terça-feira, dezembro 02, 2008

Melhor do Mundo?

O prémio de melhor do mundo é inevitavelmente subjectivo, mas tanto Figo como Cristiano Ronaldo receberam a distinção na sombra, respectivamente, de Zinedine Zidane e Leo Messi. Está ganho, é o que fica. Mas não deixa de ser verdade que muito boa gente vê Figo e Ronaldo uns degraus abaixo dos eternos rivais. A começar por mim.

kovacevic

31 comentários:

francis disse...

O ano passado, e é a isso que se refere o prémio, foi claramente o melhor do mundo.

luis disse...

Vês o Figo abaixo de quem?

Compreendo o "post" em relação ao Ronaldo. Não em relação ao Figo.

O Figo construiu uma carreira de sucesso que durou anos, andou com Barcelona e Madrid às costas, marcou golos de todo o lado, ganhou o respeito de todos os agentes do futebol mundial.

luis disse...

Vês o Figo abaixo de quem?

Compreendo o "post" em relação ao Ronaldo. Não em relação ao Figo.

O Figo construiu uma carreira de sucesso que durou anos, andou com Barcelona e Madrid às costas, marcou golos de todo o lado, ganhou o respeito de todos os agentes do futebol mundial.

kovacevic disse...

Luís, está lá escrito: abaixo do Zidane.

galvao99 disse...

kova,

o melhor de um ano nao tem que ser necessariamente o melhor em valor intrinseco, a produtividade e os feito alcançados sao requisitos fundamentais, senao Maradona, jogando o campeoanto de veteranos, ainda era o eleito.

Analisando 2008 nao devemos ter em conta apenas o momento em que o premio é atribuido. Se estivessemos em Maio, Messi nem nos 10 primeiros ficava.

Por outro lado, e se de injustiça falamos, acho que 2008 nao serve de exemplo. 2004, esse é o ano que serve para perceber como nao se deve atribuir um premio de melhor do ano.

Cristiano Ronaldo, pelos titulos colectivo e individuais, entre os quais o de bota de ouro, merece o premio.

luis disse...

"Mas não deixa de ser verdade que muito boa gente vê Figo e Ronaldo uns degraus abaixo dos eternos rivais"

Desconhecia que Zidane ou Messi fossem os eternos rivais dos tugas.

Pedro Reis disse...

inteiramente de acordo kovacevic.
atenção que isto não tira mérito ao Ronaldo e ao Figo, que são grandes jogadores e fizeram grandes épocas nos anos em que ganharam com mérito o prémio.
agora a verdade é que também considero Zidane e Messi em outro patamar. Para mim a diferença é que Figo ou Ronaldo ganham o prémio uma única vez num ano de extraodinária superação e Zidane e Messi ganharão 3 ou 4 vezes jogando o seu "normal".

Mr. Shankly disse...

O Ronaldo é muito irritante, mas concordo quando diz que se não ganhasse este ano não sabia o que era preciso fazer para isso.
Gosto mais de ver o Messi jogar, mas o ano passado esteve muito tempo lesionado, e Ronaldo (um extremo, é preciso não esquecer) foi melhor marcador da Premier, da Europa e da Champions. Ganhou a Champions e a Premier. E o Messi? Nada.
Justíssimo vencedor, e parece-me que o Figo também tinha sido, mas não me recordo da época do Zidane.

Pedro disse...

Não vejo Messi assim tão superior ao Ronaldo. Já Zidane vs Figo é outra história...

kovacevic disse...

Luís,

Um nadinha mais de flexibilidade, por favor.

O melhor do mundo é eterno, quem ambiciona o prémio é rival.

Mas faz de conta que lês outra coisa qualquer, se te incomoda.

luis disse...

Kova,

Apenas não compreendi que te referias ao Zidane e Messi exclusivamente. Mas sou eu que não sei interpretar, não és tu que não soubeste passar a ideia correcta.

Um nadinha mais de flexibilidade, por favor.

kovacevic disse...

Luís,

É provável que (eu) não tenha sabido passar a ideia correcta.

Não me custa reconhecê-lo, não tenho a pretensão da perfeição.

No entanto, tal como o prémio, esta é uma constatação subjectiva -- tu não percebeste que me referia a Zidane e Messi, outros houve que perceberam.

david disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis disse...

Como queiras. Apenas acho que te fica mal pedires flexibilidade depois da resposta que me deste ao meu primeiro comentário.

Zé Luís disse...

Kova, o Figo teve o "defeito" de ganhar a Bola de Ouro quando menos o teria justificado. Em 2000 talvez a merecesse mais. Em 2001 não se percebeu, mas isto das votações tem os seus quês...

De qualquer modo, Ronaldo não é o melhor do mundo por este prémio que abrange só quem joga na Europa e é votado apenas pelos correspondentes do FF na Europa.

Há que fazer essa distinção, sem prejuízo de se considerar que fez uma época fantástica mas o triunfo de Moscovo, imerecido a meu ver e que marcaria Ronaldo pela negativa (o penálti falhado...), ajudou mais do que a consagração em Inglaterra.

O melhor do mundo sê-lo-á por uma classe ímpar alheia a momentos de uma época e que se prolongará, por isso, no tempo, noutros anos.

Tal como Ronaldo mostrou uma mentalidade de esforço, dedicação, profissionalismo e sacrifício, abdicando de vaidades pessoais (sem deixar de ter defeitos de personalidade, decerto derivado de um nível cultural e escolar menos qualificado), superior a Quaresma, por exemplo, também o mesmo Ronaldo fica uns furos abaixo de Figo.

Há diferenças notórias ainda que possam não ser perceptíveis ao comum adepto, mas creio ser consesual esta ideia.

Ronaldo dá a impressão de ter feito tudo pare chegar a melhor de qualquer coisa com a ideia de poder afrouxar na ambição a partir daí.

Veremos para o ano.

Leão de Alvalade disse...

Parece-me que o FF premeia o melhor jogador do mundo no ano em curso. Ora , embora estes prémios sejam sempre filtrados pela subjectividade de quem analisa, parece-me pacifico que, dos candidatos ao prémio, Ronaldo foi o que teve a época mais consistente. Mesmo considerando a decepcionante participação lusa no Euro.

Quanto ao jogador, aos seus predicados e potencialidades, não creio que Ronaldo deva temer comparações. Messi parece ter sido feito dos genes onde Maradona tinha alojada a genialidade, mas, tal como ele, não é um jogador completo. O pé direito só serve para subir para o autocarro (sim, eu sei, com aquele pé esquerdo, quem precisa de um pé direito, a não ser para apoiar?...) e não joga de cabeça.

Ora Ronaldo, sem ter a genialidade do argentino no que à relação com a bola diz respeito, até marca golos de cabeça e com ambos os pés. Além disso marca normalmente mais do que o argentino, o que ajudou a fazer diferença certamente no prémio em causa.

E estou à vontade para dizer isto porque a simpatia pessoal pelo madeirense é cada vez menor.

Mr. Blue disse...

Se o Balon D'Or fosse referente à época 2007-2008 Ronaldo seria a escolha certa (por tudo o que fez até Março-Abril deste ano). Como o Balon D'Or se refere ao ano civil de 2008 parece-me um pouco fraudulento o mesmo não ser entregue ao jogador que neste ano, 2008, foi, sem dúvidas, o melhor: Leo Messi.

Aliás, no pico de forma, prefiro, claramente, um Messi na minha equipa em vez de um Ronaldo.

cparis disse...

O ano de Ronaldo foi indiscutivelmente superior ao de Messi (para o Mr. Blue, pelo menos até finais de Agosto de caras), e tomara Messi realizar uma época como a de CR o ano passado.

E tendo os dois no pico de forma, CR é melhor do que Messi, pelo que marca e pelo que dá a marcar. Mas concordo com o Leão. Parece que começam a faltar a CR novos estímulos desportivos. Depois de ganhar tudo, parece ter perdido a vontade de ganhar. Veremos como lhe corre a época.

cparis disse...

Por último falta referir que a vitória foi esmagadora. CR teve 77 votos para número 1, e Messi apenas seis. Para sombra não está nada mal.

Mr. Blue disse...

Para o cparis.

Até final de Agosto?
Bem então eu devo ter assitido a outro Euro2008, a um final de época em nítida desaceleração (talvez condicionado pela lesão, acredito), uma final da Champions em que só não ficou na história pelos piores motivos porque o Terry escorregou...enfim.

Pelo lado do Messi são inúmeros os jogos em que ele mostrou todo o seu potencial, seja no Barça ou na Selecção.

E retenho "tomara Messi realizar uma época como a de CR o ano passado" o que só me vem dar razão, porque este seria um prémio justo se estivéssemos a falar da época 2007-2008 e não é essa a abrangência do prémio.

Mas lá está, são opiniões. Eu na minha equipa queria o Messi, e mais ainda depois de constatar que o Ronaldo cada vez que abre a boca mais desce na minha consideração...

LC disse...

Xiça, tanta merda porque o rapaz ganhou um prémio, não dá para entender esta mesquinhez.

Ganhou porque mereceu, e agora o que querem fazer? Que mudem o prémio por causa de uns obtusos?

O Cristiano Ronaldo merece o prémio, no espaço de um ano foi a individualidade que mais se destacou pelo futebol praticado e pelos golos que marcou em barda.

Falar em melhor do Mundo é relativo, cada um aprecia qualidades diferentes...

Essa do Figo é meio verdade meio mentira, porque se Figo jogasse pelo Brazil ou Pela França de certeza que teria ganho 2 ou 3 bolas de ouro da Fifa.

nm disse...

Caro Mr. Blue

"uma final da Champions em que só não ficou na história pelos piores motivos porque o Terry escorregou...enfim"

Querem ver que foi o Messi que marcou o golo do Man United nessa final? Será isso memória selectiva?

Mr. Blue disse...

Sim marcou na final. Num cabeceamento, que talvez tenha sido a única coisa positiva que fez em 120 min.

Sinceramente já vai longe o jogo em que considero que o Ronaldo tenha jogado bem.
Talvez a culpa seja dele, que colocou a fasquia muito alta.

Para quem não nota um declínio de Ronaldo a partir de Abril de 2008 aconselho a ver os registos dos jogos em que participou desde essa data.

Bruno Pinto disse...

Os prémios não escolhem o melhor jogador do mundo, apenas escolhem o que melhor rendimento teve em cada ano. Por isso, o prémio de Figo não quer dizer que era melhor que Zidane, nem o prémio de Ronaldo o faz melhor que Messi. A Bola de Ouro 2000 diz apenas que Figo foi, nesse ano, o melhor jogador, o mesmo se passando com a Bola agora atribuída a Ronaldo. O sentido do post não faz sentido. Não importa discutir quem é melhor, se Messi, se Ronaldo. O que interesse saber é quem produziu mais em 2008. Resposta: Ronaldo! Aliás, a votação, superior à de Kaká em 2007, deveria dispensar todas as discussões.

O FIFA World Player vem a caminho. Ronaldo é o melhor do mundo? Para mim, é. Mas não é isso que está em causa nestas votações.

david disse...

Mr Blue, talvez uma fruta e uns cafés com leite aos jornalistas tivessem mudado a história...

PQP a estes tristes

cparis disse...

Mr. Blue,

Aprecio que tenhas visto o Messi melhor que o Ronaldo no Euro2008. Com comentários desses, poupas a minha argumentação.

Mr. Blue disse...

cparis,

Provavelmente também viste o Ronaldo em grande nível nas eliminatórias Sul-Americanas...

Há cada um...

Pedro Santos disse...

A mesquinhez tuga é lixada...

José disse...

Boas!

No campo e só no campo, posso admitir ver o Figo abaixo do Zidane, agora o Ronaldo - que é "apenas" o jogador mais completo da história deste jogo... e eu até nem sou fã por aí além - abaixo do Messi, não posso concordar de modo algum. O Lio tem um pé esquerdo fabuloso, mas o Ron alia a isso um pé direito de igual valia, poder físico e jogo aéreo! Nem comento capacidades tácticas de cada um...
Mas digo isto olhando só para o que se pode verificar dentro das "4 linhas"!
Mas são opiniões e até entendo o que queres dizer...

pitons na boca disse...

E eu até tenho uma vizinha que gostava de os conhecer assim tão bem, para os poder chamar carinhosamente de Lio e Ron...

José disse...

Boas!

Oh "Pitons na Boca", não estarás a projectar numa vizinha algo mais íntimo?! :)