quarta-feira, setembro 10, 2008

Portugal 2 x Dinamarca 3

Quatro anos depois, Portugal volta a perder um jogo oficial em casa. E, no entanto, como foi diferente esta derrota quando comparada com esse penoso desaire contra a Grécia. A selecção nacional praticou um futebol entusiasmante, sustentado na criatividade de Deco, na mobilidade do trio atacante (sim, Almeida incluído!), em triangulações bem construídas e execuções rápidas. O resultado? Um número anormalmente elevado de oportunidades flagrantes, desperdiçadas com conclusões sem nexo (Simão, Danny e Nani perderam três golos fáceis).

Um dos motivos para a derrota residiu nessa incapacidade de finalização, mas a Dinamarca tem o seu mérito. Exerceu uma pressão alta durante toda a partida, nunca abdicou de ter (pelo menos) quatro homens na linha atacante e acreditou sempre na possibilidade de arrancar um bom resultado. Terá sido duplamente afortunada (aquele último golo é incrível...), mas foi audaz perante um adversário mais forte.

Queiroz cometeu um erro importante, ao não reforçar o meio-campo defensivo quando este revelava incapacidade para conter os ataques dinamarqueses. O último quarto-de-hora de Meireles e Maniche foram para esquecer, tendo Moutinho entrado numa altura em que as brechas estavam já demasiado vincadas. Mas a derrota é bastante injusta e embora o apuramento não esteja comprometido, existe agora uma pressão redobrada para o embate com a Suécia.

Destaques individuais para Deco, com uma exibição fabulosa a todos os níveis. Provavelmente o melhor “10” alguma vez a vestir a camisola nacional. Bosingwa, Nani e Almeida tiveram momentos muito positivos. Não gostei de Maniche nem de Simão. O primeiro pareceu pesado e o segundo raras vezes desequilibrou. Danny entrou bem, mas aquele falhanço é imperdoável. Quim fez uma série de defesas excelentes, mas comprometeu com um erro digno do seu predecessor. Consequências de um mau-olhado?

katanec

23 comentários:

BAD-RELIGION disse...

Estava a adorar o jogo, dos melhores que vi portugal fazer... e depois aqueles golos da Dinamarca... dão vontade de deixar de ver futebol, sinceramente :/

ricardo disse...

Prefiro que Portugal jogue menos bem e que ganhe. Antes de Scolari eram só vitórias morais, depois de Scolari parece que voltámos ao passado....
Final de um Europeu e meia final de um Mundial...será que consegues igualar Queiroz ?
É verdade, se já sabia que ia haver chuveirinho porque colocou o Joao Moutinho e nao o Bruno Alves para segurar o 2-1 ?

Filipe disse...

O Simão foi importante a ajudar o meio campo a equilibrar a pressão dinamarquesa que se baseou numa pujança física invejável. Os nossos defesas laterais atacam demasiado e o Nani não defende, é algo a rever.

Portugal falhou sobretudo fisicamente e aí o Queiroz quis mostrar que é diferente do Scolari ao não reforçar a defesa e meio campo. Lixou-se.

Dumbo disse...

Fui só eu que tive a impressão que os nossos rapazes não souberam gerir o resultado ? Com 1-0 em vez de esconderem a bola , não correrem tantos riscos v, ia-se o Ricardo Carvalho a subir feito tolo .

Francis disse...

Lá está, uma jogatana das boas...mas...lixámo-nos com F gande...

Deco, do outro mundo.
Paulo Ferreira, alguma coisa tinha valer.

Leão Verde disse...

Ah Ah Ah Ah Ah Ah... Defesas excelentes? Quais? Ah, pois os dois frangos foi o Ricardo que os deu, já me esquecia. O branqueamento já começou. E o burro sou eu?

galvao99 disse...

Paulo Ferreira fez um grande jogo.

Nani foi inconstante (chegou a ouvir assobios) e nao merece nota positiva pelas muitas perdas de bola.

Queiros, refém da vaidade, não soube quando largar o violino e vestir o fato de macaco à equipa. Nao soube transmitir à equipa o momento de juntar linhas e sofrer.

Eu sabia que a culpa dos frangos do Quim nao podia ser dele. Isto é coisa do Ricardo.

Deco é Deus. Ou vice-versa. Isto já foi provado por estudos cientificos.

RA disse...

leão, vais dizer o mesmo em todas as caixas de comentários que encontrares?

é uma beca troll, esse comportamento...

sim, frangou... como tantos outros falharam gestos técnicos aparentemente fáceis.

é que... ao quereres dar a entender que a culpa deste desaire é do quim, transparece a ideia de que não percebes um cú de futebol - o que até pode ser verdade,mas nós não queriamos saber.

temlá calma, rapaz. a espuma ainda te provoca um curto circuito no teclado!

...lol

leaoconselheiro disse...

"Provavelmente o melhor “10” alguma vez a vestir a camisola nacional"

Então pá, estás parvo?! Não sabes que há para aí muito maluco de mão armada... Depois queixa-te!

Leão Verde disse...

tás incomodado, ó ra? as verdades doiem, não é? eu não percebo um cu de futebol? e tu percebes? quem te avalia? tu mesmo? não gostas dos comentários dos outros?
Eu podia seguir o teu exemplo. Podia dizer que os teus comentários são uma merda, neste e noutros blogs. Podia dizer que tens o intestino grosso no lugar do cérebro e é por isso que defecas pela boca. Mas não digo.

Joni disse...

E o burro SOU EU? LOL!!!! Penar de novo! Bem vindo ao passado longinquo de há 12 anos... ou seja, a última vez que perdemos um jogo de apuramento...

E O BURRO SOU EU?

Leão Verde disse...

joni, toma cuidado. Não se pode dizer mal. Só bem. Há muitos censores de lápis azul em riste.

katanec disse...

"joni, toma cuidado. Não se pode dizer mal. Só bem. Há muitos censores de lápis azul em riste.".

Isto dito por pessoas que durante cinco anos chamavam anti-patriotias a quem criticasse alguma coisa relacionada com a selecção nacional. Espantoso.

luissm disse...

Posso pedir-vos um favor: quando o Carlos Queiroz tiver sucesso com uma equipa de futebol no escalão etário mais elevado digam-me qualquer coisa.

Até lá, por favor (again), ARRANJEM OUTRO SELECCIONADOR!

PaiMosca disse...

Nao vi o jogo, mas pelo que ouvi na radio fiquei com a sensaçao que o nosso seleccionador meteu o pe na argola no seguinte ponto:
tira um extremo e mete um medio para segurar o meio campo, qndo o necessario era altura pras bolas paradas...
A entrada de moutinho, para alem de perder cms foi uma forma tb de fazer as pazes com os adeptos leoninos...

P.S.: Antes Quim na baliza, que um cono que chora quando lança livros...

LionHeart (o autêntico) disse...

paimosca

Devias ter visto o jogo, assim abstinhas-te de análises precipitadas.

A entrada de Moutinho foi ao minuto 88. Achas que é apaziguadora de qualquer coisa? Então e Carlos Martins na bancada seria o quê? Uma agressão ao benfica?

A selecção simplesmente afundou nos últimos 10 minutos de jogo, ao não querer congelar a bola, e ao tentar jogar bonito à saída da área. Isto não tem nada a ver com a alturas de Moutinho, que já agora, devia ter entrado muito antes para o lugar do apagado e pesado Maniche.

Pedro disse...

Achar q a principal diferença entre uma final do campeonato europeu e um segundo jogo de qualificação para o Mundial é "A selecção nacional praticou um futebol entusiasmante" é , digamos, curioso.

Deja Vu...

Isto vai ser giro vai...
hehehehe

Quim foi aquilo q é habitualmente no SLB. Nem mais nem menos. Mas tb gostei de ver a forma como os 30 milhões se encolheram no lance do treceiro golo...

kovacevic disse...

bluff

Bruno Ribeiro disse...

Ui que isto vai ser bonito! Os ressabiados scolarianos já cá vêm com o peito inchado! Já agora, convém recordar que com São Scolari perdemos 4-2 com a Dinamarca precisamente há 2 anos!

E entre perder um jogo de qualificação em casa ou a final de um Europeu em casa, acho que o primeiro é menos grave.

Quanto ao jogo, de facto Portugal já não exibia esta qualidade desde a fase de apuramento para o Mundial de 2002. Deco foi simplesmente fantástico! Os falhanços é que foram completamente imbecis (Simão, Danny e Nuno Gomes) ou pura e simplesmente displicentes (Nani). É chato mas acontece.

Voltámos às vitórias morais? Mas alguma vez saímos delas?

Virgílio Bernardino disse...

"Mas tb gostei de ver a forma como os 30 milhões se encolheram no lance do treceiro golo..."

Vão buscar o Ricardo, caraças!

Nem q seja pró banco. Assim, pelo menos já se arranjava um dos famosos bodes!

É incrivel como a uns td se perdoa e a outros está sp td a postos de dedo em riste...

Já agora gostava q me citassem uma boa defesa do Quim... Só uma, para exemplo...

ehhh!

Incrível, o comentário de meter o Moutinho (esse cepo!) a dois minutos do fim para agradar aos sportinguistas... E eu a julgar q ontem era a selecção q estava a jogar... Gostava ainda que alguém me explicasse o que é q o Yannick foi fazer à selecção A... Se era pra não jogar nem 1 minuto, pq é q não ficou nos sub-21? Para lixar o gajo da caça???

Hasta!

Leão Verde disse...

"Isto dito por pessoas que durante cinco anos chamavam anti-patriotias a quem criticasse alguma coisa relacionada com a selecção nacional. Espantoso."

Mostra-me um só comentário meu, durante os tais cinco anos, a chamar anti-patriota, ou outra coisa qualquer desagradável, a quem criticava a selecção. Não venhas dar uma de moralista. Prova o que afirmaste. Senão sou eu que digo: espantoso. Espantoso como se fazem afirmações levianamente.

BAD-RELIGION disse...

Alguem me explica o que é que os golos da Dinamarca têm a ver com a altura do João Moutinho? só vi um golo de cabeça, e que nem foi porque os defesas eram pequenos, mas sim porque o Quim falhou...não me lembro de ver chuveirinho da Dinamarca, eles jogaram sempre pelo chão... e o que é que as arrancadas do R.Carvalho ajudaram a que Portugal perdesse? acho que ha ai muita gente que não viu o jogo...

nelson_oliveira16 disse...

bad-religion, têm tanto a ver como o Bosingwa ter feito uma boa exibição. Defendeu tão bem, não perdeu bolas, um primor...