terça-feira, março 24, 2009

Ponto de ordem - oito perguntas

1. Será que ninguém oferece a João Gabriel um bilhete de ida para a Sibéria?

2. Será que é desta que os ultra-conservadores árbitros e dirigentes portugueses perceberão que não há nenhum argumento válido contra a adopção de meios tecnológicos para prevenir erros como o de sábado, e que existem inúmeras vantagens nos mesmos?

3. Será que Lucílio Baptista apitou penalty propositadamente para beneficiar o Benfica? E por que diabo um dos poucos árbitros confessadamente sportinguistas faria isso?

4. Será que as pessoas que falam de uma agressão de Luisão a Derlei repararam que ele deu uma valente joelhada...em Miguel Vítor?

5. Estando o Sporting tão descrente em relação à Liga e à verdade desportiva, não seria melhor abandonar definitivamente a própria Liga e todos os campeonatos por ela organizados?

6. Já que “desculpas não chegam” (Moutinho) e “alguém tem que pagar ao Sporting” (Soares Franco), o que propõem fazer em relação à Taça da Liga? Repete-se a final toda? Repete-se a final só a partir do minuto 74 e com o resultado em 1-0? Ou decreta-se o Sporting como vencedor antecipado em função dos danos morais já causados?

7. Será que toda esta indignação sportinguista teria metade da intensidade se o adversário de sábado tivesse sido o FC Porto?

8. Será que todo este espalhafato sportinguista tem como objectivo evitar as potenciais críticas dos adeptos face a uma temporada até ao momento falhada?

katanec

26 comentários:

Peyroteo disse...

Lucílio confessadamente sportinguista?! Não sei em que se baseia essa informação mas está errada. Ele é aqui de Almada e nunca escondeu que era do Benfica. Aliás, antes de se tornar árbitro de 1ª divisão andava até com um fato-de-treino do Benfica. Ou então mudou de clube aos 20 e tal anos...
Mas, sinceramente, ele é tão mau árbitro que não levo aquele penalty de sábado para a questão clubística. Sendo um árbitro vaidoso nunca admitiria o erro, mesmo que o assistente lhe dê uma indicação contrária.

Bruno Ribeiro disse...

Acho que a tua pergunta 7 está mal formulada. Deveria ser:

Será que todo o círculo mediático que se formou teria metade da intensidade se o prejudicado fosse o FC Porto?

A resposta óbvia é 'Não' e não faltaria quem jurasse a pés juntos que era grande penalidade. Não era a primeira vez nem será a última.

E se o prejudicado fosse o Benfica? Gostava de ver as declarações de apoio à 'coluna vertebral' do Hermínio que seriam feitas.

Já agora, que eu saiba é normal e desejável os seres humanos terem coluna vertebral. E alguém deve avisar o presidente do Sporting que todas as tomadas de decisão feitas por um ser humano são feitas com base na sua percepção de um conjunto de factos. Como tal, todas as grandes penalidades devem ser marcadas com base na percepção do árbitro sobre o lance.

Aurélio Estorninho disse...

o Porto nem jogou... nem tem nada a ver com a segunda circular e mesmo assim os vermelhos não conseguem deixar de falar no Porto...
será que acordam a pensar no Porto e adormecem com o porto na boca... ainda bem que o Porto não é um simbolo falico, senão os benfiquistas passavam a a ser todos um bando de chupadores.

isso agora... disse...

depois da patetice de ontem, outra hoje. ou o katanec é o joão gabriel ou simplesmente intelectualmente desonesto.

francis disse...

começas por querer mandar o João gabriel para longe, e enredas-te no mesmo discurso...tem dó.

Pedro Reis disse...

João Katanec Gabriel, está desvendado o mistério!
É Director de Comunicação do SLB e escreve uns posts regularmente no blog 4-4-2.
Mais um brilhante post. Respostas telegráficas ponto por ponto:
1. Queres mesmo ir para a Sibéria?
2. É desta então que o SLB fica 10 anos sem ganhar um título. E o penta que aí vinha?
3. O LB é do Benfica, se não sabes informa-te. Apitou propositadamente e manteve a decisão porque é pedante. Dos poucos títulos que ganharam na última década pelo menos 2 devem a este senhor (Taça em 2004 e Taça da Liga em 2009).
4. Queres que ria ou que chore, JKG?
5. Dava-vos jeito, porque assim só tinham o Leixões e o Braga como adversários para o 2ºlugar...
6. A única coisa a fazer é reconhecer a incompetência do duo de arbitragem, suspendê-los e despromovê-los. Simples!
7. Uma não questão, porque um escândalo destes só com o SLB. O SCP com o FCP não tem muito de que se queixar e mesmo assim até se queixa...
8. Mais falhada é a do SLB e seria ainda mais sem este troféu roubado!

kovacevic disse...

Tu hoje vais levar uma sova no squash que nunca mais te atreves a escrever merdas destas.

Deixo-te fazer um ponto, equivalente ao 2. deste texto, o único em que concordamos.

pitons na boca disse...

Estou a adorar os comentários já proferidos nesta caixa. Nada que não me surpreenda, vindo de quem vem.


1. Era dinheiro muito bem empregue.

2. As instancias internacionais não aceitam. Duvido que em Portugal se possa executar isso sem o consentimento internacional.

3. Pode-se ver pelo historial de arbitragens dessa pessoa aos jogos benfiquistas que sempre fomos beneficiados por ele... prefiro achar que foi a habitual incompetencia, mesmo.

4. Não lhes dá jeito. O que não falta por aí, nos Youtubes da vida são imagens dessa jogada (como das outras). Luisão dá um valente encontrão no M. Vitor que cai e nem sei se tocará no Derlei, que caí alvejado com rajada de metrelhadora.

5. Parece que agora já pregam pela verdade desportiva, coisa que não faziam desde a saída do Dias da Cunha... mesmo assim, de braço dado com a trupe do norte, deve ser sol de pouca dura.

6. Ainda não percebi onde eles querem chegar com isto tudo... ou se calhar já. O pior é que assim só estão a arranjar mais lenha para a fogueira que o J. Gabriel acendeu, no caso de virem a haver erros contra o Benfica. Espero estar enganado.

7. Vale a pena responder?

8. Não sei, mas parece-me que se é esse o objectivo, está perto de ser conseguido.

pitons na boca disse...

Devia ler-se "nada que me surpreenda", no meu comentário anterior, evidentemente.

Metralha disse...

Naõ te mandei no outro post mando-te agora:

Vai-te montar em cima do dildo que orgulhasomente o mostram em conferencias de imprensa!

Fdx que há gajos que nem o "luto" dos outros respeitam...

Triste.

Littbarski disse...

7. Cá para mim foi o Pinto da Costa que, tendo tentado e nunca conseguido comprar o Lucílio para beneficiar o Porto, comprou-o para beneficiar o Benfica. E depois foi coagir o presidente do Sporting a fazer este escândalo todo. Já no Benfica-Braga tinha acontecido algo do género. O malandro do Pinto da Costa que continua a controlar tudo e todos. Tudo, excepto aquele troféu que o João Gabriel fez questão de exibir ontem. Esse é do Benfica!

9. Alguém ainda acredita no pregão da verdade desportiva, imagem de marca desta direcção do Benfica?

Miguel disse...

Andas mal informado relativamente ao LB.

os meios tecnológicos não resolvem tudo. Vão permanecer lances duvidosos em que um adepto diz uma coisa e outro diz outra.

O resto do post não faz muito sentido.

Sadeek disse...

Katanec...lá vens tu novamente com a teoria da conspiração...

Ainda não vi nenhum árbitro mostrar-se, publicamente, contra a adopção dos meios tecnológicos. Nem um. Claro que tem vantagens...mas não para todos...

Nao vejo de facto o Luisão acertar no Derlei. Curiosamente vejo o cotovelo do MV no focinho no inicio do lance. Isso se calhar não viste.

Não se propõe nada dessa merda. Apenas se propõe que deixem de nos ir ao bolso. Nada mais. Porque se assim fosse ficavas mais um ano sem ganhar nada, mesmo tendo mega-estrelas como Suazos, Cardozos, Aimares e Reyes...

Por parte da direcção, que são uns merdas, não te sei dizer. Sei que a indignação seria a mesma por parte dos adeptos. E esses é que são o coração dos clubes.

O "espalhafato" tem como objectivo mostrar o que aconteceu. Nada mais. Foi dita alguma mentira? Que a época não tem sido boa é óbvio. Mas temos até agora o mesmo nº de trofeus conquistados que o Benfica, por exemplo, e no campeonato até vamos à vossa frente. Claro que não temos a mega equipa da luz...mas isso não interessa para nada...queres falar em temporadas falhadas?! :S

Pedro Reis disse...

Mas alguém, representante e/ou adepto de um clube com a dimensão do Benfica, que todos os anos investe milhões em estrelas e mais estrelas e que desde 1994 (há 15 anos atrás), apenas conseguiu vencer 1 campeonato (e foi preciso que se conjugassem todos os astros e mais alguns) e 2 ou 3 Taças, pode falar em temporada(s) falhadas(s) de algum dos seus rivais?
Só mesmo para rir à gargalhada !!!

Mr. Shankly disse...

"9. Alguém ainda acredita no pregão da verdade desportiva, imagem de marca desta direcção do Benfica?"

Um clube que seja beneficiado num lance deixa de poder ser a favor da verdade desportiva? Belo raciocínio.

Bruno Ribeiro disse...

"Um clube que seja beneficiado num lance deixa de poder ser a favor da verdade desportiva? "

Se fosse num lance só...

Littbarski disse...

"Um clube que seja beneficiado num lance deixa de poder ser a favor da verdade desportiva? Belo raciocínio."

Os dirigentes que ontem fizeram questão de exibir o troféu que venceram no Sábado, com aquela mão esquisita, não de Pedro Silva, mas de Lucílio Baptista, e que acusaram o Sporting de falta de fair-play e de querer condicionar a arbitragem, são os mesmos que há cerca de um ano mandaram chamar a polícia, pediram a intervenção do governo e participaram deste mesmo árbitro à CD da Liga, depois de ele não ter assinalado um penalty a favor do Benfica. E é nesta "verdade desportiva" (a de Sábado) que esta direcção do Benfica está interessada. Percebeste, agora?

luissm disse...

1. Quem é o gabi?
2. Não. Há a vaidade humana a impedir isso. E por duas vias: a do orgulho e a do bolso.
3. Não. Foi manifesta incompetência. O que mais escandaliza neste caso é que nenhum dos árbitros (Lucílio e fiscal) que assinalou penalty podia ter visto a bola a bater na mão. Assinalaram penalty por intuição. Isto é o que mais me choca.
4. Fait-divers. Mas sempre te digo que agressão a colega de equipa também dá vermelho! :) E pergunto se não continua a haver tentativa de agressão. Mas isto sou eu que acho que as regras devem ser aplicadas.
5. Isso prejudicaria o Sporting.
6. "As desculpas não se depem, evitam-se". Nunca ouviste dizer? É neste sentido que estas frases são ditas. As desculpas não devolvem a justiça. Mas eu também ouvi o Moutinho dizer que "agora temos que andar para a frente, não vale a pena continuarmos com isto". Mas esta parte da frase já não te interessa, não é? Deves ser jornalista... dos maus.
7. Deus queira que sim. Mas a indignação vem também pela magnitude do erro (no jogo e nas declarações).
8. Eu sou daqueles sportinguistas que não acha que o seu clube é o maior do mundo. Fazemos o que podemos, tentando sempre fazer o melhor. Chegar aos oitavos da Champions, ganhar a supertaça ao FCP, ser eliminado da taça em desempate por grandes penalidades contra o FCP, perder a Taça de Liga em desempate por grandes penalidades contra o SLB, e estar a 4/5 pontos do primeiro a 8 jornadas do fim, não é uma época falhada!

Luís Viegas disse...

Será que quem escreve estas enormidades vive no mundo real ? Deixo aqui uma notícia do jornal O Jogo:

"O árbitro assistente que apoiou Lucílio Baptista na controversa decisão de assinalar grande penalidade contra o Sporting na final da Carlsberg Cup, disputada com o Benfica no Estádio Algarve, ganha a vida como 1.º Sargento de Infantaria do Exército e reside no concelho de Setúbal, onde, segundo O JOGO apurou, é conhecido pelo seu... benfiquismo, que não reprime nem mesmo no curso de árbitros. A afeição pela cor forte do emblema da Luz - o encarnado - levou inclusivamente a que Pais António recebesse a alcunha de "Ferrari", numa alusão directa aos modelos (e à cor) de referência da famosa marca italiana de carros de alta cilindrada."


Esta final foi ganha com muito speed, hein ? VRUM VRUM !!!

Grilo Falante disse...

1. Coitados dos habitantes da sibéria;
2. Os burros voam?
3-Sim. Por dinheiro,
4-Não. Usam palas;
5-E dedicava-se à pesca?
6-Acaba-se com a taça da cerveja,
7-Não. Teria o dobro;
8-Don`t know, don`t care.

joaoscp78 disse...

és engraçado, katanec!!!

katanec disse...

Obrigado, João. Haja quem perceba que há alguma ironia no que escrevi.

cparis disse...

1. Totalmente em desacordo. E acho que se parares um bocadinho pensarás o mesmo que eu:
a. Achei ridículo ver o FSF ontem a pular de canal em canal. Nunca um presidente de um clube grande se deve prestar a fazer aquilo.
b. LFV não é nenhum primor em discurso directo.

5. O SCP está descrente em relação a esta Liga. É que já ninguém passa cartão a Rogério de Brito (o autor do goal-average) e passou a haver dinheiro na Liga o que despertou alguns apetites.

6. Achei piada ninguém perguntar a Moutinho se ele aprendeu essa depois de andar a pedir desculpas há 2 semanas.

8. Pelo menos ninguém fala na miserável marca do SCP com um aproveitamento de 40% nos pontapés da marca de grande penalidade.

João disse...

"7. Será que toda esta indignação sportinguista teria metade da intensidade se o adversário de sábado tivesse sido o FC Porto?"

- O Benfica é o principal inimigo do FC Porto
- O Sporting é aliado do FC Porto
- O FC Porto detém o poder no futebol português há 25 anos
- O inimigo do Porto ganha um título ao amigo do Porto graças ao árbitro

Faz todo o sentido

Outra coisa: um dos melhores amigos de Pinto de Costa é Fernando Martins, presidente do actual clube inimigo nos anos 80. Curiosamente na mesma altura em que o Sporting entrou em jejum de títulos.

Eu já nem falo em telhados de vidro, com tantas pedras que lançam à parva vocês de certeza que já vivem ao ar livre.

André Santos Campos disse...

Caro Katanec,

gostaria de reformular a tua pergunta 7:

E se de facto a bola tivesse batido na mão de Pedro Silva, o árbitro não tivesse marcado, e o Sporting ganho a taça por 1-0?

Nesse caso, seria o Benfica a ameaçar sair da Liga, e os lagartos a assobiarem para o lado.

Todos os "grandes" são constantemente beneficiados, mas todos acham-se sempre as maiores vítimas. E não há ninguém melhor nisso que o Sporting...

AindaPiorBlog disse...

Vejam as imagens virtuais do lance polémico para tirarem algumas dúvidas e se calhar arranjarem outras novas:

http://www.youtube.com/watch?v=2DYL58p2dpE