segunda-feira, setembro 20, 2010

O Sporting que o Benfica precisava

Que o derby sirva, ao menos, para acabar com a ideia de que Matias Fernandez é jogador para este nível. E por este nível quero dizer a liga portuguesa. Não tem, nem vai ter nunca, a intensidade e regularidade necessárias para se impor na Europa. Quanto ao resto, vitória claríssima do Benfica perante um Sporting que só fez cócegas. No primeiro teste a sério, Nuno André Coelho revelou os seus previsíveis limites. Outra fraude. É inconcebível que Polga sente no banco para NAC jogar. Anedótico no segundo golo, infantil nas inúmeras perdas de bola.

Naturalmente, o Sporting cometeu vários erros graves, um dos quais foi encostar Djaló à direita, entregando Liedson de bandeja aos centrais do Benfica. Do lado oposto, no entanto, Carriço e NAC enfrentaram Saviola e Cardozo em pura igualdade numérica, um suicida dois-para-dois, tanto com bola no pé como em momento defensivo. Liberdade quase total. Resultado: aos seis minutos já Saviola tinha metido Cardozo na cara de Rui Patrício, com bola no poste.

Como escrevi esta semana, valia mais do que três pontos: o Benfica está reabilitado, o Sporting vê-se cara a cara com o fantasma do campeonato passado.

kovacevic

42 comentários:

Rearviewmirror disse...

As equipas que jogam contra o Benfica neste campeonato podem ser divididas em 3 grupos:

Grupo 1:
13 equipas que sabem que jogando de igual para igual com o campeão nacional, muito provavelmente acabam por perder o jogo. E percebem as suas limitações, e resguardam-se um pouco mais, tentando jogar mais á defesa, saindo em contra-ataques rápidos, esperam por uma ajuda do árbitro, tentam ser matreiros, etc.

Grupo 2:
Existem duas equipas (FCP e Braga) que pela qualidade individual dos seus jogadores e pelo seu colectivo, jogando de igual para igual com o Benfica, é sempre jogo para 1X2.

Grupo 3: Este grupo é constituido apenas por uma equipa, que é o Sporting. Para mim, são a chamada "ilha".
São muito inferiores ao Benfica (e ao Porto e ao Braga), mas pela sua história e pela sua massa adepta, são obrigados a jogar de olhos nos olhos com todas as equipas deste canto da Europa.
Acabam por perder o jogo naturalmente, porque tentam fazer mais do que aquilo que as suas capacidades conseguem alcançar.

Nota: À uns 15 anos fui ver a equipa da minha terra (Marinhense) ir jogar á Luz pra taça de Portugal. Perdemos 12-0, com uns 4 golos do Cannigia, mais uns poucos do Edilson.
Mas porra, na primeira parte rematámos um par de vezes á baliza.

O primeiro remate á baliza do Sporting foi aos 73 minutos.

Acho que por este exemplo fica tudo dito em relação ao jogo de hoje.

miguel_canada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
miguel_canada disse...

O Sporting continua na sua espiral negativa rumo ao banalismo total de equipa do meio da tabela.

Continua a acumular erros de casting perfeitamente anormais que vão desde a administração, passando pela direcção desportiva, seguindo pelo treinador e acabando em alguns jogadores que nem no Penafiel tinham lugar garantido no 11.

Para resumir, o Sporting não joga nada, nada, nada. É um maranhal táctico sem ideias, lucidez, dinâmicas ou seja o que for...nada.

O Benfica já conseguiu apresentar mais velocidade e boas jogadas ao primeiro toque com contra ataques bem desenhados mas a duvida que se coloca é se foi por mérito próprio ou se pelas facilidades inacreditáveis que o Sporting proporcionou, isto é, seria o Benfica capaz de fazer aquilo ao FCPorto ou ao Braga? Duvido imenso.

Numa coisa não há discussão possível. O Benfica foi muito melhor que o Sporting e ganhou com toda a legitimidade.

Rearviewmirror, acredita que essa historia dos grupos não se aplica só ao Benfica. É uma realidade com que os clubes de topo da tabela vivem desde sempre.

Por outro lado, na perspectiva Portista, o Benfica vai-se incluindo no grupo 1 ou na melhor das hipóteses...no 3.

luis disse...

O "raquítico" veio para te "enfernizar" a vida, Kova. Molha sempre a sopa contra o teu SCP.

Ao fim destes anos todos, volto a fazer-te a pergunta: foi demasiado caro, o "raquítico"?

Eu respondo por ti: para o SCP foi caro, ou melhor, saíu caro. :)

Rearviewmirror disse...

Como diz o LOw Desert puke, numa coisa somos os primeiros:

Arbitragem (Jornada nº 5)
CARTÕES DA JORNADA ACUMULADO DA ÉPOCA
Clube/Jogador Cartões Acumulados

Benfica 26 1
Marítimo 17 1
Académica 14 2
Olhanense 16 0
Portimonense 15 1
V.Guimarães 16 0

Fascinante...

Nuno disse...

"Que o derby sirva, ao menos, para acabar com a ideia de que Matias Fernandez é jogador para este nível. E por este nível quero dizer a liga portuguesa. Não tem, nem vai ter nunca, a intensidade e regularidade necessárias para se impor na Europa."

Quem consegue tirar conclusões como esta, muito sinceramente, devia manter a boca fechada. O Matías era só o estratega máximo de uma das equipas que melhor jogou no mundial passado, numa equipa onde, por exemplo, não jogava Mark Gonzalez, que até já jogou no Liverpool, naquele que dizem ser o campeonato mais intenso do mundo. Faz todo o sentido, de facto, dizer que o Matías não é jogador para o nível da Liga Portuguesa. Bom bom é o Liedson, que corre que nem um parvinho! Com pessoas a pensar assim, é perfeitamente natural que se eternize a mediocridade no clube. Viva a pequenez!

kovacevic disse...

Viva!

Mr. Shankly disse...

O Mark Gonzalez e o Liverpool são óptimos exemplos.

No Liverpool joga agora um menino chamado Konchesky, e jogaram já muitos outros flops. O Gonzalez foi um deles.

A verdade é que acho graça ao Fernandez, mas esta manhã estava a pensar qual foi a equipa titular do Sporting e só me lembrei de 10.

Acho exagerada a observação do kova, e disparatada a comparação com o Liedson.

Offshore disse...

o SCP assinou uma prestação deplorável que deve envergonhar os seus adeptos

Virgílio disse...

Desiludidos, chateados, furibundos, maltratados, sim.

Envergonhados, JAMAIS!

Vergonha, caro offshore é ROUBAR!

E ladrões, comprovadamente não somos. Angelicais, escuteiros, bons rapazes... q não fazem mal a uma mosca morta como era este benfica. Mas ladrões, não somos.

Passe bem.

Metralha disse...

Essa equipa do grupo 3 continua à vossa frente, mesmo tendo perdido 2 vezes neste campeonato e empatado uma.

E a equipa do Cannigia e o Edilson ficou em que lugar no campeonato?

Foda-se que merda de soberba lampiã, para variar.

Kova, este mister é um senhor. Hoje a maioria do país acordou feliz.

Virgílio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Virgílio disse...

Metralha...

Ainda dás crédito a um ser que diz que o SCP apenas rematou aos setenta e tal minutos qd o primeiro remate do jogo (sem perigo, é certo) até foi do Valdes?

E o Liedson isolado, na melhor oportunidade do SCP foi em que altura do jogo? Não dá para discutir com criaturas assim... Até um burro com palas consegue enxergar alguma coisinha... cúm caraças!

SL

Rearviewmirror disse...

REMATE À BALIZA BURRO!!

Pra fora ainda houve um par de remates antes.

Virgílio disse...

ENTÃO É REMATE ENQUADRADO COM A BALIZA, SER ESTÚPIDO...

Porque rematé À baliza são todos eles, podem é ir na direcção errada... Ou no futebol remata-se A OUTRA COISA SEM SER À BALIZA????

Que criatura anormaloide de néscia. Só podia ser lampiursa, cum caralho!

Zé Luís disse...

Correcta e não exagerada análise, decerto a aprofundar ao ver o Sporting em jogos semelhantes e ver a capacidade de reacção a adversidades e bloqueios próprios como não meter o pé.

O Maniche não falou por acaso e a falta de atitude é um eufemismo simpático.

Do Mati que diziam gol tirei-lhe a pinta logo de início e é notável como há quem ache precipitado ainda hoje dizer que não tem nível para jogar numa equipa de topo, o que é difícil de inserir tratando-se do Sporting destes últimos tempos.

Também reparei na mediocridade assustadora de NAC, mas aqui posso dar de barato a pouca rodagem nestas andanças. Porém, é inegável que comete erros primários e, com isso, perde até controlo emocional (não se trata de distribuir porrada) para ocupar a posição devida. Portanto, inexperiência.

Agora, onde sacaram aquele Valdes que nem sei se tem "s" ou "z"? Não arranjam melhor do que aquilo mesmo em Portugal? Quem tem Costinhas largas para justificar um flop, mesmo com o bónus da Série A?

No 1º golo, por fim, que nem é nada comigo, parece-me caricato ser o André Santos (se vi bem) a disputar o lance aéreo com o Luisão, mas enfim...

Bruno Pinto disse...

Andam alguns iluminados a dizer que o Benfica lidera a tabela dos cartões amarelos... Mas eu pergunto: e daí? Isso quer dizer que esteja a ser prejudicado?? Obviamente não!

Então o ano passado os mesmos iluminados não diziam que o Benfica liderava a contagem dos penalties a favor em virtude do seu caudal ofensivo? Então, por uma questão de coerência (será que a têm) tais criaturas deviam assumir com naturalidade que oa amarelos de devem ao facto de o Benfica ser composto por um grupo de caceteiros. David Luíz, Luisão, Maxi, Coentrão, Carlos Martins, Javi Garcia... Tudo gente que gosta de jogar dentro das leis do jogo...

No final, Jorge Jesus disse que há adversários acima na classificação que já devem estar a tremer um bocadinho. Deve ser devido ao tremor de terra provocado por aquele mascar de chiclete.

Mr. Shankly disse...

Bruno, deixa de fumar isso, pá. É divertido mas a longo prazo faz mal.

Rearviewmirror disse...

Ok virgilio, fica lá com a bicicleta.
Grande jogo do Sporting.

"Iluminado" Bruno Pinto

Por acaso o Benfica não lidera a tabela dos penaltys, porque não foram marcados os 2 contra o Guimarães, o do jogo do Nacional da MAdeira sobre o Coentrão, nem o penalty sobre o Javi Garcia no jogo contra a Académica.
Senão éramos bem capazes de ir em primeiros nessa matéria, e poderiamos estar colados ao FCP neste momento.
Mas isso seria uma acaso.
Porque este ano o parto do primeiro penalty parece estar bem demorado, embora as faltas, essas, continuem-se a fazer.

Bruno Pinto disse...

No final do jogo, o Jesus também disse que o Benfica ainda tem "muito frango para virar". Será que quis dizer que o Roberto ainda tem muito frango para mamar?? Fica a dúvida...

É caso para dizer: A-CA-BOU-SE A MA-MA TO-DA!!

Virgílio disse...

"Grande jogo do Sporting."

Ó Trolha, ironiazinha bem merdosa essa... quem disse que o SCP fez um gde jogo? Perdemos sem espinhas, nem queixumes.

Figurinha patética. Personagem calimérica:

"Porque este ano o parto do primeiro penalty parece estar bem demorado, embora as faltas, essas, continuem-se a fazer."

Já cá faltava...

N. disse...

Metralha, obrigado por mostrares a mentalidade leonina.

É assim mesmo, a equipa está a meio da tabela mas continua à frente do Benfica e isso é que é importante. :)

Filipe disse...

Não se zanguem. Um resultado de 2-0 não é nada de especial e não devia originar esta troca de mimos. O que me espanta no Sporting é a falta de poder de fogo da equipa, nos cinco jogos disputados ficou em branco em 3!!!

Quatro golos em 5 jogos é muito pouco. O Hulk tem os mesmos golos mas menos um jogo.

Metralha disse...

N.(erd),

mentalidade de quê, ave rara? O que disse é simples e directo, com 2 derrotas e 1 empate continuamos à frente duma equipa doutra galaxia, dizem vocês...

Offshore disse...

um dos problemas actuais do SCP passa precisamente por os adeptos não se envergonharem com exibições destas

Virgílio disse...

Offshore:

Vergonha teria se o meu presidente fosse um putanheiro filho da puta, distribuidor de fruta e desrespeitador de pessoas que merecem ENORME consideração (vide declarações que visaram o nosso Paulo Gama aka 'Paulinho'). E fico-me só por este exemplo de tão flagrante que é. Nesse caso, sentiria uma progunda, enorme e sentida vergonha. As exibições como a deste domingo deixam-me revoltado, irado, insatisfeito que é outra coisa completamente diferente.

E vc já sentiu vergonha do seu clube?

Filipe disse...

Estás a ser injusto offshore, se fores a um blogue lagarto o sentimento quase unânime é que os jogadores deviam ter vergonha na cara. Aqui o que discutem é a eterna picardia Sporting-Benfica: o meu clube está uma porcaria mas vai à frente do teu.

Vejamos o que a próxima jornada reserva. Nos últimos três jogos oficiais em Alvalade (contando com a liga europa) o Sporting marcou 1 golo.

Offshore disse...

Filipe,
não quis generalizar mas a grande maioria não se tocava com as fracas prestações à semelhança deste adepto. desta vez, como foi na casa do Benfica e por ter sido por demais evidente é que aparecem muitos a emendar a mão.
valha a verdade que parece que o Braga pretende 'tomar' o lugar do Sporting como 3º força futebolistica; porque reduzir isto a Porto vs. benfica é nefasto para os 2 clubes a médio prazo (vide Celtic vs. Rangers na escócia) embora no imediato possa satisfazer o adepto comum.

Offshore disse...

piadas do Paulinho ? trata-lo por 'anormal' ?
apareça num buffet na zona vip do Alvalade para aprender novas formas de 'tratar' o funcionário do seu clube

Virgílio disse...

Já vi que não, que não tem vergonha na cara.

E se no 'buffet' da zona vip seja donde for desrespeitaram uma pessoa válida da forma insensível que (ou)vimos o 'putanheiro' fazer, quem o fez (seja azul, verde, vermelho ou amarelo às riscas), tb não a tem.

Virgílio disse...

Já vi que não, que não tem vergonha na cara.

E se no 'buffet' da zona vip seja donde for desrespeitaram uma pessoa válida da forma insensível que (ou)vimos o 'putanheiro' fazer, quem o fez (seja azul, verde, vermelho ou amarelo às riscas), tb não a tem.

Virgílio disse...

Felipe:

A ver se me faço entender… Repito, os jogadores do SCP não me envergonharam, pq não fizeram algo que traga vergonha ao Sporting no sentido literal do termo. Desiludiram-me, pq, no mínimo, esperava outra atitude da maior parte deles. A revolta e insatisfação (com a prestação de ontem da nossa equipa) é o sentimento geral, para não dizer unânime, dentro da nação leonina, já o tal sentimento de vergonha não me parece…

SL

Bruno Pinto disse...

O Sporting não aquece nem arrefece. São um grupelho de bons rapazolas, incompetentes, com a mania que são diferentes. Não jogam um chavo, não ganham a ponta de um corno, adoram meter a cabeça na areia com as fantasias das putas, da fruta e da cona da mãe, como dizia o outro. No fundo, são iguais ao seu rival lisboeta, com a pequena diferença de que os vermelhos, ao menos, têm a mania das grandezas, são o maior clube deste mundo e do outro. Tudo gente feita da mesma massa. Pobres calimeros...

Filipe disse...

Virgílio, depende um bocado da força que queres dar ao termo vergonha. Eu falava mais no significado figurado e algo exagerado, como não estando à altura dos pergaminhos do clube. Creio que esse é o sentido que os adeptos usam e corresponde à tua desilusão.

É uma questão de semântica. Obviamente que há uma definição mais forte de vergonha, que corresponderia a terem feito algo de socialmente reprovável, como agredirem brutalmente os colegas ou um árbitro, terem-se deixado comprar pelo adversário, estarem todos dopados, etc. Talvez seja o uso mais adequado mas a malta quando discute bola gosta de exagerar.

Quanto ao Paulinho, é daquelas coisas com que as pessoas apenas aprendem a lidar quando vivem de perto com a situação. Infelizmente aquele tipo de comentários são muito comuns.

Offshore disse...

acorda !

Allez Sporting disse...

Como não nos podemos envergonhar ?
Qual sentido literal qual quê ?! Não jogamos a ponta. É a vergonhosa realidade.

André Santos a marcar o Luisão
Ai mãezinha

E não faltou tempo para construir uma equipa para uma época ao nível dos nossos pergaminhos.
Triste, desmoralizado, envergonhado, não sei o que dizer.

LMGM disse...

Aquilo que eu acho estranho é que quem dispara hoje em todas as direcções, após uma derrota no campo de um rival directo, é capaz de ter aplaudido a equipa no jogo anterior onde empatou em casa com o Olhanense.

Isto é que eu nunca vou entender!

low desert puke disse...

Empataram? Olha eu vi o Olhanense marcar um golo, e isso, em campeonatos normais poderia dar os tres pontos a quem o merece.

O que eu nao vi foi o Resolve isolado, como diz o Virgilio. Vi-o là no meio dos defesas do Benfica, muitas vezes a mandar colegas seus para o caralho por terem passado a bola para a bancada, mas isolado nao o vi.

Virgílio disse...

Felipe... Então estamos de acordo.



"Infelizmente aquele tipo de comentários são muito comuns."

Nem pelo facto de serem comuns deixam de ser vergonhosos, por isso acho o adjectivo que empregaste na tua frase bastante...feliz.

SL

Virgílio disse...

Ganha vergonha!

RJP999 disse...

Kova ve um comentario meu escrito neste blogue ao pacos ferreira - scp. Andam a brincar com os adeptos, é uma vergonha ! Equipa a ser construida desde Janeiro (!). Equipa em que em 24 ou 26 jogadores apenas 1 ( que está lesionado e vai passar a maior parte da sua estadia no scp no posto médico ) chamado Pedro Mendes tem lugar numa equipa que quer lutar pelo título. Com boa vontade ainda podiamos equacionar o Liedson ( mas claramente em fim de carreira assim como o Pedro Mendes ) e o Carriço ( ainda não me convenceu ). Tudo o resto poderia jogar no Vitória ( desculpa MK ! ), na Académica ou no U Leiria e não sei se seriam titulares !!! Assim não é possível, andam a atirar poeira para os nossos olhos, esta direcção já devia ter saído há muito. Ja te sugeri um abaixo assinado....

Abraço do Porto

Ricardo

master kodro disse...

Eu não quero o Abel no Vitória, RJP, desculpa lá...