quinta-feira, setembro 29, 2011

Velocidade e coragem

Alvalade regressa hoje às grandes noites europeias. Os acontecimentos do passado sábado, que desaguaram num triunfo sedutor, criam as condições para uma tempestade perfeita. Isto não quer dizer que se ganhe aos italianos -- pelo contrário, a paixão leonina alimenta-se justamente de momentos fundadores como este, que tanto podem acabar em euforia como numa terrível tragédia.

Por razões que desconheço, o comandante da Lazio, que já foi do Nápoles e do Cagliari, tarda em fixar um onze titular. Mas é garantido que os eleitos logo à noite em Lisboa formarão um conjunto experiente, tacticamente culto e com atributos físicos acima da média. Há muitos adeptos sportinguistas preocupados com o entusiasmo quase infantil que os nossos jogadores exibiram diante do Vitória de Setúbal. Pois eu acho que é essa a receita para o sucesso. Indivíduos como estes romanos precisam de ser abanados, encostados às cordas, retirados da zona de conforto. Até porque a defesa parece permeável e a maioria deles já tem idade para frequentar cursos de treinador.

Marchetti (o guarda-redes), André Dias, Konko, Diakité, Lulic, Ledesma, Hernanes, Cissé e Klose devem jogar, estando em condições físicas. As restantes duas vagas podem ser disputadas por Cana, Matuzalém, Brocchi e Gonzalez.

Do Sporting, espero que alinhe com velocidade e coragem.

kovacevic

35 comentários:

luis disse...

"Grande noite europeira" contra uma banal Lázio?

Gostei do "triunfo sedutor", se bem que já te tenha dito que acho exagerado tanto festejo. No entanto, é uma excelente forma de adjectivar o que se passou contra o setúbal vs reacção dos adeptos.

A vitória é o mínimo exigível ao SCP.

kovacevic disse...

Vamos ver se a Lázio é banal.

Se defrontar adversários da Série A não é uma grande noite europeia não sei o que será.

Talvez vencer o Otelul.

Peyroteo disse...

Luís, a Lazio entre 2001 até 2009 perdeu o fulgor que apresentou no anos 90 mas está a voltar e tem grandes jogadores na equipa (Klose, Cissé, Hernanes, entre outros). Já não é uma equipa banal e está certamente entre as equipas mais fortes da Liga Europa.

Ganhar não é o mínimo exigível. Seria sim um excelente resultado, tal como seria para Porto ou Benfica.
Há pelo menos 11 equipas da Champions piores que eles e 9 estão ao mesmo nível.

luis disse...

"Se defrontar adversários da Série A não é uma grande noite europeia não sei o que será."

Sim, se for o Inter, por exemplo.

O Otelul é das coisinhas mais miseráveis que vi. Mas não deixa de ser engraçado argumentares isso. Como se eu o tiivesse dito. Parece que estás a falar sozinho.

kovacevic disse...

Luis, se estivesse a falar sozinho tu não me respondias, pois não?

luis disse...

Daí ter escrito "parece". Enfim, estás nervoso, só pode.

Pedro disse...

O luis não percebe nada de futebol.

É deixa-lo andar, como se deixam as crianças sujarem-se de terra.

No fim é lavar tudo, porque mais cedo ou mas tarde, a criança vai borrar tudo de novo.

Nem sou de alimentar posts dos verdes, porque os acho "falsos púdicos",no entanto o kovat em razão, o sporting precisa de entrar com paixão no jogo, porque contra uma equipa com os jogadores,que a lázio tem...qualquer brincadeira dá golo.

Pedro disse...

P.S. Não esquecer também que uma derrota dá direito a primeira página na bolha.

Para eles a lázio é uma equipa medíocre desde o dia 10/04/2003 (exceptuando os dias 13/08/2003 e 27/08/2003, porque aí foi a melhor equipa do mundo), voltando depois a ser medíocre.

luis disse...

"Luís, a Lazio entre 2001 até 2009 perdeu o fulgor que apresentou no anos 90 mas está a voltar e tem grandes jogadores na equipa (Klose, Cissé, Hernanes, entre outros)."

Entre outros é fácil. Quem, honestamente (grandes jogadores)? O Klose ser um "grande jogador" pode dar aqui uma conversa interessante.

"Já não é uma equipa banal e está certamente entre as equipas mais fortes da Liga Europa."

Vamos ver, como diz o Kova.

"Ganhar não é o mínimo exigível. Seria sim um excelente resultado, tal como seria para Porto ou Benfica."

São bitolas. O FCP afiambrava 3 ou 4, em casa. E penso que o SLB também venceria com alguma facilidade. Daí a serem considerados excelentes resultados...

"Há pelo menos 11 equipas da Champions piores que eles e 9 estão ao mesmo nível."

Esta contabilidade é feita como? É que estamos aqui a dicutir a qualidade de uma equipa, mas tu analisas logo 20 na mesma linha.

luis disse...

No fundo atribuo maior qualidade ao SCP (bem mais até) e a vitória deverá ser encarada com toda a naturalidade.

kovacevic disse...

Em relação ao Klose tenho que concordar que dava uma conversa interessante.

Um tipo que marca 60 golos em 120 jogos pela selecção alemã dá sempre uma conversa interessante.

luis disse...

Não o considero um grande jogador (quando o comparo com pontas-de-lança que prefiro). É, com certeza, um bom jogador, no sentido em que cumpre a sua função com competência. Mas, para mim, ser um grande jogador, é mais do que marcar muitos golos (neste caso).

Sem números, e em comparação directa, Klismman foi um grande jogador.

Em relação à "conversa interessante" foi apenas uma provocação (Cardozo) mas já vi que hoje te picas com tudo e nem vamos falar do "raquítico que foi caro demais e que é apenas um bom jogador". As melhoras, Kova!

LDP disse...

A Lazio o ano passado lutou pelo titulo até 10 jornadas do fim. Acabou com os mesmos pontos da Udinese, que foi à pré da Champions, e ficou à frente da Roma e Juve.

Nao levaria 3 ou 4 de nenhuma equipa portuguesa. Nenhuma.

Vejam o jogo bem sentados e desfrutem.

kovacevic disse...

Estás em baixo de forma, Luís.

luis disse...

Pois claro, Kova, reconheço que estive a perder tempo contigo, pois é óbvio que não estás minimamente interessado em discutir seja o que for (o que é perfeitamente legítimo). Eu é que pensava que estavas (e afinal de contas quem esteve a falar sozinho fui eu).

LDP, se me permites comparar o FCP da LE do ano passado continuo convencido que esta Lazio levava mesmo 3 ou 4, em casa. Os números do FCP nesta competição no ano passado deixam pelo menos pôr esa hipótese.

kovacevic disse...

Luis, calma que isto era tudo brincadeira ;)

luis disse...

Eu não podia estar mais calmo, como deves calcular.

LDP disse...

Por esse prisma o porto (do ano passado) dava 3 ou 4. O Benfica (de hà dois anos) dava no minimo 4 e nunca somente 3. O porto de Mourinho nao daria menos de 5 e o Benfica de Eusébio dava entre 28 e 35, ao intervalo.

Se queres ser objectivo muito bem, senao afinal também eu estou praqui a falar sozinho.

luis disse...

Isto hoje nao é um dia bom. Carissimo, foste tu quem falou na lazio do ano passado, dai eu ter comparado com o fcp do ano passado.

Se nem entendes o que dizes nao vou ser eu a compreender-te.

Se hipoteticamente o slb derrotasse a lazio por dois ou tres este ano, seria algo para mim normal (assim como p o scp). Se quiseres discorda, mas nao te chateies. Senta te e ve o jogo com calma.

LDP disse...

Nem sequer vou discutir a propriedade dessa bicicleta bem reluzente, leva-a là e cobre-a do pò.
Eu falei naquilo que a Lazio alcançou o ano passado para demonstrar a qualidade da equipa hoje. Enquanto uns a consideram banal, eu prefiro mostrar numeros para fazer pensar duas vezes antes de certas consideraçoes.

O que tantas vezes sò é vàlido no papel, pois comparemos os titulos que o porto conseguiu o ano passado com as Quiquezadas deste ano...

LDP disse...

Mas daì a transportar um hipotético jogo entre Lazio e fcp para a época passada...

Hà argumentos sòlidos e depois hà os outros, virtuais, que necessitam de malabarismos para ver se rendem.

Mas pedala bem nisso e lembra-te que a chuva pode causar ferrugem.

MM disse...

Kovacevic, o luis fala bem, está visto que esta Lázio, espera, para usar as palavras certas. Recomeço: esta "banal Lázio" que do "FCP afiambrava 3 ou 4, em casa. E penso que o SLB também venceria com alguma facilidade" não é adversário que faça cartaz para uma grande noite Europeia.

O luis está muito habilitado a avaliar adversários Europeus, visto que o empate do seu clube na Bélgica, derrota em Braga, derrotas (plural) com o Shalke, derrota com o Lyon, goleada sofrida em Israel, derrota em Atenas há 2 anos, e goleada sofrida com o Liverpool também há 2 anos ... são indicativos maravilhosos para que o clube do luis esta noite "afiambrasse 3 ou 4 na Lázio".

Ah não espera, ganharam ao Otelul por 1-0 e empataram no Dragão. É isso que os moraliza, não lembrava.

MM disse...

É isso que o* moraliza, o, singular. Não os*. Paz e harmonia, muita paz e bons desejos aos adeptos do clube do luis aqui presentes.

MM disse...

E mítico Sérvio Kovacevic, esplêndido tanque móvel que quase se sagrou campeão Espanhol há uns anos com os Bascos da Real Sociedad, lá porque o Kodro se esquece, não significa que nos esqueceremos nós. E assim sendo, e porque a Liga Xanana não pode parar,
Quinta-feira, Setembro 29, 2011
TLX # 3 - Sporting CP x SS Lázio Roma
Data: Domingo, 2 Outubro 2011, 20:00
Resultado: SCP (4x1) LR
Marcadores: Insua, na sequência de um escanteio. Elias, Wolfswinkel e Capel, no 2ª tempo. Para os Romanos, Fernando Couto, também de escanteio.

Rearviewmirror disse...

"A Lazio o ano passado lutou pelo titulo até 10 jornadas do fim"

LOLOL

MM disse...

Kovacevic, já há equipas oficiais
Sinisa Mihajlovic e Nesta ao meio
Conceição à direita
Favalli à esquerda
Simeone na linha do Rinaudo, restantte miolo à sua frente com Stankovic, Nedved, Verón e Mancini a fazer dupla com Salas na frente.

luis disse...

LDP, admito que possa ter exagerado em apelidar a Lazio actual de "banal", assim como continuo a achar que o Kova exagerou quando referiu "grande noite europeia".

Até porque, e já o escrevi aqui hoje, para mim, esse tipo de noite aconteceria se o adversário se chamasse Inter (como aconteceu há 3 ou 4 anos com aquele golo do Caneira), por exemplo.

A Lázio não está, hoje, no primeiro patamar, nem no segundo, do futebol europeu. Esta é a minha opinião, não se trata de querer levar a bicicleta.

E não me socorri do facto de ocupar o meio da tabela no campeonato porque isso, por si só, não significa nada para aquilo que quero demonstrar.

Se não estou em erro, foste tu quem defendeu que o Twente era uma equipa muito difícil (e até argumentaste que lutou pelo campeonato até à última). Para mim, era embaraçante o SLB não ganhar, dado que considero o SLB bem superior. Mas é apenas isso. Não é para ficares tão irritado.

Por isso, não entendo essa tua crispação toda.

Grandes noites europeias, vivi muitas com o meu clube (oitavos, quartos, meias e finais), se calhar o mal é ter isso como comparação.

LDP disse...

Nao percebo porque é que o Twente, sendo a equipa que é ou tendo feito o que fez nas ultimas tres épocas, alteraria o epìteto de embaraçante se o Benfica nao tem ganho.

Por respeitar o Twente, como qualquer outro adversàrio, deixo de achar o Benfica bem superior?

Qual irritaçao ou crispaçao minha é que eu queria saber. E basta andar para tràs nos comentàrios que aqui escreveste hoje, em resposta a vàrios bloggers, para perceber que nao sou eu o crispado ou irritado.

Para mim, sinceramente, é igual ao litro que a Lazio ganhe de goleada ao sporting. O que me preocupa é o ranking.

Pedro disse...

Olha o Klose marcou um golo.

És grande luis

luis disse...

Apenas respondi ao Kova, nunca crispado ou irritado, e ao Peyroteo, que é meu amigo há 20 anos, que te poderá confirmar que não lhe pareci minimamente irritado, ou crispado.

"Nao percebo porque é que o Twente, sendo a equipa que é ou tendo feito o que fez nas ultimas tres épocas, alteraria o epìteto de embaraçante se o Benfica nao tem ganho.

Por respeitar o Twente, como qualquer outro adversàrio, deixo de achar o Benfica bem superior?"

Claro que não. Mas se estamos a discutir um assunto, eu parto do princípio que tens de entender porque digo determinada coisa. Eu acho muito bem que se respeitem sempre os adversários. Ainda ontem pareceu-me que foi também isso que faltou ao SLB.

Dei esse exemplo apenas para te explicar o porquê de não considerar a Lazio uma equipa de primeiro plano.

Mas parece-me que já estamos a discutir assuntos diferentes.

Infante disse...

Na minha opinião, o Klose a jogar no campeonato português marcava 30 golos por época. Se calhar aí diríamos logo que ele era maravilhoso.

O que acho giro é a visão do mundo futebolístico que têm os adeptos dos clubes portugueses: no topo estão os Reais, Barças, Uniteds, os Messis, CRs, Rooneys, só os eleitos dos eleitos.

Depois, vêm os clubes portugueses e os craques destes.

O resto é como se não existisse. Todas as outras dezenas de clubes, médios-altos, campeões dos seus países, com internacionais nos seus plantéis, com bons currículos europeus, é tudo zero. É óbvio que a Lazio é "banal", tal como o Zenit também é, são todos, claro, menos os Barças e os clubes tugas!

(mas concordo que o Kovacevic é capaz de ter exagerado com a história da grande noite europeia, num jogo da fase de grupos. Calma, cheira-me que o Sporting vai ter algumas mais importantes este ano...)

(e curti ver aí alguém a recordar a grande Real Sociedad de Kovacevic, Nihat e Karpin, que só perdeu o título para o Real Madrid na última jornada, lol, outros tempos).

Filipe disse...

"Talvez vencer o Otelul."

A Lazio empatou em casa com uma equipa romena ao nível do Otelul.

LDP disse...

Entre considerar a Lazio uma equipa banal e dizer que nao é uma equipa de primeiro plano vai alguma diferença.

Pedro disse...

luis, o que foste fazer...
☺☺☺

luis disse...

LPD, decididamente só podes estar a gozar. Já admiti que exagerei no "banal". Afinal a bicicleta é toda tua.