segunda-feira, maio 10, 2010

Selecção: convocatória oficial

Guarda-Redes: Eduardo, Daniel Fernandes e Beto.
Laterais: Paulo Ferreira, Miguel, Coentrão e Duda.
Centrais: R. Carvalho, B. Alves, Rolando, Ricardo Costa e Zé Castro.
Médios: Pepe, Pedro Mendes, Veloso, Meireles, Tiago, Deco.
Alas/Avançados: Nani, Simão, Ronaldo, Liedson, H. Almeida, Danny.

O núcleo vital está presente, nada a apontar. Mas nas "segundas linhas", Queiroz falha rotundamente. Na baliza, o risco é tremendo: estando Eduardo eventualmente indisponível, não há um valor seguro. Perceberia a convocatória de uma "esperança" (Patrício, Beto, Fernandes, por esta ordem), mas um dos "experientes" (Quim ou Hilário) deveria obviamente estar presente.

O excesso de centrais é inexplicável, mesmo contando que Pepe poderá não estar em condições físicas. E as escolhas em particular de Ricardo Costa ou de Zé Castro são risíveis: dois jogadores medianos, com carreiras estagnadas ou em declínio, e quase sem experiência a nível de selecção. Se a ideia era levar um "quinto" central (nunca um "sexto"), então faria mais sentido Fernando Meira ou até mesmo uma aposta "de futuro" em Carriço.

Com tantos defesas, o miolo está descompensado. Temos quatro jogadores de características defensivas (os correctos, a meu ver), mas apenas dois médios de construção (Tiago e Deco). Um erro crasso. Moutinho e Carlos Martins poderiam ser aqui peças determinantes e foram injustamente esquecidos.

Nota final sobre a ideia dos "24 jogadores". Compreende-se a vantagem de ter alguém "de reserva", mas o efeito psicológico que provocará a desmobilização de um jogador afectará o próprio e o grupo de maneira imprevisível. Mais um erro de palmatória, numa convocatória globalmente desequilibrada.

katanec

40 comentários:

Pedro disse...

Comentário muito fraco.

O Danny obviamente vai como médio criativo, tipico nº10 e não como ala ou 2º avançado. Logo no moilo tens 2 jogadores por posição, isto se a táctica for 4-3-3, porque se for 4-4-2 até tens a mais!

Na baliza não há nada a apontar, já que Queiroz tem o GR titular escolhido há muito. Na era de Scolari passou.se o mesmo e não houve mto barulho (exceptuando os Portistas).

Já os 24 jogadores é optimo, porque obriga.os a dar o máximo no estágio da Covilhã, já que um fica sempre em terra.

Moutinho fez uma epoca muito baixa em termos de rendimento e carlos martins não é titular na sua equipa, nem tampouco tem lugar no meio campo português, alias nao fez nenhum jogo de qualificação.

Esta é a convocatóriae portanto os reais portugueses apoiam, os ratos apupam. Nada de novo!

Joel Guerra disse...

Concordo inteiramente com a analise, verifico imenso centrais...

Penso que o Meio-Campo esta completamente avariado...

Leão de Alvalade disse...

Katanec:
Antes de me estender, estou de acordo com as linhas gerais do post.

E indo ao fim o problema do 24º jogador até pode ser contornado mantendo na selecção até ao fim como prémio de consolação. Mas o que está mal é o principio de convocar um jogador que não oferece garantias de qualquer ordem: nem em relação à condição física nem à forma.

Não faço ideia o que é o Fernandes na baliza, nem sequer se é titular e Beto nada fica a dever a Eduardo. Não seriam estas as minhas opções, mas enfim

Ricardo, Zé Castro e até Duda são de morrer a rir. Miguel idem aspas. Uma injustiça para Moutinho, Carriço e Ruben Amorim. Só não digo o mesmo em relação a Meira porque não tem jogado.

E deixa que te diga o Hugo Almeida é um belo mataco. Como disse no ANorte estas seriam as minhas opções:

Nos guarda-rede um mix de experiência, a actualidade e o futuro. Nos laterais a experiência e irreverência. Nos centrais os valores seguros, sem Pepe, por razões óbvias. Na linha média fiabilidade e consistência. O talento imprevisível nos extremos. Eficácia à frente. Mais do que um prognóstico é um amontoado de desejos.
Guarda-redes
1. Hilário
2. Rui Patrício
3. Eduardo

Laterais
4. Paulo Ferreira
5. João Pereira
6. Fábio Coentrão
7. Veloso

Centrais
8. Carvalho
9. Bruno Alves
10. Carriço
11. Rolando

Médios
12. Ruben Amorim
13. Deco
14. Raul Meireles
15. Moutinho
16. Pedro Mendes

Extremos
17. Sabrosa
18. Quaresma
19. Nani
20. Danny

Avançados
21. Ronaldo
22. Liedson
23. Nuno Gomes

Pedro disse...

Este Queiroz é um prato. Vai ser só rir este mundial...

Só espero que o Coentrão não se lesione...

atribodofutebol disse...

Assino por baixo, Katanec. Convocatória algo desequilibrada, com esquecimento de alguns jogadores e lembranças peregrinas de outras. Seis centrais, mesmo com um a sacrificar, mesmo com Pepe podendo jogar a trinco, é muita fruta. Tiago provou, vezes sem conta, não ser um médio de construção e não ser uma boa alternativa a Deco. Carlos Martins poderia ser uma aposta mais interessante, na minha opinião. Tiago ficaria, mas sacrificar-se-ia um central.

Não percebo donde vem a certeza do Pedro em relação à posição do Danny. Do Queirós não é de certeza, pois este, na qualificação, até chegou a apontá-lo como alternativa para a posição de ponta de lança, ainda que depois o tenha usado algumas vezes como segundo avançado.

E, lá por Queirós ter o titular para a baliza escolhido, não significa que não haja duas outras escolhas para fazer. Sempre gostava de saber em que se apoiou para recuperar agora o Daniel Fernandes e o Beto, que acho ser um belo guarda-redes, mas que nada jogou este ano. Quim, obviamente, mas também Rui Patrício, podiam/deviam lá estar e mesmo Hilário poderia estar no lugar do Daniel Fernandes, que a pouca experiência que tem de selecção nunca mostrou grande coisa.

Quanto ao Carlos Martins, fez tantos ou mais jogos esta época que o Tiago, Deco ou Raúl Meireles, por exemplo. Seguramente muitos mais que o Ricardo Costa, que também está convocado, só para dar outro exemplo.

O resto do comentário do Pedro não merece comentário.

Fleming disse...

O melhor marcador do campeonato turco, a jogar numa equipa que luta pelo 6/7 lugar ficou de fora da convocatória. Juntando a isso o facto de terem sido convocados apenas 2 avançados...mt sinceramente...WTF?

Fredy disse...

muito criticam ricardo costa mas ele ate tem sido titular do 2º da liga francesa e vai para o valencia..carreira em fase descendete realmente lolol

dito isto, eu também acho uma palhaçada a convocação dele, do ze castro e o fernandes.

devia ser o hilário e moutinho.

Jorge disse...

distribuindo os jogadores como o Katanec o fez, parece-me que ha dois jogadores para cada posicao num 4-3-3.
Para jogar em 4-4-2 basta por dois dos alas no meio-campo e estamos bem servidos.
Temos quatro medios de "caracteristicas defensivas" e quatro de "caracteristicas ofensivas" nao fazendo um total de oito porque um box-to-box (como agora lhes chamam) deveram ter "caracteristicas" ofensivas e defensivas.
Quanto aos jogadores chamados ha sempre quem esteja em melhor forma ou a jogar melhor, mas parece-me claro que nao e essa a prioridade de grande parte dos seleccionadors nacionais, e um bom exemplo disso foi o Scolari.
Pelo que ouvi dizer do Carlos Martins nao me surpreende que nao seja convocado. Nao conheco o Daniel Fernandes mas nao e por sofrer muitos golos que deixa de ser bom. Se bem que nunca me tenha entusiasmado quando jogava em Portugal, o Ricardo Costa pode jogar tanto a central como a lateral, mas nao faco a minima ideia como esta a jogar e podera ser o que salta caso o Pepe esteja em condicoes... Acho que um mes chega para perder ou ganhar forma.

Rearviewmirror disse...

Convoca R.Costa (9 jogos oficiais esta época, em 50 jogos do LIlle, se isto é ser titular Fredy...);
Daniel Fernandes (10 jogos);
Convoca Pepe "á expriencia";
Convoca Beto, suplente do FCP;
Deixa de fora Quim, Amorim e Carlos Martins.
Deixa de fora Makukula, que salvo erro já leva 24 golos esta época.
Leva 10 defesas + Miguel VEloso para a áfrica do Sul...

Epa, por mim vamos todos a Fátima ver e rezar com o Papa, confiamos no pontapé para a frente e fé no Ronaldo, e esperamos que tudo corra pelo melhor.
Porque acho que se vamos para lá tentar jogar á bola, não nos iremos safar...

El Pibe disse...

Por amor da santa, este senhor parece um professor de ginástica. Que convocatória patética.

Vamos para um Mundial com um titular na baliza com 12 internacionalizações e 0 jogos em Europeus, Mundiais ou até Champions. Beto ;) (agora percebe-se porque de repente desatou a jogar). Daniel Fernandes: em que divisão é que ele joga? Não é o tal que nem português sabe falar?

6 centrais?!?!?!?! Nem as Honduras devem levar tantos! R Carvalho, B Alves, Pepe e Carriço bastavam, convocando porventura o Rolando, prevenindo a condição física do Pepe

4 médios defensivos...porque professor? Um Carlos Martins ou um Nuno Assis não serviam, em vez dum Pedro Mendes completamente desmoralizado e que apenas se distinguiu num fabuloso Sporting 2009/2010 porque aquilo é uma cambada de cepos? Não, claro que não. Têm carimbo do Benfica, por isso não servem.

Levar um luso brasileiro naturalizado à força e que fez das suas piores temporadas desde que está em Portugal em vez dum Makukula numa forma fantástica? Claro que não, seu palerma! O Makukula ainda pertence aos quadros do Benfica, não te lembras? Enquanto estava no Marítimo tudo bem, mas agora DEUS MA LIBRE


Sinceramente, acho que sem Miguel Lopes e Orlando Sá a substituirem o Rúben "Maradona" Micael e Varela, estamos bem tramados

Deu para ver que a azia dos 6-3 em Alvalade continuam a perdurar no Sr. Queiroz

Pedro disse...

Carlos Martins - 894m (campeonato) + 308m (taça da liga) + 447 (uefa) = 1649

Raul Meireles - 1816m (campeonato) + 90m (taça da liga) + 90m (supertaça) + 698 (uefa) = 2694

Tiago - 391m+1305m (campeonato Juve/Atleti) + 142m (uefa) = 1838

Deco - 1240m (Campeonato) + 43m (taça) + 208m (uefa) = 1491

Ricardo Costa - 901m+530m (campeonato Wolfs/Lille) + 450m (uefa) = 1881

Isto tudo para te dizer que o C. Martins só jogoumais minutos que o Deco. Queres tirar o Deco à selecção?!

Informa.te antes de escreveres.

Obs. Dados retirados do zerozero

Pedro disse...

Li ai 4 médios defensivos.

Eu só conto o P. Mendes.

O que é um "médio defensivo"?

Momento de Nostalgia 1:

Vitor Baia Campeao Europeu e considerado pela Uefa melhor GR da Champions - foi convocado para o euro 2004?

Pedro disse...

Mais uma gargalhada (Fleming): Só convocou 2 avançados?! Não quererás dizer 2 PL?!

É que avançados conto mais que 2.

Sugestão da noite - liga o FM e vê as posições que o computador atribui ao CR, ao Nani e ao Simao

Fleming disse...

@ Pedro

Sim, dois PL. Foi um lapso.

Miguel disse...

Não sei qual é apreocupação com os guarda-redes. Toda a gente sabe que o 2º e o 3º "redes" são os jogadores com menos hipoteses de jogarem numa competição assim em qq selecção!
Ricardo costa e ze castro podem jogar a lateral e trinco, respectivamente, para alem de serem centrais. Carriço é apenas central e tem muito menos experiência. Chamar Moutinho de criativo como alguem fez aqui, so pode ser piada!...Nessa perspectiva, o Almeida deve ser um van basten, mas só um pouco mais gorduchito!...Acho que é uma selecção equilibrada, sem grandes hipoteses de escolha e a discussão acima só revela como Portugal tem pouco talento à disposição. Esperemos q ronaldo faça o mesmo q tem feito em Madrid.

El Pibe disse...

Pedro,
o que eu queria dizer com 4 médios defensivos é que temos 4 médios menos criativos, pouco imaginativos e mais dedicados a tarefas defensivas e contenção (Pedro Mendes, Veloso, Meireles e Tiago) e apenas um 10, ou um mais criativo. Parece-me muito pouco para um Portugal que, segundo o seu treinador, quer chegar ás meias-finais.
Tendo em conta que ainda temos o Pepe para jogar a meio campo, fazendo então que hajam 5 médios mais defensivos, é lógico que se deveria prescindir de um deles e chamar um Carlos Martins um Nuno Assis ou um jogador polivalente, estilo Rúben Amorim. Na minha opinião, o Pedro Mendes está a mais.

Pedro disse...

Repara El Pibe,

Afirmares que R. Meireles e Tiago são médios defensivos e de contenção...nao sei que futebol vês.

São médios box to box. Genero Maniche. São a 1ª linha a fechar e a 1ª a criar jogo. São os médios que quando libertos por um bom trinco (P. Mendes/Pepe) aparecem fora da area a finalizar. É essa a essencia do 4-3-3.

De nada serviria levar o Ruben porque ele sim é um médio defensivo e agora adptado a defesa direito, mas para esse lado (direito) já há soluções melhores, mais experientes e que fizeram toda a fase de qualificação.

O único erro para mim do CQ e a falta do Moutinho. Eu retirava um central e levava.o. De resto tudo OK.

P.S. Nuno Assis não é jogador de selecção

BAD-RELIGION disse...

Toda a gente falou foi do Guarda-redes, mas para mim não levar o João Moutinho é pecado!!!

atribodofutebol disse...

Mea culpa, Pedro

Tens toda a razão. Pelo menos nisso.

... disse...

o ruben amorim é um medio defensivo?

o ruben joga a medio defensivo, a lateral direito, a interior direito... nao e por acaso que sem ser titular absoluto do benfica marcou 4 golos esta epoca.

ze castro? beto? lol

André, o campos disse...

1,3 milhões de euros pagos por ano a Queirós para fazer isto?! O cargo de seleccionador é MESMO o mais apetecido...

Numa nota pessoal: que tal colocar um tipo qualquer tipo Agostinho Oliveira a fazer qualificações, e dar depois os 1,3 milhões ao Mourinho só para treinar a Selecção nas fases finais? Cheira-me que aí até com os jogadores do Carregado faríamos melhor figura.

Numa segunda nota pessoal, pergunto a quem percebe bem mais de futebol do que eu: QUEM DIABO É O DANIEL FERNANDES?

Rearviewmirror disse...

Eu tou com aquela ideia que se por acaso tivesse feito 15 jogos federado esta época, ainda ia á África do Sul.
E não era com as viagens da galp energia.

Bruno Pinto disse...

Ricardo Costa e Zé Castro estão a mais. Um deles sairá do lote certamente. Eu incluía o João Moutinho na vez do que vai sobrar destes dois. De resto, apesar da peixeirada habitual benfiquista, que gostava era dos tempos do Scolari em que o titular da baliza do Campeão Europeu nem sequer era convocado, tudo normal.

PS: Mas afinal o que queriam estes benfiquistas? Carlos Martins, Rúben Amorim, César Peixoto?? Foda-se, já não chega o Coentrão?!!!!!

André Marques disse...

queiroz, escuta, és um filho da p***

amcslb

J. disse...

Poderiamos fazer um questionário entre os 10 milhões de portugueses sobre que 23 levar e acho que teriamos 10 milhões de listas todas elas diferentes.

Teremos um onze competitivo e possibilidades para quase todas as posições.
Tomara daqui a 4 anos ter tantas opções como temos agora.

Capucho disse...

Erro crasso o facto de não convocar o Nuno Assis, mas enfim, sinceramente não era de admirar, afinal não joga num dos 3 estarolas, nem no estrangeiro...

Offshore disse...

Parece-me que ninguém referiu o Hugo Viana.
Na minha opinião o backup certo para Deco.

De resto, cada um puxa mais ou menos para a convocação dos jogadores do seu clube. Nada de novo.

Miguel Pereira disse...

O Queiroz pode cometer os seus erros como todos os seleccionadores mas perde também pela falta de opçoes em locais chave. Makukula é um jogador similar ao Hugo Almeida, o que a Portugal falta é um avançado que jogue bem no jogo de associaçao como fez o Nuno Gomes em 2000, porque o Liedson nao tem esse perfil. Só que esse jogador nao existe.

Levar o Moutinho para fazer o mesmo papel do Tiago e Meireles. Dos tres o Tiago fez a melhor época mas para uma posiçao para que levar 3 quando até o Miguel Veloso pode dar um passo em frente?

O Danny vai jogar como alternativa ao Deco, num jogo de transiçoes mais rapidas. O Simao tambem já jogou aí e o Nani está em boa forma para ir para o flanco. E claro o "Simaozinho" tem de jogar sim ou sim nao é?

O problema continua a ser o mesmo de sempre. Para 6 milhoes faltam ali nomes importantes como Nuno Gomes, C. Martins, R. Amorim, C. Peixoto, Moreira, Quim e porque nao se pode naturalizar o Di Maria para por o C. Ronaldo no banco nao é? Nao sejam patéticos e vao para a vossa rotunda lançar foguetes pah.

Zé Luís disse...

Este tipo de comentários - desconhecendo até jogadores que já antes integraram as selecções, como Daniel Fernandes, - é próprio dos analfabrutos que saltam da toca porque o post é um rol de imbecilidades e má-fé, como de costume.

Sabendo-se que, salvo problema ocasional, o 11 está definido - o que ganhou a qualificação - as alternativas são isso mesmo, opções de recurso.

E num panorama sem um vasto quadro de jogadores da máxima categoria, como em fases anteriores, pedir mais bons jogadores nas segundas escolhas é uma barbaridade.

Chamar-lhes segundas linhas e achar que, aí, numa questão meramente de opção secundária, o treinador falhou rotundamente é achar, decerto, que há um substituto natural para Deco, por exemplo, de quem não antevejo grandes coisas em fim de carreira e desejo de Brasil, para além das soluções dentro do habitual, como Tiago, Simão ou, quiçá, Nani.

É como discutir quem deve ser o 3º g.r., ridículo. E, neste campo, como no resto, percebe-se que o caso V. Baía foi esquecido, além de pateticamente menorizado ao tempo, e sobram as questiúnculas levantadas pela clubite.

Essa contaminação tem o veneno benfiquista, como se sabe e o post é exemplo notório.

A imbecilidade resuma de não se perceber ser inútil discutir detalhes de jogadores não afirmados, uns e outros sem serem referências incontornáveis - como são os prováveis titulares - e serem, todos, de pouca experiência internacional porque não poderiam tê-la em maior grau.

Para lá de se esquecer que além de Pepe o próprio R. Carvalho levantar dúvidas sobre a sua forma. Zé Castro e R. Costa são para suprir a emergência, não a solução que poderiam ser, certamente, Luisão e David Luiz ou essa dupla inultrapassável do Tonel e do Carriço, valha-nos os anjos e todos os santos.

Mas é bom ver a estupidez ululante depois das orelhas moucas e figuras parvas dos tempos recentes de convocatórias indiscutíveis.

Fredy disse...

rearview leste o que o pedro disse? convém saber do que se fala e não ler apenas o que queres e da forma que queres como quase sempre.

o r.costa so chegou ao lille em fevereiro. em 3 meses fez 9 jogos. é mau não é? (sem contar com os que fez na qlemanha)

e gosto da tua coerencia:

"Convoca Beto, suplente do FCP;
Deixa de fora Quim, Amorim e Carlos Martins."

convocar um suplente do Porto que é à um mes titular tá mal. convocar suplentes do benfica a epoca toda, já ta bem. sim senhor lolol

JNF disse...

Está instalado o caos e eu ainda não cheguei. Ora bolas.

Não li o que escreveram para cima, nem preciso, faço adivinhação de que os portistas acham mal a convocação de tantos jogadores do SLB e que faltam lá o Miguel Lopes e Orlando Sá.

Não quero saber nem dos minutos de utilização nem das grandes épocas que fizeram nos clubes (olha, João Silva no Aves e Emídio Rafael na Briosa), para mim, deve ir à selecção quem tem melhores capacidades para defender a selecção (logo, geralmente, quem está melhor) e aí entram 5 jogadores do Benfica.

JNF disse...

Já agora, muito foi bonito ter convocado o Nuno Gomes quando foi jogar à Luz e o Nuno Assis quando foi a Gumarães, numa do género "deixa-me lá convocar estes gajos senão os adeptos do Benfica e Vitória ainda me assobiam". Tão triste este queiroz.

Rearviewmirror disse...

Fredy

Caso não saibas (e de certeza que não sabes, ou nem procuraste saber) o R. Amorim apesar de ter estado lesionado a meio da época fez 24 dos 30 jogos do campeonato, e foi o 7º jogador mais utilizado por JJ.
No total fez 36 jogos oficiais pelo BEnfica, e foi titular em 22, tendo mais de 2000 minutos nas pernas.
Nos ultimos 18 jogos da temporada, R.Amorim jogou 16, e foi titular em 11.

Conclusão = Suplente.


O Carlos Martins esta época fez 29 jogos oficiais pelo Benfica, sendo titular em 20.
Nem todos os clubes podem-se dar ao luxo de ter um Aimar e um C. Martins para jogarem na mesma posição.
Desde que debelou a lesão que teve no jogo contra o NAcional, na primeira volta,nos ultimos 28 jogos que o BEnfica fez, C.Martins esteve em 25. Foi titular em 18.
Quando ele marcou aquele golão contra o FCP na Final da taça da LIga, o nosso seleccionador C.Queiroz tinha ido passear á Turquia para supostamente "ver" o melhor marcador desse campeonato jogar.

COnclusão = Suplente.


O BEto fez 7 jogos esta época, os ultimos 4 porque o Helton esteve lesionado.
É só comparar...

O "suplente" Beto vai ao Mundial. Os "suplentes" Amorim e C.Martins (que têm cada um mais de 20 jogos oficiais a titulares esta época) vão ver o jogo do sofá.

Está certo.

Pedro disse...

Ninguem aqui mencionou o M. Lopes ou o Orlando Sá, excepto os benfiquistas para deitar carvão para a fogueira.

É uma equação simples! Nenhum jogador do benfica fez parte do 11 base na qualificação, aliás, foi raro ve.los sequer nas convocatórias.

Para a baliza está definido hámto o GR titular (scolari fez o mesmo e não houve banzé), prtt quim, patricio, hilario, etc qq um seria suplente e duvido mto que o quim criasse bom ambiente tendo de ficar n banco.

nuno gomes nem vale a pena escrever é obvio que quem é a ultima opção no benfica, nunca será 1ª ou 2ª na selecção - queiroz só leva 2 PL -

Coentrão é o DE titular de caras, sem discussão.

Já o ruben e o carlos martins para o lugar deles, estão os jogadores que fizeram a qualificação e que são o nucleo duro desta equipa desde 2004.

Existe é uma clubite estranha de quem devia andar feliz e anda rabugento.

Duarte Cameira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
El Pibe disse...

Rúben Amorim médio defensivo?
O homem faz tudo...E este ano no Benfica, das vezes que substitui o Ramires, até já jogava quase a extremo.
O Rúben, para mim, faria um jeitaço à selecção. Está em grande forma, super motivado é polivalente (defesa direito, médio defensivo, interior) e é um jogador inteligentíssimo.

Quanto ao Tiago e ao Raúl Meireles, estão bem longe do que já foram, e perderam a sua veia criativa. Aliás, se compararmos as épocas do Tiago no Benfica (em que salvo erro marcou 12 golos numa época), no Chelsea e no Lyon com a actual, o rapaz de criador e finalizador não tem nada.

Continuo na minha, seria muito mais útil à selecção um Carlos Martins ou Nuno Assis (porque é que não é jogador de selecção?). Falta urgentemente um criativo que possa substituir o Deco.

O João Moutinho, apesar de já ter cultura de selecção, que é algo importante nesta fase, fez uma época terrível, está completamente em baixo de forma. Entre ele e o Carlos Martins, eu não teria quaisquer dúvidas.

E outra coisa, não sei se o Queiroz vá jogar em 4-3-3. Acho que jogará em losango (e fizemos bons jogos nesse esquema na qualificação apesar dos resultados não terem sido famosos), e então aí ainda se notará mais a falta do Rúben, que pode fazer 3 posições.

Na minha "selecção imaginária", em 442 losango, teríamos para trincos Pepe, Ruben, Veloso e até Raúl Meireles(que na fase de qualificação jogou nessa posição); para interiores Raúl, Veloso, Tiago, Ruben, Carlos Martins e se fosse necessário usar o Nani, um pouco à semelhança do Di Maria no Benfica; para 10 Deco, Carlos Martins e Danny

Engraçado que o Makukula não tenha sido chamado, mas que Guiza, que está bem longe do português na lista dos marcadores na Turquia, não falhe na convocatória de uma selecção que tem Villas, Torres e Pedros....enfim

Captain disse...

Makukula é igual ao H. Almeida. Portugal já tem a sua torre, precisa é dum finalizador movel e letal.

Continuo a afirmar que uma selecção é um grupo que joga junto de vez em quando e portanto nunca pode haver mts trocas no nucleo duro antes duma grande competição.

Mal ou bem estes são os que mais entrosados se encontram.

Nuno Assis não é jogador de seleção porque como seviu no benfica qdo é doer desaparece e disso há la mto.

Mais do que dizer este ou aquele devia.se era comentar as tacticas a usar e os jogadores a utilizar.

Continuam com clubites mas na hora da verdade roem as unhas como qq outro "tuga"

Treinador de Sofá disse...

Convocatória patrocinada pelo BES (antes era pela CGD) dá nisto. A convocatória de Beto é o bom exemplo de como ter yes-man nestes cargos dá sempre bons resultados. Faz lembrar Oliveira convocar Baia para 2002 não tendo partecipado na qualificação para o mesmo (prémio merecido e retribuido com a exibição frente aos EUA). Ricardo Costa saltou da 1º divisão alemã para a 1ª liga francesa, desde de fev faz 8 jogos (pelos vistos suficiente se comparamos com Nunes e com Carriço). Fredy disse que vai para o Valência. Aposto mais no Valencienes, fica mais perto.
Zé Castro jogou 9 vezes no depor, também suficiente para merecer. Daniel Fernandes, 11 jogos, já não joga desde de março.
Estas escolhas são as mais criticaveis, mas não são estranhas considerado o cv de queiroz.

Treinador de Sofá disse...

É obvio que os exemplo acima citados pouca ou nenhuma possibilidade vão ter de jogar (felizmente). O problema da sua convocatória nem pode ser feita nesses termos. A questão real é que para entrada daqueles "meninos", foi tapada o acesso a outros que sinceramente fazem lá "mais falta". Não comprendo a inclusão de Costa e Castro e não chamar Carriço (titular no Sporting e jovem). Chamar Beto e Fernandes em detrimento de Patricio (jovem e titular no sporting) e Quim (experiente, titular do clube campeão e com a defesa menos batida) também pouco senso faz. R. P. Ferreira só vai porque alguem gastou 20 milhões neles. Para mim João Pereira tem mais condições para ser convocado(ou um R. Amorim adaptado). A não inclusão de H. Viana é absurda. Almeida vai e Makukula (por mim, Liedson ficava de fora).
O verdadeiro problema prende-se é que não se leva os 23 (ou 24+6) melhores portugueses (os que estão em melhor forma). Leva-se um conjunto de nomes que dá jeito para o foclore dos empresários.
E rectificar uma questão levantada: a maioria dos benfiquistas não levavam a sério as convocatórias de Scolari, pois padeciam do mesmo problema que levantei a pouco. E que eu saiba,o completo afastamento de Baia (e não só) deu origem as umas semanas agitadas para Scolari, com PdaC (ao seu melhor estilo) fazer campanha (via media) antiscolari.

jamsilva disse...

"Existe é uma clubite estranha de quem devia andar feliz e anda rabugento."

A melhor frase da caixa de comentários.