro, ao contrário dos outros.

master kodro