terça-feira, março 08, 2011

Não acham (nem um pouco) estranho?

O Porto lidera um campeonato, que vai na 22.ª jornada, com 11 pontos de avanço sobre o Benfica, com mais 6 golos marcados e menos 12 sofridos do que o seu adversário, tendo mais 3 vitórias e menos 5 derrotas do que o rival e dispõe de vantagem no confronto directo depois de um 5 x 0 na primeira volta.

Ainda assim, há quem defenda que o futebol do Benfica é de muito maior qualidade do que o do Porto (e de toda a gente) e que quem devia estar em primeiro era o Benfica, dada a clara superioridade evidenciada sobre os adversários, incluindo o Porto. Eu aceito todos os argumentos, desde que baseados em algo palpável, onde não cabe - perdão - o conceito do mailindo. Eu acho que uma superioridade tão clara devia estar evidenciada em números complementares aos de cima (que para mim já sao extremamente esclarecedores, mas que pelos vistos não o são para toda a gente).

Eu acho, no mínimo, estranho que uma superioridade tão grande, ao fim de 22 jornadas, produza menos 41 remates do que o ataque do Porto. É uma opinião - aceito - até podem ser remates para o céu, executados do meio-campo (pelo Fernando, de certeza).

Começa a ficar mais estranho que uma superioridade tão grande produza menos remates (9) do que o ataque de um dos piores Sporting 's de sempre - atenção que não está aqui em causa a infabilidade das evidências estatísticas, porque não está a ser defendida, mas sim a subjectividade de quem defende uma superioridade clara, tão clara que supere 11 pontos e 18 golos de diferença.

Mais estranho ainda é que uma superioridade tão clara produza, em 22 jornadas, apenas mais 30 remates do que o ataque do Vitória, pouco mais do que 1 por jogo a mais do que uma equipa que joga devagar e parado, que desespera os seus adeptos pela falta de qualidade (estética) do seu jogo, uma equipa, dizem os especialistas, "sem nível competitivo". Eu acho isto estranho.

Mas há um capítulo estatístico em que o futebol encarnado domina: é nos golos de canto, com 7, mais 2 do que Nacional e Académica e mais 6 do que, por exemplo, Porto e Sporting. Não me consigo lembrar de nada mais espectacular e demonstrador de superioridade do que um golo de canto.

master kodro

61 comentários:

.:GM:. disse...

Que mau feitio MK, recorrer às estatísticas? Esses dados tão pouco fiáveis? O que interessa são os títulos dos pasquins, os Xistras deste mundo, e as declarações do mais maior grande, pois apesar de se ver perfeitamente a rotação do braço do Javi de encontro ao peito do Alan, continuam a dizer que não houve agressão. Se eles não acreditam em imagens, hão-de acreditar em estatísticas?

jmc disse...

O Benfica, tal como todos os outros clubes, tem os seus adeptos mais cegos.
Era excelente para o futebol Português se de agora em diante os campeonatos tivessem 3 ou 4 candidatos ao título com a qualidade futebolística que o Benfica e Porto apresentam este ano.
A questão que muito é debatida pelos benfiquistas são os primeiros jogos no campeonato em que fomos muito prejudicados.
Não ouvi ainda nenhum benfiquista colocar em questão a qualidade da equipa do Porto.
Perder um campeonato para uma equipa como a deste ano do Porto, não nos custa nada. O melhor e o mais regular vence. O que custa é perder sabendo que houve factores extra ao que se passa em campo.

Joao disse...

Clap! Clap! Clap! Clap!

jmc disse...

Volto a dizer, não está em questão a equipa do Porto, mas nunca vos vejo comentar nem criticar aquilo que se passa nos estádios do Norte.
Violência entre adeptos? A coisa sempre esteve limitada a um conjunto de bruta montes. Agredir os artistas? Atirar bolas de golfe? Será que sabem que aquilo pode matar?

rui disse...

"Não ouvi ainda nenhum benfiquista colocar em questão a qualidade da equipa do Porto."


Basta ir ao sites da bola, nos comentarios para comprovar o contrario...não sei onde vive....


ruibonga

Rebello disse...

onde te foste meter MK...
isso não chega para o argumento da arbitragem. Isso sim um argumento.
Estatística? mas o que é isso?
Vais levar com um camião de insultos.
Vão te chamar Portista, que para muitos génios das caixas de comentário do 442 é o pior insulto.
Alguns vão apenas dizer que quando falas do Benfica és um aziado.
Vão dizer que este blog é anti-benfiquista.
Infelizmente depois disto tudo vão continuar a comentar.

ps: será que passa os 100 comentários? ou fica-se pelos 25?

low desert puke disse...

Là està, é que até as pròprias estatisticas, assim como a sua objectividade podem sofrer com evidencias menos palpàveis. Como jà hà umas semanas aqui disse, sao 5 derrotas é certo, isto diz-nos da quantidade. Mas e sobre a "qualidade" dessas derrotas? é que tal como certas vitòrias podem ser adulteradas - como a do porto em aveiro, também as derrotas podem ser adulteradas - como a do Benfica em Guimaraes ou contra o Nacional - e é isto que os portistas este ano insistem em nao considerar!

Ter menos remates que o sporting é importante? Isto é desconsiderar o pròprio futebol, MK! Senao como é que a Alemanha seria hoje uma das selecçoes com maior historial no mundo? Jogam tantas e tantas vezes menos do que os adversàrios, mas depois ferram golos e resultados que lhes permitem ter no palmarés campeonatos do mundo e da europa...

Mas jà que o porto, através da estatistica é assim tao avassalador o que torna as criticas benfiquistas no minimo pobres e lineares, onde estavas tu o ano passado quando o rolo compressor do Benfica marcava golos a rodos, ganhava jogos em catadupa, mas tantos e tantos adeptos como tu se baseiam no Ricardo Costa e num "campeonato ganho apenas na ultima jornada" tentando sempre desconsiderar aquilo que nòs fizemos até levantarmos o caneco de campeao? Responde a isto por favor.

Fredy disse...

não low, responde tu!

voces vivem tão aluados que nem percebem na hipocrisia que entram! acusam as pessoas duma coisa, quando ao fazerem tão a (voltar) a cair no mesmo erro!

sim, porque a maioria das pessoas refere as estatisticas e etc, para mostrar a vossa hipocrisia, pior é que voces não o percebem e pensam que se tá a falar sempre a sério.

Joao disse...

low lá vens com o raio do rolo compressor...

Rolo compressor vi eu, quando o "mais grande" visitou o Dragão...

Abraço

low desert puke disse...

Ignorance is bliss, fredy. Falas em andar aluado e em hipocrisia mas deste as voltas que quiseste a nao te desemerdaste. Sintomàtico.

Quanto ao argumento da "qualidade" da estatistica nao dizes nada, aliàs, reiteras que ela, a estatistica, serve para mostrar a nossa hipocrisia. Mas a hipocrisia que voces demonstram, com os exemplos que apontei, sobre o campeonato passado também nao dizes nada. Aliàs dizes, "pensam que se tá a falar sempre a sério." Priceless.

Agora acalma-te um pouco porque até parece que toquei em pontos desconfortàveis. Senta-te direito na cadeira e responde com objectividade ao meu primeiro comentàrio.



Joao, viste. Mas jà nao foi da ultima vez. Vez essa que nem a jogar com mais um foram capazes de confirmar as magnificas estatisticas de remates e ocasioes de golo.

Pedro disse...

Não é nada estranho. Nesta liga corrupta é perfeitamente normal. Com arbitragens honestas esses números seriam completamente diferentes.

CORRUPTOS!!!!

qualquercoisa disse...

http://futebolfilosofal.blogspot.com/2011/03/perguntem-ao-vitor-pereira.html

condor disse...

Perder um campeonato para uma equipa como a deste ano do Porto, não nos custa nada. O melhor e o mais regular vence. O que custa é perder sabendo que houve factores extra ao que se passa em campo.

Oh meu...tu decide!Ou és molusco ou marisco!
É o melhor e mais regular que vence ou são os factores estranhos ao jogo?

João disse...

Queres estatística MK? O FCP é a 6ª equipa com mais faltas sofridas; o FCP é a 15ª equipa com mais amarelos; o FCP é a 6ª equipa que mais faltas comete na nossa liga; O FCP é a equipa com mais penalties a favor (retirado do site maisfutebol). Interpretem como quiserem estes dados.

Não se nega a qualidade da equipa do porto, nem do futebol que pratica. Perder um campeonato para uma equipa competente é algo tolerável - não estamos a perder o campeonato para um banco de coxos. O que custa é saber que apesar dessa competência existiram factores externos a influenciar a prestação das equipas neste campeonato.

No final, cá estarei para dar os parabéns ao futuro ex-campeão.

Grilo Falante disse...

Muito bom texto MK.

P.S.: Será que ninguém dá os medicamentos ao pedro do mágico slb? E não falo do kompensan que esse já não lhe chega, mas aqueles para evitar as alucinações constantes que ele sofre.
Confesso, que agora sinto um pouco de pena dele, Faz-me lembrar aqueles maluquinhos que andam pelas ruas a fazer cenas tristes e dos quais é impossível não nos rirmos, para a seguir ficarmos com remorsos por nos termos rido de um doente mental. Confesso, tenho remorsos de me rir do que escreve o pedro do mágico slb, mas não me consigo conter. Lamento.
(até estou com medo do que vai responder o LC...)

luis disse...

Esta malta que se guia (única e excluvamente) por números, e que não consegue avaliar (ou pelo menos discutir) nenhuma outra condicionante, é a mesma malta que olha para o número de desempregados em Portugal e diz que "nem são assim tantos". Porquê, porque esse número omite ou não interfere com os trabalhadores precários, por exemplo (ler temporários e a recibos verdes), que são muitos milhares. Dessa forma, esconde-se uma realidade que é muito mais dramática do que a evidenciada pelos 700 mil desempregados. Porquê? Porque convém.

Neste números que o MK revela, nenhuma conclusão se pode tirar para além da óbvia: o FCP lidera a tabela porque tem mais pontos. Todas as outras condicionantes do futebol não são analisadas ou ponderadas, pelo menos.

Golos anulados, foras-de-jogo mal assinalados, expulsões indevidas, amarelos e vermelhos mal mostrados, pénaltis não assinalados (para todas as equipas, obviamente) são apenas alguns outros factores que deviam ser tidos em conta.

Vejamos um exemplo, parecido com a teoria da média, em que se eu comer um frango inteiro (não é daqueles do Roberto, é daqueles da churrascaria), entre mim e o MK, isso significa em média, que o MK comeu metade e eu outra metade. No fim, o MK, expõe os números e a malta conclui que ninguém passou fome, pois ambos comemos metade do frango. Coitado do MK. Mas é o que dizem os números.

Aqui é a mesma coisa. Chutam números (o que por si só é válido) mas esquecem-se de analisar TODAS as condicionantes para que alguma conclusão seja aferida em rigor.

Isto que o MK faz, não tem valor absolutamente nenhum pois as suas implícitas conclusões carecem de objectividade. A menos que o objectivo seja, precisamente, não ser nem rigoros, e muito menos, objectivo.

Bafo de Peixe disse...

Estatísticas? Mas isto é a NBA?
Tudo bem que o Roberto frangou, que o Benfica começou mal. Mas o Porto não começou a época muito melhor, aliás não me recordo de nenhuma equipa que tenha começado a época com bons níveis. O que fez a diferença no inicio do campeonato foram pequenos detalhes de arbitragem que fizeram uma grande diferença e que conferiram uma enorme moral à equipa do Porto, culminando nos 5-0. Depois disso foi controlar, assim é fácil.
Claro que o FC Porto tem mérito em estar destacado no primeiro lugar, mas eu não me esqueço do que se passou nas primeiras 6 jornadas.
Quanto ao que aconteceu em Braga, foi normal, não é nestes jogos que se perdem campeonatos.

Miguel Pereira disse...

O que eu nunca entenderei nos chamados "adeptos" é que em vez de se preocuparem com os falhos próprios (de jogadores, directivos e técnicos), seja da cor que for, só se preocupam com off-sides, penaltys, cartões e faltas...

Isso ensina-nos que o adepto comum,ou neste caso, o comentador comum, não se importa que a sua equipa tenha um presidente e uma direcção que não sabem planear a época, um técnico que não saiba gerir um plantel, montar um sistema táctico ou explorar variantes e um grupo de jogadores que cumpra com a sua missão...sempre e quando não tenham em contra (ou tenham a favor) penaltys, off-sides, cartões, expulsões, etc...

A que ponto se chega quando o que é futebol desaparece - e se há algo que a estatistica faz é analisar metodicamente o que se passa no terreno de jogo convertendo-o em dados de estudo - e o que é abstracto se torna tão fundamental. Em Portugal os campeonatos perdem-se (e ganham-se) sempre por conspirações alheias.

Quando eles ganham, fomos roubados. Quando nós ganhamos, somos os maiores e o roubo deles (que sempre existe) não chegou para nos travar... por favor, leiam mais, informem-se mais, estudem mais e ganhem uma vida para lá da arbitragem, das conspirações e dos ataques pessoais...há quanto tempo não tocam numa bola?

master kodro disse...

Claro, luis. A comparação entre o número de remates de duas equipas que jogaram 22 jogos contra os mesmos adversários cruza muito bem com "golos anulados, foras-de-jogo mal assinalados, expulsões indevidas, amarelos e vermelhos mal mostrados, pénaltis não assinalados (para todas as equipas, obviamente) são apenas alguns outros factores que deviam ser tidos em conta"...

Número de remates feitos, pá! Descontrai!

Com tanta superioridade do rolo compressor e não conseguem rematar mais do que os outros?

Sabes qual é a diferença entre quem gosta (eu) e não gosta (tu) de estatística? É que quem gosta coloca-a no lugar dela, que é o de ajudar a perceber a realidade (a realidade que são 11 pontos e 18 golos de diferença), cruzando diversos dados indiscutíveis; quem não gosta argumenta com cartões amarelos mal mostrados e afins (na opinião da pessoa que não gosta, tudo arbitragem portanto) quando se está a falar de remates feitos em 22 jornadas em equipas que estão a disputa o mesmo campeonato.

Portanto, contra dados objectivos apresentados como suporte à realidade por parte de quem gosta de estatística, responde um gajo que não gosta, com hipotéticas (porque nem sequer lá estão mas está dito que é para todos...) opiniões sobre arbitragem.

E, no fim, ainda diz que o gajo que gosta de estatística não é objectivo... São uns ladrões de remates estes Xistras, pá.

luis disse...

Miguel Pereira: faz-me confusão dissociar a arbitragem de um jogo de futebol. Existem adulterações à verdade desportiva, e isso deve ser analisado, precisamente porque remete-nos para uma falsa realidade.

MK, eu gosto de estatística.

O que se passou em Braga ou Guimarães, não é hipotético. As escutas mostram-nos que não são cenários hipotéticos. Podemos é ignorar essa realidade. Mas isso, meu caro, não consigo fazer.

O FCP contou com decisões erradas que muito contribuiram para o sucesso (ler vitórias) em alguns jogos do início do campeonato. Com o SLB, passou-se o inverso. Isto inquinou a verdade do campeonato, na minha opinião.

Na tua, não, já percebi.

"Com tanta superioridade do rolo compressor e não conseguem rematar mais do que os outros?"

Aqui revelas bem o teu facciosismo (sim, lamento, mas também tu denotas ser faccioso). Eu não falei em rolo compressor, por isso, dirije-te a quem o fez. Não justifiquei nada com a qualidade ou nao do SLB.

Apenas referi que existem outros factores que para mim são indissociáveis desta questão que apresentas no teu "post". Descontrai, pá!

Miguel Pereira disse...

Luis,

Eu não digo para dissociar por completo, a arbitragem faz parte do jogo como o estado da relva ou as condições climatéricas. Influi mas não determina. Se um árbitro quer expulsar um jogador, seja porque motivo for, expulsa. Mas se um jogador, seja pelo que motivo for, falha um golo à frente da baliza está a cometer um erro muito superior ao do árbitro e as pessoas esquecem-se sempre disso. Dão sempre mais importâncias aos factores externos - do qual a arbitragem é o mais notório - aos factores internos da mecânica do jogo.

Helenio Herrera dizia aos seus jogadores que encarassem cada jogo como se estivssem a perder 1-0 desde o primeiro minuto. Isso colocava-os em guarda para qualquer "vicissitude". As equipas e os adeptos olham para a colina e vêm o Everest quando tantas vezes é só uma colina...

luis disse...

"Influi mas não determina."

Eu gostava de acreditar nisso. Já acompanho o fenómeno "futebol" há muitos anos (se calhar como tu) e não tenho motivos para acreditar que os jogos são limpos.

A verdade é que a arbitragem determina, em muitos casos, o resultado de um jogo. Isto parace-me evidente.

de resto, eu também não defendo o oposto, que se deve olhar apenas para a arbitragem, como é óbvio.

Miguel Pereira disse...

Luis,

Acho que ninguém é "inocente" a ponto de considerar que não há corrupção na arbitragem em todo o lado, da Champions League è Serie Açores da 3 Divisão. O Futebol é o melhor espelho da sociedade contemporânea e se há corrupção em todos os cantos da sociedade também o vai haver no futebol. Aí estamos de acordo. E por isso haverá jogos em que influi muito, outros pouco, outros menos e outros nenhum.

Mas o que é verdade é que há formas e formas da arbitragem influenciar um jogo. Equipas com 10 - com um jogador mal expulso - ganham jogos. Equipas com 9 também. Equipas com penaltys contra param o penalty ou dão a volta. Equipas com amarelados aguentam 90 mts de pé.

O jogo pauta-se por um conjunto de muitas variantes (para um Barça de toque rapido, curto e sobre a relva incomoda se calhar mais um campo gelado ou onde a bola fique presa do que um penalty contra) e tudo é alterável. Já vi grandes jogos em que uma equipa prejudicada é capaz de dar a volta à situação e ganhar. E outros que não. No caso do jogo de domingo acho que pode mais o cansaço fisico acumulado de uma época excelente mas desgastante (com tanta adrenalina como diria o JJ) do que estar com 10 contra 11 e um jogo empatado. Se tivesse havido pulmão e clareza mental o SLB podia ter aguentado o empate ou ganho. Mas não houve.

O problema não é o jogo em si, é o pós-jogo em que 99% das pessoas se fixam nesse aspecto, nessa variante, e esquecem todas as outras. Aí está o erro, neste e em quase todos os jogos de quase todos os clubes.

low desert puke disse...

Kodro,
apresenta entao a estatistica que compara todas essas variantes entre o Benfica e o porto na época passada. E também com o braga à mistura se quiseres, visto que seria desleal deixar o vice-campeao de fora disto.

Apresenta esses dados e depois pede encarecidamente aos adeptos portistas, e porque nao, aos sportinguistas, porque raio é que o Ricardo Costa foi um ladrao de remates?!?

Mas responde por favor. Nao fujas para a frente como fizeste depois do meu primeiro comentàrio.

Rearviewmirror disse...

O Xistra não é gatuno. Como o Olegário. São 2 santos.

Os fiscais de linha, que expulsaram JAvi e anularam um golo a Jara, por uma COINCIDÊNCIA DO CARALHO são os mesmos que fizeram A MERDA QUE TODA A GENTE VIU em Guimarães, no jogo que lá perdemos.

No total, foram só 2 golos limpos invalidados, um fora-de-jogo a Saviola quando ia isolado para a baliza, e uma expulsão inventada em 2 jogos. Coisa pouca.
Já para não falar dos penaltys sobre Aimar e Carlos Martins, em Guimarães.

É este sim o nosso campeonato.

Também não merecemos mais.

rui disse...

"Os fiscais de linha, que expulsaram JAvi e anularam um golo a Jara, por uma COINCIDÊNCIA DO CARALHO são os mesmos que fizeram A MERDA QUE TODA A GENTE VIU em Guimarães, no jogo que lá perdemos.
"

O mesmo que tentam reclamam da expulsão do javi, foi o mesmo do penalti da taça da liga, da final...mas kual foi mesma a posiçao oficial do benfica na altura? Com conferencia de imprensa e tudo mais...?Nao foi "ai, nao é um erro que influencia um jogo, parem de chorar seus sportinguistas..."?...Mas então como é? Na altura nao vi nenhum benfikista a criticar tal tomada de posiçao do clube? Mas então agora ja mudaram de opiniao? É pá sendo assim têm de convocar outra conferencia de imprensa para ser oficial senao ficamos na dúvida...E de preferencia com outra taça ao lado...

Realmente o benfica nao tem noçao da figurinha que faz pois nao?

E depois não querem que toda a gente (MAS LITERALMENTE TODA!!) já tenha perdido a paciência para tanto disparate...pf façam um favor a toda a gente e deixam de ver futebol...portugal agradecia...


ruibonga

luis disse...

Caro Rui, talvez não entendas o conceito de "tendência".

Aos benfiquistas que aqui ou noutro lado defendem que o campeonato foi inquinado, não julgam um ou outro erro contra. Julgam uma enormidade de erros, muitos deles grosseiros e repetidos pelos mesmo senhores.

O jogo de Braga é disso exemplo. Vê o vídeo que está no meu blogue, por favor. E vê a quantidade de erros que existiram contra o SLB. Não foi um pénalti ou um fora de jogo. São variadíssimas decisões (faltas, amarelos, foras de jogo) erradas. Isso indica uma clara tendência de quem arbitrou o jogo.

Acho que é isto que muitos como tu insistem em não entender. Actualmente, o trabalho dos árbitros é tão miserável, que num jogo de 90', é raro chegar-se ao fim e poder dizer que o senhor do apito falhou uma ou duas vezes. Na maioria dos jogos, são DEZENAS de vezes.

Mais: aceitar a divisão salomónica das más decisões é apenas uma forma de se perpectuar este estado de coisas. Mas, quando existe um árbitro que falha TODAS as decisões mais complicadas de um jogo (e como vês, já assim tinha sido em Braga) é preciso sermos muito ingénuos para acreditar que não foi propositado.

luis disse...

Rui, "já tinha sido assim em Guimarães".

Fredy disse...

estes lampiões não vão lá nem com a paparoca à frente da boca! enfim.

a estatistica é por mais evidente..mas para eles não chega.

já aqui lhes puz um link ( http://souportistacomorgulho.blogspot.com/2011/03/comparacao-casos-de-arbitragem-mais-um.html ) onde se mostra que nem a desculpa dos arbitros é válidas, antes pelo contrário, mas nenhum lampião a comenta.

e o mais engraçado, é que eles acham que são tão bons, melhores que todos, mas a verdade é que se o fossem, teriam ganho no Dragão (e estariam a 5 pontos, ou 2 se tivessem ganho em Braga), e em vez disso levaram 5 na boca e foram completamente humilhados! lá e noutros jogos europeus com equipas medianas e desconhecidas!

rui disse...

Já disse e repito: quem não repudia conferencias de imprensa com taças ao lado a dizer "aguentem-se", não têm moral para falar em circunstancia alguma...

E de casos nao falo pk a paritr do momento em que dizem que aquilo que o javi fez nao é agressão é sinal que estão tao doentes que nao conseguem ver futebol...

ruibonga

-=amadorjp=- disse...

Engraçado, a melhor equipa do mundo, o Todo Poderoso Barcelona também remata menos que o Real, também ataca menos vezes e penso que até anda ela por ela em golos sofridos... então porque é que é uma equipa tão especial? Porque domina os jogos, porque passa o jogo todo em busca de uma coisa apenas, a vitória, nem que para isso tenha de demorar imenso num ataque.
Ora o Benfica, mesmo que muito inferior ao Barcelona, tenta fazer o mesmo, mas de outra forma. Este Benfica, tal como o do ano passado, passa o jogo todo à procura do golo. Joga numa pressão alta e recupera rapidamente a bola. Basta ver as tais estatísticas e ver quem tem mais posse de bola. Quem faz mais ataques.
Rematar à baliza é estupidamente simples. Na nossa liga um remate mesmo que saia a rasar a bandeirola de canto conta!
Dominar o jogo é diferente, mas para quem ganhou campeonatos da maneira que assumiu que ganhou, já nada interessa. Desde que ganhem, não é?!

luis disse...

Rui, pensava que estavas a falar comigo, afinal estás a falar com entidades abstractas.

Não consegues argumentar qualquer coisinha sem recorreres a fugas para a frente?

Enfim...

Julián, o Kmet disse...

Os Benfiquistas tem um hábito. Um mau hábito. repetem mentiras ad nauseum à espera que cole. O que disse o leitor amadorjp é uma barbaridade sem sentido (link: http://www.marca.com/estadisticas/futbol/primera/clasificacion.html)

Outros no passado agarravam-se à estatística e agora repudiam-na. É conforme a conveniência. Mas isso de um adepto que sofre de clubite pouco ou nada importa, naturalmente, mas dizer barbaridades como "qualidade da estatistica" era algo que, confesso, nunca pensei ver escrito. Nem por um adepto completamente cego e em completa negação das evidências.
Achei, tb, uma piada tremenda ao tipo que ainda não se decidiu se custa ou não perder o campeonato para o melhor e mais regular.

Entre outras pérolas (e vamos continuar a assistir a algumas mais...)

Raramente venho até à caixa de comentários, mas hoje, devido ao elevado nível de loucura evidenciada por alguns, não podia deixar de dar os meus parabéns a todos os cabeçudos que contribuem para a festa.

E siga a banda.

low desert puke disse...

Fredy, eu pus-te tudo à frente da boca no meu primeiro comentàrio mas tu preferiste fazer-te de desentendido. Bravo!

Julian, penso que fui bem explicito quando meti "qualidade" das derrotas precisamente entre aspas. Repito, das derrotas, nao das estatisticas. E expliquei bem o meu ponto de vista. Demonstra por isso que és um homenzinho e comenta o teor do meu comentàrio para là das pròprias aspas.

PS: Este debate està a ser, como direi, gratificante quase..um gajo toca em alguns pormenores que fogem para o subjectivo e é ver uns a rodopiarem à volta de si mesmos tentando morder a pròpria cauda, e outros...que nem se dignificam a comentar.

João disse...

Vou fazer como alguns que aqui comentaram e vou generalizar.

Os lagartos são uns betinhos queques choramingas e os andrades são todos uns arruaceiros criminosos. Uns são sempre roubados, já os outros nunca são ajudados. No entanto nunca têm duvidas de que outros são sempre beneficiados ou pelo menos nunca prejudicados.

fredy, a tua "analise" dos erros de arbitragem é bastante redutora, mas não se pode pedir mais. A fonte que escolheste foi aquela, fizeste o que podias com os dados que tinhas.

kmet, com esse link o que consegui ver foi a diferença de golos marcados e sofridos entre Barça e Real. O Real rematou 505 vezes até agora contra 443 do Barça, no entanto tem mais golos marcados. Não vejo barbaridade nenhuma.

A estatística por si só não chega para concluir o que quer que seja. O futebol não é assim tão simples.

Rearviewmirror disse...

http://www.youtube.com/watch?v=F-X464CWO-Y&feature=player_embedded

Ainda bem que o video já apareceu

Belhote disse...

Esse vídeo era alguma publicidade ao Rennie?

pitons na boca disse...

Rui,

na jogada da expulsão do Javi houve falta do Alan ou não?

rui disse...

Sim, depois de ver a repetiçao sim...e?

ruibonga

Julián, o Kmet disse...

Compreendi. A estatística serve para apelidar de "rolo compressor" o campeão da época passada, mas não serve para o futuro campeão desta.

Se tivesse a tua idade escrevia aqui um LOL.

João, naturalmente que a estatística não serve para explicar tudo, mas ajuda a explicar algumas coisas. Cruza os dados entre a classificação espanhola e a portuguesa e depois diz-me se o Master Kodro tem, ou não, razão no que escreve no post.

Um reparo, não fui eu que trouxe à colação o exemplo espanhol.

Deko disse...

Afinal o Espanhol podia AGREDIR o Alan e sabem porquê ?!

- Porque sofreu falta primeiro...
AAAAhhhhhhhhhhh
AAAAhhhhhhhhhhh
AAAAhhhhhhhhhhh

tp disse...

1. Os comentários benfiquistas a este post são do mais patétco e hilariante que já li. Há um iluminado que escreve que as estatísticas e números não são tudo. Também é muito importante os cartões, faltas, etc, mal assinalados. E quem diz que são mal assinalados ? Bem, o painel de árbitros do Jogo ( que conta, entre os 3, com 2 benfiquistas ), até agora aponta que foi o Porto o clube mais prejudicado. Mas será isso a que se refere o iluminado ? De certeza que não. Quem decide quais as faltas mal assinaladas ou por assinalar é ele. Temos assim um método para julgar este campeonato muito mais fiável que os números.
2. Outro pateta fala no nº de penalties. Ora convinha talvez lembrar-lhe que, na época passada, foi o benfas que beneficiou de mais penalties. E que, contabilizando os últimos 15 anos,foi o Sporting que beneficiou de mais penalties, seguido do benfas e, só depois, do Porto. Lá se foi a teoria…
3. No início do campeonato o benfas foi uma desgraça. Paineleiros e até a imprensa oficial ( a Bola, por exemplo ) exigiam a cabeça do Roberto e a demissão do Jesus. Houve então uma reunião na Luz e, a partir dessa altura, todas passaram a falar a uma só voz: afinal a culpa era dos árbitros. Se não tivessem prejudicado o pobre benfas, este seria campeão. Jornalistas benfiquistas que sugeriam que Jesus deveria ser despedido descobriram então que estavam enganados. Tinham sido os árbitros, esses malandros, os responsáveis.
4. O benfas arrastou-se até Dezembro, com, por exemplo, patéticas prestações na Champions. Começou a jogar melhor em Janeiro e Fevereiro. Isto é, jogou mal 5 meses e bem 2. Jesus resolveu então que, não podendo dizer que ia á frente, poderia dizer que o benfas era a equipa que” jogava melhor”. Todos os paineleiros e imprensa amiga o imitaram. Até aqui nos comentários o seguiram caninamente. Se em vez dessa tirada o Jesus tivesse saltado de um penhasco, haveria aqui muito menos comentadores.
5. O ideal seria que alguma da rapaziada benfiquista que aqui comenta tentasse, por exemplo, convencer as casas de apostas que colocam o Porto como 4º favorito à Liga Europa e o benfas muito abaixo, que estão enganados e o benfas é o melhor. O diálogo poderia ser algo do género:
– O benfas joga melhor.
– Sim ? Mas porquê ? O Porto tem mais 11 pontos.
Pois, mas o futebol do benfas é mais bonito.
- - Bonito ? Como, mais bonito ? Tem mais ataques ? Mais remates ?
- - Não, tem menos.
- -Mais golos marcados ?
- - Não, tem menos. Mas o futebol é melhor.
- - Mas porquê melhor ? Em quê ?
- É mais bonito.
- Mas quem diz que é mais bonito ?
- O treinador do benfas.
- - Ah, bom. Olhe, vem agora aí uns senhores de branco. Vão-lhe pôr uma camisa, não é nada de especial, só queremos ver se lhe fica bem. É só um instante……

rui disse...

Tp,

brilhante essa conversa...e realmente se o benfica é o mais grande pk nao está à frente nas casas de apostas para ganhar a liga europa? Querem ver que o pinto da costa tb controla isso?


ruibonha

luis disse...

tp, vai pra puta que te pariu e vai chamar palerma ao teu pai.

rui disse...

Uiiii que o menino ficou ofendido por ouvir a verdade...realmente isto tá do melhor...


ruibonga

luis disse...

Rui, podes ir pelo mesmo caminho anormal que não consegue manter uma conversa com registos mínimos de inteligência. E digo-te já que me estou a cagar se és do FCP ou se és do Freamunde. És um atrasado, só.

Deko disse...

O video que o pasquim "A Bola" não mostra:
http://www.youtube.com/watch?v=mKCxV31kjq4

pitons na boca disse...

Nada de especial, Rui.

Esse pormenor deves ter visto só na repetição, mas a violenta e bárbara "agressão a soco" que se terá seguido já deves ter visto logo, apesar de ter sido a seguir e de mal aparecer na televisão quando a jogada passou em directo.
Tal como os árbitros viram tudo o que se passou... depois.

Mas não está mau, pelo menos algum portista que admite que a falta devia ter sido marcada ao contrario.
Pelo menos isso.


No entanto, neste blog, congratulo-me de ver nova referencia a violência em estádios de futebol ou mais uma referencia a jogos de hóquei, seja com bolas de golfe a atingirem jogadores (no primeiro caso) ou tacadas dignas de basebol nos joelhos dos adversários (no segundo caso). Se já aconteceu no passado, percebe-se o porquê de voltarem a escrever, aqui.

Isso é que não é de estranhar.
Siga o circo, como gostavam de lhe chamar no ano passado.

Hugo disse...

Mais uma vez volto a lembrar que muitos benfiquistas em plena euforia do rolo compressor recorriam aos numeros para justificar a justeza da sua liderança mas agora já os desprezam pois deixaram de ser úteis...
Vá lá sejam coerentes que não custa nada

Joao disse...

Siga o circo então...

A culpa é do árbitro, melhor definição que as equipas arranjam para justificarem as derrotas...

Calha a todas as equipas, sem excepção...

Neste jogo de Braga também gosto do circo das imagens, consegue servir qualquer um dos clubes (como este último video do Deko)...

A violência no desporto português está a atingir níveis demasiado perigosos. A irresponsabilidade dos nossos dirigentes é gritante e desconfio que a acontecer alguma coisa a culpa será sempre dos "outros"...

Deliciosos os comentários no FB do "jornal" Abola à derrota do Arsenal ante o Barcelona, até ali os adeptos benfiquistas virão a mão do Pinto da Costa!!!!!

tp disse...

Caro Rui,

se me permites, aconselho-te a não entrares em diálogo com formas de vida primitivas como o luís.
Não falo do facto óbvio de ele necessitar de um livro de instruções para atravessar a rua quando a luz no semáforo muda.

Não, refiro-me ao que Lincoln dizia: " Never wrestle with a pig - you will both get dirty but the pig likes it "

Leão no Porto disse...

jmc

"O que custa é perder sabendo que houve factores extra ao que se passa em campo."

Como no ano passado com 3 importantes(no minimo) jogadores de equipas adversarias a serem castigados sem razão?

João

"FCP é a equipa com mais penalties a favor"

No ano passado era o benfica, esse argumento era justificado com. "também ao ritmo que o benfica ataca é natural ter tantos penaltys" este ano isso já não vale...

luis

Existem adulterações à verdade desportiva

O que é a verdade deportiva? é tudo o que acontece quando o benfica ganha?

é a taça lucilio batista?
é os jogos no algarve?
é comprar uma mão cheia de jogadores antes de jogar contra eles?
é a brilhante prestação na champions?

Acordem e sejam coerentes.

tiago disse...

Estatística muito interessante e o indicador escolhido é ainda melhor:podemos concluir então que porque o sporting faz mais remates que o Benfica, joga portanto melhor.
Gostei tambem da alusão aos tiros certeiros do Fernado, mas podia-se falar de Belluschi que não marcava desde Agosto ou de Moutinho, que ainda não marcou para o campeonato.
Não é só nos golos de canto que o benfica domina.
Vamos comparar o número de golos produzido pelo meio campo dos três grandes.
E já agora podemos tambem compara o número de pessoas que vão ao estádio para ver bom futebol e não para jogar golfe.
Cumpts
Tiago Santos

low desert puke disse...

Realmente, moldar os argumentos comodamente ou simplesmente nao responder, nao pode ser visto como um sinal de ignorancia. Mas sim de uma inteligencia de conveniencia extrema.

Continuai...fica cà tudo gravado e por ordem cronològica. O que, bem vistas as coisas, nem é nada que se possa usar para memòria futura, pois conceitos como "vergonha" ou "honra" nao fazem parte do léxico portista...e nao sò.

low desert puke disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fredy disse...

low, a ti já te foi explicado as coisas mais de mil vezes, só faltou fazer desenhos! se mesmo assim nunca chegaste lá, é normal que ninguém queira perder tempo a repetir o evidente.

João, faz a tua análise aos árbitros entao. aquela apesar de ser feita por um portista, não tem nada a ver com clubismos pois apenas se cinge à opinião de 3 arbitros!

e de certeza absoluta que nem o jorge coroado, nem o pedro henriques e muito menos o paraty, são portistas.

por isso pode doer, mas são factos :)

Fredy disse...

http://www.youtube.com/watch?v=mKCxV31kjq4

e já agora, para quem gosta de videos e se queixa que foi roubado em braga.. força :)

low desert puke disse...

Fredy, para reforçar esse teu ultimo comentàrio peço ao master kodro que faça um post com a nota dada ao Xistra este fim de semana. Nao sei se jà saiu, mas quando sair...

Se o senhor tiver nota negativa quer dizer que quem està acima dele na hierarquia arbitral julga que ele avaliou mal algumas situaçoes. E serà uma avaliaçao oficial. Serà isso o reconhecimento pelo agente regulador que o àrbitro Xistra efectivamente errou. Se ele errou, que acharàs tu disso, Fredy?

Fredy disse...

oh low, que ele errou sei eu, erra ele e erram todos.

mas eu sei que ele errou para os 2 lados como vez pelo video acima, mas para ti ele só errou contra o benfica.

eu já disse o ano passado e volto a dizer, o arbitros são simplesmente maus! erram para todos os lados. quer contra quer a favor do benfica, porto e sporting.

a grande diferença é que eu admito isso sem problemas, já tu e mais 6 milhões apenas admitem que ele erram contra o benfica nunca a favor!

quando é a favor ou é para disfarçar, ou para compensar, ou porque o benfica ataca muito, ou porque o benfica não precisa e é só para lançar suspeições, etc etc

low desert puke disse...

Fredy, nao percebi o conteùdo do teu comentàrio.

Ajuda-me a perceber onde é que eu na història blogueira portuguesa alguma vez disse que os àrbitros sò erram contra o Benfica e nunca a favor. E começa jà por este jogo: Onde é que eu digo que o Xistra "só errou contra o Benfica"?

Se me mostrares essas afirmaçoes poderemos continuar a conversar. Se nao as encontrares terei de pedir-te desculpa por nao permitir que mentirosos me envolvam nas suas fantasias.

Fredy disse...

afirmas por omissão.

ao fazeres os escandalos que fazes com os árbitros quando o benfica perde (e bem) ou o porto ganha (e bem), e ao pores as culpas sempre (e praticamente exclusivamente) neles, é como o afirmasses.

vires para aqui queixar-te que o benfica foi roubado e etc e por isso perdeu, e esquecer que nesse jogo tb foi benefeciado, e se calhar em maior numero de lances, vai dar ao mesmo.

"ai ai roubaram-nos um penalty, é so corruptos, por isso não ganhamos nem vamos em 1º" ai tambem roubaram ao adversário penaltys, expulsoes e etc??..como se isso interessasse não é?