terça-feira, maio 04, 2010

Gaitán no Benfica: mais do que um reforço

A contratação de Gaitán confirma que o Benfica começa a ter uma estratégia de longo prazo no mercado. Depois de Di Maria render Simão Sabrosa, é a vez de Gaitán render Di Maria. O sucessor de Saviola está encontrado: chama-se Franco Jara e também é internacional argentino. Airton será o substituto natural de Javi Garcia, enquanto Sidnei aguarda por uma vaga no eixo da defesa, provavelmente a ser aberta por David Luiz.

Não é nada de novo. O FC Porto faz o mesmo desde o título europeu: saiu Deco, entrou Diego; saiu Diego, entrou Lucho; saiu Lucho, entrou Belushi.

Todas estas operações partilham uma característica: parte do lucro serve para investir forte num novo nome com potencial para gerar receitas extraordinárias no futuro. Perpetuando, assim, um ciclo virtuoso.

No Sporting, a última grande venda tem o nome de Nani. Quando abandonou Alvalade em 2007, a troco de 25 milhões de euros, chegaram Izmailov (por empréstimo) e Vukcevic, que estava encostado no Saturn e por isso custou apenas dois milhões de euros.

kovacevic

9 comentários:

J. disse...

Não podia estar mais de acordo contigo.
O Sporting perdeu essa possibilidade de criar esse ciclo vicioso de que falas, talvez até por imposições exteriores (banca).
E agora vai ser mais dificil conseguir financiar-se e conseguir lutar com os rivais pelo título.

Alargando a conversa para outros meios, esta é a talvez a discussão mais acesa entre o mundo das economias.
Reduzir passivo(deficit)o mais possivel, correndo o risco de ver um clube/país não crescer mas assegurando assim que não entras em suspenção de pagamentos, ou ir tentanto reduzir sim mas através de ums selecção de investimentos que possam trazer maiores receitas e assim resolver por outro modo a tal falta de $$$.

kovacevic disse...

j.

no caso do futebol, e do sporting em particular, as receitas extraordinárias resultantes da venda de jogadores assumem especial relevo pois são o único meio para engordar o orçamento, dado que todas as restantes rubricas (quotas, bilheteira, televisão, publicidade) estão já perto do máximo que podem dar.

kovacevic disse...

isto falando do futebol português, claro, porque lá fora os direitos televisivos valem e muito

J. disse...

Exacto, sendo que por muitas voltas que dês as receitas correntes já chegaram ao seu ponto máximo ( salvo épocas em que és campeão), então as receitas extraordinárias são cada vez mais importantes para a financiação de uma actividade e para o sucesso de uma determinadade entidade.
Era base do sucesso do Porto e vai ser também a base do sucesso do Benfica.
O Sporting precisa primeiro de aprender a comprar.Já o tinhas referido também num post anterior.

Por fim, cito Augusto Inácio

"O clube (Sporting) não vende bem e não compra bem, logo não pode fazer uma boa equipa."

Pedro disse...

Num clube de futebol só há duas soluções para inverter o rumo de crise económica/desprotiva:

- Reduzir custos brutalmente, estabilizar financeiramente e aos poucos, conforme as finanças forem melhorando, ir investindo mais forte no futebol. Para isto é preciso pedir paciência aos adeptos para a ausência de títulos.

- Ou investir forte, criar uma equipa forte com jogadores que rapidamente singrem e proporcionem bom futebol e expectativas positivas nos adeptos, gerando assim uma bola de neve de bons resultados, boas vendas, boas compras, bons resultados. Esta estratégia necessita de um capital inicial forte e de solidez para aguentar uma ou duas épocas a seco.

kovacevic disse...

De facto, o Inácio resumiu tudo numa frase.

Leão de Alvalade disse...

Kovacevic:
O Sporting tentou algo diferente para fazer jus à classificação do clube diferente:

Do Deivid passou para o Alecsandro e deste para o Tiuí. Não correu bem como sabemos...

Do Edson passou ao Ronny e deste para o Grimi. Não correu bem como sabemos.

E por aí fora.

luissm disse...

Se a sequência for sempre do tipo
Deco-Diego-Lucho-Beluschi não estou a ver onde é que está o ciclo virtuoso...

kovacevic disse...

claro que não, luís

o diego e o belushi são péssimos jogadores e o fc porto fartou-se perder dinheiro com eles

olha, substitui por luis fabiano-lisandro-falcão, se preferires

espera: o fabiano também é uma merda de jogador... e o lisandro e o falcão nem se fala... que rendimento pobre