segunda-feira, dezembro 15, 2008

Jardim de Rodin # 3 - The finger

Há cerca de um mês, o administrador/director desportivo da SAD do Benfica explicava aos jornalistas, depois de se dirigir a crianças de uma escola da Damaia, que faltava cultura desportiva em Portugal. E falava bem, dizia coisas extremamente sensatas e interessantes: "O que vemos agora, com jogadores e adeptos indisciplinados, tem a ver com falta de cultura desportiva" ou "Se virem um jogo do campeonato inglês, esquecendo o que os adeptos ingleses fazem fora do país, vão reparar na educação que tem, a forma como apoiam a sua equipa e como respeitam os adversários. É algo muito diferente...". Malandros dos jogadores e adeptos portugueses.

Mas vamos ao gesto. Ele foi relatado, em primeira mão, aqui, no link incluído no link, "Rui Costa, irritado, apontou o dedo ao árbitro já dentro do túnel". Não há imagens para o comprovar, dado que foi executado debaixo de telha - e com a telha -, mas, pouco tempo depois, já temos uma imagem que nos faz imaginar como terá sido esse momento. Este instante, à esquerda, apanha Rui Costa a recarregar o seu indicador direito - a "arma do crime" - desta feita com um adversário como alvo. Não sabemos como é que se pode classificar este momento ao nível da cultura desportiva, mas isso é o que menos interessa para o caso.

Importa, isso sim, admirar toda a beleza do gesto. Reparem em toda a atitude corporal de Rui Costa. O dedo em absoluta extensão, a cabeça ligeiramente dobrada na direcção do alvo, num gesto não demasiado ofensivo, mas suficientemente demonstrador da virilidade do autor, mas acima de tudo, o olhar. Aquele olhar fixo nos olhos do oponente, o globo ocular com acentuada abertura, absolutamente desarmante. Tenho a ideia de já ter visto este olhar em qualquer lado, mas não me consigo lembrar onde é que foi.

master kodro

22 comentários:

Insurrecto disse...

se foi só apontar o dedo, muito se controlou o Rui... eu não teria sido tão meio com o sr. que às 3 da matina tinha chegado do Qatar!

jaho disse...

Aprendeu em Itália. Ele está a dizer, em inglês Soprano-like:

You are going to eat my maccarrone with cheese wether you want it or not!

O homem queria comer fanecas fritas com arroz de tomate, o pedinte.

Pedro disse...

O ataque do Dedo Benfiquista continua. Depois do aterrador "pirete" de Katsouranis chega agora o maquiavélico "indicador" de Rui Costa. Cuidado, muito cuidado!!!

kovacevic disse...

O sujeito do casaco vermelho é o Artur Jorge?

JNF disse...

Se os árbitros (e tu também, já agora) se dessem ao respeito...

além disso, na foto o Rui não está com o dedo apontado ao árbitro. Está a mandar calar.

E eu até confio bastante no jornal "o jogo", jornal que por acaso transmite "recados" do pápa pelos jornalistas.

Para quando é que há uma mudança do título "Jardim de Rodin" para "O meu ódio pessoal: os benfiquistas".

Acorda, MK, a tua rivalidade é com o SC Braga, não com o Benfica.

FIL disse...

Preocupante este hábito de Rui Costa vaguear pelos túneis dos estádios de dedo em riste. É uma moda "à Porto" que julgava fazer parte do Passado...bela cultura desportiva, de facto. Fiquemos atentos para o futuro, agora que o "dream-team" começa a revelar que a boa imprensa não ganha jogos sozinha...

master kodro disse...

É um bocadinho mais preocupante a tua incapacidade para ler textos em português, jnf. E estás enganado, outra vez: a minha rivalidade, este ano, é com o Trofense. E então?

Zé Luís disse...

Se bem o conheço, o interlocutor será o Sérgio Teixeira, actual director de comunicação do Leixões.

Mas, claro, director desportivo é de outra galáxia e há que manter as distâncias.

Nem que seja para o modesto "funcionário" leixonense aprender o modo de comunicação em voga no clube "mais grande" que tanto tem feito falar de si, dele, do director de comunicação do Benfica que é um exemplo, para mais como ex-jornalista como o Sérgio Teixeira.

francis disse...

Rui Costa em todo o seu esplendor. Só se surpreende quem quer.

Littbarski disse...

Consta que já foi criado o troféu Dito D'Oro (em homenagem ao Rui), para quem melhor conseguir usar o dedo para pressionar, sem coagir, os árbitros. O Diabo Vermelho, principal candidato à vitória, foi desclassificado, pois usou 5 dedos, o que vai claramente contra os regulamentos.

Mike disse...

http://sportsbarleixoes.blogspot.com/2008/12/maestro-no-sportsbar.html

Mr. Shankly disse...

Isto é importantíssimo. Fundamental mesmo. Depois queixem-se que a imprensa dá destaque aos beijinhos do Rui Costa ao David Luiz. Têm moral para isso.

master kodro disse...

É tão importante como a marcação do Yebda ou a nabice do Andrezinho a defender, parceiros de Rodin do Rui, shankly. E é tão importante como as declarações absurdas de Paulo Bento sobre árbitros ou como uma noite deprimente de Vince Carter. Tão fundamental como isso. Chama-se blogue. Não tem que ter moral. Se quem a devia ter não a tem (olha as declarações sobre cultura desportiva), porque é que eu devia tê-la?

zlatan disse...

MK, não compreendo como é que tu tendo um blogue achas que podes escrever sobre o que te apetecer, e ainda por cima ter o desplante de emitir opiniões pessoais...
haja vergonha...

Mr. Shankly disse...

"Se quem a devia ter não a tem (olha as declarações sobre cultura desportiva), porque é que eu devia tê-la?"
Parece-me uma boa declaração de intenções. A personagem do Javier Bardem poderia ter uma semelhante: se andam a matar gente no Iraque, porque é que eu não havia de fazê-lo? (eu sei que a história se passa antes da invasão do Iraque)

master kodro disse...

E porque é que não usas essa mesmíssima moral para criticar quem não escreveu uma linha sobre as atitudes de Rui Costa, preferindo falar do Cajuda, do Guarda Abel e afins?

E já agora, gasta também tu uma linha com isso. É o mínimo. Se eu já fui criticado por fazer um post cómico que toda a gente leva muito a peito (já sei, já sei, é uma religião), não sei o que é que o Rui Costa merecerá da tua parte por estas atitudes repetidas.

Mr. Shankly disse...

"E porque é que não usas essa mesmíssima moral para criticar quem não escreveu uma linha sobre as atitudes de Rui Costa, preferindo falar do Cajuda, do Guarda Abel e afins? "
Quem?

Gasto uma linha com quê? Com o facto de um jornal ter publicado uma "notícia" de que o Rui Costa "apontou o dedo ao árbitro"? E já agora, que o Maxi Pereira se assoou à camisola, não?

master kodro disse...

Foi só isso, não é? Esquece.

Zé Luís disse...

eh, eh, eh, o canal Benfica é que vai ser...

francis disse...

depois de terem assegurado que a Lusa é isenta...ou seja não revela ordenados nem prémios do benfas...
no canal benfica é que vai ser....
cada vez mais iguais.

ilustre.anonimo disse...

Em relação ao canal... tristes aqueles que não vêem o dia de amanhã! Isto com ou sem moral...!

Pedro disse...

Hilariante!!!
LOLOLOLOLOL