quinta-feira, março 19, 2009

Taça da Liga

Os que me lêem sabem o que penso desta competição: mal organizada, mal preparada e mal executada (quem esquece o caso "goal-average" ou as irregularidades portistas no caso dos "jogadores efectivos"?). A Taça da Liga tem neste momento o valor simbólico do Torneio da Guadiana.

Talvez conscientes deste facto, Nuno Gomes e João Moutinho puseram-se de acordo, afirmando que a Taça da Liga não serve para salvar a época. Apetece contudo perguntar: mas ainda há alguma coisa para salvar? O campeonato está entregue. O segundo lugar é um presente envenenado (parece que muitos jornalistas e adeptos ainda não se deram conta disto, escrevendo e dizendo que o "segundo lugar dá acesso à Champions"): com as novas regras, só por milagre o vice-campeão português chega à fase de grupos da prova milionária. A Taça de Portugal foi um desastre (os clubes lisboetas nem sequer chegaram às meias-finais). As provas europeias foram, num caso, miseráveis, noutro, razoáveis-seguidas-de-uma-catástrofe.

E porém, sportinguistas e benfiquistas continuam rindo e cantando, prometendo feitos e proezas. O pior cego é aquele que não quer ver... Com efeito, por muito que custe reconhecê-lo, é altura de admitir que esta temporada foi péssima para verdes e encarnados.

katanec

11 comentários:

JLC disse...

A época do sporting, até agora, foi bem melhor que a do benfica.

Envenenado ou não, o segundo lugar é melhor que o terceiro, e abre oportunidades para se entrar na champions.

katanec disse...

Muito melhor, aliás! O Soares Franco diz mesmo que este é o melhor período de sempre da história sportinguista...

João disse...

Eu não ouvi o Soares Franco dizer isso, mas também já não ouço muito o que o homem diz, pelo que é possível que o tenha dito.

Agora é preciso contextualizar as coisas. Se calhar muitos dos sportinguistas que hoje contestam tudo e todos no clube são os mesmos que nos anos 80 e 90 não mexiam um dedo quando ficávamos em quarto lugar no campeonato e éramos eliminados cedo na Taça e na Europa. Foi quando surgiu a tal anedota do Natal, lembram-se? Mas como tínhamos um presidente que, sempre entusiasmado, prometia "para o ano é que é!", a malta andava sempre contente.

Já o Benfica, na mesma altura, ganhava campeonatos e Taças com grande regularidade e até chegava a finais europeias com alguma facilidade.

Por isso julgo que é justo dizer-se que o Sporting, a nível desportivo, está hoje razoavelmente melhor do que há 15/20 anos, enquanto o Benfica está incomparavelmente pior, está mesmo no pior momento da sua história.

Exemplo: esta época é péssima para o Sporting. Então o que dizer de 1993/94, onde ficámos em terceiro no campeonato, perdemos a final da Taça com o Porto e fomos eliminados da Taça UEFA pelo Salzburgo? E tivemos Bobby Robson e Carlos Queiroz no comando da equipa e jogadores como Valckx, Balakov, Figo, Paulo Sousa, Cherbakov, etc. Mas, pelos vistos, é desses tempos que muitos sportinguistas têm saudades. O Rui Santos tem, sem dúvida nenhuma.

luissm disse...

Dizer que ser eliminado pelo FCPorto no desempate por grandes penalidades é um desastre revela tanta má fé que nem vale a pena falar sobre o resto...

Pedro disse...

"A época do sporting, até agora, foi bem melhor que a do benfica."

Parabens.
:)

Mr. Shankly disse...

""A época do sporting, até agora, foi bem melhor que a do benfica."

Bom, o que o Katanec disse foi que foi má. Mas pelos vistos o critério de avaliação é diferente.

Em relação ao campeonato, não acho que esteja entregue, embora não ande longe disso.

Jorge disse...

Tambem nao acho que o campeonato esteja entregue embora seja muito dificil a qualquer equipa apanhar o Porto, nao so por ser dificil o Porto perder muitos pontos ate ao fim, mas principalmente por ser dificil o Porto perder muitos mais pontos que os segundo e terceiro classificados.
A epoca e relativamente ma para o Sporting porque perdeu a taca bastante cedo e apesar de ter passado aos oitavos de final, o que foi excelente ja que nunca o tinha feito, foi humilhado nos oitavos de final. Acho que nao fora este ultimo aspecto e a epoca poderia ser considerada boa para o Sporting.

Ja agora Katanec, assim como escreves "jogadores efectivos" deverias escrever "irregularidades" portistas mas o melhor seria nem sequer referir essas irregularidades que nunca existiram... Mas tal como o Record parece que nao consegues resistir a aproveitar a minima oportunidade para denegrir o Porto.

GM disse...

Os teus posts estão um degredo Katanec. Andas a bater no fundo com uma regularidade formidável. Que irregularidades são essas? A obrigatoriedade é de jogar com n jogadores que tenham sido regularmente convocados, o que se verificou. As únicas irregularidades são na tua cabeça, com tanta referência ao Porto... Essa dor de cotovelo é lixada...

GM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mr.M disse...

O Porto comete irregularidades na taça da liga, no campeonato, na taça de portugal, na bisca lambida, na sueca, no bilhar de bolso, no bingo. O Porto compra as sandes dos miúdos no lidl. Não vai à missa ao domingo. Não aspira debaixo dos móveis. Não deixa gorgeta.


O Porto é o demónio. Ainda há gentinha a fazer xixi na cama porque acha que o Porto está no escuro à espera que adormeçam...

Como te disse anteriormente, espero bem que o teu trabalho não seja jornalismo e se o for, que pelo menos trabalhes no 24horas ou no CM.

camarao disse...

"A época do sporting, até agora, foi bem melhor que a do benfica."

LOL

Bem melhor. BEM melhor.

ROFL