terça-feira, junho 15, 2010

Estreia

Médio menos, com tendência para mau. Embora se compreendam as dificuldades. Agora vai ser um carnaval de críticas até ao jogo da Coreia do Norte, o qual, naturalmente, já é de vida ou morte.

kovacevic

29 comentários:

Pedro disse...

Críticas completamente injustas não é?
:)

Treinador de Sofá disse...

Eu estou a gostar de ver os "experts" na "desculpabilização". "4 pontos chegam para passar", "CR vai aparecer, como homem do jogo que é", "FIFA alterou as regras antes do jogo começar com o aceitar do uso da tala por Drogba", etc.

Parabéns Portugal, já ninguém nos tira o campeonato dos matrecos e do ping-pong.

JNF disse...

Vida ou morte? Porquê? Segundo o CR69 nem perdemos margem de erro!

Jorge disse...

Sim, porque teriamos que ganhar obrigatoriamente a Costa do Marfim, uma equipa de gajos toscos que so joga ao fim de semana em campos pelados.

Tambem achei que nao jogamos bem, o plano A nao resultou e nao vi plano B nenhum. Se bem que tambem me tenha parecido que os defesa da Costa do Marfim nao permitiam a recepcao da bola aos avancados portugueses sistematicamente de forma faltosa.

O Deco fez-me lembrar o Rui Costa em 2004...

Agora, e logico que a situacao nao e boa mas com excepcao da Australia todas as equipas parecem ter jogado o primeiro jogo para nao perder. Nao justifica o resultado mas mostra que nao e um caso isolado.

Infante disse...

As declarações do Queirós é que foram giras, a falar da Costa do Marfim, como se estivesse num Benfica-Trofense ou Porto-Naval: "A Costa do Marfim jogou no erro, bla bla bla, é dificil jogar contra equipas que se fecham" e por aí fora.

Isto por acaso até é mentira. Mas mesmo que fosse verdade, ainda há quem queira saber de vitórias morais para alguma coisa? Este discurso do "resultado injusto" ainda funciona?

Este gajo nunca aprende!

kovacevic disse...

Alguém é capaz de me explicar por que razão Portugal (supostamente) perde margem de erro, mas a Costa do Marfim não?

Treinador de Sofá disse...

Kova é simples, a selecção não pode usar dos argumentos de "rankings" para justificar erros ou falhas, nem por outro lado deve usar-se dos rankings, posições alcançadas noutras posições e nem de prémios individuais para justificar o quer que seja. O resultado (ou as capacidades) vê-se no campo, durante (a priori) 90 minutos. E, mais uma vez, (não) se viu selecção portuguesa. E ainda não percebemos se já estamos em competição ou se ainda estamos treinar. É bonito falar em grandes objectivos (ditos pelos próprios e não só pelos "jornaleiros"). E o pormenor, kova, é somente este, Costa do Marfim não estabeleceu estes objectivos (prematuros), logo não tem essa pressão. Portugal é obrigado a ganhar à correia e obter um bom resultado com o Brasil (tendo em conta que vais jogar com um ouvido no resultado da Costa do Marfim).

Treinador de Sofá disse...

"deve usar-se dos rankings, posições alcançadas noutras competições e nem de prémios individuais para justificar o quer que seja."

Jorge disse...

Treinador:

Ha anos que a Costa do Marfim tem sido considerada por muitos a melhor equipa de Africa e ainda nao ganhou nada. Em Portugal talvez nao haja pressao sobre a Costa do Marfim, mas por estes lados as expectativas quanto ao comportamento das duas equipas nao sao muito diferentes, a diferenca tem muito a ver com o Ronaldo. Alias se tirares o Ronaldo a Portugal e o Drogba a Costa do Marfim e comparares a qualidade dos jogadores nao veras grande vantagem para Portugal, especialmente se tivermos em conta que os tres jogadores do Chelsea estao a venda a preco de saldo.

No ultimo Mundial tambem calhou no grupo da morte com a Holanda a Argentina e a Serbia tendo ficado em terceiro. Nao e por acaso que por duas vezes o grupo em que esta a Costa do Marfim e considerado o grupo da morte.

Treinador de Sofá disse...

Jorge, a melhor equipa africana, tem sido e inexplicavelmente está sempre fora do mundial, o Egipto (acho que a ultima vez foi em 90). Agora não sei o que dizer sobre o que escrevestes é para levar a sério ou se é (mais) uma desculpa para ser utilizado para quando a malta voltar de férias.

"No ultimo Mundial tambem calhou no grupo da morte com a Holanda a Argentina e a Serbia tendo ficado em terceiro. Nao e por acaso que por duas vezes o grupo em que esta a Costa do Marfim e considerado o grupo da morte."

Não sei, talvez, porque também estava lá uma Sérvia que não é propriamente fácil e porque estavam dois candidatos ao titulo Mundial. A mim até parece que os grupos estão mais ou menos equilibrados neste mundial, a excepção do Grupo H da Espanha. Para além de "nós", quem mais considera este o Grupo da Morte?

Jorge disse...

Com excepcao de informacoes relativas a seleccao portuguesa os media que eu consulto sao quer ingleses quer americanos. Os programas de televisao teem comentadores de varias nacionalidades incluindo o Klinsman, o Kluiver e varios ex-internacionais britanicos e norte-americanos, e mesmo nao fazendo uma recolha cientifica de opinioes tenho a impressao que o grupo de Portugal e considerado o "grupo da morte" tambem fora de Portugal. E uma ideia subjectiva e a posteriori os grupos da morte acabam por ser outros mas diz alguma coisa sobre o valor dado pelos media as equipas de cada grupo.

O que disse sobre a Costa do Marfim tem a ver com as expectativas criadas nos varios torneios internacionais em que tem participado. Poderia ter dito que e considerada por muitos como a melhor equipa africana, mas nunca diria que e a melhor equipa que e uma afirmacao bem mais discutivel. O Egipto levou um banho de bola dos EUA na confederations cup do ano passado e perdeu a qualificacao para o mundial a favor da Algeria que por sua vez perdeu contra a Slovenia.

Nao gostei da forma como Portugal jogou e nao me interessam desculpas mas chateia-me que tratem a Costa do Marfim como se fossem uma equipa de amadores.

Rearviewmirror disse...

Só sei que com o resultado do Brasil, ainda nos arriscamos a passar em primeiro do Grupo.
Ou também nos arriscamos a fazer 5 pontos e a não passarmos.
Deixem a armada lusa descansar, que segunda feira é que têm de ganhar.
Neste jogo o empate é um resultado assim-assim...

Não perdemos nada, e temos a vantagem de fazer o ultimo jogo com o Brasil, onde pode acontecer um pacto de não agressão, em que o empate chega para ambas as equipas segurem em frente, nas posições que antecipadamente os analistas diziam que eram as suas (Brasil 1º, Portugal 2º)

Agora a exibição de hoje... fraquinha, fraquinha...

N. disse...

Jorge, o mesmo Rui Costa que em 2004 até foi o melhor marcador da selecção com dois golos?

Que saudades dele...

cparis disse...

Eu não acho o empate mau resultado (nem bom). E sobre o jogo da Coreia, acho que Portugal continua a ter a obrigação de ganhar.

Quanto ao jogo, achei original colocar o Deco à direita, e afastar o Cristiano da baliza. Também fiquei contente por ver que Queirós validou o meu pensamento deixado aqui:
a não ser que CQ tenha visto a asneira que fez e Rúben seja um substituto de Pepe

Leão de Alvalade disse...

Kovacevic:
O menor problema deste jogo foi o resultado.O pior foi ver que as mesmas dificuldades que sentimos com a Costa do Marfim serão mais ou menos os mesmos que experimentaremos com os coreanos. A menos que um lance individual resolva a questão.É que deu para perceber dificilmente iremos lá como equipa. E os tiques experimentalistas de Queiroz continuam. Parecem-me inconcebíveis as alterações na 2ª parte.

JNF disse...

Rui Costa em 2004... lol.

Eleito melhor em campo contra a Inglaterra e Grécia, dois golos, nem se compara.

Jorge disse...

O Rui Costa que na minha opiniao estava claramente em fim de carreira.
2 golos? Wow.
MVP? Julgava que tinha sido o Zagorakis... quem?

JNF disse...

Nos jogos de Portugal, os jornais portugueses elegeram Rui Costa como o melhor. Sim, 2 golos, mais do que aqueles que Pauleta, por exemplo, conseguiu em toda a sua vida em Europeus.

N. disse...

Jorge, quando o Deco em fim de carreira fizer um jogão como o Rui Costa em fim de carreira fez contra a Inglaterra em 2004 conversamos.

Jorge disse...

O Rui Costa nao fez um jogao, fez um grande prolongamento, ou mesmo uma grande jogada no prolongamento.

jose disse...

Continua a ser mais do que o Deco algum dia fez pela Selecao Portuguesa

Ja nem falo do Rui Costa, mas ontem, por exemplo, um Viana ou um C Martins nao teriam feito muito melhor que o Deco?

Pedro disse...

"Continua a ser mais do que o Deco algum dia fez pela Selecao Portuguesa"

Nem mais.

Q gozo me estão a dar estas declarações do Deco...
LOL

rui disse...

"Continua a ser mais do que o Deco algum dia fez pela Selecao Portuguesa"

...mas voces estao todos tolos??? Voces nao devem ver futebol de certeza...quem carregou Portugal no Euro 2004 foi simplesmente o Deco...quando me disserem em que jogo de portugal é que o rui costa acabou a defesa direito e a jogar pa caraças avisem-me...

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M disse...

no dia em que o Deco marcar um golo como o do Rui Costa em 2004 contra a inglaterra avisa ok?

presumo que aches que o Deco é jogador mega mega, anos-luz à frente do Rui...

eu tb acho que o governo que temos é so gente séria...

jose disse...

Nao. A selecao comecou a jogar a bola quando o Miguel entrou e dinamizou um flanco direito que estava morto e enterrado, e com um Maniche na forma da vida dele, que dava consistencia ao meio campo


Uma mentira dita muitas vezes nao passa a ser verdade.

Bruno Pinto disse...

Gosto muito de ver conversas sobre a Selecção, sempre baseada em gostos clubísticos. Portugal é mesmo um país de adeptos atrasados mentais.

Treinador de Sofá disse...

"O que disse sobre a Costa do Marfim tem a ver com as expectativas criadas nos varios torneios internacionais em que tem participado. Poderia ter dito que e considerada por muitos como a melhor equipa africana, mas nunca diria que e a melhor equipa que e uma afirmacao bem mais discutivel. O Egipto levou um banho de bola dos EUA na confederations cup do ano passado e perdeu a qualificacao para o mundial a favor da Algeria que por sua vez perdeu contra a Slovenia."

Costa do Marfim que foi uma decepção no ultimo CAN, uma competição bem mais forte e importante que a Taça das Confederações. E não sei que jogo viste, mas que EUA ganharam bem contra o Egipto é certo, mas darem banho de bola só se for outro desporto que não o futebol. Costa do Marfim não é (actualmente) sequer a selecção africana mais forte no Mundial, tanto África do Sul (motivada por jogar em casa) como Gana (sem Essien) já demonstraram mais.

JNF disse...

Muahahahah, "Deco a levar a selecção às costas", mete mais tabaco!