segunda-feira, março 21, 2011

Podemos marcar a festa, mister?

Depois de meia hora à espera que alguma coisa caísse do céu (e caiu: um golo do emprestado Addy que colocou a Académica em vantagem), a equipa portista arregaçou as mangas, carregou no acelerador e só abrandou quando Varela fez o golo da tranquilidade, a 15 minutos do fim. Destaques positivos para Guarín, que marcou pelo quarto jogo consecutivo, e para vários lances perigosos de bola parada (uma raridade, esta temporada). De um desses lances, nasceu o golo com que Maicon deu a volta ao resultado, lançando o Porto para a melhor série de vitórias do campeonato (12).

Festejar o título na Luz, já na próxima jornada, é algo bastante tentador. Difícil, mas sedutor. Só que tendo em conta que 3 dias depois o Porto recebe o Spartak, talvez fosse mais inteligente dar prioridade (sem abdicar, como é óbvio, de tentar vencer na Luz) ao jogo (esse, sim, decisivo) da Liga Europa. Aliás, o calendário portista, entre os dias 3 e 20 de Abril, cansa só de olhar para ele:

03/04/2011 Benfica - Porto (campeonato)
07/04/2011 Porto - Spartak (Liga Europa)
10/04/2011 Portimonense - Porto (campeonato)
14/04/2011 Spartak - Porto (Liga Europa)
17/04/2011 Porto - Sporting (campeonato)
20/04/2011 Benfica - Porto (Taça)

Uma boa dor de cabeça para Villas-Boas.

littbarski

34 comentários:

littbarski disse...

7-3=4. O jogo com o Spartak é 4 dias depois (e não 3) do Benfica-Porto. Tenho de comprar uma calculadora...

carlos disse...

Convém que voltem a convidar para a festa aqueles fulanos vestidos de árbitros que estiveram no estádio aquando da apresesntação da equipa. Ou esses ou os verdadeiros árbitros. Sem essa componente, o título (ainda ontem mais um penalty que ficou no apito, logo no primeiro minuto) numnca seria realidade...

Riga/V-1-Boy disse...

ok foi penalty, mas pelo que vi ontem do porto, acho que se a academica tem marcado aos 2 minutos nao levavam apenas 3, ainda levavam mais, é que basicamente o porto só começou a jogar depois de sofrer o golo e a academica acabou ai, acabaram por marcar 3 e ainda podiam ter entrado mais 2 ou 3

Rebello disse...

Realmente caiu do céu, ninguém no estádio acreditou logo que tinha sido golo. Grande golo, parecia um ponta-de-lança.

Um adepto à minha frente comentou "o Helton é um nabo" seguido de um "só vamos ser campeões a 1 jornada do fim, olha pó que eu te digo". Acho fascinante as reacções no momento de muitos adeptos. Alguns nem se dão ao trabalho de ver quem joga.
Quando o Hulk tenta um remate de letra quando tinha boas hipóteses de marcar golo, o mesmo adepto diz "este gajo nem no ramaldense tinha lugar, era cortar-lhe o ordenado TODO até ao fim da época". Acho mesmo fascinante.

Grande jogo de Guarín. No fim da época passada já tinha mostrado o seu valor. Este ano merecia ter jogado mais, principalmente na altura em que Falcão esteve lesionado.
Tal como fez Jesulado, o FCP podia ter jogado em 442, com Guarín. Hulk e outro na frente.

Olhando para o calendário parece óbvio o destaque que se tem que dar à Europa. Mas não me parece que o Porto vacile muito se rodar a equipa, pois Cebola, Guarín, Rubén M., Maicon e James são jogadores com qualidade e que vão tendo alguns minutos de jogo.
Vai ser um mês interessante de se acompanhar.

Julián, o Kmet disse...

Parabéns pelo campeonato, foi inteiramente merecido.

Olhando para o calendário arrisco a dizer que o Porto e o Benfica deveriam fazer descansar as melhores unidades.

Há contudo um factor, importante, a ter em conta, o prestígio do jogo benfica-Porto e a possibilidade de se terminar um campeonato sem derrotas. É muito aliciante para uns, e os outros vão tentar impedir esse feito...

E depois a vaidade... duvido que se consiga ceder à tentação de derrotar o adversário... Duvido mesmo muito...

Jorge disse...

E possivel que tanto o Benfica como o Porto queiram descansar jogadores. O jogo e so daqui a duas semanas e, assumindo que nao havera grande cansaco dos jogos das seleccoes, o unico problema em jogar com os titulares na Luz sao as possiveis lesoes. Nao vejo problema em jogar dois jogos intensos em 5 dias podendo descansar os titulares no fim de semana seguinte antes da segunda mao dos jogos da Liga Europa.

Carlos disse...

a lata de alguns que ainda falam em arbitragens...

https://lh6.googleusercontent.com/-II4o-v4WoZU/TW9wLcWl2oI/AAAAAAAAAr8/14ZauFY4oDc/s1600/cotovelada+de+Coentr%25C3%25A3o.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-ckAEo5k3uXQ/TW9wMVb7OYI/AAAAAAAAAsE/POpmMASwnu0/s1600/amarelo+a+Coentr%25C3%25A3o.jpg

http://www.youtube.com/watch?v=mKCxV31kjq4

etc etc

Hugo disse...

Os chorões estão imparáveis. Justificar 13 pontos de diferença não e fácil.

Carlos disse...

não esquecer que o Benfica-Porto da época passada foi decidido com um golo ilegal

Joao disse...

o homem cortou a bola com a mão, não me parece muito intencional mas foi o que aconteceu...

o Porto começou a jogar futebol a partir do momento que sofre o primeiro golo, foi acelerando e de repente já estava nos 3-1...

gosto cada vez mais de ver este Porto a jogar...

Diego Armés disse...

Aconteça o que acontecer, e independentemente de calendários, não acredito em equipas a rodar ou jogadores a descansar no Benfica - Porto. Pode não ser muito racional, mas os adeptos do Porto exigem o título na Luz; e os do Benfica exigem que o Porto vá mijar noutra freguesia. Pode hipotecar o resto das provas (sobretudo a Liga Europa), pois pode, por causa de um jogo que, na realidade, é de queimar calendário. Mas a dignidade e o orgulho ainda são coisas muito bonitas.

M disse...

marca a festa marca, convoca as putas todas do reinaldo...

L. disse...

a festa foi marcada em agosto, quando pinto da costa almoçou com vítor pereira.

rui disse...

"adeptos do Porto exigem o título na Luz" ----> diz kem? Os benfikistas e comunicaçao social é que estao a dar o destaque a um jogo que é apenas mais um...alias a partir de agr o porto nem precisa de ganhar mais algum ponto porque o benfica ainda vai perder mais pontos...


ruibonga

Diego Armés disse...

Claro, Rui. Desculpa, fui eu que fiz confusão. Aliás, acredito mesmo que os portistas até façam questão de não ser campeões da Luz, por uma questão de educação. Where was my mind?...

Grilo Falante disse...

Não faço questão em ser campeão na Luz. Faço apenas questão de ser campeão.

Nuno disse...

Podem convidar o João "pode ser" Ferreira que titulo é nosso seja na luz ou no Dragão!!

MM disse...

Esse calendário é apertado mas não é por aí além um problema. O Villas Boas não é tolo e sabe bem quais são os jogos em que precisa de ter a equipa no máximo.

O primeiro Benfica - Porto não é um deles, quando comparado com a recepção ao Spartak 4 dias depois. 7, 14 e 20: são estes os jogos que realmente "interessam" ao Villas Boas. O jogo com o Portimonense tem a mesmíssima importância que o jogo com o Benfica: vale 3 pontos, 3 pontos que podem garantir o título daqui a 1 semana ou 2 mas que são irrelevantes porque esse título será festejado pelo Porto independentemente dos festejos serem na Lixeira ou em Portimão.

7, 14 e 20.
Não sei até que ponto um treinador pode fazer experiências. Se calhar não pode. Não há 2 jogos iguais, não existem 2 dias iguais. Mas se calhar pode. Até um certo ponto pode experimentar qualquer coisa. E será para isso que o servirá o próximo jogo com o Benfica: antecipar qualquer coisa que permita ao Villas Boas ter mais dados sobre aquilo que precisa de fazer para 2 semanas e meia depois marcar 2 golos na Luz, não sofrer nenhum, e levar a meia-final da Taça para prolongamento ou penalties.

Será um ensaio, se é que existem ensaios no Futebol. Duvido que existam mas até onde for possível ensaiar qualquer coisa ... será isso que o Villas Boas fará nesse jogo.

Já o Carnide, não quererá ser gozado na sua casa e por isso fará tudo para ganhar o jogo. Para o Benfica sim, será um jogo muito muito importante, porque o Benfica é aquele tipo de clube que não sabendo ter um comportamento normal costuma fazer 1 de 2 coisas:
- Lançar foguetes antes da festa, ou
- Viver de vitórias imaginadas, que apenas existem nas cabeças dos seus adeptos.
Se o Porto não festejar na Luz os benfiquistas sentir-se-ão campeões. Dirão, «Por aqui se vê a força do Banfika, não só precisam dos árbitros para ganhar como nem sequer festejaram na nossa casa, porque somos o melhor clube a jogar futebol na Europa depois do Barcelona».

Será este o raciocinio de um benfiquista e será assim que entenderá o jogo. Que não seria um exercício errado porque como é evidente - na sua perspectiva, Benfica - o Porto não tem nada que festejar títulos na Lixeira mas, não será completamente assim que verão a coisa. Não se trata disso. Eles pegarão mesmo nesses não-festejos do rival para festejar o seu campeonato. O tal campeonato imaginado em que apenas o perderam por causa dos árbitros e do azar.

Depois, Verão.
E no Verão, mais 100 milhões de contos em Robertos.

Será mais ou menos assim o filme do que aí virá.

Joao disse...

o ano passado a equipa "mais grande" era extraordinária, um "rolo compressor", a melhor equipa do planeta a par do Barcelona...
Ganhou o campeonato a meio da última jornada, foi eliminada sem apelo nem agravo pelo Liverpool, eliminada da taça e lá conseguiu ganhar ao Porto a taça da liga (num jogo péssimo do Porto, mas também o seu momento de viragem enquanto equipa...).

Este ano, o Porto arrisca-se a ser campeão na 25 jornada (24 jogos, 22 vitórias e 2 empates)...
Está nos quartos de final de uma competição europeia (12 jogos, 10 vitórias, 1 empate e 1 derrota).
Falta ainda um jogo para a taça de Portugal onde perde por 2-0 com o "mais grande"...

Agora digam-me lá uma coisa, se o "mais grande" estivesse a fazer a época que o Porto está a fazer o que é que se dizia por aí? (comunicação social, direcção e equipa técnica do "mais grande", adeptos em geral, etc...)

MM disse...

O vice-presidente “encarnado”, Rui Gomes da Silva, referiu que “as grandes equipas são como os grandes vinhos” e é isso mesmo que se passa com este vinho comemorativo da Adega de Borba.

“É uma feliz união entre uma equipa vencedora e um vinho de excelência”, considerou, antes de citar Napoleão: “Dizia em relação ao vinho e até ao champanhe que é merecido nas vitórias e que é necessário nas derrotas. Diria que nesse aspecto o vinho da Adega de Borba vai ter uma função incompleta nestas garrafas, porque normalmente não há derrotas no Benfica. Estou certo que enquanto o vinho estiver por aí, o Benfica não vai provar o sabor da derrota.”

"Não há derrotas no Benfica".
Escrevi o meu comentário antes de ler esta pérola do Rui Gomes da Silva. Não há derrotas, claro. Da mesma forma que a Liga dos Campeões não existiu, as 3 derrotas para o Campeonato em 4 jogos iniciais, a goleada em Anfield, a Liga Europa do ano anterior, as 2 classificações fora da Europa e tanta coisa mais vivida pelo Benfica nos últimos 15 anos.

"O Benfica não perde", porquê pai? "Porque o Benfica é o maior do mundo filho, é mais do que uma nação, e porque um bom chefe do família é do Benfica, e porque o Presidente do Conselho disse-o na rádio". És mesmo bom pai, "pois sou filho, andei a chular o povo Português enquanto fui ministro do Santana Lopes mas sou muito bom, e é por isso que hoje sou Vice do Enorme".

Está aí, 40 anos passados da Democracia. O Benfica continua a não perder ...

MM disse...

Clube de bêbados alucinados.

Bom, Littbarski, dá-me aí um link se faz favor. Para ver a RTPN em directo. Vais ver o debate Littbarski? Eu vou. Vê também, para que durante 2 horas um pouco da atmosfera e respirar de Lisboa entrem aí pela densa camada atmosférica Nortenha (a)dentro.

Lisboa tem isso sabias? O ar brilha muito mais. O céu é mais azul. Respira-se melhor. Tudo é mais claro. Aproveita Littbarski. Vê o debate na RTPN.

Sabes que durante muito tempo dizia-se que os portuenses não conseguiam viajar até Lisboa. Tinham medo. Não sei de quê. Há muito tempo = quando se viajava de carroça ainda, e quando El Rei ainda governava. Embora, embora, os pontos Capitais do reino estivessem espalhados pela região Norte de Portugal.

Littbarski, as 7 finais perdidas por cada 8, para o Sporting, pelo Porto, em média, vêm muito daqui. Tem que ver com o núcleo de Alvalade. O Sporting até pode viver sob terreno frágil - embora deles esteja quase a sair, porque ciclos desses no nosso Clube não duram mais do que 2 anos, ao contrário de outros que aturam incompetenentes, iletrados, criminosos e vigaristas durante 15 anos - mas mesmo nessas alturas em que o terreno é frágil, o núcleo da Península Ibérica vive bem por baixo do Reino do Leão. E isto conta muito. Há por ali muita, como dizer ... energia universal Littbarski, aquela energia que dá vida aos átomos, às árvores, aos planetas ... o hard-core da Terra Littbarski, situa-se ali no plano que à superfície entronca na Professor Fernando da Fonseca, em Lisboa, Estádio José Alvalade, berço do mundo, extremo que liga a calçada Lisboeta ao epicentro do Planeta ...

MM disse...

Littbarski, repara no tom de voz do Miguel Relvas. Repara na sua gravata, no seu timbre, dicção, as frases feitas, a superficialidade, "O PSD teve uma postura irrepreensível nos últimos 2 anos". É o que lhes interessa Littbarski. Como pode o teu país ser uma coisa diferente do que é. Não há milagres ...

A Cecília Carmo está mais magra.
E mais velha.

miguel_canada disse...

M, prefiro uma festa com as putas do Reinaldo do que com os traficantes de poeira ou os terroristas armados ate aos dentes do Vieira.
Há putas que são bem boas e a foder levam-te ao paraíso. Os jagunço leva-te ao cemitério.

condor disse...

Cuidado Litt!O ano passado andaram uns palhaços a reserBar espaços para a festa do titulo de tunebol,e que vinham cá partir a louça toda e mais o caralho,e foi o que se viu!
Tres na peida e etc!A louça devia ser de aluminio!Ou de ferro,que sei eu?
Partanto,não vamos raciocinar como os limitados lampeões e vamos acima de tudo dispensar ao adversário algo que ele não merece:Respeito!Respeito porque jogam em casa!Porque está muito em jogo!
Sim,muito em jogo!Por exemplo a primeira derrota do próximo campeão!
Partanto cuidado que o caimar tem muito que se atirar para a piscina e o rrabi tem muita porrada para dar!

Rearviewmirror disse...

MM

http://www.youtube.com/watch?v=zK6mUV48518

MM disse...

Retrovisor, ou visão de marcha-à ré,
Não abro links sugeridos por galinhas. Se perguntares à Bolacha ela dir-te-á. Não é nada contra ti, é só mesmo a certeza que não há nada por ti sugerível que me possa acrescentar o que quer que seja. Seja lá no que for.

Mr. Shankly disse...

MM, viste o Dias Ferreira a palitar os dentes em directo na televisão?

Deixa Tar Que Eu Faço disse...

Caro Littbarsky mais um texto bastante equilibrado, parabéns por isso. Em relação ao jogo Benfica-Porto, é complicado fazer previsões, nenhuma equipa vai querer perder, mesmo tendo embates muito importantes para a Liga Europa. E apesar do que dizem alguns cromos que nada vêm à frente senão ódio, Porto e Benfica são as duas melhores equipas e podem dar um bom espectáculo, vamos ver. O que espero é que não se vá pelo caminho da violência como forma de resposta aos acontecimentos com o autocarro do Benfica na Norte.
Agradeço ao MM por belos momentos de comédia que nos proporciona...
Cumprimentos

Rearviewmirror disse...

E o Sporting é a nossa puta... E o Sporting é a nossa puta!!!

Julián, o Kmet disse...

Tem uma especial piada ver um tipo que precisa de retrovisor para saber o que se passa nas costas, chamar de puta seja a quem for.

Olha para o espelho da frente pá :)

E já agora podias falar de futebol, se quiseres claro.

Joao disse...

digam ao Pinto da Costa que no jogo da Luz, em vez de levar os gajos das claques (aquela estúpida corja de mentecaptos) ofereça os bilhetes a crianças até aos 16 anos...

assim pelo menos dentro do estádio a coisa corria muito bem (não estou a ver crianças a atirar bolas de golfe nem benfiquistas com atitudes menos próprias...).

é só uma ideia...

cincoAzero disse...

nem benfiquistas com atitudes menos próprias...

ora essa, claro que não !

"Viatura onde seguia Pinto da Costa, imediatamente atrás do autocarro com a equipa azul-e-branca, foi igualmente alvo do ataque, tendo ficado com um vidro partido. Uma pedra terá batido no autocarro e, de seguida, atingido o automóvel do presidente do FC Porto. Ouça, aqui, as declarações do treinador Jesualdo Ferreira, sobre este incidente.
O autocarro do FC Porto foi apedrejado este domingo à tarde na auto-estrada de Cascais (A5), a cerca de dois quilómetros do Estoril, onde o conjunto portista defrontou a equipa local. De acordo com as informações apuradas, o veículo foi atingido na zona de Alcoitão.

A viatura onde seguia Pinto da Costa, imediatamente atrás do autocarro com a equipa azul-e-branca, foi igualmente alvo do ataque, tendo ficado com um vidro partido. Uma pedra terá batido no autocarro e, de seguida, atingido o automóvel do presidente do FCPorto.

Não houve danos pessoais, apenas materiais."
em Janeiro de 2010

cincoAzero disse...

os benfiquistas ?! claro que não

http://4.bp.blogspot.com/_s8RMoyzxdtA/S5ffHQAdc-I/AAAAAAAAAjs/UzYVtBdfBhI/s1600-h/RAMALHO234.jpg

http://oantilampiao.blogspot.com/2010/05/comboio-dos-porcos.html

"Espanha: adeptos do Benfica detidos por agressão e roubo

Os adeptos do clube encarnado foram detidos em Espanha quando regressavam de Marselha depois de assistir ao jogo da Liga Europa.

A Guarda Civil de uma localidade perto da cidade espanhola de Burgos deteve sete jovens de nacionalidade portuguesa, com idades compreendidas entre os 19 e os 27 anos, por terem sido os presumíveis autores de assaltos a áreas de serviço. São também acusados de agressão a uma empregada e de terem ameaçado outro funcionário com um taco de bilhar. As detenções ocorreram na madrugada de sexta-feira.
Segundo a informação da polícia, o grupo viajava numa carrinha alugada e são adeptos de uma equipa portuguesa de futebol que jogou em França para uma competição europeia (Liga Europa), e regressavam a Portugal. O Benfica foi a única equipa que jogou em França, nomeadamente em Marselha, pelo que é feita a ilação de se tratarem de adeptos do Benfica.

A Guarda Civil adianta ainda que as investigações conduziram para um outro caso idêntico ocorrido em 17 de Março (quarta-feira) numa outra área de serviço e que implica também os sete jovens portugueses."

Comportamento igual ao que tiveram ontem, no Algarve.
Gostaríamos que as forças policiais portuguesas tivessem tido a mesma eficácia no combate à violência vermelha à semelhança da Guardia Civil.

Joao disse...

o que é que a liga de clubes anda a fazer carago?

não está na hora de chamar as direcções dos dois clubes e resolver os diferendos que têm de ser resolvidos?

Querem andar à batatada, que se organizem, Pinto da Costa vs Filipe Vieira , Rui Costa vs Reinaldo Teles. (isto era uma boa ideia para as audiências)