sexta-feira, fevereiro 07, 2014

A estatística segundo o fã do impoluto Marco Ferreira, o polícia do maniqueísmo e o desconhecedor de insultos que os compreende

É tudo normal, ninguém lhe encontra defeitos, o Benfica tem poucas derrotas nas últimas épocas, o Sporting só teve épocas "magníficas", um benfiquista que vê maniqueísmo nos outros (uau), e as últimas cinco épocas. Porquê 5 épocas? Porque sim. Até estou enjoado com tanta normalidade - um árbitro, os adeptos do Benfica e a normalidade.

Depois há a estatística, equiparar variáveis para haver realidades comparáveis. Marco Ferreria apita jogos das competições em que participam Sporting e Benfica desde a época 2007/2008. Desde essa época, o Sporting venceu 54% dos jogos em que participou e o Benfica venceu 68%.

Neste mesmo período, com Marco Ferreira, o Sporting venceu 44% e o Benfica 83%.

Ainda bem que é tudo tão evidente.

ps - tão evidente, como a aversão da gestão Vieira a sorteios, tal como em 2005. Escolhê-los é muito melhor. E o silêncio que isto causa aos polícias da blogosfera.

2 comentários:

Nuno Peralta disse...

Ainda estou à espera que apresentem um jogo específico em que este árbitro beneficiou o Benfica e/ou prejudicou o Sporting.
Até lá, toda esta análise estatística é tão demagógica como dizer que nos jogos em que choveu o Benfica tem maior percentagem de vitórias do que a média total e o Sporting tem menor.
Mas o que eu mais gosto é da capacidade de colocar todos os benfiquistas / sportinguistas / portistas no mesmo saco, sem se dar ao trabalho de olhar para o que cada um pensa. Se o fizesse, saberia que estes comentários são feitos por um dos maiores críticos à gestão Vieira.
Sobre o sorteio, é dos poucos temas em que, em teoria, concordo com Vieira, o sorteio é a desresponsabilização dos responsáveis da arbitragem.
Mas na prática, sendo eles na sua maioria tão maus, nada tenho a opor ao sorteio (ainda que gostava de ver a reacção se acaso tivesse saído o Capela ou o Xistra no sorteio).
Mas se as teorias da conspiração que aqui tenho visto defendidas estiverem certas, o sorteio é irrelevante, porque todos os árbitros sabem a quem beneficiar para progredir na carreira, por isso nada de significativo se vai alterar.
Enfim, apesar de um pré-clássico calmo como há muito não havia, há-de haver sempre alguém que prefere uma boa teoria da conspiração antes do jogo.
Se acontecer um erro, podem sempre dizer que já tinham avisado.
Se não acontecer, podem sempre dizer que foi por causa de terem alertado para o problema que o árbitro não errou (ou errou para o lado oposto).

Cantinho do Morais disse...

Nuno Peralta,

consulte o jogo da Taça de Portugal da época passada entre o Moreirense e o Sporting e parte da sua espera fica resolvida.