quarta-feira, outubro 07, 2009

Paulo Bento Clube de Portugal

Rui Oliveira e Costa acaba de assinar no Trio de Ataque um exercício de branqueamento que define com rigor o momento perigosíssimo em que o clube do leão está mergulhado. Diz-me o katanec que parece que Paulo Bento se tornou uma causa em si mesmo e importa salvar o treinador nem que seja à custa do próprio Sporting. Não podia ser mais verdade.

Garante, então, Rui Oliveira e Costa, que no plantel de Alvalade há 15 jogadores que estão ali como podiam estar na União de Leiria. O Sporting tem cinco jogadores muito bons, afirma, cinco bons e os restantes não têm qualidade para mais do que um neo-primodivisionário.

É engraçado atribuir-se à pressão da massa adepta anónima a quota maior de responsabilidade pelo estado da equipa de futebol e depois ir para prime time televisivo lançar fumaradas mentirosas como esta.

Rui Oliveira e Costa não detalhou, mas supõe-se que os cinco muito bons são Liedson, Matigol, Izmailov, Moutinho e Polga. Os bons seriam Postiga, Vukcevic, Veloso, Caneira e Rui Patrício.

Temos, portanto, que Angulo ex-Valência e Caicedo ex-Man City, dois dos três reforços da época, não têm afinal qualidade para mais do que a União de Leiria. Que o aparente potencial de Carriço, Adrien, Pereirinha e Djaló também não dá para mais. Que Tonel, em tempos chamado à selecção nacional e seguido pelo Glasgow Rangers, ficaria bem, isso sim, à beira do rio Lis. E que o Sporting pagou quatro milhões de euros para trazer de Milão um Grimi cujo talento se limita, ao fim ao cabo, ao nível de João Bartolomeu.

Neste caso, sobretudo no último caso, de quem é a culpa, então? Dos adeptos?

Mais: Tiago e Abel já lá estavam, mas em relação a Ricardo Baptista, André Marques, Pedro Silva e Saleiro é preciso perguntar ao sr. Costa: quem é que os escolheu para o Sporting 09/10? Quem é que negou Varela, abdicou de Tiago Pinto e ignorou Hugo Viana?

Nunca imaginei tamanho circo, mas ainda vou ouvir e ler, e provavelmente esta época, que não é grave se o Sporting falhar o apuramento para a Europa, porque a SAD está nas lonas e este plantel não chega senão para lutar pela manutenção.

E logo depois fazemos uma estátua a Paulo Bento, como aquela que têm do outro lado da segunda circular em honra do Makukula.

kovacevic

27 comentários:

O Anti Lampião disse...

Orelhas:
"esse senhor não nos pode ensinar nada. A boca morre pelo peixe"

http://oantilampiao.blogspot.com/2009/10/cada-clube-tem-o-presidente-que-merece.html

Luciano Rodrigues disse...

Enfim. Tem tudo uma falta tremenda de noção da realidade. E a realidade é apenas uma: se o Sporting arranca 2 ou 3 vitórias e boas exibições seguidas, está de volta a ser candidato ao título. Ah, e já agora, não exijam a mesma coisa a Benfica e Porto e ao Sporting, porque os orçamentos não têm nada a ver.

Ou seja, o Sporting não luta com as mesmas armas, mas curiosamente tem dado uma luta tremenda nas últimas temporadas. Agora, com o orçamento do SCP, cada título conquistado é um milagre ou um atestado de incompetência aos outros 2.

Gabriel disse...

Um grande LOL é apenas o que me apraz dizer...

JLC disse...

"parece que Paulo Bento se tornou uma causa em si mesmo e importa salvar o treinador nem que seja à custa do próprio Sporting"

Não é verdade, de maneira nenhuma. A meu ver, PB é uma causa perdida. Um excelente profissional e um bom treinador que já deu o que (de muito) tinha a dar ao Sporting e que vai ficar cá até ao fim da época (outra coisa não faria sentido, a não ser que houvesse dinheiro para investir em Dezembro). Assim sendo, talvez seja tempo de falar nos outros problemas do sporting.

É importante ver que um Ronny que já foi o melhor lateral esquerdo em alvalade, é suplente do Leiria e que ninguém quer Puro ou Stoj nem dados.

Muitos dos que continuamente defendem Paulo Bento, fazem-no porque nos ultimos anos foi ele que pagou por tudo. Todos os dias, em todos os blogs, a culpa é do Paulo Bento. E quando ele sair, não há quem culpar se o Veloso fingir lesões ou amuar porque só joga onde quer. Quando PB sair, o Vuk vai deixar de ser um jogador fabuloso que não joga mais porque o treinador não gosta dele. O Stoj vai deixar de ser um dos melhores guarda redes do mundo que não joga porque PB não gosta dele.

A merda maior ainda está para vir. Quando toda a gente se aperceber que não temos mesmo equipa para ser campeões. Quando toda a gente vir que JEB ainda não fez nada. Porque PB não está no clube por ser um grande treinador, está no clube porque há 3 anos que (com mérito) disfarça a merda que se faz no Sporting.


Não vejo vantagem nenhuma em continuar a bater no homem. É para sair? É sim senhor. Mas depois de Paulo Bento sair, está resolvida uma muito pequena parte do todo que o Sporting precisa para ser campeão.


Para finalizar, só dois pontos rápidos.
1- A teoria de que o Sporting não joga uma merda há 3 anos é mentira. Se assim fosse, que mérito podiamos dar a um Porto que só num dos anos conseguiu mostrar grande superioridade? Que mérito dar a um benfica que gasta milhões mas não se lembra da ultima vez que ficou acima do terceiro lugar?

Mentiras, quando repetidas vezes suficientes, tornam-se em verdades. Foi por isso que se andou um ano a dizer que o Sporting dava as primeiras partes e é por isso que se está a voltar à lenda do Sporting-de-peseiro-que-dava-espectaculo-em-todos-os-jogos-ao-contrario-do-sporting-de-pb-que-so-faz-merda.

2- Hugo Viana? Também tu, Kova?

Leão de Alvalade disse...

E pode muito bem acontecer que o Vukcevic jogue tão bem no Sporting como joga na seleção do seu país, Matias Fernandez idem, que o João volte a ser o Moutinho, que o Liedson marque mais uns golitos, pela simples razão de que tem mais oportunidades em cada jogo, que o Sporting volte a utilizar a seu favor as jogadas de bola parada ao invés de sofrer golos atrás de golos por essa via, pode ser até que o Sporting jogue futebol que se veja mais que um jogo de vez em quando. Do que tenho a certeza é que é dificil piorar, mesmo até sem treinador.

Repórter H disse...

A palhaçada continua!

Rua com esta corja toda. JÁ!!!!

Peyroteo disse...

Nem mais, Kova!
Quando vejo os Barroso e os Oliveira e Costa (que podem ser muito bons profissionais mas de futebol nada entendem) a debitar opiniões no sentido da continuidade, mais convencido fico que o Sporting tem que agir no imediato e não esperar pelo final da época.
Infelizmente, e pelo que tenho ouvido do Bettencourt, só perdendo em casa com o Benfica, é que vai tomar uma posição.

Grilo Falante disse...

Nos primeiros cinco anos como treinador do Man. United o Fergusson não ganhou qualquer título...

Mr. Blue disse...

Eu, sobre o Paulo Bento, apenas digo: que fique lá muitos anos.

E quando o comparam ao Ferguson dá-me vontade de rir por 2 motivos:
- o Sporting não é o Man Utd. Nem nunca será.
- o Ferguson, para mim, é dos treinadores mais limitados da Premier League.

Vendo bem, o P Bento até pode ser um novo Ferguson só que nunca terá um Cantona, um Giggs ou um Ronaldo para resolver aquilo que ele por si só não resolve.

Leão de Alvalade disse...

O Ferguson não é o PB nem o contrário e o mesmo se aplica ao ManUtd e o Sporting.

Mas o Ferguson chegou a Manchester após ter dado titulos ao Aberdeen, deixando os grandes de Glasgow a secar.

O PB se ficar forever no Sporting um dia há-de ser campeão, só não sei se estarei vivo para o ver. E continuando com este futebol não sei quantos Sportinguistas ainda restarão para ir até aos Marqueses deste País celebrar. Mas isso que importa? Desde que o PB lá esteja...

Valdemar disse...

Alguém aí em cima criticou "os Barroso e Costa" por não perceberem nada de bola.

Ainda bem que aqui no blog é só entendidos.

A humildade é fodida e facilmente dispensável...

Em relação ao PB,

já se fala de ir buscar o Scolari. Ao ponto a que isto chegou. O desespero que não deve andar nas mentes dos anti-Paulo Bento, para já falarem em trocá-lo pelo Scolari. É como pensar em dispensar o Sócrates do governo, para meter o Iran Costa no lugar dele.

O problema de Portugal é estar cheio de Portugueses. Penso que o do Sporting, é estar cheio de adeptos, neste caso, Sportinguistas. Que são donos da razão, e sem estarem na posse de todos os factos, têm a mania que só eles sabem o que é melhor para o clube. Sempre com grandes certezas.

É deixá-los. Com uma ou duas vitórias e o Paulo Bento é, novamente, o maior.

Por agora, é assistir com tranquilidade aos excessos de linguagem e modos...

kovacevic disse...

Valdemar,

já agora, você é português e sportinguista?

Pedro disse...

O sporting precisa de um investimento sério na equipa só q para isso é preciso dinheiro q, pelos vistos, não há no clube.

Apostar na formação é uma boa política mas para efeitos de resultados desportivos terá sempre q ser uma política a longo prazo pq nem sempre se consegue uma fornada de 5/6 jogadores de qualidade suficiente para pegar de estaca no plantel principal. E, mesmo assim, é preciso o clube segurá-los qd eles começam a despontar interesse dos grandes clubes europeus. Para isso é preciso ter dinheiro, q parece não existir no clube.

O problema, facilmente se percebe, é a falta de fundos para dar aos sportinguistas aquilo q eles pretendem.

O Benfica fez um esforço financeiro brutal nas últimas duas épocas, nada venceu é certo mas fez algo de muito importante: não desbaratou após a hecatombe desportiva. Foi reforçando e mantendo os melhores. O Benfica pode não conquistar nada mas ninguem ousa dizer q o Benfica não tem uma equipa de muito boa qualidade, q não tem jogadores q entusiasmam e q levam adeptos ao estádio. Isso custa dinheiro.

O sporting quebrou o tecto salarial com as renovações de Liedson e Moutinho. Era previsível, 75.000 de tecto salarial, para um clube com as pretensões do scp não é nada. Resta saber se o sporting tem condições para pagar 150.000 a dois ou três jogadores de categoria indiscutível de modo a poder apetrechar a equipa e motivar adeptos.

Pipos disse...

Kova, quem fez as separações dos bons e muito bons jogadores?

Depois de saber... direi o que acho sobre isso, mas não anda muito longe do que foi escrito.

kovacevic disse...

os agrupamentos com nomes são meus

a divisão 5 muito bons, 5 bons, 15 leirias é do sr. Costa

Pipos disse...

A divisão não é assim tão descabida... Com os nomes que puseste menos descabida fica. Mas ponho claramente o Carriço nos muito bons e tiro o Polga (e não é só da actual forma).

De resto até concordo, ponho só o Grimi nos bons jogadores também, e não faço já apreciações ao Caicedo e Angulo.

Mas achas que em termos de jogadores esta divisão não está bem feita?

Valdemar disse...

Kovacevic,

digo-lhe sem hesitar que estou pronto a morrer por um e que sofro bastante pelo outro.

Mas penso que entendo a sua pergunta irónica.

Só que sou dos que acha que nem tudo vai mal neste país. Podia ir melhor? Sem dúvida. Mas tem demasiados Portugueses.

Quantos de nós já se queixaram da crise com os cotovelos em cima da mesa do café? E se estivessem no lugar dos que criticam, fariam igual ou pior.

Transpondo a coisa para o Sporting, quantos, no lugar de Paulo Bento, com as condições que ele tem, fariam melhor?

O adepto é assim mesmo. Até já vi por aí uns a dizer que nos tempos do Peseiro, perdiam, mas ao menos jogavam bem. O Peseiro que, na altura saiu quase com alcatrão e penas no corpo, cortesia dos adeptos, inflamados por uma certa comunicação social.

Duma coisa não duvido: se despedirem Paulo Bento e colocarem qualquer outro aventureiro no lugar dele, daqui a uns meses vão estar a suspirar pelo seu regresso.

Foi esse o alcance das minhas palavras.

Rantas disse...

Eu sou português, sou sportinguista e defendo a permanência de PB como treinador do Sporting. Pelo menos até final da época. Depois logo se vê.

Mário Rui Oliveira disse...

por falar em leiria talvez o espirito de conquista do MAnuel Fernandes n fosse má ideia ! apesar de n achar o ideal poderia trazer o que levou ao Leiria o ano passado com uma recuperação fabulosa.

agora o PB é um nado morto no Sporting

rearviewmirror disse...

1- Jogador chave

O SCP só tem um jogador com potencial incrivel, o unico que recebe propostas para sair, porque nem todos os olheiros andam a dormir.
E esse jogador é o Miguel VEloso.
Já tinha essa ideia há muito tempo, e reforcei-a depois de ver ao vivo o Sporting Olhanense. É o unico jogador que varia o jogo, cobre espaços, não falha um passe, é realmente um assombro, o unico jogador que tem classe sempre que toca na bola.

2- Plantel

Analisando o resto do plantel do sporting, Moutinho é um cancro (só passa a bola para ao lado e para trás, não dá profundidade de jogo á equipa, para comparar podemos por os olhos em cima do Ramires e ver as diferenças), Postiga e Angulo estão completamente queimados pela massa associativa sportinguista, CAicedo é um gigante com dois tijolos nos pés, a defesa sofre bem mais golos nos lances de bola parada desde que Tonel saiu da equipa, e os unicos 2 jogadores que podem fazer a diferença lá á frente, Liedson e VUck, se estiverem desinspirados, o jogo corre o risco de acabar num enfadonho 0-0

3- Dinheiro e contratações

Isto já foi escrito em vários blogs, mas reafirmo: Os ultimos 2 anos em que o Sporting foi campeão, foi quando foram buscar jogadores (investindo bom dinheiro) como André Cruz, Schmeichel, Acosta, J.Vieria Pinto, JArdel, Cesar Prates, De franceschi.
A qualidade tem um preço. E o SCP não tem dinheiro para essa qualidade.

4- Para acabar, parece-me a mim, que todas as vitórias do Sporting, ao contrário de FCP e SLB, parecem sempre caidas do céu. Tanto pode cair para um lado, como para o outro.
Quando o Sporting joga, a aposta a fazer no totobola é 1X2.

Virgílio disse...

Rui Oliveira e Costa... Não é o mesmo gajo que um dia ousou afirmar que preferia dois segundos lugares a um primeiro e terceiro? Ah é? OK, então esqueçam o que o pateta diz...

SL!

david disse...

"Quando toda a gente se aperceber que não temos mesmo equipa para ser campeões."

JLC, se em 50 anos só tiveste equipa para ser campeão 8 vezes porquê ter agora?

Pedro disse...

Chamar Makukula ao Eusébio é de um mau gosto, ordinarice, baixo-nivel, inveja...(fico-me por aqui...) que não lembra ao diabo. Sinceramente onde a azia chegou. Continuem a beijar o rabinho ao PC pode ser que fechem a sportas mais cedo que o que se adivinha.

kovacevic disse...

caro Pedro

A minha referência ao Makukula não é mais do que uma tentativa de humor com a capa que a BOLA fez em tempos, comparando uma imagem de um remate do Makukula num treino com a imagem da estátua do Eusébio e concluindo que o estilo dos dois é idêntico.

aguenta a indignação, ok?

Pedro disse...

so se convence a si próprio...

kovacevic disse...

e chamar eusébio ao makukula, como fez a bola, seria o quê?

Valdemar disse...

Um benfiquista a prender o burro porque se comparou o Makukula ao Deusébio?

E os calimeros são os Sportinguistas?