terça-feira, setembro 23, 2008

Um plano alternativo

A vitória de ontem não me diminuiu as preocupações. O Benfica tem um meio-campo de qualidade, muitas alternativas na frente e talento individual de sobra, mas falta a consistência defensiva que caracteriza as grandes equipas e os grandes vencedores. Isso deve-se, em parte, a uma política de contratações desequilibrada, que deixou o Benfica órfão de laterais regulares (Jorge Ribeiro fez um golaço contra o Paços, mas defendeu quase tão mal como Léo) e com um naipe de defesas-centrais pouco mais que razoável.

Por outro lado, e roubando a ideia do Kovacevic, a organização a meio-campo é algo deficiente. O jogo com o Porto já mostrara que, ao actuar com dois avançados e com autênticos extremos (na altura Di Maria e Reyes), o Benfica perde consistência no miolo, capacidade de recuperação e pressão eficaz sobre o portador da bola adversário. Ontem passou-se algo de semelhante, sobretudo quando Quique Flores teve a péssima ideia de retirar o melhor em campo (Ruben Amorim) e fazer entrar Balboa, deixando o processo defensivo entregue a um quarteto nervoso e aos então desgastados Yebda e Martins.

Este é um problema que talvez não se coloque nos jogos em casa contra equipas menores, mas nos restantes encontros, seria recomendável adoptar uma estratégia mais conservadora. Neste sentido, e até porque o Sporting tem um meio-campo muito talentoso, eu arriscaria no seguinte onze para o derby: Quim (apesar dos recentes disparates); Maxi, Katso, Sidnei, Léo; Yebda, Binya, Martins, Amorim; Reyes, Nuno Gomes.

Martins poderia actuar um pouco à frente dos outros três médios, fazendo a ligação com os dois atacantes. Neste 442, faria sentido ter dois avançados móveis, e dada a boa forma de Gomes e Reyes (belas exibições na Mata Real), seria uma aposta lógica. Optaria também por três médios de contenção. Yebda no meio, Amorim sobre a direita e Binya sobre a esquerda (com Léo a subir por este corredor, haveria sempre apoio disponível nas acções atacantes). É só uma ideia - com falhas e problemas, claro. Mas parece-me um bom onze alternativo para o desafio muito particular do próximo fim-de-semana.

katanec

15 comentários:

kovacevic disse...

isso é tudo medo?

Pedro Reis disse...

Reyes, Balboa e Aimar 3 flops com a assinatura do Maestro e do Quique!
A sorte é que lhe vão valendo uns com quem não contava (ontem NG e JR)...

José disse...

Boas!

Nem o nosso "Trapalhoni" jogaria com um onze desses! Arrisco mesmo a dizer que nem o Helenio Herrera jogaria assim!!! Queres perder por poucos? A coisa está preta e em construção, mas para conseguir chegar a grande isso seria suicidário! Até porque sabemos que o Sporting é um verdadeiro saco de gatos que quando perderem um jogo, vai dar o ar da graça!

PS 1 - Além dos mancos Derlei (idoso) e Postiga (limitado) - que andam a lamber os tintins ao treinador -, enumerem um jogador que esteja lá com amor à camisola! Difícil? Claro, tudo quer sair dali...

Ricardo disse...

Estamos perante um preocupante dilema: Quique quer consolidar o seu modelo de 442 (ou é mais um 424?) mas foi mais do que visto e revisto que este sistema não funciona, pelas razões que enumeras (incapacidade de pressão e povoamento da zona central). Por mim, este Benfica, ou apostava num 442 losango - por exemplo, o quarteto defensivo com um meio-campo com Katsouranis (ou Binya), Amorim à direita (ou Yebda), Reyes (ou Di Maria ou Urreta) à esquerda, mais aberto, Carlos Martins a 10, no apoio a Suazo e Cardozo - ou dedicava-se a rotinar o 433 - que podia muito bem ser: Katsouranis e Yebda mais defensivos atrás de Martins; na esquerda, Reyes e na direita, mais interior no apoio a Cardozo, Suazo. Continuar a apostar em extremos que não se incluem no processo defensivo da equipa e apenas com Yebda e Martins no miolo é... suicídio. Só consigo entender a teimosia de Quique numa perspectiva de futuro e de procurar seguir as suas ideias pensando nesta época como ponto de partida para desenvolver e consolidar o seu modelo preferido. Só assim. E mesmo assim...

cparis disse...

LOOOOOL

Nuno disse...

Bynia?? Foda-se!! Para quê? Para partir a perna ao Romagnoli ou para que o tempo de jogo seja menor?

Pedro Reis, o Reyes foi só o melhor em campo no jogo com o Paços. O Aimar é o jogador mais esclarecido desta liga; a sua velocidade de raciocínio é notável. Entrou muito bem contra o Paços e já tinha sido o grande motor contra o Rio Ave. O clubismo devia ser considerada doença mental...

Pedro Reis disse...

Ainda bem que estás contente com eles, que eu também estou...
Já como benfiquista deves ser o único.
Brilhante é dizer que: "O Aimar é o jogador mais esclarecido desta liga; a sua velocidade de raciocínio é notável." Uma pérola. Já agora isso de mais esclarecido e com notável velocidade de raciocínio quer dizer o quê? Nada! Bullshit...lol

RA disse...

O Aimar tem sido um flop, so far...

Pedro Reis disse...

Brilhante também foram mais 2 agressões impunes de jogadores do SLB (desta vez NG e Maxi).
Pelo menos estão a reduzir o ímpeto, porque na jornada anterior tínhamos tido 3 ou 4!

EntradàVirilha disse...

Claro José, toda a gente sabe que o Aimar, o Reyes, o DiMaria, o Luisão, o Katsoranis, o Carlos Martins, o Cardozo, o Balboa, por exemplo estão no Benfica por amor á camisola... São todos benfiquistas desde pequeninos...

José disse...

Boas!

Entradàvirilha, não percebes o que lês e queres fazer chacota pra ficares bem na foto? OK, a opção é tua, mas saiu-te o tiro pela culatra... Esses que enumeras não são benfiquistas desde pequeninos, mas também não têm feito a figura de urso de alguns jogadores(?!) - decifra lá estes dois sinais juntos - do Sporting! Nem o Luisão que já deixou claro que quer sair nem o Katsou!! Chama-se profissionalismo! E digo-te mais, sou benfiquista e acho que o Sporting (ainda) é o mais forte dos "3 grandes", mas quando a entortar a coisa vai ficar muito negra, porque para além daquilo ser um Saco de Gatos, ter um treinador O-DI-A-DO não ajuda nada!

PS1 - A malta quer toda ser Mourinho e ser durona, mas esquecem-se que o Mou é mal amado pelos adversários, os seus jogadores, por norma adoram-no!!

PS2 - Decifraste os sinais???

EntradàVirilha disse...

Caro José. Realmente o Katsoranis tem demonstrado um profissionalismo exemplar. Argumenta que que sair do Benfica porque não há voos directos entre Lisboa e Atenas. Pelos vistos, para o senhor, isso é um argumento extremamente valido e depois das belas exibições do mesmo até agora...
Eu por acaso, referi que está tudo bem no sporting? acho que não o disse. O senhor diz que, a equipa do Sporting é um saco de gatos. É a sua opinião e eu não discordei. Fala que o treinador do Sporting é O-D-I-A-D-O, tirando o stojkovic e o Vukcevic (que por acaso têm o mesmo empresário e que veio dizer aos jornais que não existe qualquer problema entre o Vuk e o treinador O-D-I-A-D-O, coisa que não concordo) não ouvi nem li nenhum jogador do Sporting dizer isso, devem andar todos a lamber os tintins ao treinador.

José disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José disse...

Boas!

Carissimo, aquele Sr.-Que-Resolve, mais o Veloso, mais o Moutinho, os dois dos Balcãs e outros, não me parece que morram de amores pelo Mister! Mas adiante...
Tens de ter atenção que vejo o SCP como o mais forte candidato ao título até à data, o que digo também é que quando passarem por "estrada esburacada" a coisa é capaz de ficar preta!
É óbvio que o Konstantinos e o Grande Luís não têm tido a postura mais correcta, mas não chegaram tão longe como alguns no Sporting!

PS - Podes ficar descansado que os buracos na estrada não devem aparecer neste jogo! Com Duarte Gomes vira aos 5 e acaba aos 10... A favor do Sporting, claro! :)

EntradàVirilha disse...

José, acredito que os jogadores que refere não morrem de amores pelo trinador mas daí a odia-lo, acho que não chega a tanto. Quanto á estrada esburacada acho que, infelizmente, tem razão. Se as coisas começarem a dar para o torto acredito que aquilo se torne complicado. Quanto ao P.S. não estou descansado, acho que vai ser complicado para as duas equipas. Um abraço!