quarta-feira, outubro 15, 2008

Portugal 0 x Albânia 0

Agora sim, há motivo para preocupações (e das grandes). A exibição foi muito fraca e o resultado é provavelmente o mais embaraçoso da última década. Portugal deu quarenta minutos de avanço e só despertou para a necessidade de produzir um futebol veloz e criativo depois da Albânia ficar reduzida a dez. Ainda havia tempo, mas terá faltado, uma vez mais, objectividade e frieza na finalização. Os falhanços de Hugo Almeida e em particular de Nani são disso exemplo.

Queiroz tem grande responsabilidade neste desastre. A derrota com a Dinamarca parece ter abalado a sua confiança. Há algumas semanas defendia um futebol atraente e ofensivo, e insistia num discurso optimista para a selecção. Subitamente, não só hesita nas conferências de imprensa como apresenta um onze de cariz claramente defensivo, com três médios recuados e Danny em posição incerta. Arriscou tarde demais, e quando o fez, mergulhou a equipa num caos táctico, com três alas e sem um verdadeiro organizador de jogo (porque nunca jogou Danny a "10"?).

Muitas exibições individuais abaixo do exigido. Moutinho foi péssimo, tal como Nani (outra vez). Miguel é uma sombra do passado. Almeida e Ronaldo também desiludiram. Gostei de Pepe, Manuel Fernandes e alguns momentos de Danny. Quaresma e Nuno Gomes entraram bem e mexeram com a equipa. Talvez tivessem sido boas opções de início. Portugal continua a depender de si, mas terá que se agigantar fora de casa para não ter que recorrer à calculadora.

katanec

22 comentários:

Francis disse...

miseravel. não consigo dizer mais nada.

miseravel.

Pedro disse...

Só de pensar na campanha q foi feita para levar o Queiroz para o Glorioso....MEDO!!!!

O regresso das competições pela TV...será?

Pedro Reis disse...

este HA é um desastre. em boa hora o FCP o dispensou. mais vale o Nuno Gomes em fim de carreira...
queiroz falhou no 11 e na tactica. devia ter sido RM (ou MF), JM e Danny; RQ, NG e CR.
enfim, desgraças...

Mr.M disse...

Se ser o melhor do mundo fosse ser o melhor marcadir europeu do ano, então já muita murraça o tinha sido.

Ganhou uma champions, uma liga inglesa, porradas de golos e mais não sei o que, mas mesmo assim, para mim continuas a ser uma merda de jogador.

Pretencioso, egoista, vaidoso, individualista, arrogante, prepotente e com pouca cultura táctica.

Agora venham fazer campanhas a favor dessa personagem madeirense. Vai é ganhar o France Football award "Passa a bola"

Filipe disse...

Enfim, como dizes nada está perdido, o grupo é ridiculamente fraco, mas o Queiroz tem que atinar. A jogar contra dez e manter Meireles e Fernandes em campo deixando sair os únicos jogadores que podiam organizar o jogo (Danny ou mesmo o Moutinho) não lembra ao diabo.

Nuno Gomes mostrou que o Queiroz fez muito mal em não apostar num avançado mais móvel. O Quaresma lá calou os imbecis dos comentadores de serviço.

cj disse...

Subscrevo inteiramente o comentário do mr.m.

Na mouche meu caro.

FIL disse...

Moutinho foi péssimo? Aí está um gajo mais burro que o Queiros, confesso q me surpreendeste katanec...O problema precisamente é a enorme quantidade de gente que opina sobre bola sem perceber o minimo, o problema é a burrice deste povo que pensa q meter Dannys e Meireles e merdas afins faz uma Selecção, Scolari é 10 vezes pelo menos mais esperto q vcs infelizes, chorem agora ignorantes!

Francis disse...

mr m, Ronaldo foi sem qualquer tipo de discussão o melhor jogador do mundo o ano passado.

katanec, estou com o FIL, Moutinho péssimo ? Meireles, Miguel, Nani ( o tal que o atrasado mental da TVI se fartou de pedir), Manuel Fernandes...e o Moutinho é que é mau ?

FIL, já não concordo com o Danny, tinha tudo para ser um Às.

realmente a bola é um mundo à parte.

katanec disse...

Obrigado pelos comentários. Caro Fil, escreves que "o problema precisamente é a enorme quantidade de gente que opina sobre bola sem perceber o minimo". E que problema é esse, já agora?

katanec disse...

Caro Francis, suponho que concordarás comigo que tenho o direito de fazer uma apreciação subjectiva sobre o rendimento dos jogadores, certo? Só posso ser responsabilizado por isso, e não por estares em desacordo comigo.

Eu acho que o Moutinho jogou mal. Não deu profundidade à equipa, não foi organizador de jogo, e não foi ala. Tecnicamente esteve mal (recordo-me de uma rosca para a pedreita e um chuto na atmosfera). Penso que terá sido vítima do sistema, que pedia dele que fosse um "10", quando não me parece que tenha características para isso.

É um excelente jogador. Mas hoje não gostei da exibição. É só isso...

Infante disse...

O Miguel hoje esteve mal, mas é um bocado injusto dizer que ele é uma "sombra do passado". Ele tem estado bem no Valencia (lembre-se, lider da liga espanhola) e continua a ser um lateral de qualidade, considerado mesmo dos melhores daquela liga.

Quanto ao resto, concordo.

Francis disse...

katanec, supoes e supoes muito bem, tens todo o direito à tua opinião, era o que mais faltava. A bola tem disto, opiniões diferentes.

luissm disse...

Bem... já podemos mandar o Queirós embora ou ainda temos que continuar a aturá-lo?!?!

Porra... odeio ter razão nestas alturas! Tragam alguém que saiba como se ganham jogos, POR FAVOR!

Agora é a melhor altura, o próximo jogo é só em Março.

Filipe disse...

Quando se diz que as exibições do Moutinho ou do Ronaldo foram más é porque já os vimos fazer muito melhor. Não comecem já a defender as vossas damas.

Tirando o Nani (que tinha estado muito bem nos dois primeiros jogos) o resto dos jogadores não foi tão mau como isso (o próprio Miguel fez um centro para golo) mas não tiveram brilho. Houve uma grande falta de vivacidade (o safanão no jogo que o Quaresma e o Nuno deram foi notório).

O que me aborreceu mesmo foi aquela sensação de que os jogadores estavam quase sempre no local errado ou não tinham alguém com quem combinar no local certo. Faltou alguém com experiência e calma (Simão e Deco) que soubesse jogar para a equipa e servisse um pouco de voz de comando. Só por isso talvez o Nuno Gomes devesse ter entrado antes.

Isto não foi nada que uma vitória no próximo jogo não resolva.

Jorge disse...

Raramente consigo ver os jogos da seleccao nacional nestas fases de qualificacao mas hoje finalmente vi o jogo e com comentarios portugueses.
O meu primeiro comentario e que acho que o publico e os comentadores portugueses e grande parte do mundo futebolistico portugues nao merece melhores resultados.
A pressao sobre a seleccao, desde os assobios aos comentarios dos "experts" nunca me parece fundamentada em analises racionais dos acontecimentos. E uma analise absolutamente "resultadistica." Um movimento individual ou colectivo pode ser aplaudido se resultar (mesmo que seja por acaso) ou assobiado por nao resultar (mesmo que seja por azar).

Quanto ao jogo acho que a Albania que nao e uma equipa de toscos com ma preparacao fisica fechou-se muito bem e soube por vezes controlar a bola para dar descanso a sua defesa.
Portugal jogou devagar e sem grande intensidade o que me irrita mas nao e de hoje e parece ser parte do estilo de futebol portugues, ou mesmo parte do portugues tipico. Hoje essa lentidao podera ter sido acentuada pela falta do Deco, afinal o tipo e o Magico por alguma razao, e do Boswinga que sozinho consegue dar outra velocidade ao corredor direito.
Acho que o Queiroz nao respondeu bem a essas ausencias tendo posto tres jogadores que ou nao teem jogado nesta equipa (M. Fernandes e Danny) ou jogaram fora da sua posicao normal (Moutinho e Meireles) o que eliminou quaisquer possibilidades de usar os automatismos da era Scolari.
E a qualidade desses automatismos ja nao era muita como se viu nos jogos contra equipas que se fecharam bem (Grecia no Euro 2004, Inglaterra e Franca no Mundial e Alemanha no Euro 2008).
Querem resultados? Vao buscar o Couceiro, pelo menos conseguiu ganhar a Franca.

Filipe disse...

Acabei de ver o Brasil a empatar em casa com a Colômbia (se o Renteria não fosse uma anedota a Colômbia tinha ganho). Ajuda a pôr as coisas em perspectiva, e daí talvez não.

"acho que a Albania que nao e uma equipa de toscos"

Contei pelo menos 41 países europeus acima da Albânia no ranking da FIFA. Vejamos as selecções europeias abaixo:

Georgia
Armenia
Islandia
Montenegro (país recente)
Luxemburgo
Casaquistão
Liechtenstein
Estónia
Azerbeijão
Malta
Andorra
Ilhas Faroe
São Marino

Nós empatámos em casa, com um jogador a mais em mais de metade do jogo.

Jorge disse...

Filipe:

Achas os jogadores da Albania toscos?
E essa a tua argumentacao, o ranking da FIFA? Qual e o indice de "tosquicidade" da FIFA?
Eu vi o jogo e nao os achei toscos, vi jogadores com boa qualidade tecnica, disciplinados, a saberem ocupar os espacos defensivamente e a conseguirem trocar a bola com facilidade.

Contra dez e mais facil, mas nao tanto como parece, especialmente quando a equipa que joga com dez nao quer ganhar o jogo. O Pepe e o Bruno Alves tiveram menos que fazer e mais espaco para trocar a bola mas dai para a frente os espacos nao aumentaram. Podiamos, e acho que deveriamos, ter jogado em 3-4-3 durante toda a segunda parte, mas acabamos por jogar em 3-3-4 e as coisa nao melhoraram assim tanto, ja que o espaco continuou a ser limitado e os automatismos inexistentes.

Pedro Reis disse...

Mandem o Queiroz embora, como se calhar deviam ter mandado o Scolari ao fim de meia dúzia de jogos (afinal os resultados iniciais dele foram igualmente fracos, incluindo a estreia no Europeu)... Ah não, mas o Scolari era sagrado!

O jogo foi mau, a equipa na minha opinião mal escolhida (como já escrevi), mas se querem questionar tudo já, comigo não contem.

SamM disse...

Tão à espera de quê quando o Padrinho Carlos Queiróz entrega a braçadeira de capitão da nossa Selecção a Ronaldo... Onde é que ele é exemplo para alguém como personanidade líder e postura exemplar dentro fora do campo num grupo com jogadores muito mais identificados com atributos de liderança e antiguidade? Deixem-se de utopias porque de que serev dizerem que temos os melhores de mundo, se eles insistem em não provar nada na nossa Selecção... Como diz o João Pinto hoje, na nossa selecção existe uma "guerra" intensa para ver quem brilha mais... Por isso quem perde é a equipa...

luissm disse...

Oh Pedro Reis, eu não questiono o CQ agora, por mim nunca tinha vindo!

Podes ver aí no histórico que já tive algumas discussões sobre isto.

O gajo é um cepo que NUNCA ganhou nada de jeito enquanto treinador principal duma equipa do escalão etário mais elevado!

mister disse...

MANUEL FERNANDES?!?!? Credo.

sergonov disse...

e o quaresma meu deus...