sábado, fevereiro 08, 2014

As assistências de Porto, Benfica e Sporting

Média de espectadores por jogo de Porto, Benfica e Sporting, nos jogos em casa, do campeonato, desde 2007/08.


Destaques:

1 - O Benfica campeão de Jesus (2009/10) arrasa a concorrência, inclusivamente a sua, mesmo a da época em que fez mais pontos e teve o campeonato ganho até ao golo de Kelvin (2012/13).

2 - O Sporting de Domingos/Sá Pinto (2011/12) conseguiu melhor média do que tem actualmente o de Leonardo Jardim.

3 - O pior registo do Porto é o da segunda época de Vítor Pereira (2012/13), apesar do campeonato ganho sem derrotas. Pior do que o registo da época anterior. Pior do que o registo da época actual, até ao momento.

4 - Na presente temporada, pela primeira vez, desde 2007/08, o Sporting consegue seduzir mais adeptos para os seus jogos em casa do que o Porto.

Fonte: www.ligaportugal.pt


Adenda: gráfico com as percentagens médias de ocupação.


Não acho este gráfico muito relevante pelo facto de Porto, Benfica e Sporting encherem os seus respectivos estádios poucas vezes. Dei-me ao trabalho de ver a melhor época do Porto (2008/09). O Dragão teve lotação esgotada três vezes (uma com o Benfica e duas para fazer a festa do título). Três vezes em quinze, na melhor época do clube que mais vezes teve a melhor percentagem média de ocupação do estádio.

Ou seja, o impacto da capacidade dos estádios no número de espectadores é reduzido. Factores como o preço dos bilhetes, a falta de poder de compra dos adeptos e a qualidade do futebol praticado pelas equipas terão certamente bastante mais impacto nestas contas.

No entanto, ele aqui está, para quem quiser tirar as suas conclusões.

3 comentários:

Joao disse...

Ainda não percebo porque é que os clubes não baixam os preços dos bilhetes. Ao ter mais gente no estádio as receitas com a publicidade sobem, e há mais hipótese de fazerem negócio com alimentação e bebidas, merchandising, etc...

Claro que não é só isso. O Porto, por exemplo (e com muita pena minha) já não apresenta um futebol apelativo há muito tempo e o pessoal precisa desse incentivo para numa noite fria e chuvosa de inverno sair de casa...

João disse...

Isto não deveria estar em % de ocupação média?

Ace-XXI disse...

O SCP de DP/ Sá Pinto só tinha melhores médias que o actual porque BDC acabou com 1 sistema de borlas que já estava implantado aos anos no SCP, o Benfica também oferece por jogo milhares de bilhetes.

A resposta para a falta de espectadores passa por melhores horários e melhor futebol assim continuamos a ter preços de champions e futebol de distritais...