terça-feira, outubro 27, 2009

O plantel do Rio Ave custa tanto como Grimi

1. As críticas de Paulo Bento aos atletas que comanda são recorrentes. Ou falta agressividade ou falta maturidade ou falta matreirice ou falta atitude ou falta qualidade ou falta regularidade ou outra coisa qualquer de se que lembre à frente dos microfones. Na noite em que o Sporting perde o campeonato à oitava jornada, o treinador resolver declarar publicamente que "os jogadores têm de assumir responsabilidades". Afinal, era mesmo possível descer mais fundo.

2. À oitava ronda, o Sporting tem mais um ponto do que o Rio Ave, soma três (!) vitórias e marca um golo por jornada, em média.

3. O campeonato está a correr mal? Não muito pior do que o anterior, em que o Sporting era sexto com 13 pontos, ou do que 2007/08, quando seguia em terceiro com 15.

4. O título já era e mesmo o segundo lugar parece improvável. É o momento para começar de novo. Sem Paulo Bento.

kovacevic

15 comentários:

LC disse...

Larga o Paulinho da mão, o cabeça de giz disse forever e tu foste votar nele na mesma por isso não chores.

Filipe disse...

O Real Madrid levou 4-0 de uma equipa dos escalões inferiores. Jogaram Raul, Guti, Benzema, Van Nistelrooy.

Olha se fosse o Paulo Bento...

Pedro disse...

É preciso ter calma...isto é tudo culpa da euforia à volta do Glorioso.
:)

NUNO RAMOS disse...

Para quem gosta de recordar o nosso clube em imagens, recordando as nossas vitórias e glórias, visite o Armazém Leonino. Julgo que passará alguns momentos nostalgicos. Peço desculpa pela intromissão!

http://armazemleonino.blogspot.com

para apaixonados por cromos,jornais antigos, relatos de futebol, revistas antigas, etc... visite!

O 4-4-2 está adicionado ao Armazém Leonino, se puderem fazer o mesmo ficava bastante grato caros amigos.

LC disse...

Filipe, se fosse o Palbent não eram 4, eram 7 ou 8

Zé Luís disse...

"O título já era e mesmo o segundo lugar parece improvável".


É só coerência. A 22 jornadas do fim, o título já foi? E até o 2º lugar?

Sinais deste derrotismo não são bom sinal, de facto.

Mas para quem criticou, justamente, que outros tivessem titulado "Adeus África" em Março após 0-0 com a Suécia no Porto, com meia qualificação por disputar, algo não bate certo.

E eu serei insuspeito para falar: nunca gostei do jogo do Sporting, há anos, não aprecio Paulo Bento, não endeuso jogadores banais até há pouco tão cantados, e por aí fora.

Os reparos ao que PB diz são correctos. Mas atirar a toalha ao chão? Com Sporting e Porto a terem ainda de jogar duas vezes com o Benfica, 12 pontos só em 4 jogos, e pode-se fazer contas dessa maneira?

Derrotismo. Às vezes andam por aí numa de euforia. O 8 e o 80. Nada de novo.

p.s. - esta nota remete para outra constatação: diminuí consideravelmente o número de comentários com o Sporting em baixo. É natural. Ou talvez não. Há um ano o Quique era o Mourinho de Espanha, ninguém questionava nada, não se falava das adaptações nas laterais and so on. No fim da época também já havia bem menos comentários de benfiquistas. É a vida.

Peyroteo disse...

É engraçado que o Grimi custa tanto como o plantel do Rio Ave e nem sequer tinha lugar nessa equipa.

rearviewmirror disse...

O que é triste é que a jogar á bola, o Sporting roça o zero. Mas só a jogar á bola.
Em termos competitivos, a laranja espremida que o Paulo Bento, raramente dá um jogo por perdido. Qual quer que seja o adversário que o SCP enfrente,tirando Benfica e FCP, no totobola apostava sempre numa tripla. Tal como o Maritimo, Nacional, Guimarães, Rio Ave, Leiria e Leixões. E isso reflete-se na classificação geral onde estas 6 equipas estão separadas por 4 pontos. È este o campeonato do Sporting, contra estas equipas, onde é claramente o principal candidato a vence-lo devido á questão do orçamento, como disse e bem o "forever".
Equipas competitivas, mas que claramente não jogam para o titulo porque não têm equipa nem plantel para isso.
Já o outro dizia, sem ovos não se fazem omeletes, e com jogadores como CAicedo, Abel, Saleiro, Postiga, André Marques, Pedro Silva, Pereirinha, Djaló, Caneira, Adrien, Grimi(a maior parte destes jogadores seriam para serem emprestados a um Olhanense, como o FCP fez com os seus miúdos), nunca se espera que saia dali um grande petisco..
Este Sporting não dá para mais. Infelizmente, porque com o Benfica tão forte como está este ano, iria ser um campeonato ainda mais interessante de seguir do que nas épocas anteriores.
Mas o balão rebentou.



A culpa é toda do Paulo Bento?
Não creio... Ele põe a jogar a equipa que consegue, e as pessoas podem não reparar, e tirando os jogos do ano passado contra equipas de outro nivel, que deixaram á mostra a fragilidade desta equipa, todos os jogos foram equilibrados. Mal jogados, mas equilibrados. O que só me faz dar mais mérito a PB pelo seu trabalho.
Ele não tem jogadores como os antigos treinadores do Sporting campeões tiveram: Jardel, JOão Pinto, Schmeichel, André Cruz, Acosta, De Franceshi, Cesar Prates, etc.. a qualidade tem um preço, e o Sporting não tem dinheiro para ela.

E agora?
Ainda bem que eu não sou Sportinguista, mas também sofro no dia-a-dia com esta crise futebolistica, porque tenho que aturar amigos meus mal humorados que só sabem dizer "esses chulos não merecem o dinheiro que lhes pagam".

Paciencia.
O ano passado eram os do Benfica.

Paulo BEnto FOREVER ;)

António Pista disse...

Pois, o título já era sim senhor...

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Helder disse...

É verdade que os resultados e as exibições, tornam mais facilitada a tua argumentação e dificultam imenso a minha, mas lá que um título desses era escusado, era. Escusado porque embora eu reconheça que é objectivo e verdadeiro, não deixa de ser demagogo para a substância do que se discute. Já o disse aqui, acredito em duas respostas possíveis para explicar este estado de coisas: ou um grupo alargado de jogadores quer de facto "fazer a cama" a Bento, o que me parece plausível mas que me custa aceitar como verdadeiro; ou estamos mesmo perante uma crise de forma de alguns jogadores que são aqueles que de facto puxam o SCP para cima, hipótese esta que se me afigura como mais aceitável. A saber: temos tido um Polga miserável quando joga, e agora nem isso; Liedson não está nitidamente nem a 60% do que pode e sabe; Vukcevic está a anos luz do valor que já provou ter; estamos orfãos de Izmailov; Moutinho tem demonstrado o carácter de sempre mas o seu nível de jogo não está o habitual. Ora somando isso a algumas debilidades que tínhamos, resulta no que temos visto. Evidente que PB também tem responsabilidades nisto, e estou certo que ele não as renega. Sempre deu o peito às balas, reconheçamos-lhe isso. Mas efectivamente, eu também assaco a maior culpa aos jogadores: são eles que pisam a relva, são eles que cometem erros defensivos inaceitáveis, são eles que perdem golos feitos, kovacevic. E é deles que tem de partir o "clik" de revolta, de ganhar jogos a jogar mal comendo a relva se for preciso. E ontem por exemplo, na 1ª parte, eles entraram de novo apáticos. E porquê? É o Bento que já não os consegue motivar? Não acredito, kovacevic. Jogadores feitos, com experiência, não estão assim tão dependentes disso como se quer fazer crer. Não menosprezo a importância do choque anímico, mas PB está longe de ser um técnico parado, calado e desmotivante. Não vou por aí. Continuo a acreditar que a equipa vai subir e muito de forma, vai subir de forma natural. E espero que seja com PB. Se vai chegar para atingir o que gostaríamos? Não sei. Se calhar não. Mas como não esqueço que neste momento, no Sporting, a diferença entre o que gostaríamos e o que podemos é tão grande, talvez aceite este período com mais facilidade que alguns colegas sportinguistas. Dirão alguns que sou lampião ou tripeiro, ou pouco sportinguista. Se calhar sou menos sportinguista, ou então sou apenas realista. E como realista que me considero, não acredito nem por um momento que a solução seja a saída do PB.
P.S. da outra vez fiz-te um pedido kovacevic, que era sério, e nada irónico: gostaria mesmo que fizesses um post, sobre as soluções que preconizas para a saída desta crise. Já sei que saía Bento, mas quero saber quem entrava, que mudanças se fazia no Dep de Fut. e que rumo se seguiria. Vê lá se arranjas tempo para isso, porque tenho interesse em ler a tua opinião.
Abraço

ricardo disse...

Kova,

Entendo o teu derrotismo. Eu já referi aqui algumas vezes o que penso e vou tentar resumir : falta cultura vencedora no clube ( ja reparaste nos ultimos trinta anos no que conquistámos ? ) ; falta boa prospecção de mercado ; falta criar conidções para tornar os jogadores, tantos os que chegam como os que se formam, melhores jogadores de ano para ano ( veja-se os exemplos actuais de Miguel Veloso que perdeu um ano e de Joao Moutinho que parece que já não dá mais ); falta organização e planeamento ( como e possível por ex que caicedo tenha chegado tão tarde ao plantel ? Os jornais falaram dele durante meses ). Não acho que o dinheiro seja o mais importante. Eu ja referi anteriromente, com Inácio fomos campeoes e não tinhamos uma grande equipa, tinhamos apenas alguns jogadores habituados a vencer e que contagaviam os restantes. Não tinhamos na altura melhor plantel que o slb e o fcp ( este tinha Jardel lembras-te ? ). E Inácio era um grande treinador ?? Não me parece. E os que passaram pelo FCP e foram campeoes como Co Adriaanse, Carlos Alberto Silva, Antonio Oliveira, o proprio Fernando Santos, são muito melhores que PB ? Acho que não. Paulo Bento não tem toda a responsabilidade no facto de os jogadores parecerem mortos vivos na primeira parte como o guimaraes..E se jogamos taco a taco com a Fuorentina porque raio jogamos tão mal com olhanenses e belenenses, herthas etc ?? Clara falta de atitude competitiva e cultura vencedora sem dúvida. E PB não é o único responsável. Eu não tenho soluções para o SCP. Quem gostarias de ver como treinador ? Manuel Machado ? Contratar um estrangeiro ? Achas que mudava alguma coisa ? Não mudou nos ultimos 30 anos. A única pessoa que gostava de ver no SCP seria Luis Duque em vez de Pedro Barbosa...De resto não tenho soluções. Por isso apelo a todos os sportinguistas que comentam neste blogue que as sugiram.

kovacevic disse...

hélder

o sporting está no grau zero de qualidade e ninguém me convence que aquele grupo de atletas não dá para mais

as circunstâncias, a dinâmica entre as pessoas, alteram-se todos os dias -- e nas circunstâncias actuais penso estar claro que paulo bento não consegue fazer nada da equipa.

O tempo dele passou. É normal e não me surpreende que venha a ter sucesso logo no seu próximo clube. Mas no Sporting já fez o que tinha a fazer.

Os jogadores têm culpas? Certamente.

A equipa vai melhorar - será - porque todas as equipas têm oscilações.

Não vamos ser campeões nem ficar abaixo do quarto lugar. E para o ano temos esta conversa outra vez.

Ricardo,

concordo com muito do que escreves, mas nem tudo.

uma ressalva: não digo que paulo bento é o único responsável.

não gostava de ver luís duque no sporting (o volume de dinheiro que gastou no seu reinado é pornográfico e prejudicou em muito o clube)

há milhares de treinadores no mundo, e milhões de jogadores -- cabe a um clube do patamar do Sporting saber localizar os quadros que o podem ajudar.

ricardo disse...

Kova,

Eu percebo o teu comentário em relação ao luis duque, mas também o autorizaram a gastar... Falei nele porque me parece um gajo com tomates, embora possa estar errado. Como te disse não encontro soluções. A saída de PB seria positiva no imediato porque inevitavelmente traria novas expectativas para os adeptos. Sempre que falo com amigos sportinguistas sinto uma onda de resignação perante o que se passa. E um novo treinador dá sempre um novo ânimo. Mas já passaram tantos e tantos treinadores no scp e os resultados estão à vista. Acho que a mudança tem que ser mais estrutural e se isso implicar a saída do treinador que assim seja. Mas realmente está na altura de agir, bem ou mal, logo se verá.

PS lembrei-me agora de um treinador que pouca gente fala mas que colocou o scp a jogar e a ganhar, pena ter sido despedido : Mirco Jozic

Abraço do Porto !!

João Pedro Silva disse...

Kovacevic,

No último comentário disseste algo que representa grande parte do problema: cabe ao Sporting localizar os quadros que o podem ajudar.

Olhando para a actual estrutura do futebol profissional do Sporting, quem achas que desempenha essa função: Ribeiro Telles? Rita Figueira? Pedro Barbosa? O próprio Bettencourt?

É que não há mais ninguém.

É verdade. Paulo Bento é um problema. Mas não é o único problema. O problema é toda a organização. REsolver o problema Paulo Bento sem resolver o resto, é tapar o sol com a peneira.

De pouco serve discutir os jogadores do Sporting ou a sua qualidade. O problema é muito mais profundo.

rearviewmirror disse...

O que faz falta ao Sporting é um Mecenas, ao melhor estilo de Sousa Cintra.
De outra forma, acho que o Sporting não vai lá, porque acho que a equipa está completamente espremida ao máximo.
AO MÁXIMO.
Mudar de treinador agora, acho que só iria piorar a situação.
De certeza que o novo treinador iria passar de um 4-4-2 losango para um 4-2-3-1, ou para um 4-4-2 puro, e o Sporting tem os automatismos criados para outro tipo de jogo.
O que faz com que a equipa mesmo a jogar mal, nunca se desorganize muito, e pareça sempre uma equipa competitiva. Mesmo a jogar incrivelmente mal.

O SCP precisa de um presidente que fale mal, que seja mal educado, que tenha a quarta classe mas que gaste dinheiro á bruta no clube e vá buscar jogadores de qualidade.
O Sporting não precisa de um gestor á sua frente, que esteja a ganhar um ordenado principesco, á espera que a academia forme mais um grande jogador para se vender e equilibrar as contas.

Ainda me lembro do Sporting ter Naybet, Valckx, Figo, Balakov, Cadete, Peixe, CApucho, Iordanov, Juskowiak, PAulo Sousa, Figo... que equipa, que classe.
Mas gastou-se bom dinheiro para fazer uma equipa dessas.
Ganhou pouco ou nada? Sim.
Mas o antigo estádio de Alvalade tinha sempre 40000 pessoas, para cima, os adeptos iam ao futebol, e não havia o divórcio entre clube/adeptos que neste momento há.

Sou benfiquista, e esta onda vermelha que varre Portugal não me admira nada que esteja acontecer porque o Benfica é o clube do povo e tem uma capacidade de mobilização incrivel.
Mas acredito plenamente que tal onda poderia acontecer também com o Sporting, porque tem uma massa adepta incrivel.
"Os melhores adeptos do Mundo" como dantes ouvia.
E essa onda poderia trazer mais adeptos ao estádio, mais venda de merchandising, mais receitas no geral, mais visiblidade para os seus jogadores, que em vez de verem os seus passes desvalorizarem de dia para dai, como acontece com Moutinho e Veloso, viam-nos a aumentar.

O Sporting ficou á frente do Benfica nos ultimos 4 anos, porquê que tal onda não acontece?

Devido ao discurso derrotista dos seus dirigentes e de Paulo Bento?
Devido á colagem ao FCP, preferindo o SCP não atacar o primeiro lugar mas sim vencer o campeonato da Segunda CIrcular?
Ao desinvestimento que foi feito, não contratando jogadores que estimulassem a própria equipa?
Não sei, cabe aos sportinguistas decidirem.

Mas como uma vez ouvi alguem dizer, o Benfica não seria o Benfica se o Sporting não existisse, e vice versa.
Por isso precisamos de um Sporting forte, e que faça jus á sua história.


Nota: Conheço o Matias Fernandez antes de ele ter ido para o Vilareall. Ele tem videos na net absolutamente abismais.
É a prova que não se devem comprar jogadores pelo youtube. Os espanhóis remediaram o erro e mandaram-no para cá.
É o tipico jogador sul americano, demasiado macio para ser organizador de jogo de uma equipa como o Sporting, que precisa ou de desiquilibrar ou de ir á luta pra dentro de o campo. Um jogador que não dá para a Europa.
Jogador de promenores, nada mais que isso.