quarta-feira, dezembro 17, 2008

Um homem lúcido

Scolari já veio explicar os resultados menos conseguidos do Chelsea: falta um organizador, "capaz de segurar a bola e avançar para dinamizar a frente de ataque". Alguém pensou em Ballack, Deco, Lampard? Scolari responde: "Só tenho jogadores que trabalham a bola. Deco, Ballack e Lampard são bons rematadores, mas não tenho um jogador que consiga «driblar»".

Não, isto não é piada. Deco, Ballack e Lampard trabalham a bola, mas não sabem fintar nem servem para dinamizar a frente de ataque.

katanec

31 comentários:

Férenc Meszaros disse...

Lá, como cá, a culpa é sempre dos outros. Até da Sra. do Caravaggio: Porque raio não é ela protestante?

FIL disse...

Eu percebo o que Scolari diz.

Deco, ao contrário do que muitos iluminados do futebol pensam, tem precisamente esse handicap. É um jogador de técnica e colocação de bola invulgar mas raramente serve ele próprio de "gazua", raramente arranca de trás para furar a defesa ele próprio (algo que se nota em muitos momentos em que isso era importante na Selecção).

Para além disso esconde-se muito quando é preciso alguem que carregue a equipa, em especial qd as coisas correm mal (algo que Figo fazia como ninguem que eu tenha visto no meu tempo, era simplesmente incomparável nesse aspecto).

Note-se que isto não põe em causa a categoria de Deco, são simplesmente caracteristicas que ele não tem (e que, desculpem novamente o paralelismo, no caso de Figo abundavam, aliado a outras virtudes que o tornaram melhor do Mundo). Aliás, sinto que a Selecção ficou orfã dessas caracteristicas desde então e muita falta nos fazem...

Nota: Lampard e Ballack são fantásticos mas tb aí entendo o Scolari. Por vezes é preciso dar algum beneficio a quem anda no futebol há muitos anos antes de lhe chamar logo um nome qualquer mas isso é a minha opinião, nada mais.

master kodro disse...

Como estou em estado de choque, FIL, peço-te apenas que escolhas os cinco melhores organizadores de jogo do futebol mundial. Não comento, nem te peço mais nada.

Jorge disse...

Quem anda no futebol ha muito tempo teria olhado para o plantel e reparado imediatamente que o unico driblador e o Joe Cole.
Se e isso que falta ao plantel porque e que contrataram o Deco?

E impressionante como se pode queixar da falta de criatividade quando tem jogadores como Deco, Ballack, Lampard e Joe Cole na equipa. Acho que estas afirmacoes poem a nu as limitacoes do Scolari. Como ja mostrou quando treinou a seleccao nacional o Scolari e incapaz de usar os jogadores que tem para formar uma equipa que consiga criar oportunidades colectivamente contra equipas mais defensivas, esperando que os jogadores consigam resolver o jogo individualmente em lances de pura criatividade. E mesmo nesse aspecto falha porque nao consegue por a equipa a jogar de forma a potencializar as qualidades dos jogadores mais criativos.

nm disse...

Talvez tenha sido um problema do mau domínio do Inglês do treinador do Chelsea. O Deco é, seguramente, um dos melhores médios do mundo, embora há muito tempo seja mais um "8" que um "10". Contudo, não creio que seja da falta de um "10" que se queixa Scolari. Creio que se queixa de não ter um jogador "abre-latas", como Messi ou Ronaldo, capaz de furar ele próprio pelas defesas adversárias. E, por muito bom que seja o meio-campo do Chelsea, não existe de facto esse jogador em Stanford Bridge. Agora, quem tem Lampard, Deco, Ballack e Essien de uma coisa não de pode queixar: de falta de talento.

Mr. Shankly disse...

Deco, Lampard e Ballack não driblam de facto. Mas o Malouda, Wright Phillips, Joe Cole não são maus, ou são?
Da mesma maneira o Cech é um péssimo driblador. Isso será um problema?
Um plantel que tem, do meio campo para a frente, Deco, Lampard, Ballack, Maluoda, Joe Cole, Anelka, Drogba e Kalou tem muito de que se queixar. Com o Liverpool foi porque não tinha um avançado alto e forte, agora faltou um driblador para ganhar ao Behrami, Bellamy e Carlton Cole. Com este plantel não tem desculpa.

Mr. Shankly disse...

"Creio que se queixa de não ter um jogador "abre-latas", como Messi ou Ronaldo"

Esses só o Barça e o MU têm. Parece-me uma boa desculpa para os restantes clubes :)
O Liverpool também não tem e vai à frente. Nem um driblador. Nem Deco, Lampard e Ballack (tem só o Gerrard e, num nível inferior, Alonso e Mascherano.
Com o sub-rendimento do MU até aqui, o Chelsea não tem desculpa para não liderar.

Ricardo disse...

Das mais estúpidas frases que já li. Mesmo sendo Scolari, não consegui conter um "bhahahahahahhahahahah" quando li isso. Scolari ainda surpreende!

FIL disse...

master, não foi isso que eu disse. Ora releia-se:

É um jogador de técnica e colocação de bola invulgar (nota adicional: logo, bom organizador, nisso estou de acordo) mas raramente serve ele próprio de "gazua", raramente arranca de trás para furar a defesa ele próprio (algo que se nota em muitos momentos em que isso era importante na Selecção).

master kodro disse...

A minha pergunta é a mesma, por outras palavras, FIL: quem é que fura, dribla e é um organizador de jogo que, por essas características, seja melhor do que Deco, Lampard e Ballack?

FIL disse...

Acrescento ainda que os comentários que aqui vejo convergem de modo geral para a linha que procurei defender.

O de "nm", em especial, reforça exactamente o que penso, 100% de acordo!

FIL disse...

master,

Penso que Scolari não quer isso tudo num só jogador, o que ele quer é outro jogador: Ronaldo e Messi, por exemplo, serviriam, mas esses são de outro planeta.

master kodro disse...

Ronaldo ou Messi são dois, não há mais, e são extremos. Scolari diz explicitamente que quer um organizador de jogo que rompa e drible, FIL.

luissm disse...

Não tenho tempo para discutir muito mas deixo uma dica. O Scolari andou atrás do Robinho, não andou?! Por alguma coisa o fez...

Bastava juntar esse. Ele quer um desse tipo. E isso é o que tem faltado ao Chelsea. Não é de agora, já vem do tempo do Mourinho.

O Scolari quer um jogador que seja capaz de pôr o adversário com "o calcanhar atrás do pescoço" enquanto tenta perceber onde está a bola.

master kodro disse...

Organizador, luissm? Comparado com Deco, Ballack e Lampard?

luissm disse...

:) Obviamente que não é organizador.

Mas eu acho (só acho!) que o Scolari não disse que queria um organizador.

A primeira vez que ouvi (ou li) essas declarações, eram referentes a um "fintador". E isso acho que faz falta ao Chelsea.

Mas volto a dizer: já fazia falta quando o Mou por lá andava e ele fartou-se de ganhar títulos.

luissm disse...

Scolari said: 'We lack an organiser who can get hold of the ball, get forward and energise our front line. I just have players who work on the ball. Deco, Michael Ballack and Frank Lampard can all shoot but I don't have a player who can dribble. When we are at home our opponents close up at the back, with lots of men behind the ball. That makes it difficult when you don't have an organiser. It is different when we play away. The home sides play a more open game. There is no point in me weeping or moaning or seeking blame. I have to find a solution - and that is what I will do.

Estas são as declarações completas do Scolari (Daily Mail). Definitivamente, ele não sabe o que é que quer dizer "organizer" mas acho que consegue passar a ideia do que quer.

E não é um "organizer", é um "player who can dribble".

M disse...

o que ele queria era o káká...

luissm disse...

Já agora: vocês podem ver os jogos que quiserem; podem ser 1, 2, 3, 4, ou 5 pessoas diferentes; podem discordar e concordar com quem bem entenderem; e, obviamente, são responsáveis pelo rumo editorial do blog.

Mas já criavam uma etiqueta nova: "ódios de estimação"!

É um conselho de quem gosta de ler o que escrevem! Mas as etiquetas são boas para organizar as coisas.

Francisco disse...

Não há maior cego que aquele não quer ver. Já não sabem analisar uma simples frase?

Scolari nunca disse que lhe faltava um organizador de jogo. Falta-lhe um organizador de jogo QUE rompa e drible...

Mas nada de novo no que toca a Scolari nesta casa...ao vosso nível só mesmo o rui santos.

Carlos Saraiva disse...

Scolari é mau. Por isso nem sabe explicar o que quer. Na verdade está a pensar em Robinho. Não é um organizador, mas pode jogar no centro, atrás do ponta-de-lança e finta e rompe.

http://chutodeletra.blogspot.com/

Littbarski disse...

As voltas que se dão para defender que Scolari não disse o que disse. "We lack an organiser". "That makes it difficult when you don't have an organiser". De onde se conclui uma de duas coisas: ou Scolari disse organizador e queria dizer outra coisa (até porque organiser é, em inglês, substancialmente diferente de organizador, em português), ou ainda mais surpreendente, ele nunca falou de um organizador de jogo, mas antes de um organizador de jogo que. E o "que" serve para quê? Para definir as características do... organizador de jogo. É do organizador de jogo que se continua a falar. Mas não Scolari, esse disse ou quis dizer outra coisa qualquer.

Na verdade, eu acho que nem o Kaká chegaria. Talvez só mesmo uma versão aperfeiçoada (por Scolari) do Maradona que, de cada vez que pegasse na bola, driblasse toda a equipa adversária e marcasse golo.

master kodro disse...

Somos cegos e não sabemos analisar uma frase, littbarski.

Eu pergunto: " quem é que fura, dribla e é um organizador de jogo que, por essas características, seja melhor do que Deco, Lampard e Ballack?"

E levo com isto em cima:

"Scolari nunca disse que lhe faltava um organizador de jogo. Falta-lhe um organizador de jogo QUE rompa e drible...

Mas nada de novo no que toca a Scolari nesta casa...ao vosso nível só mesmo o rui santos."

Não sei, sinceramente, o que dizer.

luissm disse...

Tem tudo a ver com a parte da frase a que dás importância. E com o facto de se querer (ou não) entender alguém mesmo quando esse alguém se expressa mal.

"Deco, Michael Ballack and Frank Lampard can all shoot but I don't have a player who can dribble."

Para mim esta é a parte importante das declarações.

Para vocês o Scolari é um estupido idiota incompetente que só alcança resultados por causa da Senhora do Caravaggio. E nem sequer consegue perceber que o Deco, o Lampard e o Ballack são excelentes organizadores de jogo.

Tudo bem, é convosco.

master kodro disse...

E ele falou nos três médios ofensivos centrais por acaso. Quer um extremo, tem extremos, não fala deles e fala dos médios-centro para dizer o que (não) tem. Acredita no que quiseres.

Agora, estúpido, idiota e incompetente são palavras tuas. E é por isso que estas conversas deixam de ter piada.

Pedro disse...

"Quer um extremo, tem extremos, não fala deles e fala dos médios-centro para dizer o que (não) tem"

Claro. Para ele esses jogadores não têm o q ele pretende: capacidade de pegar na bola e fintar meia equipa adversária.

Robinho, Ronaldinho, Kaká, Totti, Del Piero, Arshavin, etc...jogadores deste tipo.

luissm disse...

Oh master, as conversas deixam de ter piada porquê? Eu não ofendi ninguém.

O katanec publica um post intitulado "Um homem lúcido" em que goza com o Scolari por ele dizer que quer um organizador quando tem Deco, Ballack e Lampard.

Para mim, querer um organizador numa equipa que tem Deco, Ballack e Lampard é ser estúpido, idiota e incompetente. Acho que isto é claro, temos que ser capazes se utilizar os adjectivos quando estes se apropriam.

Agora, eu acho que o Scolari apenas se expressou mal e que a ideia dele é passada no resto das declarações.

Ele quer um médio ofensivo central que seja capaz de mais rodriguinhos, que consiga fintar dois/três adversários seguidos de forma a criar desequilíbrios contra equipas que se fecham muito.

Custa muito ver que isto falta no Chelsea?

master kodro disse...

E que é esse gajo, luissm,? É a mesma pergunta do meu segundo comentário (e já lá vão 20): é o Romagnoli? Quem é o organizador de jogo que faz essas coisas? Um organizador de jogo, não te esqueças. Não é um extremo, nem um avançado.

Pedro, não percebeste, mas deixa estar.

Pedro disse...

LOLOL

És grande!!!!
LOLOL

luissm disse...

Bem, já me tinha lembrado do meu Pipi, mas achei que ía ser gozado ;)!

Mas visto que foste tu a falar...

Fora de gozos, podia ser o Romagnoli desde que lhe injectasses um bocadinho de Douala (a velocidade). Ou o Aimar, desde que lhe desses a capacidade física do Moutinho. Ou o Robinho desde que... tivesse assinado pelo Chelsea e não pelo City.

James disse...

Eu acho que o que o Scolari quis dizer, é que ele precisa de jogadores que possam, vindo de trás, tentar furar a defesa adversária e provocar desequilíbrios. Um jogador que parta de posições mais recuadas e que consiga chamar a atenção da defesa para si, ao invés de ter uma equipa a rodar a bola sem parar até alguém chutar de longa distância.

E isso, no Chelsea, é algo realmente necessário.

Jogadores com essas características é que são mais difíceis de achar. Eu provavelmente tentaria o Lavezzi (jogando um pouco mais recuado que no Napoli) ou o Kaká. Não me lembro de muitos outros nomes com capacidade para serem o que o Chelsea precisa e que estejam disponíveis no mercado.