quinta-feira, abril 02, 2009

Lisandro castigado (1 jogo) por simular penalty

É a notícia do dia 1 de Abril de 2009. Está no site da LPFP. Excertos do acórdão da Comissão Disciplinar da LPFP:

"Quando vê o jogador arguido aproximar-se de si, o jogador adversário afrouxa e tenta mesmo desviar o braço esquerdo, não evitando, todavia, o contacto que se faz entre a sua mão esquerda e a região abdominal do jogador arguido, registando-se então que a mão esquerda do jogador adversário esteve sempre aberta"

"Não foi o movimento do braço do jogador adversário que levou o árbitro à marcação da falta - foi, ao invés, a rasteira que o árbitro erradamente pensou ter visto aquando dos factos, que manifestamente não existe"

"O único contacto físico entre os dois jogadores verificou-se ao nível da mão esquerda do jogador adversário na região abdominal do jogador arguido, sendo este manifestamente insuficiente para justificar "a falta reflectida na intervenção técnica e disciplinar do árbitro". Em rigor, ao contrário do sustentado pelo jogador arguido quando inquirido, a sua queda nunca poderia ter ocorrido como ocorreu: para a frente e de corpo direito. O movimento do braço do jogador adversário poderia ter feito o arguido dobrar-se sobre si mesmo, caso o golpe tivesse sido violento na zona abdominal, ou mesmo projectá-lo para trás, caso tivesse atingido a zona peitoral. Nada justifica, todavia, que o arguido tivesse caído para a frente e de corpo direito já que a mão do jogador adversário está aberta, pelo que não agarra/puxa o jogador arguido"

Com vídeo, para ajudar às análises sempre interessantes dos nossos leitores:



Relembra-se que o pedido de castigo foi feito pelo Benfica, por João Gabriel, em declarações à Benfica TV.

master kodro

22 comentários:

Mr. Blue disse...

Fazes bem em colocar isto às 00.01 de dia 2 de Abril.
Se tivesses colocado uns minutos antes alguns,incrédulos (como eu), diriam que era a mentira do dia 1 de Abril.

Mais ainda depois de lerem (reconheço que me dei a esse trabalho..) as 7 páginas em que a douta Comissão Disciplinar fundamenta a sua, sábia, decisão.

Palavras para quê? É (são) um artista português.

luissm disse...

Para isto não é preciso video, não é preciso nada.

Isto é simplesmente muito ridículo, muito ridículo mesmo!

Deixo uma pergunta no ar: sendo certo que o pedido de falta feito pelo Angelito na célebre taça da liga terá influenciado os árbitros desse jogo, não deveria também ser castigado.

Ele simula que vê uma mão no peito do Pedro Silva :)

luissm disse...

falta ali um "?"

Pedro disse...

Ninguem queria acreditar num castigo destes mas afinal é verdade. Esperemos q seja para continuar. Mas não deixa de ser caricato o Lisandro ser castigado por simulação e as agressões do Tronco Alves e do Cebola continuarem a passar impunes...

Zé Luís disse...

Nada como animar a pobre gentinha portuguesa afundada na descrença quanto à recuperação da economia e indiferente à corrupção generalizada acobertada por políticos e homens de poder sem escrúpulos.

Do facto, Lisandro será de novo castigado por Cosme Machado ter considerado simulação (e com amarelo) no Porto-Naval? Ou anulam o castigo e marcam o penálti devido ao FC Porto nesse jogo?

Se o ridículo matar, esta Liga não tem tempo de vida até à Páscoa. E duvido que ressuscite então...

Mr. Shankly disse...

É ridículo este castigo. Se o regulamento foi feito, é para cumprir desde o início. Ainda por cima recai sobre um dos jogadores mais limpos da Liga. Da mesma forma os sumaríssimos a Katso e Luisão, não sendo contra os regulamentos, são injustos por serem únicos. Não inventem.

Pedro Reis disse...

Se alguém tinha dúvidas de como se vai tentar "pelo outro lado" dar o campeonato ao Benfica, depois de já lhe terem dado a Taça da Liga, tem aqui a resposta!
Já era evidente nos últimos tempos que o Benfica estava a jogar em todos os tabuleiros, já que no campo a mediocridade da equipa é a sua imagem de marca.

P.S. O sócio Pedro Proença é amigo ou não é?

Deko disse...

Também me parece muito conveniente o video apenas fazer zoom da zona do relvado para evidenciar que não houve contacto com a perna do Lisandro, pois...

Mas não se pode ver a mão do benficoide a dar uma palmada na zona abdominal do Lisabdro ?!
Ou será que isso já é permitido, uma vez que o Pavão Costa considera que a intensidade não é suficiente para a queda ?!

Que cheiro esquisito este...

MM disse...

É ridiculo, como o foram os sumarissimos na época passada e à 2 anos, apesar de, diga-se de passagem, estar tudo nos regulamentos. A unica questão aqui em causa, é que estes não são aplicados de forma continuada e consistente. A meio da época dá-lhes uma vaipe e siga a distribuir suspensões durante umas semanas, depois páram da mesma forma que começaram, sem ninguém perceber bem porquê...

Pessoalmente, ainda há aqui uma questão que me continua a fazer uma impressão danada, e que no fundo acho que só mostra o quanto amadora é a organização do nosso futebol. Como é que uma decisão destas demora 2 meses a ser tomada!? Se o caso existe, devem estar definidos prazos para a decisão final. Mas não, como tudo em Portugal, arrasta arrasta arrasta arrasta até se tomar uma decisão...

Offshore disse...

e o Estrela continua sem treinar

Mr. Shankly disse...

Ó Pedro Reis, tem juízo. Se o Proença fosse amigo estávamos a dois pontos. E se achas que por aqui nos querem dar o título, não tinha suspenso o Katso e o Luisão. Ridículo.

david disse...

É impossível levar a Liga a sério. Por um lado permitem que seja atribuída ao árbitro uma classificação baseada num relatório que diz, basicamente, que o erro do árbitro foi não ter prejudicado ainda mais o Benfica. Entre outras coisas, esse relatório diz ser duvidoso (!!) o lance em que o árbitro assinala grande penalidade por falta sobre o Lisandro. Por outro lado, a Liga permite que o Lisandro seja castigo pela CD por causa desse mesmo lance... Não é possível dar qualquer credibilidade a uma instituição da qual saem duas análises tão contraditórias.

É uma palhaçada esta decisão até porque o lance em si, sendo uma simulação, não é das mais grosseiras que por aí se vêem.

Entretanto o Bruno Alves continua a ser um central "leal e nunca violento"... pois.

Há tanto por onde pegar, tanta indisciplina por aí e a Liga decide logo pegar por onde nunca antes tinha pegado, abrindo um precedente que vai dar muito que falar. Esta decisão revela uma falta de tacto enorme. Revela que a Liga não está aí para acabar com o circo do futebol português, mas apenas para o apalhaçar ainda mais.

E vamos ver quem é que no fim de contas sairá prejudicado com isto. Porque se é verdade que por agora parece ser o FCP o único atingido, também é verdade que este precedente, uma vez aberto, pode dar origem a decisões futuras muito estranhas que prejudiquem outras equipas...

João disse...

E agora espera-se um castigo para a bola utilizada na final da Copa da Cerveja, por ter simulado ir bater no braço do Pedro Silva. A justiça tem de ser para todos!

Fredy disse...

é o cheiro a 2004/2005 no ar..

cparis disse...

O castigo é idiota como o são todos os sumaríssimos.
Mais uma originalidade dos regulamentos portugueses que são feitos de forma dúbia para serem interpretados à vontade dos seus autores.

Faltou-te colocar a capa d' A Bola. Finalmente colocaram um jogador do FCP na primeira página. :D

MM disse...

No mesmo sentido do que o david escreveu, quase apetece dizer que este castigo surgiu com segundas intenções, e que serão os possiveis castigos que surgirão no futuro, porque eu não acredito que quem tomoou esta decisão seja estupido o suficiente que não perceba que abriram um precedente fortissimo, e que a partir de agora toda a gente vai andar atenta ao minimo erro e exigir suspensões!

O stor já o fez: http://www.record.pt/noticia.aspx?id=fa5d8d6c-9050-436c-aa34-73ca339b5734&idCanal=00000017-0000-0000-0000-000000000017

Gabriel disse...

Castigue-se todos os casos iguais. Se esta na lei é o que tem que acontecer... mas parece que não há coragem pra isso.

Pedro Reis disse...

O sócio Proença não marcou o penalty evidente sobre o Lucho. No lance do Lisandro (já estava de consciência pesada) e pelo movimento achou que era penalty e marcou. Como as intensidades não se medem, marcou bem.
Mas depois veio escrever que errou e se sentiu enganado para dar argumento ao CD da Liga para punir o Lisandro. Se o sócio Proença não é amigo o que será então...

Mr. Shankly disse...

"Se o sócio Proença não é amigo o que será então...´"
É um amigalhaço. Marca o penalty do Lisandro, o do Silva e não marca nenhum em Penafiel. Grande amigo.

david disse...

A FILHA DA PUTICE DE ALGUNS ATRASADOS MENTAIS CONTINUA.

OH NOJENTO, AQUANDO DISTO:

"O F. C.Porto deu, esta terça-feira, na Liga, entrada de duas queixas, uma respeitante à agressão de Luisão a Sapunaru e a outra referente à conversa de Filipe Vieira com o árbitro Jorge de Sousa, sobre a invasão de um adepto no relvado."

TIVESTE ALGUM COMENTÁRIO CONTRA OS CORRUPTOS?

ÉS UM PANELEIROTE PAH

condor disse...

É!Deixem-nos ganhar dentro das quatro linhas!
Assina:sport lisboa e verdade desportiva!
São mesmo tristes,só jogam com cartas marcadas!

Pedro Reis disse...

O que é difícil tem mais sabor no fim, vamos ser campeões contra a corja vermelha que gosta de fazer as coisas "pelo outro lado"!