sexta-feira, outubro 10, 2008

Rui Costa Report # 11

Foram duas semanas movimentadas. Logo após a vitória sobre o Sporting, numa página inteira de jornalismo de investigação, o filho mais novo de Rui Costa foi fotografado a receber a camisola de Reyes e interpelado, numa entrevista, quanto à sua opinião sobre a prestação do pai como director desportivo do Benfica, o que é qualquer coisa de extraordinário.

Após a vitória sobre o Nápoles dissiparam-se as dúvidas. O director de Record suspirou de alívio com "A verdade enfim", aqui, onde escreve, entre outras coisas fantásticas, o seguinte:

"Já não deve haver muitas dúvidas: este Benfica de Quique Flores/Rui Costa é o melhor dos últimos anos (...) E pensar que nos debatemos aqui, nos últimos anos, com a necessidade comercial de “pisar o risco”, incensando na 1.ª página vitórias tangenciais e exibições medíocres, do género “Águias voam alto” ou “Aí está o Benfica!”, tantas vezes quando o “alto” era baixo como o Colombo ou o “Benfica” que se exaltava nada tinha do Benfica que conhecíamos e que parece estar agora de volta. Será que já não precisaremos mais, não de mentir, mas de dar à verdade um embrulho de ouro para material de pechisbeque?"

Um dia depois, a confirmação, em novo espaço de opinião, dirigido ao Rui, aqui:

"Voltámos a ser um Benfica forte, e isso é muito importante. E os parabéns, se são devidos a Quique Flores, à sua equipa técnica e aos jogadores, são-no em primeiro lugar devidos a ti, pela forma serena e profissional como constituíste o novo Benfica. Os últimos anos foram penosos para todos nós. Luís Filipe Vieira tinha a cabeça no cepo, essa é que é essa. Mais um ano como o anterior, e seria impossível ele ficar como presidente. Mas, havias tu, um homem que percebe de futebol e ama o Benfica, uma conjugação rara e difícil de encontrar nos nossos dias."

Depois veio o Leixões, embora sem Suazo. Mas o Rui não perdeu tempo e já começou a "segurar os matadores", Nuno Gomes e Cardozo (que afinal foi alvo de uma oferta de 25 e não de 15 milhões). Como não poderia deixar de ser "Até ao Natal, é previsível que [N. Gomes] seja convidado por Rui Costa a sentar-se à mesa". E o segundo, embora tenha contrato há um ano - até 2012 -, e uma cláusula de 50 milhões, parece mesmo ser um caso em que o contrato deva ser revisto com urgência, não vá alguém perder a cabeça e pagar a cláusula.

Este homem não pára.

master kodro

28 comentários:

Pedro disse...

Não pára mesmo. E é isso q te dá uma azia do caraças!!!

hehehehehehe

LC disse...

MK, além da tua já conhecida azia para com o Benfica, mais ainda a tens quando se fala de Rui Costa... E não venhas com retóricas porque apesar das tuas tentativas incessantes mas descabidas de provar o contrário, cada vez o demonstras mais... és... come que dizer... um puro.

Enrabador de Galinhas... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Enrabador de Galinhas... disse...

Pedro

Não pára de levar no cu. hehehehe

Bom post, ganharam a Sporting, e bem, mas palavras como humildade, trabalho, não constam nos dicionários dos taxistas.

Insurrecto disse...

que cheiro a azia que para aqui vai... isso lá para Maio passa MK.

Pedro Reis disse...

É realmente mau de mais para ser verdade!
É isto que faz ter orgulho em não ser do Benfica, o clube das aparências e das fantochadas.

Com esta confissão nojenta (podia adjectivá-la de 1001 formas, mas acho que esta é a melhor) do director do Rascord, pode ser que agora os empalados do benfica percebam que este é o maior orgão de propaganda do clube e a razão pela qual continuarão a ser e bem "corridos à pedrada" pelo menos para as bandas do Dragão!

Ricardo disse...

Não entendo a ideia do post. Afinal, critica-se o quê? Rui Costa ou os jornais e, especificamente, esse péssimo jornalista Alexandre Pais? É que se é para criticar o texto do Director do "Record", tudo bem, estou contigo, é um texto ridículo; se é para dar a entender que os jornais andam a reboque do Benfica, já a coisa pia mais fino - eles andam é a reboque de quem compra mais, ou seja querem agradar aos adeptos do maior clube portugês, o que é muito diferente de quererem agradar ao Benfica. Aliás, essa velha discussão merece reflexões mil: os sportinguistas e portistas queixam-se muito de que os jornais só dão atenção de primeira página ao Benfica. Eu diria que essa atenção é, quase sempre, mais prejudicial do que benéfica ao próprio clube.

Critica-se Rui Costa porquê, então? Ah por causa da renovação do Cardozo? E quem disse que o que se escreve no "Reord" (ou em qualquer outro jornal desportivo) é lei? Tu próprio duvidas da veracidade de muita coisa que se escreve nos jornais - agora já é verdade? E é verdade porquê? Porque permite dizer mal do Rui Costa? Infelizmente, tenho de embarcar pela regra dos comentários aqui: a azia em relação ao Benfica e ao Rui Costa é mesmo muita. Mas pelo menos dá adeptos e comentários. Nesse sentido, este post e o do Alexandre Pais segue os mesmos parâmetros.

Ricardo disse...

O comentário do Pedro Reis, então, é delicioso. Os adeptos do Benfica devem ser "corridos à pedrada" (pelo menos para a banda do Dragão!) porque o "Record" é um jornal de merda, cujo Director escreve coisas estúpidas. Com adeptos lúcidos como o Pedro Reis é que este país e o futebol português estão bem! Agora esses otários do Benfica, alguma vez!

Enrabador de Galinhas... disse...

Insurreto

Realmente em Maio costuma se passar a vocês a verem os outros a festejar.

Esta é a vossa altura.

Acho o Rui Costa um grande profissional, gostava de ter no meu clube uma pessoal como o Rui Costa, dos poucos taxistas que demonstra respeito e humildade pelo outros.

Insurrecto disse...

mete gelo que isso passa páh!

Pedro Reis disse...

ricardo,
não são os adeptos do benfica, são os escribas do Rascord e as aspas entre as quais coloquei "corridos à pedrada" significam que é uma imagem. a imagem é muito forte? talvez, mas está ao nível das alarvidades que esse pasquim escreve sobre tudo o que é azul e branco... podia ser não os queremos pelas nossas bandas "nem com molho de tomate".

O endeusamento do RC é doentio por parte dos jornaleiros, mas os adeptos e ele próprio dão uma preciosa contribuição.

Bruno Ribeiro disse...

"se é para dar a entender que os jornais andam a reboque do Benfica, já a coisa pia mais fino - eles andam é a reboque de quem compra mais, ou seja querem agradar aos adeptos do maior clube portugês, o que é muito diferente de quererem agradar ao Benfica"

Isso até pode ser verdade para A Bola, mas não é para o Record ou para o Correio da Manhã. E digo isso completamente à vontade, porque sei que o 'endeusamento' do Benfica e o 'ataque' ao FC Porto (sobretudo por parte do CM) é encomendado. Pessoalmente é-me igual ao litro porque não leio nenhum jornal desportivo português. Quem gosta compra, que não gosta que passe ao lado.

Eu vou-me rir é quando o Di Maria for para o Inter por tuta e meia, e o Benfica ficar com o Suazo a ter de lhe pagar grande parte do ordenado. Já para não falar no que fazer ao Reyes. A estratégia 'Rui Costa' (que ainda resta saber se é dele) ou dá em campeão este ano, ou implode. E mesmo sendo campeão, resta saber qual será a sustentabilidade do projecto a médio prazo.

Eu gosto da estratégia que o Benfica de Rui Costa está a seguir. Mas isso sou eu que sou portista!

Ricardo disse...

Pedro Reis,

"O endeusamento do RC é doentio por parte dos jornaleiros, mas os adeptos e ele próprio dão uma preciosa contribuição."

Explica lá em que medida é que os adeptos do Benfica endeusam o Rui Costa de forma a que os jornais tenham esse comportamento doentio? Os adeptos do Benfica gostam do Rui Costa, tão-só isso. Porque foi um excelente jogador, porque sempre foi benfiquista e demonstrou por todo o lado por onde passou esse amor ao clube (ao contrário de muitos outros), porque tem revelado ser um bom Director Desportivo, por gostarmos (nós, benfiquistas) de termos gente que ama o clube em cargos importantes de responsabilidade e chefia do Benfica, depois de anos a vermos gente do Luxemburgo e outros a tomar conta daquilo que é nosso. Isto é endeusamento? Se é, é um endeusamento positivo. Ou vocês, portistas, não endeusam o Pinto da Costa? Há algum mal em amar uma figura que nos defende e que nós respeitamos? Eu admiro o Rui Costa, não o endeuso mas vejo-lhe grandes qualidades. E a comunicação social não endeusa o Pinto da Costa, falando, quase banado, ad eternum da sua "fina ironia", da sua "brilhante inteligência e perspicácia para o negócio", mesmo que a fina ironia signifique declarações imbecis e provincianas (sempre contra o Sul e Lisboa a arder e outras anormalidades) e a brilhante inteligência e perspicácia seja comprar autocarros de 60 ou 70 jogadores que pululam por este e outro campeonatos, fazendo com que o Porto, só em ordenados, pague balúrdios. A diferença entre um e outro é que ninguém ouviu o Rui Costa a falar em fruta. Se há que endeusar alguém, ao menos que se endeuse quem jogou muito à bola e está no futebol de uma maneira digna, digo eu.

Dizes ainda que ele próprio dá uma preciosa contribuição para o seu endeusamento. Se me puderes explicar a teoria, faz-me esse favor.

Ricardo disse...

Bruno Ribeiro,

para quem está tão ciente da implosão que se avizinha, falas muito no Benfica. E pode ser que te rias com o Di María, pode ser. A certeza é que eu já me ri bastante com o negócio Quaresma.

Bruno Ribeiro disse...

Sim, porque num post sobre o Record, o Benfica e o Rui Costa eu devia ter comentado sobre o facto do Zimbru Chisinau já não ser campeão há 8 anos. Seria de facto mais lógico.

Acho que fizeste bem em rires-te do negócio Quaresma. Porque de facto é de rir. Mas olhas que eu ri-me muito mais do negócio Simão. Mas isso é porque sei somar 1+1. Mas acho que concordas que em termos de negócios tenho muito mais motivos para me rir do que tu.

O facto de eu estar ciente de que se o Benfica não for campeão a 'casa vem abaixo', e de facto estar a contar com isso, não me retira a capacidade de analisar as coisas de forma objectiva. O que tu já deu para perceber que não consegues. Até porque se conseguisses já te tinhas apercebido do barrete que o 'vosso' presidente vos afundou na cabeça com o negócio do Reyes com o Atlético.

É que eu como portista, apesar de querer o sucesso desportivo (coisa que não nos tem faltado), não acho muita piada a negócios como o do Quaresma ou o do Hulk. Mas sempre posso balançar as coisas com negócios como o do Bosingwa, do Anderson e do Pepe, para ficarmos nos mais recentes. E tu?

Férenc Meszaros disse...

Gostei em particular desta frase:
'Em nome de Record, agradeço os bons ofícios de D. Enrique Sánchez Flores'.

Miguel disse...

É o grande Roi! Bora Roi, estamos contigo!

Ricardo disse...

"O que tu já deu para perceber que não consegues. Até porque se conseguisses já te tinhas apercebido do barrete que o 'vosso' presidente vos afundou na cabeça com o negócio do Reyes com o Atlético."

Como é que extrais esta conclusão? Conheces a minha opinião sobre o "nosso" presidente e sobre o negócio Reyes? Mas para ti é lógico que não consigo, está certo.

"Mas sempre posso balançar as coisas com negócios como o do Bosingwa, do Anderson e do Pepe, para ficarmos nos mais recentes. E tu?"

Parece-me evidente, lógico e consensual que o Porto tem conseguido os melhores negócios nos últimos anos. Como tem feito dos piores - veja-se a quantidade de gente contratada que é dispensada ainda antes de sequer dar um chuto na bola com a camisola do Porto, mas aí parece-me uma táctica clara de transportar jogadores para alguns clubes-satélites, em troca de... bom, todos sabemos.

pitons na boca disse...

É isto que faz ter orgulho em não ser do Benfica

Isso e a corrupção... são critérios.

LC disse...

Oh Pedro Reis, tu não és do Norte nem da cidade do Porto, és apenas mais um parvo adepto que nem sócio deves ser do FCP.

Mr. Shankly disse...

"O facto de eu estar ciente de que se o Benfica não for campeão a 'casa vem abaixo'"

Estão a dizer isso há 10 anos, e ainda cá estamos. E prefiro as contas do SLB que as do FCP.

leaoconselheiro disse...

É escandolosa a vassalagem da imprensa ao Rui Costa e a este Benfica.

Mas, se eu conheço bem o futebol e este cumprir com a regra dos últimos... 15 anos ... alguém vai ter de engolir uns sapos quando o Quique e o Rui Costa virem a época de maior investimento (que é o que é) transformada em frustração...

Mas, MK, há algo que te escapou... contra o Leixões só aconteceu o que aconteceu porque as "estrelas" não se dão bem em "campos pequenos". Não leste a bola?

Só mais uma pergunta. O Benfica ainda está "em construção". É que nunca sei se o que estou a ver é a super equipa do Quique e Rui ou, ainda, uma obra prima em construção (cara, diga-se), como dizem e escrevem todos os comentadores.

Pedro Reis disse...

lc,
gostava de ter a tua inteligência para, no mínimo, perceber o sentido da tua frase.
és um iluminado!

a tua opinião sobre o rui é auto-explicativa sobre o endeusamento que os adeptos do benfica lhe concedem. obrigado, poupaste-me na explicação.

já agora eu não endeuso o pinto da costa, nem ninguém do fcp. quanto aos jornais o endeusarem só se queres que eu ria, porque por cada elogio que lhe fazem no mínimo fazem 10 comentários depreciativos. vives em que mundo?

Pedro Reis disse...

os 2 ultimos parágrafos eram para o ricardo...

Ricardo disse...

No mesmo mundo em que se vêem dois jornalistas da SIC (Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa), numa entrevista que supostamente devia abordar o Apito Dourado e as suas consequências, lamber os tomates do Pintinho até dizer chega, com perguntas preparadas para ele dar as respostas certas. O guião estava bem escrito, dou isso. Nem sei se a Companhia do Chiado não devia aproveitar para adaptar para uma peça de qualidade.

Ricardo disse...

"já agora eu não endeuso o pinto da costa, nem ninguém do fcp."

Esta pode ir para a Trindade, para uma comédia em tom menor.

José disse...

Boas!

MK, quando publicaste aquele Report acerca do Rui Costa ser falado nos JO de Pequim ainda tava como o outro, agora isto já me parece brincadeira a mais... Não podes com o homem, deixa na beirinha do prato e vai olhando pelo teu Guimarães que, de quase entrada na Champions passou a 100% doméstico! Às mãos de colossos do futebol europeu... :)

PB disse...

boas malta, venho deixar o endereço do meu blog recem criado

espreitem.. vou adicionar o vosso

abraços

www.lateral-esquerdo.blogspot.com