quinta-feira, outubro 23, 2008

Há espaço para Liedson na selecção?

No mundial da África do Sul, terá 32 anos e meio. Ou, numa perspectiva pessimista, 34 anos e meio no europeu da Polónia e Ucrânia. Não é, exactamente, uma solução para o futuro. E outro pormenor: há pelo menos cinco anos que a selecção joga com um único avançado-centro, de modo a aproveitar a qualidade dos extremos Ronaldo, Nani, Simão e Quaresma, não parecendo Queiroz com vontade de mudar este desenho. Ora, a falta de perfil de Liedson para actuar sozinho entre os centrais é justamente um dos argumentos que Paulo Bento apresenta para manter o losango e abdicar... dos extremos.

kovacevic

Ultrapassar Manuel Fernandes nos registos da história não é para qualquer um. Revela, além da valia de Liedson, como o Sporting, que ontem conseguiu a segunda vitória fora na Liga dos Campeões, atravessa um dos melhores períodos da sua aventura europeia. Graças a Liedson, a Paulo Bento e a Peseiro, se era mesmo ele - e não os jogadores - a puxar por aquela campanha até à final de 2005.

21 comentários:

master kodro disse...

Pois, também me parece que não. Pela mesma ordem de ideias (agravada por serem mais dois anos), compreendo a opção de Queiroz (pelo qual é crucificado dia sim, dia sim) de apostar em Hugo Almeida em detrimento de Nuno Gomes (que vai ter a bonita idade de 34 anos, na altura do Mundial).

Haja alguém que pense no futuro da selecção portuguesa e que não esteja a pensar apenas no sucesso (próprio) imediato para fazer grandes contratos. É que a selecção não é só hoje, também é amanhã.

Francis disse...

Pois o Peseiro nunca lá andou a fazer nada, se os jogadores o respeitassem, como deviam, e não sendo betos amuados, calhando tinhas ganho titulos.

Liedson já não vai a tempo da selecção.

João disse...

O Peseiro foi, para mim que vejo futebol há 20 anos, o pior treinador da história do Sporting. A chegada à final da Taça UEFA deveu-se a um calendário feliz. Porque o Sporting jogou com equipas holandesas, por quem nunca foi eliminado até hoje, e com duas equipas inglesas do meio da tabela e que até estavam pejadas de lesões. A derrota caseira com o Sochaux já deu a entender que a coisa podia não acabar bem e na final o Sporting simplesmente não podia perder, teve tudo a favor e ofereceu a vitória ao CSKA. A carreira posterior de Peseiro mostra bem o que ele vale.

Francis disse...

joão,

Carlos Manuel, Octávio Machado, Robert Waseige, Fernando Santos, Cantatore...e o Peseiro foi o pior ?
A par de Jozic foi o que pôs o Sporting a jogar melhor à bola...isto tudo se destrói quando somos campeões com esse inenarrável Inácio...

Ricardo disse...

João,

pior da história? por amor de Eusébio.

MK,

Concordo que Queiroz pensa mais no futuro do que Scolari mas convém que pense no futuro, utilizando jogadores de futebol. E isso Almeida não é.

leaoconselheiro disse...

Pois é,

E que idade vai ter o Postiguinha em 2010? E porque é que não vai Selecção? Será que é porque era um dos "cativos" de Scolari?

Para mim, que não tenho "clube" nesta matéria, é evidente que os defensores de Queiros/criticos de Scolari são os primeiros a avivar o "fantasma". A começar pelo próprio Queiros...

RA disse...

joão, a sorte faz parte (dos sorteios) das taças. queres tirar mérito a isso?

meh

"A chegada à final da Taça UEFA deveu-se a um calendário feliz."
E a um ombro digno de Vata...

master kodro disse...

Leão conselheiro, uma pergunta simples para quem se diz neutro: achas que o Postiga devia ser convocado para a selecção? Porquê?

LC disse...

MK, porque há 2 anos era do Porto e não jogava nada, agora joga no Sporting, já foi relegado para o lugar dele (banco) e é do Sporting.

leaoconselheiro disse...

Porquê?!

Vou-te dar um "buffet" de razões, assim podes escolher as que quiseres:

- Porque joga à frente do Djaló no Sporting.

- Porque tem tantos golos como o Nuno Gomes.

- Porque, assim de repente, não temos muitos melhores do que ele, para o presente e futuro.

- Porque o Hugo Almeida praticamente não jogou depois da Dinamarca e não encaixa no critério dos "melhores do momento".

- Porque fez um bom inicio de época.

----

Agora "Porque é que ele não foi convocado?". Só vejo 3 hipóteses...

- Porque o Queiros nao gosta dele.

- Porque havia muita gente que não apreciaria que o Postiga, assim de repente, se tornasse titular da Selecção (nomeadamente quem o convidou na última 3ªfeira).

- Porque era um dos que Scolari levava sempre.

master kodro disse...

Também me parecia, leão conselheiro:

Supertaça
F Yannick (out89)/Derlei - Postiga (in81)
Campeonato
J1 Yannick(out80)/Derlei - Postiga (in90)
J2 Postiga (out50)/Derlei - Yannick fora
J3 Yannick/Postiga
J4 Yannick/Postiga (out67)
J5 Yannick/Derlei/Postiga (out66)
Champions
J1 Yannick (out62)/Derlei - Postiga (in62)
J2 Postiga(out73)/Derlei - Yannick (in73)

Depois deste panorama, só nos resta esperar que as tuas últimas três (nada neutras, acrescente-se) conclusões sejam todas um pouco mais científicas do que essa do Postiga jogar à frente do Djaló (a não ser que te refiras ao jogo do Porto, o que é pior ainda para a tua teoria). À frente do Yannick, só na hora de ser substituído.

leaoconselheiro disse...

MK,

Acho que consegues fazer melhor do que isto...

Primeiro, não vais supor agora que eu prefiro o Postiga ao Djalo e que estou a ser parcial...

Depois, talvez não tenhas essa sensibilidade por não acompanhares tão atentamente os jogos do Sporting, mas é evidente que o Djalo perdeu o lugar para o Postiga como atacante depois do jogo com a Dinamarca (que é isso que interessa), independentemente de ter jogado porque Derlei e Liedson estao lesionados. A prova são os últimos jogos, quando todos tiveram disponiveis...

Já agora, para completares a tua análise, podias ver quantos jogos (se calhar é melhor em minutos!!) fez o Hugo Almeida entre a Dinamarca e a Suécia...

Quanto à minha imparcialidade, em relação à "guerrinha" Queiros/Scolari, podes crer que o sou. Já tu não podes dizer o mesmo, e eu percebo esta tua tentativa de moldar a realidade como uma consequência básica dessa parcialidade...

master kodro disse...

Relativamente ao Djaló e ao Postiga, não posso fazer mais nada.

Quanto à tua imparcialidade, está toda escrita aqui:

- Porque o Queiros nao gosta dele.
- Porque havia muita gente que não apreciaria que o Postiga, assim de repente, se tornasse titular da Selecção (nomeadamente quem o convidou na última 3ªfeira).
- Porque era um dos que Scolari levava sempre.

Queiroz tem um problema para resolver, que não foi resolvido antes. Nunca teve o Pauleta e tem os habituais suplentes de Scolari (que só teve esse problema nos últimos dois anos, precisamente porque não o resolveu, porque o Nuno Gomes ia dando para os gastos com 30-31 anos). Um vai ter 34 anos no Mundial e, normalmente, é suplente de Aimar. Os outros são suplentes onde jogam (Postiga, Yannick, Almeida, Makukula, Vaz Tê). Escolheu o gajo de 1.90 (o que dá jeito quando se tem o melhor conjunto de extremos do Mundo) que joga numa liga forte (onde tem concorrência forte, mas não o impede de ter acabado a época passada com mais de 10 golos)e que tem 24 anos. Seria a minha escolha.

leaoconselheiro disse...

Repara, MK, eu nem sequer estou a questionar se devia ou não ser o H.Almeida.

O que eu digo é que o Postiga, seguindo os critérios definidos pelo próprio Queiros, devia ter sido convocado. E devia ter sido convocado porque estava num melhor momento do que o Djalo no Sporting e porque o H.Almeida nem 1 jogo tinha feito desde a anterior convocatória. É só isso.

Porque é que não seguiu esse critério, não sei. Apenas levantei as 3 hipóteses que, pessoalmente, me parecem possíveis.

Já agora, diz-me tu porque é que ele não levou o Postiga e levou o Djalo, quando Postiga lhe tinha ganho o lugar no Sporting, ou levou o H.Almeida quando, em circunstâncias identicas não levou jogadores que não estavam a jogar (por lesão, opção ou o que seja)...

master kodro disse...

Leão conselheiro, entre o jogo contra a Dinamarca e o anúncio da convocatória para a Suécia (3 de Outubro), os rapazes do Sporting fizeram o seguinte percurso, em minutos:

Djaló: 259 minutos
Postiga: 258 minutos

Tu respondes-me com "ganhou o lugar". Não posso fazer mais nada, a sério.

leaoconselheiro disse...

Bom...

Se insistes em não tirar os óculos, torna-se de facto difícil ter uma discussão contigo sobre este assunto. Provavelmente a culpa é minha porque o devia ter previsto mais cedo...

master kodro disse...

O Djaló jogou mais um minuto do que o Postiga entre o jogo com a Dinamarca e a convocatória para a Suécia, mas "perdeu o lugar" porque não foi titular no último dos quatro jogos que se disputaram nesse período e queres que eu tire os óculos? Ok.

Vamos usar a tua lógica (que não é a minha, nem a de Queiroz): na terceira jornada da Champions, o Hugo Almeida foi titular e marcou um golo pelo Werder Bremen e o Postiga jogou 2 minutos. Quem é que deve ser o titular da selecção hoje?

leaoconselheiro disse...

Mk, a sério...

Podes contar minutos, quilómetros etc... Se vires os jogos do Sporting e fores imparcial percebes que o Postiga estava num melhor momento e tinha ganho o lugar. Nem vale a pena debater isso...

O Queiros pode escolher quem entender para a Selecção... hoje, ontem, seja o Hugo Almeida sem jogar 1 jogo completo, seja o Postiga com o lugar ganho ou não ao Djalo. A questão não é essa (ou pelo menos esta questão)... A questão é que dentro dos critérios que ele fez questão de enunciar (quem está melhor no momento) ele tinha de ter levado o Postiga à frente do Djalo e do Hugo Almeida. É só isso...

Se queres a minha opinião, acho que sem tempo para treinar Portugal ganha mais com um avançado como Postiga ou Nuno Gomes do que com H.Almeida.

Já agora, fica a esperança que esta revisão de grafismo seja só um ataque de mau humor...

master kodro disse...

Se queres levar os critérios de Queiroz para o campo da opinião sobre a melhor forma de um ou de outro, estás a dar razão a Queiroz porque ele tem a dele, que é diferente da tua e nunca vais poder ter razão nem fundamentar que ele não tem razão.

Se apresentares dados concretos, como o facto de Hugo Almeida não ter jogado durante alguns jogos, podes ter razão.

Mas agora já joga e o Postiga não, porque o Liedson voltou. E agora, quem é que deve ser titular?

leaoconselheiro disse...

Bom... Já é uma vitória para mim fazer com que reconheças a incoerencia do H.Almeida. Quanto ao Djalo, podes ler as crónicas e opiniões dos jogos anteriores à convocatória para tentar ter uma avaliação qualitativa (que é disso que estamos a tratar) sobre o momento dos 2.

De resto, não estou a questionar a legitimidade do Queiros fazer o que entende, o que estou a questionar é a coerencia com o discurso...

Mas deixo-te 2 textos da blogosfera que li na altura e que dizem muito do que penso sobre estas questões (poupa-me o teclado e provavelmente facilita-te a compreensão).


http://lateral-esquerdo.blogspot.com/2008/10/o-pecado-de-queirz.html

http://jogodirecto.blogspot.com/2008/10/ainda-sobre-o-inicio-de-queiroz.html

LC disse...

conselheiro, já vi que não é só comigo que tens estas pegas... o mal é nosso que temos ideais diferentes dos teus.