quinta-feira, junho 28, 2012

12 vezes Portugal

1 - Portugal fez um Euro muito bom.

2 - Portugal não fez um Euro extraordinário.

3 - Portugal foi, até agora, a selecção que mais dificuldades colocou aos espanhóis.

4 - Ganhar à Holanda é habitual.

5 - Ganhar à Dinamarca é raro.

6 - Falhar no primeiro embate com o 'clube dos cinco' é o normal: França 2000, França 2006, Alemanha 2008, Espanha 2010, Espanha 2012.

7 - Paulo Bento foi competente, evitando a repetição de desastres como o Mundial 2002 e oportunidades perdidas como o Euro 2004.

8 - Paulo Bento errou ao insistir em Nélson Oliveira, desaproveitar Quaresma e Viana e sempre que afastou Cristiano Ronaldo do centro do terreno.

9 - Esta selecção tem titulares banais para este nível: João Pereira, Postiga.

10 - Esta selecção tem qualidade acima da média: Rui Patrício, Pepe, Bruno Alves, Coentrão, Meireles, Moutinho, Ronaldo, Nani.

11 - Pepe, Coentrão, Moutinho, Nani e Cristiano Ronaldo produziram mais do que os companheiros nesta fase final.

12 - Certos comportamentos e declarações, dos dirigentes da FPF, do treinador, dos jogadores e de alguns jornalistas e adeptos que sonham com eles -- um nacionalismo patrioteiro e bacoco, um espírito acrítico e censurador da opinião alheia, uma visão xenófoba do mundo -- foram uma absoluta vergonha.

kovacevic

6 comentários:

Rui Cunha disse...

Concordo em absoluto.

Infante disse...

Excelente posta. Apanhaste muito bem o último ponto, sobretudo. Não há mesmo pachorra.

Só não concordo com a parte de termos evitado "oportunidades perdidas como o Euro 2004". Para dizermos isso, seria preciso levar o caneco para casa, não?

E, só por curiosidade, no "clube dos cinco", estás a incluir a Inglaterra? É que para mim, é a Holanda que lá deve estar, apesar do desaire deste ano. Se formos ver os ultimos 20 anos, a Inglaterra está muito longe de ser das melhores selecções do mundo. Faz-me lembrar os comentadores americanos que acham sempre que a Inglaterra é favoritíssima só porque tem, para eles, o melhor campeonato do mundo.

Jota Pê disse...

Portugal fez um Euro óptimo, jogou que se fartou, tem dos melhores jogadores do mundo (especialmente o moutinho - não sei que raio os ingleses e espanhóis viram no cristiano ronaldo)e moralmente campeões. Como sempre.

Depois de mais esta barrigada, concentremo-nos de novo na crise. Terei ouvido buzinadelas pelo estado do país e pelos políticos vergonhosos que temos?

Hugo disse...

Alguém se lembrou do Ricardo Carvalho e do Bosingwa?

Fredy disse...

do bosingwa sim.

o JP apesar de ter feito uma assistencia preciosa é uma nodoa a lateral. claramente vários niveis abaixo de todos os outros. até do Postiga!

miguel_canada disse...

Concordo com o Freddy...o Bosingwa fez imensa falta. O Ricardo não!