domingo, janeiro 05, 2014

Mais um recorde para Paulo Fonseca

Há mil cento e vinte e um dias que o Porto não chegava tão longe na Taça de Portugal.

9 comentários:

Grilo Falante disse...

Realmente a estatística pode ser a ciência dos enganos...

littbarski disse...

Pois pode, Grilo. E pode enganar ainda mais, se filtrarmos os dados, como eu fiz neste post (é óbvio que esta marca - 1/4 de final - é pouco relevante para um clube que conquistou a Taça de Portugal 16 vezes) e como fez O Jogo, depois de Alvalade.

Aquilo que O Jogo fez, intencionalmente ou não, foi alimentar a ideia do pior Porto de que há memória. Mas este não é o pior Porto desde os tempos de Octávio (ou do pós-Mourinho), como eu já vi escrito. E é fácil comprová-lo:

- É o pior no campeonato, à 14ª jornada? Não. Em 2009/10 tinha menos 4 pontos e estava em terceiro; em 2008/09 tinha menos 5 pontos e estava em terceiro; em 2005/06 tinha menos 2 pontos; em 2004/05 tinha menos 7 pontos e estava em segundo.

- É o pior na Champions? Não, embora haja quem diga que sim, dando mais valor à inútil diferença entre golos marcados e sofridos, que não desempatou coisa nenhuma, do que à classificação do grupo. O Porto de Adriaanse fez os mesmos 5 pontos, mas ficou em último lugar isolado. Aos 1/16 de final da Liga Europa foi um tal de Artmedia, levar 3 do Levski Sofia.

- É o pior na Taça de Portugal? Não. Foi pior em 2012/13, 2011/12, 2006/07 e 2004/05.

- É o pior da Taça da Liga? Não. Fez pior em 2010/11 (perdendo no jogo inaugural com o Nacional).

- É o pior da Supertaça? Não. Venceu, o que não aconteceu em 2008 nem em 2007.

Ou seja, não é o pior em competição nenhuma, naquilo que se pode medir objectivamente.

É o pior porquê? Porque alguém diz que sim, com base em coisas imensuráveis como fio de jogo e desequilíbrio defensivo (naquilo que se pode medir - golos sofridos - também não é o pior em competição nenhuma).

O Porto está a fazer uma época medíocre/sofrível e julgo que a grande maioria dos portistas está desiludida com o trabalho de Paulo Fonseca. Mas esta tentativa de transformar a época em algo histórico pela negativa, de forma a contrastá-la com um passado recente que, naquilo que é mensurável, continua teimosamente a ter mais semelhanças do que diferenças em relação presente, não faz sentido e é, em alguns casos, ridícula.

João disse...

E no que diz respeito ao "fio de jogo", eu já conto 4 jogos dignos desse nome esta época. Não é muito, longe disso, é muito pouco. E mesmo assim já é o dobro dos que VP fez na sua 1ª época toda.

Mas toda a gente sabe que para qualquer Pereirinho que se preze, 2011/12 não aconteceu, foi ilusão de óptica.

DC disse...

João, comenta mais vezes. É a melhor coisinha que se pode ler na internet. Tenho que te agradecer as gargalhadas que tenho dado.

E, por favor, volta ao RP. Andamos com falta de humor por lá.

P.S. Littbarski, já reparaste que és o único portista no mundo preocupado se este Porto é o pior da taça da liga, da taça amizade ou do raio que o parta? Os outros portistas preocupam-se por ser um Porto mau, tu estás preocupado por alguém dizer que é o pior. Já te imagino todo feliz se no final da época ficarmos em 3º mas descobrires uma estatística a mostrar que uma vez ficamos em 4º ou 5º. Enfim...

Daniel Santos disse...

Sim objectivamente nao é o pior Porto dos ultimos 10 anos, mas acho concensual que será pior que o de vitor pereira, ou ainda nao tens essa perspectiva?

João disse...

DC eu até voltava, mas já reparei que o Pereirinho ridicularizado é um espécime que tem tendência para censurar comentários e para perder o meu tempo, consigo entreter-me com outra coisa qualquer.

littbarski disse...

O pior registo caseiro de sempre em fases de grupos da Champions. O 2.º pior registo de sempre em fases de grupos da Champions. O pior resultado em Coimbra, para o campeonato, em 43 anos. O pior resultado em 54 jogos do campeonato (depois da derrota em Coimbra). A pior sequência de resultados (3 jogos seguidos sem ganhar), no campeonato, de que há memória (depois da derrota em Coimbra). O pior registo ofensivo, em Alvalade, dos últimos três mil duzentos e não sei quantos dias (que já não tenho paciência para os contar, de tão ridículo que isto é). Achas mesmo que eu sou o único portista no mundo preocupado com o pior, DC? Se achas, andas muito distraído.

littbarski disse...

Daniel Santos, acho que o Porto recuou até ao tempo em que se dizia que Vítor Pereira era o pior treinador do Porto, desde Octávio Machado...

Daniel Santos disse...

Eu tambem nao digo que este sejo o pior porto dos ultimos 3mil e nao sei quantos dias, o que acho é que esta epoca esta a mostrar que se calhar nao se devia criticar tanto o treinador anterior como se fez.

Segundo a minha preocupação nao e ele ser o pior desde o octavio ou nao, o que me preocupa e que estes numeros normalmente nao sao suficientes para ser campeao...