terça-feira, outubro 07, 2008

(má) sorte europeia (actualizado)

Dois sorteios azarados, uma fase de grupos durinha, em perspectiva.

Benfica: Olympiakos (fora), Galatasaray (casa), Hertha Berlim (f) e Metalist Kharkiv (c).
Braga: Milan (fora), Heerenveen (f), Portsmouth (casa) e Wolfsburg (c).

13h59: conhecido o acasalamento casa e fora, um Benfica competente na Luz (seis pontos) deverá ser suficiente para a qualificação. O Braga, provavelmente, precisará de não comprometer na pedreira e de pontuar na Holanda.

18 comentários:

jamsilva disse...

Passam 3 equipas certo?
Se o SLB não consegue colocar-se nos 3 primeiros..... vá lá vai...

luissm disse...

O sorteio do Benfica é azarado, disso acho que ninguém duvida.

Mas o do Braga, nem me parece mau. Depende dos jogos em casa e fora. Se jogar fora contra o Milan, diria que foi um bom sorteio.

O Anti Lampião disse...

sorteio da champions ? outra vez ??

Metralha disse...

Com seis pontos garante-se o apuramento, certo?

Aos encarnados de LX qq destas equipas é "acessivel" em casa.

Qt aos vermelhos do norte, em casa tambem têm obrigação de ganhar a 3 das 4 equipas.

luissm disse...

Quando é que se sabe quais são os jogos em casa?

E, falando do mais importante, 40 pontos para mim. Mior já abalou!

Francis disse...

O Benfica vai receber na Luz o Galatasaray e o Metalist e irá jogar a casa do Olympiacos e do Herta de Berlim, na fase de grupos da Taça UEFA.

O útlimo jogo do Sp. Braga será em Itália, com o AC Milan.
A equipa de Jesus jogará também fora com Heerenveen e receberá em Braga o Portsmouth e o Wolfsburgo.

Filipe disse...

Quando vi o sorteio lembrei-em do Kovacevic. O Benfica com turcos e ucranianos, os tais que a crer na imprensa nos vão tirar do top10. Não deixa de ser curioso que os clubes portugueses enfrentem todas as equipas que sobram desses países...

Bruno Ribeiro disse...

"O sorteio do Benfica é azarado, disso acho que ninguém duvida.

Mas o do Braga, nem me parece mau. Depende dos jogos em casa e fora. Se jogar fora contra o Milan, diria que foi um bom sorteio."

Como disse? As expectativas são assim tão baixas?

Como raio é que é melhor ter o Milan, Heerenveen, Portsmouth e Wolfsburg do que ter o Olympiakos, Galatasaray, Hertha Berlin e Metalist Kharkiv? Ainda para mais quando se compara os orçamentos e ambições de Benfica e Braga.

Olha-se para as distribuições dos jogos casa-fora e ainda mais absurda é essa observação. O Benfica safou-se de ir à Ucrânia e não vai ter de defrontar os turcos em Istambul, o que faz toda a diferença. Tem uma saída difícil ao Pireu, é verdade, mas nada de outro mundo em Berlin.

BdB disse...

Tudo depende sempre da ordem dos jogos. Se for como aqui está descrito, o Benfica tem obrigação de passar e o Braga tem boas hipoteses. Recebe duas das 3 acessíveis, sendo que o Portsmouth sendo ligeiramente mais forte, é a tipica equipa inglesa fora do top 4: muita parra e muito pouca uva. E depois vai a Milan na ultima ronda, com aqueles apurados, pelo que até pode fazer uma gracinha (tipo Bayern o ano passado).

Boa sorte!

luissm disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mr. Shankly disse...

"Quando vi o sorteio lembrei-em do Kovacevic"

Eu também. Joga no Olympiakos :)

Offshore disse...

o prémio Luis Campos está a correr bem
;)

luissm disse...

Bem, vamos lá a ver a premissa principal: o Benfica estava no pote 1 e o Braga no pote 3.

Isso para mim queria dizer à partida que o Braga iria sempre calhar contra uma equipa quase impossível de ganhar.

Calhou a mais forte de todas, mas derrota por derrota parece-me igual. E ainda teve a sorte de ser jogo fora.

No pote 2, o Olympiacos parece-me mais forte que o Heerenveen. Mas isso sou eu, que acho que o campeão grego é mais difícil que o 6º do campeonato holandês.

As equipas dos potes 4 e 5 acho que são equiparáveis. Tanto o Braga como Benfica podem ganhar esses jogos.

Quanto a si, bruno ribeiro, calhar em casa contra as equipas que se deve ganhar é azar, para mim é sorte. Mas isso sou eu, que sou maluco.

Ah, e do pote 3, diria que só o ManCity é que poderia ser mais complicado que o Gala. As italianas talvez se possam equiparar, mas as outras 3 eram mais fáceis.

EntradàVirilha disse...

O importante é que o Mior já se foi. Lá acertei uma...

pitons na boca disse...

Bolas, o Mior devia ser o 4º ou 5º a ir de barco, e não o 2º. Assim nem sei quantos pontos me vale. Faço menos pontos do 2º treinador despedido e no lugar em que tinha o Mior arrisco-me a não fazer nenhum... é Mior nem pensar mais nisso... :(

Bruno Ribeiro disse...

luissm,

Essa é uma análise que seria bonita se não fosse enviesada. Para começar já está a atribuir uma derrota 'pela certa' ao Sp. Braga, frente ao Milan, coisa que não faz, nem devia fazer, em relação ao Benfica. Só por aí já se perceber que o sorteio é mais complicado para o Braga. É giro comparar o Olympiakis ao Hereenveen, mas esquece-se que a lógica aqui é outra: o Olympiakos é o adversário teoricamente mais complicado para o Benfica; o do Braga é o Milan!

Se é 'bom' que esse jogo seja fora, o mesmo se pode dizer da ida do Benfica a Atenas, pois não tem de defrontar o adversário teoricamente mais difícil em casa, o que significa não comprometer alguns dos 6 pontos que deve ganhar obrigatoriamente.

Dizer que o Kharkiv é o mesmo que jogar ante o Wolfsburg, ainda poderia aceitar se o Benfica fosse à Ucrânia o que não é o caso. O Galatasaray é forte, mas o Benfica joga em casa o que é, como toda a gente sabe, uma vantagem ante os turcos. Da mesma forma, foi bom para o Braga defrontar em casa o Portsmouth.

Quanto ao Herta e o Heerenveen são duas equipas que se equivalem.

Mas a parte que se esquece tem a ver com o plantel de Benfica e Braga, do investimento feito e dos objectivos de cada clube para esta competição.

luissm disse...

Oh bruno ribeiro,

Quando estamos num sorteio, só podemos dizer que temos azar se nos calharem as piores das alternativas que se nos deparam (em termos absolutos ou comparando com outro clube).

Como o Braga e o Benfica estão em potes diferentes era expectável que o grupo do Braga fosse menos acessível que o do Benfica. Pela simples razão do Benfica ser cabeça de série e o Braga não.

Mas isso não está relacionado com sorte ou azar! O que eu disse foi que o Benfica tinha tido mais azar que o Braga. E continuo a dizer.

Se não avaliarmos assim, as equipas do pote 5 teriam sempre mais "azar" que as outras. E não me parece que alguém advogue isso.

As sortes do Benfica e do Braga só podem ser comparadas nos potes 2, 4 e 5. Além disso, podemos ainda ver a sorte na distribuição dos jogos em casa e fora.

No pote 2 temos Olympiakos e Heerenveen. Diria que o do Benfica é mais complicado. Em ambos os casos o jogo é fora.

No pote 4 temos Herta e Portsmouth. O Portsmouth é o 88º do ranking da UEFA e o Herta é o 78º. E os ingleses beneficiam dum coeficiente de país superior (caso contrário estariam ainda mais abaixo). Ainda por cima o Benfica joga fora. Quem é que ficou com o osso mais complicado?

No pote 5 temos Metalist (145º) e o Wolfsburgo (106º), com ambas as equipas a jogarem em casa. Aqui poder-se-á dizer que o Benfica teve um bocado mais de sorte, mas eu valorizo menos o pote 5 porque tem as equipas mais fracas.

De qualquer forma, em 3 dos potes, acho que é indiscutível que o Braga teve mais sorte em 2.

Agora a questão dos jogos em casa.

O Braga conseguiu jogar contra as únicas duas equipas de potes inferiores ao seu em casa. Se isto não é sorte...

O jogo que à partida seria para perder (contra qualquer equipa do pote 1) é jogado fora.

Repare que, desde que há grupos na UEFA, só por uma vez uma equipa com 6 pontos não passou. O Braga, no pote 3, ficou com a oportunidade de fazer esses 6 pontos em casa contra equipas teoricamente inferiores.

Já o Benfica é supostamente superior a todos os clubes. Acha que alguém duvidava de 6 pontos para o Benfica se jogasse em casa contra Herta e Metalist? Eu não... mas não foi isso que aconteceu. E ainda consegue ter no seu grupo os campeões grego e turco.

Mais dois pontos:
1) Eu sou do Sporting!
2) Veja bem que até já li por aí pessoas a dizer que, se fossem benfiquistas, preferiam que o Benfica estivesse na posição do Braga. Perdiam contra o Milan mas o resto era para ganhar limpinho.

cparis disse...

Não conheço o Metalist, mas se for muito fraco e todos lhe ganharem, seis pontos não serão suficientes. Era muito importante começar a pontuar logo na Alemanha, até porque acho o Hertha mais acessivel para este SLB do que o Galatasaray.