quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Curtas

1. Daqui a poucas horas tem lugar a meia-final da Taça da Liga, prova fascinante cujo regulamento já faz parte do currículo de Direito nas várias faculdades do país. O Porto traz a equipa B, mas Paulo Bento, homem pouco preocupado com campeonatos nacionais mas sempre sedento de taças, vai lançar o seu melhor onze. No qual dificilmente caberá Veloso, jogador que não conduz bêbedo, nem recomenda a treinadores práticas de sexo anal, mas vem cometendo o crime recorrente de jogar bem em qualquer posição. Não se faz.

2. Dois quilómetros a Oeste, Benfica-Guimarães, um duelo que se repete na Taça da Liga. Tenho dois desejos: que nenhum jogador importante se lesione e que vençamos a partida. Por esta ordem.

3. O FC Porto premiou o seu melhor atleta (Lisandro) e distribuiu mais umas estatuetas. Fucile foi eleito futebolista do ano. Não se riam, por favor.

4. Um dos meus jogadores preferidos chegou ao melhor campeonato do mundo. Aos 27 anos, Arshavin vai seguramente brilhar no Arsenal, depois de uma transferência semelhante a uma verdadeira novela mexicana. Fala-se em 13,3 milhões de euros. Uma autêntica pechincha, se querem saber a minha opinião.

5. Entretanto, a UEFA e a FIFA unem-se na proposta para que os Jogos Olímpicos se tornem num Mundial sub-23. É recomendável e provavelmente nem reduzirá a qualidade dos encontros. Convinha mesmo era rever a atribuição de vagas, para trazer mais competitividade ao certame. O modelo actual sugere uma distribuição igualitária entre continentes, mas seria de longe preferível termos por exemplo um sistema 5-5-3-3 (Europa, América, África, Ásia-Oceânia).

katanec

31 comentários:

Mr. Shankly disse...

2. E como é de castigos? Um jogador expulso fica de fora Domingo, não?

Kaiser disse...

A regra dos 5 titulares desapareceu? Nunca existiu? Não é aplicável depois da fase de grupos?

Ou será que por "titulares" se deve entender pessoas que sejam detentoras do camisola do FCP, tendo em conta que é um costume dos treinadores dizer que todos são titulares?

Pedro disse...

2- Sem lesões. É exactamente o q eu desejo.

4- Arshavin é genial. Vou passar a ver os jogos do Arsenal com mais regularidade. 13 milhões é uma pechincha mas tem alguma lógica: crise mundial e o russo ser um dos jogadores mais bem pagos da Russia (3 milhões ano) o q obriga logo o Arsenal a pagar muito bem ao jogador.

Pedro Reis disse...

1. 2. e 3. Três disparates na linha dos que tens escrito ultimamente...

1. A atitude de Miguel Veloso é obvio que só o poderia conduzir a não ser convocado. A não ser talvez no Benfica onde a balbúrdia é palavra de ordem...
2. Mas quem é que quer em alguma situação que um jogador se lesione??? Enfim...
3. Fucile merece um Dragão de Ouro, pela forma profissional como tem estado no FCP. O resto é realmente para rir, especialmente a forma como ele recebeu o 1ºamarelo no Restelo! Quem fez a encomenda esqueceu-se foi que no FCP vê-se logo o futuro, quando os outros ainda estão a começar a ver o presente... Por isso é que ganhamos e vocês não!

francis disse...

Interessante que tens tanto a dizer do Sporting e nada do teu Benfica.

luissm disse...

Bem, o ponto 1 seria hilariante se não fosse preocupante.

Criticas o Paulo Bento por querer ganhar a taça? É isso?

O Veloso cabe normalmente no melhor onze do Sporting. Isso ninguém discute. Não pode é faltar a treinos por estar abatido psicologicamente por o Sporting não o ter deixado ir para esse colosso do futebol mundial chamado Bolton. Principalmente quando o tal colosso apenas queria pagar entre um terço e metade da cláusula de rescisão.

Comparar isto com a situação do Grimi é preocupante (para ti e para os teus). Relembrar o episódio do Rocha com o Peseiro tem o seu quê de... estranho. Não lhe vou chamar outra coisa.

Quanto a jogar bem em várias posiçoes, o problema é precisamente esse: o menino Veloso, mais o seu pai e o seu empresário, acha que ele deve apenas jogar a médio defensivo, porque isso o valoriza mais.

Mas pergunto: achas que o Veloso devia estar convocado para o jogo de hoje depois de ontem ter faltado a um treino nas condições em que o fez?

Ou o teu comentário resume-se a atirar palavras para o ar? Talvez se deva ao facto do Paulo Bento ter tão boa imprensa por aqui como o Scolari.

Mr. Shankly disse...

"Fucile merece um Dragão de Ouro, pela forma profissional como tem estado no FCP."
Não foi só Dragão de Ouro, foi o futebolista do ano. Ganhou ao Quaresma, ao Lucho, ao Lisandro, ao Bruno Alves, ao Paulo Assunção...mas tu concordas, pelos vistos.

Filipe disse...

"ao Paulo Assunção"

Isso teria seria um golpe genial do PC.

Pedro Reis disse...

O Lucho já ganhou, o Lisandro também, o Quaresma não sei se ganhou mas também já não joga no FCP e o Bruno Alves não sei se já ganhou. O Paulo Assunção deve ser para rir... Só se ganhasse um Dragão de Pau e era para lhe enfiar num certo sítio! :)

O Fucile podia não ser a 1ªescolha, mas é sem dúvida uma boa escolha. Além da sua qualidade como jogador, jogue à direita, à esquerda ou não jogue, nunca me lembro de lhe ouvir dizer que prefere isto ou aquilo ou que quer "dar o salto". É um atleta à Porto, de corpo e alma!

Claro que eu sei que aos rivais do SLB lhes dói: 1) o lançamento que deu o 3-2 no Dragão no último minuto e 2) o cartão amarelo que ele forçou para jogar contra o SLB. Paciência...

Pedro Reis disse...

confirmo que o Quaresma tb já recebeu o Dragão de Ouro.

JLC disse...

Nem sei o que diga do ponto 1....

Ou está para ali ironia que não entendi, ou criticas Paulo Bento por querer ganhar, e por não meter a jogar quem faltou a treinos esta semana.
Castigo aliás, até agora em tudo idêntico "a quem conduz bebado".

Por outro lado, está realmente na hora de um treinador que se diz demasiado disciplinador, comecar a ser criticado por não castigar o Roca por ter mandado o Peseiro levar no cu.
Estou até em crer, que se o Barbosa voltasse a jogar, deveria ser castigado pelo jantar de 1996 em que não comeu a sopa toda.

Fredy disse...

kaiser, a regra dos 5 continua e desta evz o Porto até tem mais de 5 titulares!

é que a regra é dos ultimos 2 jogos oficiais, ou seja o da taça contra o xoes e o de belem!

enfim..é o que dá falar para o ar sem saber só para levantar mais suspeitas infundadas!

Jorge disse...

1. Concordo de certa forma com o ponto 1.
O Sporting tem um jogo dificil no fim de semana e o Paulo Bento sabe que o Porto vem sem quaisquer dos jogadores habitualmente titulares. Se o objectivo fosse o de ganhar o campeonato e esta prova fosse vista como secundaria, como deveria ser, seria sensato poupar jogadores.
Veremos se o PB vai lancar o melhor onze ou se vai tentar poupar jogadores deixando num banco alguns dos titulares.
Achava estranho o Veloso jogar depois de faltar a um treino sem aviso.

2. Parece-me obvio que dizer que a prioridade e nao querer jogadores lesionados, nao significa que se nao fosse essa a prioridade o desejo seria de ver jogadores lesionados. Mas das quatro equipas em prova faria mais sentido ser o Guimaraes a arriscar mais nesta prova.

5. Acho que deveria haver uma certa proporcionalidade entre as equipas apuradas e o numero de concorrentes em cada continente, com ajustamentos qualitativos claro.

PS
Kaiser:
se nao me engano os regulamentos falam em efectivos e nao em titulares.

Helder disse...

Caro katanec, em relação ao ponto 1, e ao Paulo Bento em geral, parece que nunca estaremos de acordo. Eu não sou indefectível do PB (nem de ninguém, aliás), mas tu definitivamente não gostas do homem nem um bocadinho. Então o sr Veloso, sem nada de relevante ainda ter feito no SCP, para além de mostrar algum talento, que gerido com cabecinha o pode levar longe, dá-se ao disfrute de: a) discutir em praça pública a cláusula de rescisão, que acordou livremente com o SCP, não se preocupando estar a desvalorizar publicamente o seu valor de mercado ao nível dos direitos desportivos, com prejuízo para o SCP; b) não tugir nem mugir, quando o seu papá vem arrotar postas de pescada para os jornais, chegando ao ridículo de acusar o PB de querer desmotivar o menino (realmente seria uma atitude muito inteligente do PB, desmotivar um jogador que utiliza tantos minutos e que o trouxe desde os juniores, é que faz mesmo sentido) c) falta a um treino (embora aqui, eu prefira reservar a opinião, porque como não sei o motivo, não sei se a justificação colhe ou não); e o PB é que é o mauzão de serviço? Trazes à colação o caso do Rochemback com o Peseiro, quando isso nada tem a ver com o PB (e que se saiba, a nível de comportamento de grupo o Roca nunca prevaricou com o PB, a menos que me esteja a esquecer de algo), e falas também no caso do Grimi que tem uma diferença fundamental (o Grimi nunca andou em clima de guerra surda com o SCP, e teve a hombridade de se penitenciar publicamente pelo grave erro que cometeu). Convenhamos que são bastantes diferenças para podermos meter tudo no mesmo saco.
E que fique bem claro, que gosto do Miguel Veloso, e gostaria que ele continuasse, se mudar o comportamento. E também não sou dos cegos que acha que tudo o que o PB faz, faz bem, mas sinceramente acho que ele tem sabido manter uma coerência muito aceitável no tratamento que dá aos jogadores. E olha que não deve ser nada fácil lidar com recém milionários teenagers, que na cabeça apenas possuem o penteado da moda.
Abraço e dá lá umas abébias ao PB, pah.

Ricardo disse...

1. O Bento - treinador a quem reconheço capacidades, ressalve-se - não sabe equilibrar autoridade com autoritarismo. E depois perde jogadores importantes. No caso do Veloso, não me parece que seja tanto o caso.

2. Vai ser um jogo equilibrado. Com vitória dos vermelhos, espera-se.

3. Há razões no Dragão que o coração desconhece.

4. Que o homem é muito bom, não há dúvida. Espero para ver a adaptação. Não acho que seja certinho que vai bombar forte e feio. Mas espera-se que o faça. Pelo futebol, acima de tudo.

5. É uma boa ideia.

Bruno Ribeiro disse...

"Não foi só Dragão de Ouro, foi o futebolista do ano. Ganhou ao Quaresma, ao Lucho, ao Lisandro, ao Bruno Alves, ao Paulo Assunção...mas tu concordas, pelos vistos."

Foi Dragão de Ouro para o Futebolista do Ano. Não fales do que não conheces Shankly. Vai ver a lista de premiados, bem como a de Dragão de Ouro para Atleta do Ano e pode ser que percebas o porquê do Fucile ter ganho. Este prémio não tem a ver apenas com o desempenho nos jogos.

LC disse...

O que é um efectivo?

katanec disse...

Eu acho que o prémio é bem dado ao Fucile. Aquela representação teatral em Belém só está ao alcance dos melhores.

Caro helder, concordo com quase tudo o que escreveste. Veloso tem feito inúmeros disparates e é claro que depois de ter faltado sem justificação a um treino não poderia ser convocado. O que procurei no meu post foi chamar a atenção - como aliás o MK e o Kova têm feito - para as incoerências de Paulo Bento e para o facto de, objectivamente, Veloso não ter feito nada de mal. Pelo menos, nada que outros elementos do plantel não tenham feito... (vide caso Moutinho).

A verdade é que PB tem dois pesos e duas medidas. E com isso queima jogadores importantes, além de perder parte da razão que poderia ter.

Um abraço a todos!

luissm disse...

"para o facto de, objectivamente, Veloso não ter feito nada de mal"

Que grande tirada, ao nível dos bons tempos do Herman!

Pedro Reis disse...

Se achas q o Fucile ganhou o Dragão de Ouro por causa da sua capacidade teatral ok...

Só vejo outros 2 atletas (futebol) q acho q nunca ganharam e estão eventualm a um nivel superior: BAlves e RMeireles.

Comparar o "caso" Moutinho com o "caso Veloso" não faz sentido. Moutinho não falta a treinos, nem faz birra por não jogar na sua posição...

Jorge disse...

LC:
E um daqueles conceitos utilizados pela liga nos seus regulamentos sem serem claramente definidos.
De acordo com a interpretacao que os clubes, nomeadamente o Porto, fizeram dos regulamentos efectivos sao os jogadores utilizados no jogo, mesmo que comecem a suplentes.

Pedro Reis disse...

Já agora: por absurdo se tivesses que escolher entre ganhar aleijando-se o melhor jogador do Benfica (já agora quem é?) e perder não se aleijando ninguém o que escolhias? :)

João disse...

Katanec, experimenta lá ficar um dia sem aparecer no trabalho, sem dar cavaco a ninguém. Depois aparece no dia seguinte e diz ao teu chefe: "Objectivamente, não fiz nada de mal". Depois diz-me qual foi a reacção dele, ok?

Mr. Shankly disse...

1) Um atleta não pode ser futebolista do ano mais que uma vez? Desconhecia.
2) "Este prémio não tem a ver apenas com o desempenho nos jogos."
Aqui pode estar a explicação para o Fucile ter ganho. Eu só vejo o que ele faz nos jogos. Não vejo treinos, nem sei se ao almoço é o primeiro a acabar, ou se é o que tem melhor voz para cantar (no comboio, por exemplo :)
Já agora, tu que conheces os parâmetros podes dizer-nos o que mais é que conta?
3) Pedro Reis, para mim essa conversa do "Ah e tal o que doi aos benfiquistas é um lançamento de linha lateral e não sei quê" é treta. Estou só a dizer que o Fucile não foi (nos jogos apenas, reconheço a minha limitação) o melhor futebolista do Porto em 2008. E mantenho.

katanec disse...

Mas vocês sabem por que é que o Veloso faltou ao treino?

JLC disse...

E tu, sabes?

O Moutinho faltou a algum treino?

Ora se o Moutinho nunca faltou e por isso nunca foi castigado, e o Veloso não foi convocado porque faltou, explica-me onde é que estão os dois pesos e duas medidas...

Se me encontrares um jogador do sporting castigado por ter dito que se ia embora então houve dois pesos e duas medidas.

Por outro lado, se encontrares algum convocado depois de ter faltado a um treino sem justificacao também os há.


Mas não aconteceu nenhuma das duas. Por isso, o teu ponto 1, não tem lógica nenhuma.

Já agora, diz-me lá o que é que o roca mandar o peseiro levar no cu tem a ver com o caso?

Isto chama-se vontade de dizer mal. Depois admiram-se com os jornalistas, que têm, obrigatoriamente, de escrever, que dizem asneiras. Há quem possa estar calado e faca igual...

Pedro Reis disse...

Nunca houve um jogador que fosse distinguido 2 vezes, tanto quanto eu me lembre. É normal que seja assim e não é preciso haver regra nenhuma expressa.
Já agora o Fucile é já o 3ºdefesa direito que me lembre a ser distinguido, depois do Paulo Ferreira e do Bosingwa o que mostra que o prémio é para todos...
Quanto ao Fucile quando falo em bom profissional, refiro-me ao facto de ser um jogador a quem nunca ouvi lamentos, seja pq faz muitas viagens, ou porque não joga na posição que mais gosta, ou porque não joga sempre, ou porque quer ir para outro clube/campeonato com mais visibilidade. Isso é que faz a diferença, mas para ti já percebi que importante é cantar bem no comboio. Quem sabe ele tb o faz?

katanec disse...

JLC: "Se me encontrares um jogador do sporting castigado por ter dito que se ia embora então houve dois pesos e duas medidas."

Isto é uma pergunta séria? Já ouviste falar de um tipo chamado Vukcevic?

JLC disse...

Claramente andas a ver um futebol diferente do meu...

Ouviste o Paulo Bento que o Vuk não se esforcava nos treinos?

Ouviste o Derlei dizer que o Vuk nem falava com os colegas no balneario?


Continuo sem perceber onde entra o Moutinho e o Roca neste assunto.

Mr. Shankly disse...

" para ti já percebi que importante é cantar bem no comboio."
Não, para mim para ser futebolista do ano é preciso ser o melhor futebolista do ano. Tu é que dizes que há outros factores.
Fucile foi o melhor? Eu acho que não. Se o prémio é para todos, para quando o de Stepanov e de Bolatti?

Kaiser disse...

Afinal diz que são 5 "efectivos"...