quinta-feira, abril 12, 2012

Polícias e ladrões

Queria começar por admitir que já fiz muita merda na minha profissão. E bem arrependido estou, o que não me desculpa, naturalmente. Dito isto, é com tristeza que assisto à intromissão cada vez mais evidente de interesses comerciais e outros na esfera privada da relação entre o jornalista e os seus leitores. A pressão do circo mediático, das hierarquias e do próprio ego obriga os artistas a subir ao palco sucessivamente, mesmo quando nada têm para acrescentar. Mesmo quando nada sabem sobre o número que vão representar.

Vem isto a propósito do caso Cardinal-Sporting-PPC. Que começou por ser uma alegada denúncia do Sporting apoiada numa alegada vingança da suposta ex-mulher do árbitro. Agora olhe-se esta notícia da Lusa difundida pelo Expresso Online (aqui: http://expresso.sapo.pt/pj-suspeita-de-armadilha-a-arbitro=f718572). A agência pública e o jornal com maior reputação do país cavalgam um dos temas mais quentes do dia. Como? No primeiro parágrafo o Expresso Online cita a Lusa porque se limita a replicar o despacho que acaba de receber. No segundo, a notícia (da responsabilidade da agência pública) cita a SIC Notícias. No terceiro cita o Correio da Manhã. No quarto, quinto e sétimo -- de um texto com nove parágrafos -- cita o DN.

O que é que o Expresso e a Lusa acrescentam ao que nós já sabíamos? Nada. O próprio lead da notícia -- "A Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje buscas na sede do Sporting" -- replica a informação que outros meios (nomeadamente a SIC Notícias e o DN) já haviam dado anteriormente.

É uma pescadinha de rabo na boca, sem que ninguém perceba o que se esconde atrás da cortina de fumo.

E de repente lembro-me do alegado encontro de Domingos com o FC Porto e da noite das últimas eleições em Alvalade.

kovacevic

19 comentários:

Filipe disse...

Já foi constituído arguido. A história é incrivelmente rocambolesca e só podia acontecer no Sporting. Um clube sob investigação por corrupção por denúncia do próprio.

Ribeiro disse...

Avisamos todos os leitores do blogue O LADO DO FUTEBOL QUE NUNCA VIRAM, que o nosso blogue passou para site e mudou também o nome para TOP FUTEBOL.
Vejam aqui: http://topfutebol.com/

Pedimos também a todos os nossos fãs da no facebook que a partir de agora sigam a nossa nova página.
Carreguem então em gosto na nova página e fiquem assim a par das últimas do futebol nacional e internacional. Veja ainda crónicas, análises tácticas e muito mais... http://www.facebook.com/sitetopfutebol

Zé Luís disse...

Esse acto de contrição é muito bonito. Muitos podem fazê-lo. Já não invalida de forma alguma é o rasto de asneiras que estão para trás.

Vocês sabem do que todos estamos/devemos falar.

Eu também fiz asneiras, mas nunca deste tipo de ir na onda. Porque ir na onda, profissionalmente, é cair no conto do vigário e deve ter-se muita cautela. Muita cautela. O passado relativamente recente não demonstrou cautela alguma.

Acho piada, ironia mesmo, que um certo PC tenha sido atribuído de malfeitorias várias, implicando o clube, e agora este PC parece que fez algo mas, salvo seja, não se implica o clube.

Onde está o Wally?

Bem, parecemos que só vamos dar com lágrimas de crocodilo.

Entregaram algum dossiê numa morada secreta?

A boca morre pelo peixe, já dizia o outro.

Pedro disse...

A culpa só pode ser do dedo em riste do Rui Costa...

jose reyes disse...

Esse Rui Costa é o que garante Witsel estar já preparado para jogar numa equipa de top?

jose reyes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Visigordo disse...

"Um clube sob investigação por corrupção por denúncia do próprio."
Corrupção. Brilhante! Deve ter sido dos comentários mais iluminados que li sobre isto.
Benza-os!

RJP999 disse...

Fod..e sempre a mesma m...Sera coincidencia estas noticias aparecerem no exacto momento em que a equipa consegue os melhores resultados ? em que se aproxima uma meia final europeia e o final de uma taca ? isto e surreal...um dirigente arguido por supostamente ter armado uma armadilha a um arbitro..hum..

miguel_canada disse...

Gostei do termo "pescadinha de rabo na boca" porque parece-me que vai ser mais uma daquelas típicas investigações policiais a clubes de Lisboa, isto é, vai andar por ali à roda e à roda ate acabar numa qualquer gaveta do ministério publico a não ser que, entretanto, apareça à baila o nome do Pinto da Costa ou do FCPorto!!!! Aí alto e para o baile, arranje-se já uma super equipa de justiceiros, reabram-se já os processos todos e espetem metade da investigação no youtube. Sim, é que em Portugal nem toda a gente pode declarar ao Major que anda a fazer as coisas pelo outro lado!

Visigordo disse...

RJP, não.
As coisas são mesmo assim.
Um ex-PJ, por mais burro que seja, manda um dos seus colaboradores a um banco na Madeira, sabendo que é captado por cãmaras, regista um depósito, sabendo que vai ficar registada a hora do depósito, e pronto...

Filipe disse...

Visigordo, como é que se chama quando o vice-presidente de um clube dá dinheiro a um árbitro? Bondade humana? Refiro-me simplesmente ao facto do que começou como supostamente um caso de corrupção denunciado pelo Sporting acabou por vos cair em cima.

As notícias não são claras, o que vem no CM prefigura mais coação que simples corrupção, mas não dou grande crédito aos nossos jornais. Pode ser tudo treta, mas no início os sportinguistas usaram isso como arma de arremesso contra o Benfica.

Quando a notícia começou a circular, no sector um certo LMGM avançava todo ufano:

«Pode ser que os arautos da verdade desportiva aprendam agora como se combate a corrupção...»

Seguindo a criatura para o seu blogue,
anortedealvalade, era a choradeira do costume, com um «por isso eles não gostam de nós» e um dos comentários defendia que «soa-me a tentativa de vingança do Carnide por terem sido afastado pelo Marítimo e para não termos via aberta até à final, não vejo outra justificação.»

Agora que estão envolvidos deixa de ser tentativa de corrupção. Maravilhoso. Nem me dei ao trabalho de procurar noutros blogues sportinguistas, mas não duvido da mesma retórica anti-benfiquista e de muito boa a gente a congratular-se.

Como referi no início tem imensa piada que tenha acabado por vos cair em cima. Merecem pelo menos o susto.

LMGM disse...

Querido Filipe, olá!

Mantenho cada palavra que ufanamente expressei «Pode ser que os arautos da verdade desportiva aprendam agora como se combate a corrupção...» e te garanto que se comprovar as acções reles de um dirigente do Sporting não o vamos defender perante os olhos de todos mas pura e simplesmente afastar a criatura do clube de imediato.

É assim que se combate a corrupção, afastando os personagens sinistros e promovendo desportistas. O Sporting não precisará de Portistas e Benfiquistas para limpar a sua casa se Cristovão fez aqueles actos não é um acórdão à Calheiros que o vai safar de nunca mais ser ninguém no mundo desportivo, pelo menos pela mão do Sporting.

Agora vai lá reeleger o sr. Costa ou o sr. Vieira e desampara a loja.

JL Martins disse...

Até prova em contrário, o vice sportinguista é acusado de denúncia caluniosa, ou seja, de «por qualquer meio, perante autoridade ou publicamente, com a consciência da falsidade da imputação, denunciar ou lançar sobre determinada pessoa a suspeita da prática de crime, com intenção de que contra ela se instaure procedimento». Ora, a não ser que eu seja um tapado do caralho, quer-me parecer que o dito dirigente do Sporting está a ser acusado de levantar suspeitas sobre a seriedade do pobre Cardinal e que isso não é propriamente o mesmo do que andar a pedir árbitros por telefone ou a mimá-los com chocolates e bananas.

Denúncia caluniosa, talvez seja termo que ultrapasse os limites do léxico de algumas repimpadas bestas.

Filipe disse...

LMGM mas vocês não afastaram ninguém, ele está só suspenso, nem teve a hombridade de se demitir.

Grilo Falante disse...

A minha dúvida é a seguinte: O Boa vista desce de divisão, por, alegadamente o Major, que não era dirigente do clube à data, ter tentado subornar um árbitro. Este dirigente do sporting, com um estratagema consegue afastar um árbitro assistente de um jogo do seu clube, e o scp não sofre sanções desportivas? Será que sou só eu que vejo algo estranho nisto?

Grilo Falante disse...

*Boavista

Filipe disse...

Grilo, a descida do Boavista não foi por corrupção, foi por coacção.

Grilo Falante disse...

Precisamente, coacção, o que sucedeu aqui, coagiu-se um árbitro a não apitar...

Rearviewmirror disse...

Um homem que é visto na casinha da Juve Leo a dar um maço de notas a um cigano, tem a credibilidade que tem.
Não me estranha nenhuma das noticias que têm vindo a público, as vigias a árbitros e aos próprios jogadores.

Se isto se confirmar, não é só o Cristóvão que tem de se demitir.

Fica-se á espera das cenas dos próximos capítulos.