segunda-feira, maio 14, 2012

Jaime Pacheco, o génio

O Eugénio Queirós publicitou hoje um projecto no seu blog, no Record, que apresenta uma entrevista a Jaime Pacheco. Aqui pode ler-se tudo o que foi dito, mas gostei especialmente desta parte, sobre o Braga de Leonardo Jardim:


"Mais vale cair em graça que ser engraçado. Fez a pior fase final de campeonato dos últimos anos mas…está tudo bem. O Jesus e o Jesualdo fizeram lá campeonatos brilhantes e aqui e acolá foram postos em causa. Esta época, o Braga fez o pior campeonato dos últimos anos e… nada. Claudicou de forma evidente nos jogos cruciais, no momento da verdade. Por isso é que acredito que o Sp. Braga nunca conseguirá ter o estatuto que o Boavista conseguiu."

História dos últimos 10 anos:

11/12 Leonardo Jardim 3.º - 62 pontos/30 jornadas
10/11 Domingos 4.º 46 pontos/30 jornadas
09/10 Domingos 2.º 71 pontos/30 jornadas
08/09 Jorge Jesus 5.º - 50 pontos/30 jornadas
07/08 J.Costa/M.Machado/A.Caldas 7.º 41 pontos/30 jornadas
06/07 Carvalhal/R. Gonçalves/J.Costa 4.º 50 pontos/30 jornadas
05/06 Jesualdo Ferreira 4.º - 58 pontos/34 jornadas
04/05 Jesualdo Ferreira 4.º - 58 pontos/34 jornadas
03/04 Jesualdo Ferreira 5.º - 54 pontos/34 jornadas
02/03 Fernando Castro Santos 14.º 38 pontos/34 jornadas

Qual é o nome científico que se dá a esta condição?

master kodro

18 comentários:

Joao disse...

Gosto do Jaime Pacheco, mas o gajo é um bocado bronco...

Cá para mim achou que podia ser convidado para treinar o clube em vez de Leonardo Jardim e correu-lhe mal.

Zé Luís disse...

Percebe-se que o Jaime ficou aliviado por o Braga não ser campeão como o Boavista. A imagem do Jaime continua intacta. Até na confusão das coisas: fala em ponta final e aí o Braga claudicou. Claramente. Mas a comparar com Jesus e Jesualdo lá, as épocas deles não foram melhores do que esta do Jardim.

É o Jaime no seu melhor. E pior. Aproveitei e fui espreitar, acho mais acertado e assertivo o que ele diz sobre o Benfica e o Sporting, especialmente Sá Pinto.

Quanto ao FC Porto o pior campeão entre os Portos campeões, realmente este título dá para tudo. Se é campeão com 5 jornadas por disputar, no início de Abril, é uma merda. Se é campeão no final de Abril, com duas por disputar, é uma merda. É tudo uma merda. Chinesices.

Grilo Falante disse...

Ora bem...quer dizer...é uma faca de dois legumes...
Hoje também ouvi o Mourinho dizer que ganhar a Champions ou ser eliminado nas meias-finais por penaltis não tem qualquer diferença. Deve ter jantado com o pacheco, ou pelo menos bebeu o mesmo que ele...

MM disse...

"Esta época, o Braga fez o pior campeonato dos últimos anos".

Não sou advogado do Jaime Pacheco mas não é precisa muita inteligência para se perceber o que quis dizer. Últimos 3 anos:

- Quase campeão há 2, Domingos.
- Finalista da Liga europa há 1, Domingos.
- 3º lugar e uma carreira Europeia sem nada de relevante a apontar exceptuando a vitória na Turquia.

Deveria o Jaime Pacheco ter trocado "campeonato" por "época", assim já estaria bem. Imperdoável erro do JP, como as pessoas que querem dizer espaço quando pensam no universo, ou tacho e panela, ou sapatos e calçado.

MM disse...

Bolos e salgados, benfica e merda, 7-UP e sprite, mar e oceano, queimadura e escaldão, vento e brisa, ou muitas outras.

Hugo disse...

Eu dou-lhe o nome de ressabianço

Hugo disse...

Já agora vi alguns jogos da equipa dele na AFC e fiquei impressionado com tanta falta de qualidade e organização.

Costa disse...

O Jaime Pacheco está para o futebol assim como o Fidel Castro está para a Democracia.

LDP disse...

O MM é aquele gajo que se insurge regularmente contra pessoal que insulta gratuitamente ou que manda bocas desviadas do assunto em questão nos posts não é?

Então desvio-me eu também:

"Guarda-redes Roberto no onze ideal da Liga espanhola

Não conseguiu convencer na Luz, chegou a ser alvo de duras criticas, regressou a Espanha e voltou a dar-se bem... Falamos de Roberto, guarda-redes cedido pelo Benfica ao Saragoça, que faz parte do onze ideal do campeonato espanhol, divulgado pelo site oficial da Liga.

Apesar de ter sofrido 61 golos em 38 jogos ao serviço do Saragoça, o guarda-redes espanhol entrou na galeria dos melhores numa equipa onde constam... Cristiano Ronaldo, Messi e... Falcao.

Confira o onze ideal do campeonato espanhol:

Roberto (Saragoça), Sergio Ramos (Real Madrid), Javi Martínez (Atlético de Bilbau) e Jordi Alba (Valencia); Raúl Garcia (Osasuna), De Marcos (Atlético de Bilbau) e Michu (Rayo Vallecano); Messi (Barcelona), Falcão (At. Madrid), Koné (Levante) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid).
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=331359"

kodro, se quiseres escrever um post sobre este tema tenho a certeza que o miguel_canada e os seus amigos terão todo o prazer em comentar.

MM disse...

O Benfica é uma organização.
Não é uma pessoa.
Não é por isso muito grave insultá-lo, desde que com justiça, mas sim tens alguma razão, por isso: "O Benfica é uma organização muito fraquinha e débil, frequentemente alvo de chacota, humilhada nos recintos desportivos ou relvados e fora deles, mas sobretudo: muito nociva ao mundo em geral e a Portugal em concreto." As opções técnicas do Paulo Bento, ontem, evidenciaram-no uma vez mais, dado que existirão atletas, futebolistas, que passarão ao lado dum campeonato da Europa onde mereceriam estar em resultado da influência que organizações como o Benfica exercem sobre indivíduos em certa medida insuficientes como o actual (ou outros) seleccionador Nacional.

E não é off-topic LDP: tanta coisa por onde pegar-se, qual o interesse de destacar meia dúzia de palavras do Jaime Pacheco para chamá-lo de "génio", sugerindo ser o contrário: burro ou estúpido.

O Pacheco fez muita coisa importante no futebol: dentro dos relvados e ao comando de uma equipa de futebol. Fez mais do que muitos até melhor capacitados (sagrou-se e deu ao "seu" clube o único título de campeão nacional de futebol que possui). O mais é vontade de mandar abaixo, pelo uso (ainda por cima) de palavras que profere, como se isso tivesse qualquer relevância.

Mas já agora até se pode alargar o intervalo porque as equipas do SCB do Jesus jogaram muito melhor futebol do que o SCB do Jardim, apesar da na liga terem tido uma performance pontual inferior. Por isso sim, as equipas de Jesus e Domingos tiveram ambas prestações superiores às de Jardim. Leva verdade a mensagem do Jaime Pacheco, ainda que olhemos para "campeonatos" e não "épocas".

O Jaime Pacheco era / é uma nódoa porque é mau treinador e não concordamos com a sua filosofia ou opções: óptimo, caso se diga o porquê. Chamá-lo de burro porque disse qualquer coisa sobre o Jardim: é simplesmente desinteressante.

O JP tem um lugar importante na história do Boavista como treinador, Sporting, FCP e Vitória de Setúbal enquanto jogador. O Kodro há dias se pretendia elaborar processos de julgamento intelectuais poderia / deveria ter desenvolvido a mensagem no D. Afonso Henriques sobre N' Dinga, alvando o seu próprio clube e quem se lembrou da infeliz ideia na recepção à AAC. Por exemplo.

Grilo Falante disse...

"Victor Valdés conseguiu o seu quinto troféu Zamora na sua décima temporada como jogador blaugrana.

Depois de ter ganho pela primeira vez o prémio de guarda-redes menos goleado em 2004/2005, nas épocas 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011 repetiu a proeza. Foi também com o quarto Zamora que Valdés conseguiu a sua melhor marca de sempre e a segundo melhor resultado de toda a história da liga espanhola (0,50).

Depois do jogo contra o Betis, Valdés voltou a fazer história ao conseguir o troféu pela quinta vez, o que lhe valeu a atribuição do Zamora de Ouro.

Victor Valdés conseguiu ainda alcançar Antoni Ramallets, o único guarda-redes blaugrana com cinco Zamoras até à data."

Grilo Falante disse...

Em contrapartida o 2º guarda-redes mais batido da Liga espanhola, chama-se roberto, com 61 golos sofridos! Se ele não fosse tão bom, tinha sofrido "praí" uns 62 golitos...

master kodro disse...

MM, ainda bem que não és advogado do Jaime Pacheco. Ainda bem para o Jaime Pacheco. Porque se reparares bem no post verás frases assinaladas. E quais são as frases?

O Jesus e o Jesualdo fizeram lá campeonatos brilhantes (e foram contestados)

Esta época, o Braga fez o pior campeonato dos últimos anos (e não foi contestado)

Portanto, a comparação foi feita pelo Jaime Pacheco e é muito clara a base de comparação (e o objectivo). O Jesus e o Jesualdo fizeram épocas brilhantes. O Jardim fez o pior campeonato dos últimos anos. Os brilhantes foram contestados e o Jardim não. Como são integrados em fases seguidas e com conclusões sobre os três treinadores focados, foram esses os dados que sublinhei. Analisa os dados e tenta defender outra vez o Pacheco.

O que é que queres que desenvolva no caso N´Dinga? Não é absolutamente claro que se trata de uma provocação estéril que só deixa mal quem a fez? Sei que isto é muito apreciado no mundo do futebol e em especial nestas caixas de comentários, mas não por mim, especialmente se forem os meus a fazê-lo (que também é ao contrário do que se passa nestas caixas de comentários e no futebol em geral). Não percebo a questão, confesso.

LDP, podia fazer um post sobre isso, mas teria que ler e divulgar a base que deu azo a esse onze, nomeadamente as condicionantes. Faz o mesmo e perceberás. Eu também fiz uma equipa na liga fantástica da Liga BBVA (que nunca alterei) e tinha o Messi, o Ronaldo, o Koné e o Michu. Por acaso não tinha o Roberto. Aliás, não duvido que o Saragoça o venda (imagino que por mais de 9 milhões) conforme veio numa notícia há pouco tempo da Bola. O jornal falavo no Real e clubes ingleses e eu até digo mais: entre o Real, o Chelsea, o Atletico Madrid, o Besiktas e o Saragoça a coisa faz-se, se for preciso, por 20 milhões. Desde que vá lavando.

LDP disse...

Decide o MM o que é que o Jaime Pacheco deveria ter dito.

..num post sobre o Jaime Pacheco o MM mete entre duas virgulas o pedaço de frase "benfica e merda". Obviamente que isto não é um off-topic do MM.


kodro, tu leste bem, acredita. O site oficial da liga espanhola apresentou o onze ideal do campeonato. Onde se insere Roberto. Pouco sei sobre os dados, mas uma das equações mais curiosas prende-se com o facto da relação entre remates á baliza e defesas efectuadas.

MM disse...

Kodro,
A questão insere-se em correntes (por vezes) injustas que visam mandar abaixo a figura oa A, B ou C. Não digo que é premeditado (óbvio que não) mas existem, transformando em moda bater em 2 ou 3 nomes que tanto pode ser o Jaime Pacheco, como foi o "teu" Manuel Machado, ou até o Paulo Sérgio e assim por diante.

Para o Jaime Pacheco é muito injusto. Lembras certa vez ter dito que guardo muito boas memórias do teu Vitória? Algumas são dele, lá pelos 96, 97 ou 98. Capucho e coisas tais, e boas classificações num tempo em que o Vitória andava sempre pela Europa. No Boavista, campeão Nacional, meia-final Europeia e luta pelo título em mais 2 temporadas para lá daquelas em que o ganhou. Pode ser um treinador mau cujas equipas jogam muito mal, mas não será certamente o retardado mental que muitos querem fazer crer. Só isso.

Não é nada contra ti Kodro, mas somente o conteúdo do «post» associado a uma imagem que o Jaime Pacheco desde há algum tempo tem em Portugal onde às tantas mais parece uma nódoa que importa remover. Quando não é. E olha Kodro, para veres que não é nada contra ti: Octávio Machado, outro. Também sofreu muito com o fenómeno. É injusto porque são nomes importantes no futebol Português: como jogadores e treinadores.

LDP,
Recordas os primeiros 4 meses de estado do graça de João Vale e Azevedo em que o Benfica recebendo o Boavista de Jaime Pacheco preparou um jogo que estava, cito, "ao nível das grandes noites Europeias"? Lembras? Regaram a relva durante 20 minutos antes do jogo começar; foram goleados por 0-3 com o Paulo Madeira a escorregar para dar de bandeja o 1º golo ao Boavista. Foram humilhados e bem derrotados dentro do campo mas recordas também como é que a equipa do Boavista saiu do relvado?, a guardo de alguma polícia?

Pronto é por isso, se quiseres. Não é off-topic e está aí uma possível relação entre o teu clube, cito-te, "de merda" e o Jaime Pacheco do «post».

Joao disse...

LDP numa equipa que sofre pelo menos 61 golos é natural que o seu guarda redes tenha pelo menos muito trabalho e se evidencie...

Já agora, estás com saudade do gajo?

Abraço

master kodro disse...

LDP, eu li bem, mas tu não leste tudo. Vai ver as condicionantes. Vai ver porque é que não estão lá mais jogadores do Real, Barça e Valência. Quando perceberes as condicionantes, vais perceber como é irrelevante essa escolha.

MM, quem está a tentar mandar alguém abaixo é o Jaime Pacheco com um argumento falso. Eu limito-me a relatar uma falsidade. E tu achas que o Pacheco é perseguido quando eu te mostro que ele quer perseguir alguém...

Petinga disse...

Ze Luis

Achas mesmo acertado o que ele disse sobre o Sá Pinto??

"O Sá Pinto no Sporting surpreendeu-o?

JP – Qualquer treinador que tivesse chegado naquela altura ao Sporting teria feito o que ele fez. Mais para baixo o Sporting não podia ir. O Sá Pinto, usando uma estratégia bem pensada, alterou a imagem que tinha perante muita gente, ele que era tido como uma pessoa de feitio muito complicado. Tornou-se mais gentleman, mas isto foi nesta fase e ele voltará a ser o Sá Pinto normal, com todas as suas virtudes e defeitos. Mas temos que reconhecer que a experiência dele como jogador foi muito importante neste seu início como treinador. Quem jogou futebol tem sempre mais vantagem… Que fique bem entendido que quero o melhor para ele como treinador. Mas as coisas também vão mudar, e ele deverá saber isso, pois até aqui trabalhou sem pressão."

Parece-me um comentário tao ressabiado, tao ressabiado...
Ponto 1: o Sá Pinto nao se acalmou só em aparencia - recordo o fabuloso jogo contra o Gil Vicente, em que um tal Paixao decidiu que o Sporting havia de perder e marcou dois penaltis de enfiada até o Gil conseguir marcar entre outras barbaridades. No final, foi um choque ver o Sá Pinto a puxar os jogadores e a mandar toda a gente para o balneário. Nao conheco nenhum treinador no mundo que possa fazer isto a fingir, sobretudo quando é adepto do clube. Se isto é uma mascarada, o Sá Pinto devia concorrer aos próximos Óscares...

Ponto 2 - "Até aqui trabalhou sem pressao"
O JP é mesmo um brincalhao. O Sporting com Sá Pinto passou quase 2 meses a fazer jogos de 3 em 3 dias, incluindo partidas em que toda a gente (alguns Sportinguistas incluidos) previa derrotas por goleada e exibicoes confrangedoras. Se eliminar o Manchester City e ir até às 1/2 finais da Liga Europa é trabalhar sem pressao, quem deve saber muito de pressao é o JP, sim senhor... se chegar a 2 jornadas do fim com possibilidade de discutir o 3o lugar quando, à altura em que chegou, o Sporting estava a mais de 9 pontos do Braga e em risco de ficar em 5o por causa do Marítimo, isso é que é ausencia de pressao, ah pois.

No fundo, o JP parece aqueles velhos que querem mostrar a toda a gente "eu é que sei como se faz, estes gajos agora sao todos uns amadores, se me deixassem voltar haviam de ver como eu dava uma tareia a toda a gente". Patético, mas a personagem também nunca foi muito mais do que isso.