domingo, dezembro 07, 2008

Marítimo 0 x Benfica 6

Não, não é uma gralha. O Benfica goleou num encontro onde corrigiu praticamente todos os aspectos negativos das últimas partidas. Abordou o início de jogo de peito aberto, com velocidade e ambição, chegando ao golo à terceira excelente oportunidade. Controlou bem o encontro, pressionando alto, circulando a bola e procurando mais golos. Foi uma equipa coesa e solidária a defender. Criou proximidade entre os vários sectores (Katso foi brilhante neste ponto). E manteve-se competitiva até final, obtendo uma fantástica goleada quando se podia ter contentado com uma vitória relativamente curta.

É certo que o Marítimo ajudou, defendendo muito mal. E claro que actuar contra dez durante 70 minutos também facilitou. Mas não deixa de ser uma actuação muito conseguida ao nível dos princípios de jogo - que deve servir de orientação para os próximos embates.

A título individual, várias notas positivas. Suazo, magistral. O facto de um jogador desta qualidade actuar no campeonato português é francamente misterioso. Katsouranis, Reyes e Amorim em grande. Nuno Gomes ultra-eficaz. Maxi, empenhado e esclarecido. Gostei ainda de Sidnei e de alguns pormenores de Balboa (mas quando entrou já tudo corria bem). Em sentido inverso, Aimar, com uma prestação horrível. Naquela posição (segundo avançado) rende pouco e com os níveis físicos actuais ainda menos. Uma nota também para o árbitro, bem tecnicamente mas um verdadeiro Pai Natal na disciplina, distribuindo amarelos a torto e a direito sem que se percebesse exactamente porquê.

katanec

8 comentários:

david disse...

Katanec, este post vai ter de tudo, desde gajos a dizer (pela boca do Coroado) que o Penalti é uma falta do Suazo, que vários jogadores do Benfica deviam ir para a rua, etc etc...

Mário Rui Ventura disse...

Fiquei realmente surpreendido com a goleada e fico em lágrimas de tanto rir quando o primeiro comentário de um benfiquista é, não dar os parabéns, não acreditar que é possível agora que está na liderança - 3 anos depois - mas sim começar já a defender-se do que aí vem em relação às queixas da arbitragem.

Se os outros 5 999 999 são todos assim, não vale a pena ter adeptos...

Em relação ao jogo, que é o que realmente interessa, dos minutos que tive oportunidade de ver consegui confirmar dois factos que há muito defendo: Aimar é um Romagnoli com mais currículo, Ruben Amorim é a melhor aquisição da época (sim, porque Suazo vai embora)... que jogar, que polivalência, que classe, que evolução! Tem tudo para ser o "patrão" daquele meio-campo e finalmente ter a sua oportunidade no miolo...

De resto, Quique não "enforcou" nenhum guarda-redes... tudo correu bem hoje.

david disse...

Mario Rui, o Katanec disse tudo o que havia para dizer.

Dar parabéns dou no estádio semana após semana.

Fora de jogo disse...

O jogo ficou marcado pelo minuto da expulsão do Marcos. Penalti e golo. A partir dai o Marítimo tentou reagir, mas o segundo golo acabou com a força psicológica da equipa. A segunda parte, sem tirar mérito ao Benfica, não teve por isso grande história, aconteceu o normal.

Filipe disse...

Não há muito mais a dizer sobre o jogo. As defesas da nossa liga não estão preparadas para jogadores como Suazo (e Hulk). Começo a pensar que o Balboa também pode vir a ser uma agradável surpresa. É também muito rápido.

Vinte e quatro golos nesta jornada e ainda faltam dois jogos... Aliás como as coisas estão prevejo um hat-trick do Renteria.

Filipe disse...

Obrigado Vitória :)

leaoconselheiro disse...

"Controlou bem o encontro"

Aqui fica posta de parte a hipótese de Master Kodro ser o Katanec.

master kodro disse...

Não ponhas essa hipótese de lado por causa dessa frase. Controlar em vantagem no marcador com mais um jogador e a tentar contra-atacar sempre não é, em nada, semelhante à ilusão de controlo que defendes.

De nada, Filipe. Sempre às ordens.