quarta-feira, março 25, 2009

A melhor contratação

Ao contrário do que parece quando se lê um ou outro comentário, a badalada intervenção de João Gabriel não foi um acto isolado de um tresloucado que se apoderou do troféu e se barricou na sala de imprensa da Luz com os jornalistas. Não. João Gabi foi apenas o mensageiro da estrutura dirigente do Benfica que quis entrar em guerra aberta com o Sporting. Aquilo foi a posição oficial do clube. Não é nada de novo. Já na passada época, ainda sem João Gabi, a mesma direcção fez o mesmo em relação ao Sporting (com a inestimável ajuda de João Querido Manha, Rui Cartaxana, ambos através do CM), tal como fez o mesmo ao Vitória (com a ajuda desajeitada de Marinho Neves e do CM, sem nome).

Voltemos às três linhas de força do discurso de João Gabi:

1. O objectivo do Sporting é condicionar a arbitragem até ao fim do campeonato.
Será isto uma admissão de culpa? O que será que o patrão de João Gabriel quis dizer, na ponta final do último campeonato, com: "Há alturas em que não vale a pena tentar limpar o futebol, porque há outros que querem mantê-lo exactamente como está. É o caso de alguns senhores que vimos aqui. Nesta altura era importante que a Polícia Judiciária começasse a entrar definitivamente no futebol. O que se está a passar em alguns campos do país é muito grave, para não dizer que os resultados estão a ser viciados jogo a jogo.". Será que a estrutura dirigente do Benfica está a confessar que tentou condicionar a arbitragem no final da temporada passada (e nesta)?

2. O Benfica foi afastado da Champions no jogo com o Boavista.
O jogo com o Boavista (0x0) foi na 25.ª jornada. Na 26.ª o Benfica perdeu 3x0 com a Académica. Na 27.ª perdeu 2x0 com o Porto. Na 29.ª empatou 0x0 com o Estrela. O Benfica ficou a 1 ponto do Vitória e a 3 do Sporting e perdeu 8 pontos em 15 possíveis depois do jogo com o Boavista. Depois disto, como é que podemos catalogar a afirmação inicial (não vale usar as expressões falta de fair-play e mau perder)?

3. O Sporting tem falta de fair-play e mau perder.
É uma maneira de colocar a questão. Mas vamos pensar bem e vamos lembrar-nos de uma situação no mesmo jogo com Lucílio Baptista, o mesmo jogo em que LFV falou em Judiciária, jogos viciados jogo a jogo e que não valia a pena massacrar (esta é a minha preferida, confesso). Nesse jogo narrou-se que aconteceram empurrões e insultos no túnel do Bessa. Tal como não sentiu o peito de Pedro Silva, Lucílio não viu nada. Mas não deve ter havido falta de fair-play e quando muito houve mau empatar, certamente.

Foram estes os principais argumentos do Benfica para iniciar um clima de guerra aberta com o Sporting. Argumentos fracos e patéticos que têm - todos, sem excepção - uma perfeita aplicação nas pessoas que os colocaram na boca de João Gabi. Isto serviu para quê, afinal?

Só mais uma questão. Todas as pessoas que estão extremamente contentes com a magnífica performance do responsável pela comunicação do Benfica (nem tanto esta, mas especialmente aquela de enxovalhar Gaspar Ramos, um tipo que ajudou a levar o Benfica a ser vice-campeão europeu na era da bola redonda), podem agradecer ao responsável por mais esta grande contratação que se pode perceber nesta entrevista a João Gabi, de que retiramos o seguinte excerto:

A sua entrada coincide com o assumir de novas funções de Rui Costa. Foi dele que partiu o convite?
JG Há uma relação de amizade com mais de catorze anos que levou o Rui Costa a lembrar-se de mim, mas o Rui não convidou o amigo — se assim fosse não estaria aqui — convidou o profissional, porque é disso que se trata, um Clube como o Benfica não vive, nem sobrevive, com uma estrutura de 'amigos', constrói-se numa base profissional e com profissionais.

De qualquer forma você é um homem de confiança de Rui Costa...
JG Errado. Sou o Director de Comunicação do Benfica, que é coisa bem diferente. O Rui Costa estruturou com o Presidente uma equipa de trabalho da qual eu faço parte. Não serei o Director de Comunicação de A, B ou C, mas do clube.

Não conhecia Luís Filipe Vieira, até agora?
JG Já me tinha cruzado com o Presidente em algumas circunstâncias, mas de facto não o conhecia.

ps - Tal como hoje, não foi Carlos Martins que foi roubar o troféu para o exibir na capa de Record. Continua a ser este o plano.

master kodro

30 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Transcrevo o que hoje deixei lá no blogue, que julgo se adequa ao que agora é analisado aqui:

A 1ª página do Record de hoje, o pedido de controlo anti-doping e a lamentável conferência do Gabriel são um sinal claro que o slb preferiu o caminho da confrontação e do insulto. Quem dá a cara hoje não merece crédito, porque o faz sem controlo de substâncias dopantes, e, pela insignificância do que representa, não tem estatura para nos causar qualquer afronta. Mas esta sucessão de episódios provocatórios não pode ficar sem resposta.

A Taça da Liga na conferência e na capa do jornal dão um cunho institucional que não pode ser ignorado.

O súbito apoio do slb a uma direcção da liga que quis impedir de tomar posse leva-me a temer que Hermínio e seus pares queiram fazer com o campeonato o que fizeram à Taça da Liga: oferecê-lo numa bandeja.

Aurélio Estorninho disse...

como é que podem orgulhar.se de um feito criminoso?

João disse...

MK, uma pergunta: por acaso não tens nos teus arquivos a capa da Bola a seguir ao Benfica-Nacional? Gostava de compará-la com a capa do último domingo, mas não a consigo encontrar.

cparis disse...

1.Compara isso com isto:
Espero que nos deixem disputar o nosso objectivo na Liga. Pelo menos que nos deixem chegar à pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Não adianta voltar a dizer que isto é uma vergonha.

3. Há uma grande diferença. Mas mais uma vez não a deves notar.

Já agora, para quem tanto critica João Gabriel, comparem-no com o "grandalhão" do FCP e o Garção do SCP e verão que as diferenças em termos de qualidade são óbvias.

P.S. Boas fotos do Carlos Martins. Não as tinha visto ainda.

tp disse...

As últimas declarações do Gabi levam-me a pensar que esta figurinha TEM que ser mais esperta que aquilo que aparenta. Do LFV já não falo, claro. Penso que é dolorosamente evidente , desde que o piano de cauda lhe caiu em cima da cabeça, que este inenarrável personagem conseguiria perder ao xadrez com o Chalana.

Reparem que se fosse alguém que odiasse visceralmente o benfas a orientar as acções dos encarnados nos últimos dias o resultado não seria mais divertido.

O benfas, desde há uns anos, que é o único dos grandes que, sistematicamente e em várias modalidades, tem jogadores e atletas apanhados com doping. Que fazem, então? Levantam a suspeição de doping no Sporting.Seria como o Hitler gritar" Atenção, estarei atento a manifestações de xenofobia !".

LFV, uma das poucas pessoas no mundo cujo QI tem menos algarismos que o de uma anémona, afirma quando da eleição deste que Hermínio Loureiro não percebe nada, não tem ideias nenhumas e que o benfas estará contra ele. Agora só falta beijá-lo ( sim, eu sei, é uma imagem repugnante).

O sbordem investe contra a liga e contra o àrbitro. O Gabi, em resposta, investe contra o sbordem e leva a taça para a conferência de imprensa. Mais bacoco é difícil, oh Gabi!

Mas sejamos realistas: lembram-se do anterior director de comunicação do benfas? Esse indescritível Malheiro, o tipo que veio dar um novo significado à palavra " taberneiro". Obviamente que seria impossível arranjar pior mas, na pessoa do Gabi, pelo menos temos a certeza que se esforçaram.

Após a contratação de Quique e de um punhado de jogadores extraordinários, Rui Costa, aquele que caminha sobre àgua, mais uma vez acertou. Oh merciful one, derrama em nós pobres mortais um pouco da tua infinita sapiência! Diz-nos como és tão sábio e onde é que se compram esses fatos de risquinhas. Bem hajas!

Mr. Blue disse...

Muito bem MK.

Como disse alguém, acima, é o Benfica no seu melhor.

Quanto ao Gabi, depois do Malheiro penso que é o upgrade perfeito.

Felizmente, no meu clube, o director de comunicação faz o mesmo que a restante estrutura do clube: está calado.
Que eu saiba, e sei que sim, apenas levantou a voz para colocar um pseudo-jornalista no lugar (porque isto de perguntas encomendadas na flash, que já tinham sido feitas 2 dias antes na Conferência de Imprensa de antevisão do jogo em questão, tem que se lhe diga...).

Quanto ao C Martins, sei de uma estória dele em Coimbra, com o A Jorge, que diz tudo sobre a "peça".

Virgílio Bernardino disse...

MK,

Não há qlq novidade. A fase crucial está a aproximar-se, melhor dito, já chegou e a táctica dessa gentinha é sp a mesma. Foi, precisamente, essa táctica que lhes permitiu 'vencer' o ultimo campeonato. Este estratagema não é de hoje, nem de ontem (leia-se época passada) que com o Vitória pelo meio, talvez permitiu q vislumbrasses melhor. Esta merdice, já vem de anos e anos de prática. O cúmulo é acusarem os outros do que elez fazem reiteradamente à longos anos...Com a cobertura da CS amiga.

Nada de novo, repito.

SL!

rui disse...

é só moral!!!Joao gabriel a presidente do benfica ja!

RuiBonga

Red_Devil disse...

Master Kodro,

Tens razão, é mais do mesmo. Graças a estes estratagemas é que o Benfica tem ganho tantos títulos nos últimos anos!! Estou a divertir-me com isto, só falta mesmo, mesmo, um Rui Costa Report.

Mr. Blue, não acompanho o teu clube diariamente, mas só de repente, lembro-me de o teu Director de Comunicação ter ameaçado bater no Fábio Coentrão, e de ter fechado as portas da conferência de imprensa ao Cajuda.
Só assim de repente.

master kodro disse...

cparis, toda a gente percebe a diferença entre:

"Espero que nos deixem disputar o nosso objectivo na Liga. Pelo menos que nos deixem chegar à pré-eliminatória da Liga dos Campeões."

e

"Nesta altura era importante que a Polícia Judiciária começasse a entrar definitivamente no futebol. O que se está a passar em alguns campos do país é muito grave, para não dizer que os resultados estão a ser viciados jogo a jogo"

A diferença é claríssima.

Red Devil, o que é preocupante é que se podiam focar em jogar à bola e não em pressionar. O que acontece é que nem de uma maneira nem de outra. Mas já vi que os sócios e adeptos do Benfica estão satisfeitos, aparentemente, com o rumo do clube.

Os adversários pensam e dizem: ainda bem. Só os benfiquistas (a maioria) é que ainda não perceberam que são os adversários os que estão mais satisfeitos com a gestão de Vieira.

Red_Devil disse...

Master Kodro,

Mas eu acho que esta Taça da Liga não é mais que um "presente envenenado".

Agora porque fomos escandalosamente beneficiados, vamos esquecer os jogos para o campeonato contra o Porto no Dragão? Contra o Nacional e Setúbal em Casa?

Quero sinceramente que a Taça da Liga se dane. E até sou contra esta postura do Benfica. Se queres saber a minha opinião, é simples, perguntava apenas: Onde é que andou toda esta gente indignada contra a arbitragem durante estes 4 (longos) anos em que anda a decorrer o Apito Dourado? E a partir daqui, silêncio, que é o que fazem quando nos roubam a nós.

Mas olha, uma coisa isto pode ter de bom: Nunca mais nomearem o Lucílio para arbitrar um jogo do Benfica. Acho que era uma excelente ideia. Faltam só 2 anos, não custa muito. Vá lá, proíbam o gajo de arbitrar jogos do Benfica.

luissm disse...

mk,

Só duas bicadas:

- A capa do Record também revela o carácter do gajo-que-ainda-tem-lá-um-irmão-senão-sei-bem-o-que-lhe-chamava! Será que isto explica alguma coisa dos problemas do tipo no Sporting?

- O castigo do CQ ao Pereirinha e ao Rui Pedro também será dado ao Cristiano Ronaldo quando ele fizer uma finta daquelas que não servem para nada a não ser humilhar (ou tirar confiança) os adversários?

último! disse...

A prova que um director de comunicação está a fazer um bom papel, é ser criticado por todos os adversários. O Curriculum do senhor fala por si e entre benfiquistas a maioria aprova o seu trabalho.

Eu também não concordo quando são os porta-vozes do Porto e Sporting a falar mas a prova que estão a fazer um mau trabalho é que, é-me completamente indiferente, passa-me completamente ao lado ao contrário do nosso director de comunicação que parece incomodar, sendo tema de conversa mais do que uma vez.

Agora, há um director de comunicação que me deixa irado é o Soares Franco (porta-voz do FCP), esse sim está a fazer um belo trabalho pois irrita-me.

:)

Em relação à taça da liga é exagerado a figura que fizeram e continuam a fazer mas como anteriormente não foram castigados sentem legitimidade para o fazer mais escandaloso foi a penalidade do Proença e não houve tanto barulho... enfim.

master kodro disse...

Red Devil, tu não sabes o que é o Apito Dourado, para o usares dessa forma numa frase.

luissm, primeiro, eu se estivesse no lugar do Martins fazia pior. Segundo, se o grande guru da disciplina não castigou durante 4 anos por isso, porque que é que o Queiroz teria que o fazer?

Mr. Blue disse...

"Mr. Blue, não acompanho o teu clube diariamente, mas só de repente, lembro-me de o teu Director de Comunicação ter ameaçado bater no Fábio Coentrão, e de ter fechado as portas da conferência de imprensa ao Cajuda.
Só assim de repente."

Red_Devil:

Falas de coisas que ouves na CS amiga. É natural.
O Fábio Coentrão é um grande artista, como já deves saber, e a conversa dele na flash do jogo a que aludes não foi , de todo, inocente.
Mas e aí é que está o problema, enganaste-te no alvo. Quem o chamou "à razão" não foi o Director de Comunicação do FCP (Rui Cerqueira), foi sim o Director Geral do Futebol do FCP.

E no âmbito de Directores de Futebol é melhor não tecermos comparações sobre as acções do "teu" e do "meu" nesta época.Penso que concordarás...

Quanto à situação com o Cajuda, li, lá está, na CS amiga que o homem não tinha GPS e que se desorientou nos labirintos do Dragão.
Pode ter sido verdade mas daí a serem imputadas responsabilidades ao R Cerqueira vai uma grande diferença.

luissm disse...

mk,

Calma, eu critico é o castigo à ralé.

As fintinhas do Ronaldo e este tipo de situações fazem parte do futebol.

Agora dizem que são falta de respeito, que fosse com um jogo 0-0 já podiam. Se fosse com jogo 0-0 diziam que era falta de responsabilidade.

camarao disse...

Então o SCP diz que o SLB tem uma Taça roubada e quem começou a guerra foi o SLB? É de bradar aos céus.

Quem não se sente, não é filho de boa gente. O SCP ao dizer que aquilo foi um roubo, está a insultar o SLB.

camarao disse...

Viva o Rui Cerqueira. Afinal não é para todos dizer:

"És um filho da puta, um bardamerdas, és muito pequeno para mim".

Isto é que é um Director de Comunicação de um clube grande.

Red_Devil disse...

"Red Devil, tu não sabes o que é o Apito Dourado, para o usares dessa forma numa frase."

Já me esquecia, Master Kodro, que tu sabes.

Sabes que o Apito Dourado nunca existiu e que não passa da imaginação de uma cambada de Mouros contra a gente séria que dirige o FC. Porto e dirigia o Boavista e o Gondomar.

E sim, a maneira "Wild Wild West" do Rui Cerqueira é mais apreciada neste blog, lollollol

Bruno Ribeiro disse...

É bom que não se esqueça que contra o FC Porto no Dragão o árbitro resolveu inventar uma nova regra para não marcar grande penalidade por derrube de Reyes ao Lucho.

Deixem-se de se armar em coitadinhos com esse jogo e fazer de conta que o árbitro não se esqueceu de marcar uma grande penalidade a nosso favor.

Lá porque o vosso clube faz de vocês parvos, não queiram usar o mesmo remédio com os outros.

Bruno Ribeiro disse...

Já agora, se percebessem um pouco de de relações públicas e de comunicação, saberiam que um bom director de comunicação é um que não se note.

Red_Devil disse...

Bruno Ribeiro,

Também podia dizer que houve falta não assinalada sobre um jogador do Benfica no lance de golo do Sporting. Mas seria muito "A la Poncio Monteiro", é á FC. Porto em geral.

Como Benfiquista, assumo que o Penalty é um roubo de igreja, e que este árbitro devia passar 6 ou 7 meses sem arbitrar. Aliás, deviam era dar-lhe reforma, porque já anda nisto á muito tempo.

Ele, o Proença, o Henriques, o Duarte "problemas pessoais" Gomes, Xistra o Grande.
Varria-os todos. Mas vocês acham que isto está tudo bom, pronto. .

JNF disse...

azia

master kodro disse...

Red Devil, dizes bem parte do que dizes.

"gente séria que dirige o FC. Porto e dirigia o Boavista e o Gondomar."

O Apito Dourado foi mais Gondomar, o resto, não lhe retirando importância porque não interessa se foi uma ou 50 vezes, foi uma gota no oceano (embora tivesse outro mediatismo óbvio). E sabes quem é que era o principal rosto desse sistema de que o Gondomar se serviu, não sabes? Vai à literatura da época e vê quem é que o apoiava em tudo nas questões da Liga e da arbitragem.

Bruno Ribeiro disse...

"Também podia dizer que houve falta não assinalada sobre um jogador do Benfica no lance de golo do Sporting. Mas seria muito "A la Poncio Monteiro", é á FC. Porto em geral."

Uma vez mais, como aliás tem sido apanágio das tentativas de defesa dos adeptos do Benfica para este lance, estás a tentar 'virar o bico ao prego'.

Desde que esta treta começou que vocês (adeptos, dirigentes e agora treinador do Benfica) se queixam da grande penalidade assinalada no Dragão como tendo sido altamente prejudicados nesse jogo. Esquecem-se sempre de acrescentar que nesse mesmo jogo há uma grande penalidade clara a favor do FC Porto que não foi assinalada.

Portanto: 1 grande penalidade mal assinalada a nosso favor - 1 grande penalidade clara não assinalada a nosso favor = empate técnico nos erros da arbitragem com influência directa no resultado.

Escusam de atirar areia para os olhos dos outros. É simples e prático.

Quanto ao exemplo que dás, há uma grande diferença entre uma possível falta num lance que posteriormente dá um golo e uma grande penalidade mal assinalada ou uma grande penalidade clara não assinalada.

Bem sei que as constantes referências ao FC Porto por parte dos dirigentes do Benfica têm por objectivo defender-se das acusações do Sporting criando um virtual inimigo comum a ambos. É uma boa técnica de criação de objectivos supraordenados, mas que funciona quando existe um objectivo comum e não quando um dos lados foi beneficiado à custa do outro. O João Gabi se quiser que venha falar comigo que eu dou-lhe umas aulas sobre o assunto.

cparis disse...

Um pede arbitragens isentas, outro pede arbitragens amigas que o deixem chegar a qualquer lado. Tens razão. Não há diferença nenhuma.
É como o árbitro que leva uma peitada e não vê, ser igual ao árbitro que ainda dentro de campo não vê o que se passa dentro de um túnel. É seguramente a mesma coisa.

camarao disse...

Bruno Ribeiro,

Para ti, faço minhas as palavras do Rui Cerqueira.

Red_Devil disse...

By Master Kodro:

"O Apito Dourado foi mais Gondomar, o resto, não lhe retirando importância porque não interessa se foi uma ou 50 vezes, foi uma gota no oceano (embora tivesse outro mediatismo óbvio."

Nem comento, lollollolollol. mas deu para me rir imenso.

"E sabes quem é que era o principal rosto desse sistema de que o Gondomar se serviu, não sabes? Vai à literatura da época e vê quem é que o apoiava em tudo nas questões da Liga e da arbitragem."

Nem preciso. os Corruptos na altura eram: Vieira, Rui Costa, Eusebio, Coluna, Trappatoni e o roupeiro do Benfica. Foi tudo uma cabala.

master kodro disse...

Pois, está visto que não sabes o que foi o Apito Dourado, Red Devil.

Não, cparis. Um acusa toda a gente de ser corrupta menos ele. Ambos pedem isenção.

master kodro disse...

Quanto às tuas palavras sobre os corruptos, está tudo dito, são tuas. O resto prossegue em tribunal, a não ser que aches que tu é que defines quem é e quem não é corrupto, o que também não me admirava muito.