domingo, outubro 26, 2008

Benfica 2 x Naval 1

Vitória sofrida - mas justa - de uma equipa infelizmente cada vez mais parecida com o Benfica de Koeman: talhada para os grandes jogos e para as competições europeias, mas estranhamente ineficaz contra formações mais modestas. O Benfica revela pouca consistência exibicional e falta de intensidade para resolver cedo este tipo de jogos. Um estilo demasiado arrastado atrasa a equipa e impede a criação de mais oportunidades de golo. E quando uma das alas resulta de meras adaptações (Maxi/Amorim) é difícil produzir uma vaga de ataque continuada e diversificada.

Nem tudo foi mau, claro. Como tenho aqui escrito, o Benfica apresenta esta época excelentes índices de eficácia, e tem várias individualidades que podem desbloquear situações incómodas (hoje foi a vez de Cardozo). Além disso, jogadores como Jorge Ribeiro, Nuno Gomes e Sidnei, que começaram mal a temporada, parecem estar a subir de produção. Mas é bom que Quique trabalhe especificamente os movimentos ofensivos, para que o Benfica não dependa em demasia das circunstâncias.

Nota positiva para os referidos Jorge Ribeiro e Nuno Gomes, além de Luisão, Suazo (na primeira parte) e de Cardozo, que finalizou bem um óptimo cruzamento do lateral-esquerdo benfiquista. Katsouranis trouxe discernimento ao meio-campo. E Reyes teve bons momentos, sobretudo na primeira parte. Em sentido oposto, Yebda fez uma partida muito fraca, à semelhança de Carlos Martins.

katanec

12 comentários:

O Anti Lampião disse...

nem uma linha para comentar como a Naval foi gamada ...

LC disse...

Gamada? estás a falar daquele penalti escandaloso na 1ª parte?

Filipe disse...

Katanec, o Quique parece ter-se decidido na defesa, flanco direito e centro do ataque. O resto como dizes ainda não funciona por aí além. Vejamos como as coisas se passam com o regresso do Aimar, ou se será preciso ir às compras em Janeiro.

OAL se o Katanec falasse de arbitragens depois vinhas cá tu fazer o quê?

Filipe disse...

Flanco esquerdo... o direito não funciona de certeza (Balboa a única contratação verdadeiramente falhada).

Ena o Sporting empatou. Fim de semana louco.

O Anti Lampião disse...

precisam lá de ir às compras.
as compras foram bem feitas.
.carga de luisão no golo
.fora de jogo inventado ao Marinho quando ficavam 2 da naval na cara de Quim
etc etc

katanec disse...

Caro Filipe, estou de acordo contigo, mas o problema não me parecem tanto as indecisões de Quique ou a eventual necessidade de reforços (que as há), mas os processos da equipa. As manobras de ataque são muito fraquinhas...

Caro anti-lampião, o que gosto mais da tua enumeração são os "etc etc". Muito esclarecedores.

Pedro disse...

Será q este cardozaço conta como golo à ponta de lança?

Mais um jogo do SLB mais um penalty a nosso favor por assinalar...tem sido assim em todos os jogos esta época...

Ricardo disse...

Uma vitória justa de uma equipa que ainda não está consolidada na forma como se organiza e como gere os vários tempos do jogo. Continuo a dizer que é preciso paciência. Ainda assim, estamos bem lançados para passarmos a fase de grupos da UEFA e estamos à frente de Porto e Sporting e a apenas um ponto da liderança. Há muito por fazer mas parece-me que o Benfica não estava tão perto de poder lutar pelo campeonato de forma séria há muitos anos (excluindo 2005, que foi um ano atípico, com o Porto claramente aos papéis).

E o Cardozo atirou a 4ª batatinha lá para dentro, depois de ter sido ele a iniciar a jogada. Para gajo imóvel, não está nada mal. O problema é o preço? Ah pronto então o Hulk deve ir bem na frente dos marcadores...

Ricardo disse...

Não é fácil fazer humor de qualidade mas há quem consiga. Basta começar com um "carga de luisão no golo", depois aventurar-se num "fora de jogo inventado ao Marinho quando ficavam 2 da naval na cara de Quim" (não está em causa a má decisão do árbitro, mas a evidência de estarem 2 "na cara de Quim") e, claro, esconder um "ficou por marcar um penálti a favor do Benfica.

Há gajos que vêem futebol pelo cu.

cparis disse...

AL
carga de luisão?

Mas tu viste o lance, ou só viste o jogador da Naval no chão e assumiste que era carga? Se queres falar de arbitragem, começa no minuto 26.

cparis disse...

katanec,

As manobras de ataque até me parecem bem rotinadas, ao contrário das defensivas. Luisão não se entende com a defesa alta e no meio campo faltaram pernas.
Quanto ao golo de Cardozo, é uma óptima movimentação e um bom golo de cabeça para calar aqueles que o criticam nestes dois aspectos.

david disse...

Ah ah ah grande frase do Ricardo!

"Há gajos que vêem futebol pelo cu."

Brilhante e certeira!