segunda-feira, outubro 06, 2008

Leixões 1 x Benfica 1

Resultado justíssimo, que penaliza uma segunda parte horrível dos encarnados. Deseja-se uma equipa pragmática e que saiba assumir uma postura defensiva quando necessário, mas o que vimos hoje em Matosinhos foi um verdadeiro exagero, com o Benfica a recuar sucessivamente como se enfrentasse um colosso inglês. Existe mérito do Leixões? Muito. Mas o meio-campo encarnado cedeu o ouro ao bandido e a dinâmica da equipa assentou sempre numa lógica passiva. Pressão alta? Nada. Circulação de bola? Nada. Sair a jogar? Nada.

O modelo de jogo não mudou e o espírito deste Benfica foi pouco diferente dos últimos dias. Apostar na paciência, e aguardar por aquela oportunidade (que chegou quando Katsouranis fez uma assistência fantástica para Cardozo, seguindo-se uma conclusão perfeita). Pena que depois disso o Benfica se desmembrasse, com os dois atacantes perdidos na frente, e um meio-campo desequilibrado que nunca soube preservar a posse de bola nem anular devidamente os criativos leixonenses. Quique pode queixar-se da falta que fazem Aimar, Suazo e Reyes (saiu por lesão), mas não pode assistir impávido ao progressivo recuo da equipa num duelo com adversários do meio da tabela.

Boas exibições de Yebda (um jogador que muito me surpreende, confesso), Sidnei e Cardozo. Jorbe Ribeiro continua a ser sofrível. Di Maria foi inútil. Katsouranis também teve melhores dias. No lado do Leixões, destaque para uma exibição portentosa de Wesley, um jogador que por qualquer razão misteriosa não tem oportunidades para brilhar em equipas mais ambiciosas.

katanec

20 comentários:

luis disse...

Foi muito mau.

Zé Luís disse...

"Quique pode queixar-se da falta que fazem Aimar, Suazo e Reyes (saiu por lesão), mas não pode assistir impávido ao progressivo recuo da equipa num duelo com adversários do meio da tabela"

Se Jesualdo "assistisse impávido" ao recuo da sua equipa com as substituições "para trás" era um tipo sem estaleca.

O Quique é só flores...

Parabéns pela visão de jogo. Os técnicos de bancada são assim.

O tópico dos jornais dos próximos dias vai ser a autogestão do Benfica, com Ruben Amorim, Bynia e outro qualquer a entrarem quando lhes deu na gana. Porreiro, pá.

katanec disse...

Zé Luís, obrigado pelo comentário. Deve ser problema meu, mas não entendi uma palavra.

Filipe disse...

Sofrer um golo num canto com uma falha de marcação tão óbvia é um erro grave, sobretudo porque é algo que já tinha acontecido anteriormente. Mas por outro lado trouxe justiça ao jogo. O Benfica teve sorte no golo que marcou e se alguém merecia marcar neste jogo era o Wesley.

O que definiu o jogo foi a forma como o Benfica nunca se conseguiu libertar da pressão do meio campo do Leixões, mas discordo contigo quanto a tudo ser demérito do Benfica.

Parte da apatia do Benfica pareceu-me dever-se a problemas físicos (o preparador físico pelos vistos demora a acertar as tais técnicas inovadoras). Outra parte pareceu-me vir do disparate que foi meter o Miguel Vitor a defesa direito. O Martins ressentiu-se claramente disso.

Mas o mérito maior foi mesmo do Leixões, a quem tem que se dar os parabéns. Ainda estou para ver se foram mesmo pontos perdidos.

Jorge disse...

So vi a primeira parte, e achei essa horrivel por parte das tres equipas.
Se de acordo contigo so a segunda e que foi horrivel nem quero ver.
Dos primeiros dois jogos da liga que finalmente vi gracas a ESPN, parece-me que os arbitros nao sao tendenciosos ou corruptos, sao simplesmente maus e incompetentes. Mas pior que as arbitragens sao as avaliacoes tendenciosas e desonestas dessas arbitragens por quase toda a gente que escreve por esta internet fora... Ja nem falo da qualidade do futebol, depois de ver o Inter-Milao ver estes dois jogos do campeonato portugues, especialmente o de hoje, faz mal a alma.

cparis disse...

Quique não se queixa das faltas de ninguém. Aliás quando lhe perguntam por Reyes, responde assim:

Lamentável lesão, ainda por cima logo no início do jogo. Perdemos um jogador que tem sido muito importante nos últimos jogos, tal como aconteceu com o Maxi Pereira. São infelicidades, mas não podemos refugiarmo-nos nelas.

Quanto a Wesley se jogasse num grande tinha levado com um amarelo à terceira ou quarta falta, e a partir daí não aparecia mais no jogo. E isto seria antes do intervalo. É um bom jogador, marca um golo onde se desmarca muito bem, mas não sei se num grande não passaria pelos mesmos problemas que um Fernando por exemplo. Mas teria lugar de caras num Braga ou num Guimarães.

jorge,
São as duas coisas: maus e por serem maus prestam-se a fazer favores para subirem na carreira.

Pedro Reis disse...

Ressultado justíssimo era a vitória do Leixões!
Golo limpo invalidado, outro fora-de-jogo mal assinalado que deixava o jogador isolado. E nem quero falar no abalroamento do Yebda...

Littbarski disse...

Andava o Record tão aliviado por não mais ter de dar à verdade um embrulho de ouro para material de pechisbeque, e o Leixões faz-lhe uma coisa destas.

BAD-RELIGION disse...

Jogos maus?? alguem se esqueceu que estamos em Portugal ?

Jorge disse...

Eu nao estou...

luis disse...

"Golo limpo invalidado". Entre a má-fé e a estupidez.

Mr. Shankly disse...

""Golo limpo invalidado". Entre a má-fé e a estupidez."

Que injustiça, luis. Não vejo aí má fé nenhuma.

Pedro disse...

:)

Pedro Reis disse...

Golo limpo invalidado. Qual foi a parte que não percebeste?
Eu esqueço-me que para os benfiquistas é sempre preciso fazer um desenho e aqui na "caixa" não é possível...

Já agora o Reyes para quem não sabe (seja por má fé, por estupidez ou por outro motivo qualquer) lesionou-se sozinho no 1ºminuto de jogo. lesão muscular o que já é uma lesão clássica neste princípio de temporada para os lados da luz. nada teve a ver com a falta (normal) que sofreu mais tarde...

Mr. Shankly disse...

"Golo limpo invalidado. Qual foi a parte que não percebeste?"

Percebemos todas. Aliás, logo que vimos de quem era o comentário ficámos logo à espera de qualquer coisa do género.

luis disse...

"Golo limpo invalidado". Entre a má-fé e a estupidez. Duas vezes.

master kodro disse...

Katanec, sabes quem é que, teoricamente, devia impedir a exibição do Wesley (golo incluído)?

katanec disse...

Yebda? Mas olha que o francês fez um bom jogo... Levou foi com três médios leixonenses de cada vez...

Pedro Reis disse...

luis e mr.shancho (a versão fraquinha do dupont&dupond e/ou dos marretas),
espero que tenham cativo na luz um ao lado do outro porque sempre se entretêm...
:)

PPA disse...

Benfica TV

Tenho-me RIDO bastante nos últimos dias, com esta história do “novo canal”, Benfica TV!
Mas afinal qual é a piada, perguntam vocês?
A piada é que desde que me conheço, a TV sempre foi do Benfica.
Aliás, para além de vários comentadores Manhosos e Leonores Putões, até recentemente numa transmissão da TVI, outros Lampiões foram apanhados por acidente em OFF no intervalo de um jogo do SLB, a falarem: “onde vamos jogar para a semana?”.

http://www.youtube.com/watch?v=Fdt0jXeY8NA

Enfim… mas vejam o vídeo, e principalmente ouçam, pois este vídeo é uma autêntica campanha de propaganda ao Benfica, que faria inveja à melhor campanha Nazi de Goebbles, fazendo a Riefenstahl corar e Hitler dar 2 murros na mesa.
A locução de Paulo Catarro é hilariante, principalmente porque essa equipa falhou rotundamente, não ganhou nada de nada e o treinador foi embora cedo; mas quem os ouvisse até pensava que estaria ali um futuro Torino dos anos 40, um Real Madrid dos anos 50, um Milan dos anos 90; ou até quiçá, uma “Laranja Mecânica”!
O mais grave é que tudo isto… com o dinheiro de todos os Portugueses.