segunda-feira, novembro 05, 2012

Cardozo e o conforto dos penalties

É fascinante como é que um post sobre um jogo, com muletas estatísticas acessórias, se transforma num Benfica x Porto na caixa de comentários, a propósito de penalties. Depois, claro, a cobrança dessa abrangente falange de polícias contra o "anti-benfiquismo", esse mal dos tempos modernos, que Luis Filipe Vieira tão bem acicata e que lhe garante  maiorias esmagadoras em eleições.

Subitamente, Hulk é (foi) penalty-dependente (ou pelo menos mais do que Cardozo) e marcou muitos mais penalties do que Cardozo nos últimos dois anos. Dois, porque sim, porque foram os dois anos que Hulk foi o jogador com mais penalties no campeonato. Claro que não interessa pegar em estatísticas mais abrangentes, como a dos 3 anos em que Cardozo foi o jogador com mais penalties marcados ou como a do zerozero, que mostra os melhores marcadores de penalties no campeonato desde a época de 1985, não fosse alguém encontrar uma classificação liderada por Simão Sabrosa (28), seguido de Mário Jardel (26) e Óscar Cardozo (23), com Hulk em quinto (16). Ou descobrir que a média por ano dos dois é semelhante. Claro que é muito mais interessante comparar os dois últimos anos e o peso dos penalties nos golos de um ponta-de-lança e de um extremo.

Nestas alturas interessa pouco comparar o peso dos 26 de penalties de Jardel (e tanto se falou nos penalties de Jardel...) nos 185 golos marcados, ou os 14 de Fernando Gomes em 98 golos, ou os 12 de Paulinho Cascavel em 85 golos, ou os 12 de Nuno Gomes em 154 golos, todos eles pontas-de-lança, que estão lá essencialmente para isso, marcar golos, com os 23 penalties em 94 golos de Cardozo, cerca de um quarto dos golos marcados no campeonato. Ou comparar o peso dos penalties de Hulk com jogadores que não jogam no centro de ataque (e encontrar um padrão semelhante nestes casos).

Pode ser que os polícias continuem a não reparar que sem os 3 penalties marcados, Cardozo teria 3 golos marcados no campeonato e que Lima, por exemplo, se os tivesse marcado teria entre 5 e 8 golos na competição. Eu aposto que não vão reparar.

ps - Resta acrescentar que, sem os penalties, nem Cardozo (duas vezes), nem Hulk (uma) teriam conquistado os seus títulos de melhores marcadores do campeonato. É um conforto.

master kodro

18 comentários:

Costa disse...

Quaisquer 10m de investigação deitam por terra os mitos, verdades absolutas 'lampiónicas', com que a 'máquina' vai tentando evangelizar o povo.

Isso há 10/20 anos era muito fácil, mas hoje já não.

Filipe disse...

Mk, em nenhum ano o Cardozo foi «o» jogador com mais penaltis marcados para o campeonato. Terminou sempre em igualdade com pelo menos mais um jogador.

Simão, que marcava um penalti a cada 8.04 jogos, Jardel marcava um penalti a cada 7.15 jogos. Hulk marcava um penalti a cada 6.19 e o Cardozo a cada 6.13 jogos. Hulk e Cardozo estão de facto um pouco acima da competição.

Jorge Frias disse...

Se o Benzema ou Higuain marcarem penaltys do Real também acabam com mais golos que Ronaldo..

master kodro disse...

Filipe, claro que isso não impediu alguém de escrever "Em 2011-2012 e 2010-2011 o Hulk foi o jogador com mais golos de penalti para a liga", apesar de num deles ter sido em igualdade.

Um quarto dos golos marcados foram de penalty.

Rearviewmirror disse...

Acho que não vi escrito em lado nenhum isto --» "Em 2011-2012 e 2010-2011 o Hulk foi o jogador com mais golos de penalti para a liga".
O que foi escrito, e bem porque são factos, é que nos ultimos 2 anos o Hulk teve 15 penaltys a favor no nosso campeonato e o Cardozo 7.

Segundo o ZeroZero, na época 1999/2000 o Jardel nem um golo de penalty marcou.

Marcou "só" 7.
Braga(3ª jornada),Leiria (7ª) Salgueiros (12ª) Setubal (14ª) Gil (17ª), novamente Setubal (31ª) e Farense (32ª).


Ao menos preocupa-te em confirmar os dados para que pões no post, para não ficares com "sensações" erradas como o outro.

master kodro disse...

Rearview, não viste?

"Em 2011-2012 e 2010-2011 o Hulk foi o jogador com mais golos de penalti para a liga, marcando mais do dobro dos do Cardozo (15 contra os 7)."

Foi exactamente no mesmo comentário que acabas de descrever. Deves ter um problema de visão qualquer.

Segundo o zerozero só o Odair marcou golos de penalty nesse ano, portanto não são só os do Jardel e resta saber se nas contas finais esses 7 lá estão ou não. Mas até podes juntar 20 golos de penalty ao Jardel em vez de 7 e tudo continua a fazer sentido.

Tudo menos o que escreves: as frases que não lês nos comentários que citas; a insistência nos dois últimos anos quando há uma história de 6 disponível.

.:GM:. disse...

Se contabilizassemos os penaltis falhados pelo Cardozo, assim como os do Hulk, já agora, as contas saíriam mais equilibradas. Mas ainda assim, ainda procuro perceber a lógica de se comparar a performance no que diz respeito a golos marcados entre um ponta-de-lança e um extremo. Já agora, mete aí ao barulho as assistências de um e outro e aí talvez já possamos levar em consideração todos os factores relevantes...

master kodro disse...

Falando só do Jardel e do Cardozo (parece que agora é esse o objectivo), são 17% de golos de penalty contra 24% de golos de penalty; são 152 golos sem ser de penalty contra 71 golos sem ser de penalty.


master kodro disse...

GM, essa é clara e eu até ia por outro lado: quem provocou os desequilíbrios e sofreu os penalties?

Rearviewmirror disse...

Houve alguém que tenha marcado mais de 15 golos de penalty nos ultimos 2 campeonatos?

Vais buscar dados errados, de um site que se engana sistematicamente.
Ou seja, no final apresentas dados errados, médias erradas, etc e queres que se tirem conclusões a partir daí.
Está certo.

Rearviewmirror disse...

E o objectivo não é falar de Jardel, nem outro jogador qualquer. Tu é que o trouxeste á baila com dados falsos, e só chamei-te a atenção disso. Para ti é igual.
Está certo.

Esta discussão tudo começou depois disto: "Se calhar porque o Hulk NUNCA FOI o rei dos marcadores de penalties. Essa categoria foi sempre e constantemente monopolizada pelo Óscar Cardozo. Contra factos não há argumentos ou posts contraditórios."

Como diz o outro, quaisquer 10m de investigação deitam por terra os mitos, verdades absolutas , com que a 'máquina' vai tentando evangelizar o povo

master kodro disse...

Bom, Rearview, vamos lá por partes:

1. O que é que interessa para a discussão o que se passou especificamente nos últimos dois anos? Porque te dá jeito?

2. Escreves isto "Acho que não vi escrito em lado nenhum isto --» "Em 2011-2012 e 2010-2011 o Hulk foi o jogador com mais golos de penalti para a liga".
O que foi escrito, e bem porque são factos, é que nos ultimos 2 anos o Hulk teve 15 penaltys a favor no nosso campeonato e o Cardozo 7."

baseando-te numa frase em que se escreve isto "Em 2011-2012 e 2010-2011 o Hulk foi o jogador com mais golos de penalti para a liga, marcando mais do dobro dos do Cardozo (15 contra os 7)."

3. Encontraste um erro nas contas do zerozero. Ainda bem (e ainda bem que não são minhas). Já incluí os 7 penalties nestas contas:

Cardozo 24% de golos de penalty
Jardel 17% de golos de penalty

O post continua a fazer sentido, os pontas-de-lança, na generalidade, precisam menos de penalties do que os extremos (como o Hulk ou o Simão). O Cardozo é o expoente máximo da dependência de penalties.

Podemos continuar a falar dos dois últimos anos, se quiseres...


Rearviewmirror disse...

Dei-te só o exemplo do Jardel, porque achei logo estranho que um jogador que tenha marcado 16 ou 17 penaltys pelo Sporting numa época, tivesse apenas marcado 9 ou 10 em 4 épocas pelo Porto. Isso saltou-me logo á vista, e apesar do zerozero ser um site engraçado, a fiabilidade não é o seu forte. E se todos os dados apresentados foram tirados de lá, o mais provável é que estejam todos errados.

Nunca comparei Jardel em termos de qualidade ao Cardozo nem a ninguém, resumi-me a apontar um erro no post em relação ao numero de penaltys. Tu é que queres á força que alguém compare os 2.

Ainda não disseste se nos últimos 2 anos alguém marcou mais penalys que o Hulk, o tal em que o peso dos 15 penaltys mal se nota no rendimento do jogador.

Se calhar devias mudar o nome ao post. Ou acrescentar o nome Hulk.
Por coerência.

littbarski disse...

Rearview, onde é que foste buscar os números do Jardel?

master kodro disse...

Rearview, decididamente, tu não percebeste que é completamente irrelevante "os últimos dois anos" para tudo o que se falou, principalmente quando acabas a frase com esse "Ainda não disseste se nos últimos 2 anos alguém marcou mais penalys que o Hulk, o tal em que o peso dos 15 penaltys mal se nota no rendimento do jogador".

Pergunta a ti próprio: porque é que eu só falo nos dois últimos anos? O meu espelho retrovisor está avariado e eu não consigo ver para além de dois anos? A história começou há dois anos? Livra!...

Já te expliquei onde é que o zerozero falhou, já estão feitas as contas. Se queres dizer que estão todas mal, porque eles têm um erro em 1999/2000, força. Apresenta as contas certas.Mas faço mais contas, para perceberes:

Pontas-de-lança:

Jardel 17%
Cardozo 24%´
Meyong 24%
F. Gomes 14%
Cascavel 14%
N. Gomes 7%

Não Pontas-de-lança

Simão (extremo) 32%
Hulk (extremo) 29%
Barroso (trinco) 27%
Abílio (médio) 30%

Se não percebes isto e este padrão absolultamente natural, não há mais nada a dizer.

Se ainda não percebeste que é irrelevante comparar o peso de penalties de pontas-de-lança e não-pontas-de-lança, se ainda não percebeste que é irrelevante falar em dois anos quando há 6 de hostorial dos dois jogadores e um historial de mais de 30 anos registado e se no fim de tudo deve haver coerência minha e a mudar o nome do post para Hulk, Rearview, amigo, tens toda a minha solidariedade.

Rearviewmirror disse...

"Se calhar porque o Hulk NUNCA FOI o rei dos marcadores de penalties. Essa categoria foi sempre e constantemente monopolizada pelo Óscar Cardozo. Contra factos não há argumentos ou posts contraditórios."

Se calhar tenho de fazer um desenho...

master kodro disse...

Isso fui eu que escrevi? Isso invalida algo do que está escrito neste post? Não.

Isso foi desmentido nessa mesma caixa de comentários? Sim. Isso foi assumido por quem o escreveu? Sim.

Resta saber qual é o teu papel aqui, que acho que ainda ninguém percebeu.

Carlos disse...

para ajudar à discussão
http://4.bp.blogspot.com/-X6VZ6HimMw4/TdJDD2I0iEI/AAAAAAAAF3Y/iWiPTNElh4o/s1600/Penalties%2BBarra%2BLateral%2B1011_17-05-2011.bmp