segunda-feira, abril 04, 2011

Sem luz é mais bonito



Foto: Jornal de Notícias

71 anos depois, Villas-Boas conseguiu repetir o feito alcançado por Mihaly Siska, sagrando-se campeão nacional no reduto do Benfica. O jogo não podia ter corrido pior aos ex-campeões nacionais. Se com Roberto (que mais uma vez mostrou a sua aptidão para oferecer golos e pontos aos adversários) em campo, já é difícil manter a teoria da mentira da classificação, com uma arbitragem como a deste jogo, que ofereceu o golo do empate ao Benfica e colocou os encarnados em superioridade numérica na ponta final do jogo, a missão torna-se quase impossível. Mas há mais: melhor ataque, melhor defesa, melhor marcador, jogador com mais assistências, melhor série de jogos sem perder, mais jogos sem sofrer golos, melhor série de vitórias, 16 pontos de vantagem sobre o segundo classificado e 7-1 no confronto directo com o principal rival. Se isto não é suficiente para desfazer todas as dúvidas quanto à justiça do vencedor deste campeonato, mais vale decretarem que só o Benfica pode vencer com mérito em Portugal.

Destaques do campeonato portista:

Villas-Boas - Não é o exterminador implacável, não faz manchetes de jornais e não é melhor do que Mourinho (pelo contrário, assume que aprendeu muito com ele, o que só lhe fica bem), mas consegue, na sua segunda época como treinador, ser campeão a 5 jornadas do fim, tendo como rival um Benfica não muito distante do da época passada. Excelente.

Helton - Sempre seguro e decisivo, em momentos chave deste campeonato (como ontem, ao negar por duas vezes o golo a Saviola). A ele se deve uma boa parte da eficácia defensiva da equipa portista.

Rolando - Pela sua regularidade. Não faz cortes espantosos, mas raramente complica (ao contrário de Maicon). Na ausência de alguém que se tenha destacado na defesa, Rolando é quem melhor simboliza a consistência portista, na hora de defender.

Fernando - Continua a ter algumas dificuldades ao nível do passe e do remate, mas é fundamental nas acções defensivas.

Moutinho - É o elemento equilibrador do meio-campo. É muito bom tacticamente, tem uma resistência física acima da média e é extremamente regular.

Belluschi - Menos regular do que Moutinho, mas mais criativo, desequilibrador, tanto no último passe como no remate. Provavelmente, o jogador que mais beneficiou com a alteração do sistema de jogo do Porto, introduzido por Villas-Boas: um jogo mais pensado, privilegiando mais a posse de bola e menos as transições rápidas, características da era de Jesualdo.

Varela - Uma época com altos e baixos, mas com números que merecem destaque: 8 golos e duas assistências. Ontem fez uma boa exibição.

Falcao - Uns furos abaixo da época passada (devido, em parte, à lesão que o afastou dos relvados, durante vários jogos). Ainda assim, é o segundo melhor marcador da equipa (terceiro do campeonato), com 11 golos. É a referência do ataque portista. A sua ausência foi um dos factores mais importantes para o período menos bom do Porto.

Hulk - Uma época fenomenal: 21 golos e 11 assistências fazem do Incrível a grande figura deste campeonato.

Guarín - O 12.º jogador. Cumpriu, quando foi chamado a substituir Fernando, e compensou, nas últimas jornadas, um período menos bom de Hulk e de Belluschi, com golos decisivos. Foi considerado, pelos treinadores e adeptos, o melhor jogador da Liga do mês de Março. Com toda a justiça.

littbarski

27 comentários:

Nuno disse...

" Se isto não é suficiente para desfazer todas as dúvidas quanto à justiça do vencedor deste campeonato, mais vale decretarem que só o Benfica pode vencer com mérito em Portugal."

Já faltou mais...ja faltou mto mais

Concordo plenamente com o post,mas vais ter reacções lampiónicas a dizer que nas primeiras 5 jornadas nós fomos levados ao colo e eles foram roubados.
Nos 5.0 a culpa foi da pressão...

:-)

Saudações

luis disse...

"isto não é suficiente para desfazer todas as dúvidas quanto à justiça do vencedor deste campeonato, mais vale decretarem que só o Benfica pode vencer com mérito em Portugal."

Continua-se a confundir um bocado as coisas. Dá jeito, compreendo, mas não é assim como tu escreves.

Sou benfiquista e a mim o que mais interessa não é a vitória final do SLB. Eu só queria que o FCP não estivesse envolvido, na figura dos seus principais dirigentes, em esquemas de prostitutas, que não recebesse árbitros em casa e outras iminentes jogadas de viciação de resultados. Há coisa indiscutíveis e, se o FCP joga melhor ou pior do que o SLB, não é uma delas. As escutas mostram todo esquema montado. E não vale a pena negá-lo.

Ao contrário do que tu escreves, não é o SLB que está a perder, são todos os clubes. Utilizas essa lógica porque isso te garante conforto de quase todos os adversários do SLB, que preferem o FCP campeão da batota a um SLB vencedor. Tenho muitos exemplos disso e tu se procurares, sem esforço, chegas à mesma conclusão.

Por isso, não queremos decretos nenhuns. Isso é o que o FCP faz há 30 anos e todos deviamos lutar contra essa maneira de estar no futebol.

Grilo Falante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Grilo Falante disse...

Bom post, como aliás é regra.
Por seu lado, o luís como sempre continua a demonstrar a sua "moralidade" parola e bacoca. Os outros são corruptos e eles é que são impolutos. Espero que esta mentalidade rasteira prevaleça e faça escola no slb, porque assim têm sempre desculpa para perder e não têm que atacar as debilidades próprias e tentarem evoluir positivamente.
Mais uma vez vir atirar lama para cima dos outros quando os dois últimos campeonatos que o slb ganhou, tiveram episódios como a vergonha do jogo do algarve ou o arredar da competição de jogadores fundamentais dos adversários (fcp e scb), é de uma filha da putice inaudita. Mas vindo de quem vem, que representa o pior do adepto benfiquista, não é de estranhar...

DUX_XXI disse...

Trazer para a conversa a moralidade, perante o que ontem se passou, é como ver o Sócrates dizer que culpa da crise é da oposição. Esses malandros.

Quando se tem telhados de vidro deveria-se ter um pouco mais de cuidado, e honestidade, na apreciação do adversário. Adversário esse que, não sendo o meu clube, longe disso, venceu um dos campeonatos mais fáceis da história. Tal foi o seu domínio e a ténue oposição dos rivais.

Joao disse...

1. O Porto é melhor...
2. São 16 pontos...
3. Foram 8.5 milhões pelo Roberto, o tal que ia dar pontos ao Benfica...
4. O Cardozo fez mais do mesmo, ainda minutos antes da expulsão tentou dar a cotovelada da praxe ao Helton...
5. O Jesus é um parolo, sem educação, e mais uma vez demonstrou a sua inépcia! Creio que não irá ficar assim tanto tempo na luz...
6. Os dirigentes continuam a alimentar a fogueira...
7. Quanto é que custa montar uma operação de segurança como se viu no Porto e em Lisboa?
8. Dia 20 de Abril será o jogo da época...
9. Espero que tenhamos mais uma vez 3 vitórias na Liga Europa...

Pedro Almeida disse...

Parabéns ao FCP, suas equipa e adeptos, não aos dirigentes.

Foi de longe a melhor equipa pela sua regularidade num nível bastante elevado.

O campeonato praticamente ficou decidido nos primeiros 5 jogos, o Benfica ainda tem um segundo terço de campeonato muito bom, onde em certos jogos chegou a ser superior ao FCP, mas mesmo nessa altura o FCP com maior ou menor dificuldade e alguma felicidade arbitral à mistura, nunca perdeu pontos, tornando assim a aproximação impossível.

O Benfica deste ano pareceu-me bastante distante do do ano anterior, mesmo descontando o factor Roberto.
Foi pena não terem coexistido o FCP deste ano e o Benfica do anterior, pelo menos teríamos um campeonato mais emocionante.

Relativamente aos dirigentes do Benfica convinha reflectirem seriamente sobre alguns assuntos:
- Não vale a pena criticar os outros se depois fazemos igual ou pior.
- O que se passou ao certo para se mudar tanto de um ano para o outro?
- Roberto e Cardozo são mais úteis ou mais prejudiciais à equipa? Vale a pena continuar a insistir num erro que é por demais evidente a todos?

miguel_canada disse...

"Foi pena não terem coexistido o FCP deste ano e o Benfica do anterior, pelo menos teríamos um campeonato mais emocionante."

Alguma vez teria de estar de acordo com este gajo!

miguel_canada disse...

Óh Luis... a tua prosa é um bocadinho triste, colega!

Continuas a insistir em juntar as escutas que ouviste no Youtube ao circo montado pelo regime para disfarçar as suas próprias fraquezas.
Eu digo-te, pela enésima vez, que por muito tristes que sejam determinadas conversas escutadas no youtube, não há uma única que indicie compra de árbitros, viciação de resultados ou aliciamento para alterar a verdade desportiva.
Acho que já começa a ser hora de meteres isto na cabeça de uma vez por todas e assumires de que não tens pedalada para nós.

Concordo no entanto que o FCPorto foi bastante beneficiado no inicio do campeonato.....pelo Roberto. Aqueles frangos monumentais contra a Académica, Guimarães e Nacional da Madeira, fora os que já nem me lembro, foram de facto a melhor rampa de lançamento para a conquista do titulo. Acho que nenhum adepto portista se deveria esquecer do Roberto no seu rol de agradecimentos.

Nós temos esquemas de prostitutas e árbitros em casa, vocês almoçam com árbitros em Penafiel e na Caparica, roubam dinheiro aos contribuintes com esquemas montados com a Câmara de Lisboa e Epul para se autofinanciarem, aliciam jogadores adversários em dia de confronto directo, almoçam com jornalistas para definir estratégias de intoxicamento através da comunicação social lisboeta que se prostitui para garantir leitores, contratam jogadores que falham penaltis milagrosos, reúnem-se com o plantel do Estoril antes de um jogo vital, somem com o dinheiro do Alverca, etc.etc.etc. e apagam a luz!

Luís, tens de ter cuidado com o material de que é feito o teu telhado... senão continuas a fazer as figurinhas tristes.

Seismilhoesum disse...

Tudo bem, mas mesmo incluindo as Robertadas e as compras tardías o que é um facto é que à 4º Jornada já se sabia quem seria o campeão! Uns com arbitragens para cima e outros para baixo! E isso ajuda a tranquilizar!
O Porto podia na mesma ganhar o campeonato! Não vou dizer que não! Mas ao Benfica foi-lhe logo CERCEADA essa possibilidade!
É preciso lembrar que o ano passado o Benfica foi MESMO o melhor mas lá falaram nos túneis ( e o do Braga foi escandaloso no prejuízo ao Benfica)!

Jota Pê disse...

Introdução: não tenho nada a ver com a conversa nem simpatizo com nenhum dos clubes em questão, mas permitam-me:

(...) por muito tristes que sejam determinadas conversas escutadas no youtube, não há uma única que indicie compra de árbitros, viciação de resultados ou aliciamento para alterar a verdade desportiva. (...)

Olha, e o Pai Natal? Há alguma coisa que indicie que ele não existe?

Foda-se, há indivíduos que dizem cada coisa...

Seismilhoesum disse...

Ao Jota Pé ---


Então em que é que se baseou o Ministério Público para fazer as acusações? Que eu saiba, não foram feitas pelos dirigentes benfiquistas!

Jorge disse...

E ai que entram alguns dos outros seis milhoes de benfiquistas.

jose garcia disse...

Parabéns FCP's. Foi merecido.

Jota Pê disse...

Ao Seismilhoesum ---

Não faço ideia nem me interessa. Mas olha, uma das coisas podia ser a factura em nome de José Amorim que apareceu por engano na contabilidade do FCP...

miguel_canada disse...

Jota Pe... nem vou discutir meu caro...
Traga-me aqui uma escuta que me faça acreditar no pai natal.

miguel_canada disse...

"Mas olha, uma das coisas podia ser a factura em nome de José Amorim que apareceu por engano na contabilidade do FCP.."

Essa foi de facto uma situação engraçada e caricata caro Jota Pê . Só que eu nunca percebi como é que depois de a PJ descobrir que a funcionaria da Agência Cosmos que cometeu tal engano tinha recebido 600 contos através de uma conta em Espanha e cancelou subitamente a investigação. Estranho, não?
Não creio que o Ministro da Administração Interna de então fosse o mesmo de hoje.

Sempre me cheirou que houvesse mãozinha vermelha por detrás de tal engano... não sei... opiniões.

condor disse...

O ministério publico da republica das bananas baseou-se no conteudo de uma " obra " de ficção que uma puta escreveu e outra puta assinou!
Só mesmo um procurador lisbonário!
Parece que a famosa menina da cosmos foi paga para meter por "engano" a tal factura nas contas do FCP,que como é sabido utilizava os serviços dessa agência!
Mas isso é o que dizem!E dizem tanta coisa!Por exemplo,diz-se que a dita sra fez um depósito jeitoso num banco Español junto á fronteira com a tugolândia!

master kodro disse...

E eu, que estava à espera que o luis falasse de filhos da puta?

Jota Pê disse...

Então a super-organização, a potência da estrutura altamente profissionalizada "distraiu-se" e deixou, por momentos, um intruso meter "por engano" uma factura na contabilidade do FCP?

Factura essa que o FCP por engano pagou? Já agora porque terá sido emitida em nome de José Amorim? Isto só pode ter sido uma tremenda conspiração a partir lá de Lisboa.

Ou seja, isto remete tudo para a história do Pai Natal...

miguel_canada disse...

Jota Pê, a dita estrutura que refere é uma empresa gigantesca que recebe toneladas de expediente diário para os vários departamentos. Não nos estamos a referir a uma residência particular ou a uma micro-empresa. Alguém se despistou na sua tarefa diária? Talvez...mas isso não é corrupção!

Outra coisa que talvez fosse conveniente que você se desse ao trabalho de pensar era o seguinte: Então o FCPorto iria presentar um acto de corrupção activa com um documento de contabilidade oficial? Epa, você chame-nos o que quiser, burrinhos é que não, senão estávamos ao mesmo nível do Sporting neste momento.

Jota Pê disse...

Caro Miguel,

Deixe-me dizer-lhe uma coisa: no grupo económico onde trabalho diariamente, arrisco-me a dizer que se recebem umas toneladas mais por dia. Estamos a falar, só, de perto de 100 empresas.

Garantidamente, não há UMA ÚNICA factura paga por engano. Temos uma coisa que se chama procedimento para pagamento de facturas. Tudo o que não está justificado não é pago. Pura e simplesmente.

A menos que a contabilidade do FCP não tenha um procedimento do género (ou seja, paga "tudo o que aparece"), convenhamos que a factura do José Amorim ter sido paga é, no mínimo, estranho.

Não vale a pena mantermos uma saudável mas estéril discussão. Em Portugal, de facto, só é burrinho quem quer...

Seismilhoesum disse...

Ao Condor .....

As primeiras acusações (dez) surgiram do Ministério Público do Porto e/ou Gondomar. Alguns foram logo arquivados. A "segunda" a que indevidamente se refere como ...., confrontou a "primeira" com o que sabia e não propriamente com "apenas" o que estava no livro. Uns processos foram definitivamente arquivados e outros reabertos. O resto, são questões técnicas de legalidade.
Por último, acho eXtraordinário como se insulta tão facilmente a agentes da autoridade e do Estado.
Típico dos portistas.

luis disse...

Kodro,convives mal com as minhas opiniões e dps da tristeza q foi o teu comentário no post anterior,onde nem tiveste a dignidade de responder,resta-me dizer-te q nunca mais entrarei em conversa ctg. Nunca te faltei ao respeito e n te vou admitir que insistas em provocações baratas. Pareces um "doente mental" com o SLB e parece q nc me viste criticar os meus. És "doente" e vais ficar a falar sozinho.

DUX_XXI disse...

Master Kodro, dá-lhe a chupeta senão o tipo faz birra :)

Mr. Shankly disse...

Parabéns ao Porto, justíssima a conquista do campeonato. Vieira até pode perder 10 campeonatos em 10 anos, o que não pode é permitir que se faça o que se fez no final do jogo. Se permite, não tem moral para criticar.
Continuo a achar que a diferença entre Benfica e Porto é menor do que a que reflecte a classificação, mas obviamente que não há dúvidas que o Porto é hoje melhor, tal como o ano passado era o Benfica.

LC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.