sábado, setembro 20, 2008

UEFA Ranking 2009 (#2)

1. Como já era de prever, a jornada foi pouco animadora. O Marítimo e os Vitórias estão quase fora da UEFA, e os grandes da capital perderam os seus encontros. Do norte vieram as boas notícias, com as vitórias de Porto e Braga. O resumo de tudo isto é pobre: 5 pontos em 7 jogos, que correspondem a 0,714 pontos no Ranking.

2. Os nossos adversários directos tiveram comportamentos díspares. Os russos continuam a capitalizar, tendo amealhado mais 1 ponto no ranking (vitórias fora de CSKA e Spartak), embora o FK Moscovo esteja com um pé fora da UEFA. Os holandeses não deslumbraram, recolhendo 0,833 pontos. Mas pelo menos Ajax, Heerenveen e NEC deverão estar na fase de grupos da UEFA, compensando os relativos insucessos desta semana. O contingente romeno não fez juz ao seu tamanho (7 equipas!), somando apenas uma vitória (o grande Cluj!) e dois empates nesta jornada europeia (0,571 pontos). Mas a verdade é que todas as suas equipas na UEFA ainda têm hipóteses (eu não apostaria em nenhuma, todavia).

3. Daqui a quinze dias já teremos ideias mais sólidas sobre as reais possibilidades de Portugal no Ranking deste ano. Era fundamental que o Benfica chegasse à fase de grupos, onde seria cabeça-de-série. E se as surpresas são sempre saborosas, um apuramento inesperado de um Guimarães ou de um Setúbal vinham mesmo a calhar este ano...

katanec

Sem comentários: