terça-feira, maio 11, 2010

O anti-adepto apresenta-se

[O anti-adepto inaugura hoje um conjunto de textos para o 442 sobre a participação portuguesa no Mundial da África do Sul. Pelo menos, foi o que nos prometeu. Assim permitam cães e gatos]

Para um fervoroso inimigo da selecção portuguesa, saiu-me o euromilhões quando o inefável Madail foi resgatar o adjunto de Ferguson, salvando o Manchester de uma sucessão dramática e condenando Portugal à imagem de equipa-de-bons-rapazes-que-se-são-o-brasil-da-europa-eu-vou-receber-a-minha-reforma-por-inteiro-quando-chegar-aos-65.

As escolhas de Queiroz até nem surpreendem muito. Esta lista faz lembrar a alta velocidade que vai ligar Poceirão a Caia. Para começar, não acaba em lado nenhum. Pelo meio, os erros de casting são os de sempre. Rolando, aquela espécie de defesa central que só o Porto sabe embrulhar e até poderá vender como tal, é um bom exemplo. O desaparecimento de Meira e de Moutinho, sem somarem nada de substancial à asneira, só aumenta as minhas hipóteses de ter sucesso no ataque especulativo a Portugal a que me proponho fazer nas casas de apostas. É que estruturalmente doente, Portugal está mesmo a colocar-se a jeito.

Voltando ao futebol, deixo uma certeza, uma convicção e um desejo: Portugal não tem, nunca teve e não terá qualquer hipótese sequer de passar sequer a primeira fase. Queiroz, mescalinizado, fantasia com a ida às meias-finais. Não sendo fundamentalista, admito que milagres e acidentes podem felizmente concorrer para dar mais sabor à inevitabilidade: o desastre do costume.

P.S. África do Sul tem algumas das cidades mais perigosas de todo o mundo. Anoto por isso, pelo seu carácter preventivo, a inteligência de Queiroz em convocar Miguel. O que Bruno Alves não arrumar em campo, Miguel acaba fora dele.

escrito por anti-adepto

35 comentários:

JNF disse...

Começa bem. Acho que vou gostar disto.

Miguel disse...

Não sabia que imbecis podiam por posts aqui.

Rearviewmirror disse...

a verdade como ela é

Joel Guerra disse...

ate ver o anti-adepto tem o meu voto...

... disse...

miguel das 10:32

e um pouco de sentido de humor?

Pedro disse...

Dos textos mais lúcidos aqui do 442.

Mr. Shankly disse...

Venenoso! :)
Miguel, não gostas não comes. Insultos é que são escusados, digo eu.

Filipe disse...

Isto é um bocado perverso. Não gosto do Queirósz, preferia ver mais um ou dois jogadores do Benfica, e não percebo a ida de Deco e Liedson, mas apesar de tudo é a selecção. E nem fico muito desiludido se não passarem da fase de grupos, já aceitei que esta selecção portuguesa é provavelmente a mais fraca que já vi jogar (não contando com a pós-saltillo).

Acho que anda tudo mal habituado. Ainda me lembro da festa que fiz quando nos qualificámos para o México. Estar lá para um país do tamanho do nosso já é muito bom.

pitons na boca disse...

Isto promete. hehehe

Acho que nunca vou concordar tanto com o que se escreva por aqui como com o que o anti-adepto tem para dizer. :D

Zé Luís disse...

Acho uma bela iniciativa e o texto promete e cumpre. Assim dá gosto, ao menos diz ao que vem. Ficaria melhor se dissesse tudo, acrscentando o benfiquismo verrinoso que, porventura, não lhe permitirá analisar com tal lucidez, frieza e azedume a próxima época.

Podia começar como o Manha a bater no Pedro Pinto e prosseguir com o seu feeling a bater em tudo e todos agora que não tem cargos institucionais como tinha em 2004 para não criticar a presença de Pedro Pinto no sorteio da fase final para o Europeu em Portugal.

Mas vou seguir com atenção, porque parece-me capaz de manter uma coerência, definido o alvo prioritário que é ser contra a selecção de CQ, o que diz bem do vento que lhe assopra pelas costas...

jamsilva disse...

Tenho uma certa dificuldade em compreender determinadas opinioes. E ainda mas alguém q as leva suficientemente a sério para as publicar num post.
É q ha coisas que nao fazem sentido.
Eu acho que as pessoas dizem mal dos outros para se sentirem digamos... algo superiores.

exemplo.
Andamos há anos a ouvir da boca dos benfiquistas que o Quim é uma grande treta que nao vale nada e que nao é redes p o glorioso. O clube ainda nem sequer avançou para a renovação do contrato do dito atleta q acaba em junho. No entanto ainda nao vi Um benfiquista que nos últimos dias não se tenha insurgido contra o seleccionador nacional.

Faz sentido?!

Fredy disse...

lol o texto promete e gostei.

e gosto tambem de ver os 6 milhoes de benfiquistas a torcer pelo mal da seleção SÓ porque os seus suplentes não foram convocados, e o que diziam eles dos outros quando só criticavam a não ida do melhor redes português em 2004 lolol

como as coisas mudam, lindo :')

Mr. Shankly disse...

"Andamos há anos a ouvir da boca dos benfiquistas que o Quim é uma grande treta que nao vale nada e que nao é redes p o glorioso"
Alguns acham que sim, outros que é muito bom, e a maioria acha que, sendo bom, não é fantástico. A maioria acha, aliás, que o Eduardo está nas mesmas condições e que portanto trocar um pelo outro não faz sentido.

fredy, não são 6 milhões. Eu apoio a selecção, por exemplo. Já agora, quem são os suplentes do Benfica que não foram convocados?

Sérgio_alj disse...

Tenho pena de desiludar os demais portistas, mas eu vou torcer pela selecção Nacional e não vou fazer como o vosso presidente, que festeja golos da Grécia!

Fredy disse...

dos que eu ja vi pela blogosfera, o ruben, o martins e ate o nuno gomes. e se pesquisasse ainda deve haver alguns que queriam o rui costa tambem lolol

e antes que venham dizer que x ou y jogou 10 ou 15 jogos a titular eu digo: o Guarin no FCP tambem jogou e vao-me dizer que ele é titular do FCP? (e só de pensar que este cepo vai renovar só me apetece partir o cartao de socio lol)

e sergio, nao desiludes ninguem antes pelo contrario. nao sao 6 milhoes, mas sao a maioria como se vê por aí. e quem te disse que o PC festejou os golos da grecia? és ingenuo, acreditas em tudo o que lês pelos vistos lolol

O Caçador disse...

Parabéns.

Pelo teor dá-me a impressão que o MASTER deve estar por trás ?

Será ?

Filipe disse...

Mas qual maioria? Neste blog já houve três benfiquistas a dizerem que apoiam a selecção. Há um grupo muito vocal de fanáticos do Quim (um desastre como guarda-redes) que parecem mais do que são.

Deve ser como o mito da maioria dos portistas contra a selecção do Scolari. A esmagadora maioria dos que conheço apoiaram Portugal em todos os jogos, muitos até meteram a bandeira na janela. Bastava ter visto o Cais de Gaia e a Ribeira depois de termos aviado os ingleses.

Treinador de Sofá disse...

Gosto de ver o fredy a generalizar. É que nunca acerta uma...

Não defendo o quim na selecção só porque (ainda) joga no benfica. Defendo que tendo em atenção quem Queiroz escolheu, não faz sentido (embora nunca fez) não o escolher a ele nem a Patricio (que pasme-se é a quarta escolha, por enquanto). Da mesma maneira olhando para outros "Incriveis" de Queiroz se aplica essa norma.
Mas lá está, para quem apoia a decisão de escolher um jogador que só fez 7 jogos esta epoca, estamos conversados.

Quanto à selecção perdi o interesse na mesma quando pós-2000. Muito menos apoiei Scolari e a campanha de tornar a Selecção nacional no "escrete b" (a qual o FCP tem muitas queixas). Por mim, nestas competições só espero ver boas partidas como no passado me deu prazer ver jogar a Holanda. Quero é futebol o resto é paisagem...

Rearviewmirror disse...

Fredy, toma lá outra vez os dados dos "suplentes"


"O R. Amorim apesar de ter estado lesionado a meio da época fez 24 dos 30 jogos do campeonato, e foi o 7º jogador mais utilizado por JJ.
No total fez 36 jogos oficiais pelo BEnfica, e foi titular em 22, tendo mais de 2000 minutos nas pernas.
Nos ultimos 18 jogos da temporada, R.Amorim jogou 16, e foi titular em 11.

O Carlos Martins esta época fez 29 jogos oficiais pelo Benfica, sendo titular em 20.
Nem todos os clubes podem-se dar ao luxo de ter um Aimar e um C. Martins para jogarem na mesma posição.
Desde que debelou a lesão que teve no jogo contra o NAcional, na primeira volta,nos ultimos 28 jogos que o BEnfica fez, C.Martins esteve em 25. Foi titular em 18.
Quando ele marcou aquele golão contra o FCP na Final da taça da LIga, o nosso seleccionador C.Queiroz tinha ido passear á Turquia para supostamente "ver" o melhor marcador desse campeonato jogar."

Fredy disse...

rear, apresenta os dados que quiseres que não deixam de ser suplentes. já te dei o exemplo do guarin e ele é tudo menos um titular do Porto.

jamsilva disse...

Nao tenho nada contra o RAmorim nem contra o CMartins. Gosto da regularidade e polivalencia do primeiro e do "génio" do segundo. Simplesmente parece-me que os que la estao sao melhores.

Dos médios convocados quem é que saía para a entrada dos ditos?

Mr. Shankly disse...

Percebes, rearview? Um jogador se jogar de início não deixa de ser suplente porque o fredy diz. Da mesma forma, se dizes que apoias a selecção não deixas de estar contra porque o fredy diz. E apesar de eu deixar este comentário, se o fredy disser que não deixei é porque não deixei. Percebeste?

Mr. Shankly disse...

"Dos médios convocados quem é que saía para a entrada dos ditos?"

Não sou dos que apoio a convcatória do Martins ou do Amorim, mas a questão não é esta. Claramente temos centrais a mais e criativos a menos. Podia sair por exemplo o José Castro ou o Ricardo Costa, não?

jamsilva disse...

"Podia sair por exemplo o José Castro ou o Ricardo Costa, não?"

Nao so podia como vai... dos dois só fica um. Neste momento estao convocados 24 jogadores e so ficam 23.

O slb se quer ter mais jogadores na selecçao devia ter mais portugueses nos "lugares chave".
As "estrelas" do benfica sao todas estrangieros (luizao, ramirez, saviola, cardozo e javi e o david luiz. E depois admiram-se.

A reacçao da maior parte dos adeptos do glorioso é a de sempre e só tenho pena que nao se apercebam do ridiculo. Voces leram bem a caixa de comentarios do post anterior. É deprimente.

Mr. Shankly disse...

"O slb se quer ter mais jogadores na selecçao "
Quem disse? Eu não quero.

Rearviewmirror disse...

"As "estrelas" do benfica sao todas estrangieros (luizao, ramirez, saviola, cardozo e javi e o david luiz. E depois admiram-se."

E apesar dessas estrelas todas, (5 jogadores do Benfica vão estar no Mundial, nas fracas seleções do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina), o R.Amorim, o Coentrão e o Carlos Martins (para não falar do Quim) conseguiram fazer uma grande época.
De certeza que nivelaram o seu nivel de jogo por cima, porque a qualidade dos jogadores que estavam ao seu lado assim os obrigaram.
Se foi suficiente para irem á selecção? É óbvio que não, eles jogam no Benfica.

É mais fácil um jogador de qualidade sobressair quando está envolto em mediocridade.

Agora já não há muito a fazer, que os jogadores do J.Mendes consigam trazer o caneco, é isso que todos nós portugueses queremos.

Fredy disse...

já agora voces que vivem para isto, quantos jogadores do benfica vao ao mundial? e do porto?

é uma pergunta sincera porque não sei e nao me apetece tar a fazer contas agora. mas lembro-me de no ano passado os benfiquistas dizerem que iam levar (no minimo) 12 gajos e que o Porto nem meia duzia. e podem ir buscar os emprestados e etc

ps- shanky é tão mais fixe filosofar e desconversar do que perceber o que se diz. se te serviu a carapuça quando disse (corrrigi) que a maioria dos lampioes (e não todos) querem o mal da seleçao, nao tenho culpa.

Diego Armés disse...

Isto chega-se a uma parte da caixa de comentários em que o melhor é passar à frente.

Gostei da entrada, do texto e do veneno (independentemente de concordar ou não com que se defende/se ataca). Mas muito mais interessante é o seguinte fenómeno: como Queiroz só chamou Coentrão à selecção, para os anti-benfiquistas a convocatória é boa. Os mesmos anti-benfiquistas que acusam os benfiquistas de "clubite" por dizer mal do Queiroz. Nunca o Queiroz teve tanto devoto, digo eu. Aliás, se prescindir do Coentrão, tem 40% de Portugal aos seus pés. Adiante.

Treinador de Sofá disse...

Fredy a diferença é mesma essa entre o que tu supões e a realidade. Enquanto tu preocupas-te com quantos jogadores vai de clube A ou clube B a determinada prova, eu (e muitos outros) olhamos para as convocatórias e vemos que é tudo uma fantochada e jogos de empresários (que sempre houveram, mas agora é mais descarada). Gosto como tu, o Bruno Pinto e muitos outros assobiam para o lado e acusam de "clubite". Até agora não vi um argumento válido para presença de Beto (que só fez 6 jogos no campeonato) ou de Ricardo Costa. Não há um argumento válido para a presença de 5 centrais+1 (sendo o +1 um jogador que não joga à meio ano).
Pois é, mas são os benfiquistas que são hipócritas e sofrem de "clubite". Já disse e volto a repetir (e só não ligas porque não te convém):Ruben Amorim e Hugo Viana pelo o que fizeram "mereciam" lá estar (mais que Meireles por exemplo), J. Pereira fez mais que P. Ferreira. And the list goes on...

Mr. Shankly disse...

"se te serviu a carapuça quando disse (corrrigi) que a maioria dos lampioes (e não todos) querem o mal da seleçao, nao tenho culpa."

Eu disse que apoiava a selecção, tu achas que me serviu essa carapuça. É o teu mundo, não te vou privar dele.

Fredy disse...

treinador do sofá, tu les o que eu escrevo ou só a parte que te interessa para mandar vir?

quem é que assobia para o lado? nao leste quando eu disse que tb nao concordo com a ida do r.costa e do ze castro? que devia era ir o moutinho?

a diferença é que para voces queriam é que fossem os vossos jogadores todos, mesmo aqueles que não tem categoria para a seleçao (c.martins)

e esses mereciam mais que o meireles, p.ferreira (e acrescento eu dos que ja li aí), deco, liedson ou pepe??

fogo, valem muito mais estes lesionados ou embaixo de forma, do que esses que falas em plena forma!

e treinador, eu não me preocupo com quantos vão, lembrei-me foi hoje disse. e na altura quem se preocupava eram voces, que passavam o tempo todo a atacar os portistas todos dizendo que iam ter quase 2 dezenas de gajos no mundial. e se calhar, com emprestados e isso, até têm. mas como não vos ouço falar disso agora, é provavel que não.

Rearviewmirror disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rearviewmirror disse...

"fogo, valem muito mais estes lesionados ou embaixo de forma, do que esses que falas em plena forma!"

"(...)dizendo que iam ter quase 2 dezenas de gajos no mundial (...)"


I Rest my case

jamsilva disse...

´podem-me explicar pq razao o HViana ou o RAmorim merecem tirar o lugar ao Meireles?

en relaçaao centrais. O pepe nao conta pq joga a med def.
Logo ficam 4+1, sabendo q um desses n irá ao mundial.
É tao estranho convocar 4 def centrais??

voces querem comparar o PFerreira com o JPereira?

epá vá lá. nao compliquem o que é facil.

Hattori Hanzo disse...

jamsilva ... pela simples razão que fizeram uma melhor época que ele. Pelo menos para mim devia ser isso que devia contar