sexta-feira, setembro 05, 2008

O primeiro erro

Claro que é desejável que os jogadores dos sub-21, quando em forma, possam saltar para a selecção principal. Contudo, e face ao que espera as nossas duas principais selecções (um jogo fora banal com Malta para os AA, um jogo fora decisivo para os sub-21 em Wembley), não posso concordar com a chamada de Yannick Djaló à selecção principal. Face a estes desafios o ideal seria que até Moutinho ou Nani dessem um salto ao escalão etário inferior, mas compreendo que estes já tenham um estatuto consolidado nos AA (os ingleses também têm Walcott na selecção principal). Mas Djaló não o tem e não me parece que vá oferecer nada de vital nem de novo em Malta.

master kodro

20 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Totalmente de acordo. Tive para abordar esse tema em post sobre o novo comando das selecções mas ainda não cheguei lá.

P.S.- Espero que não me cobrem royalties pela citação que fiz do vosso "profissionais 3". Senão sou despedido com justa causa pelo Oliveirinha lá do meu sitio, que por acaso também sou eu.

master kodro disse...

Estás à vontade, leão. Só tenho que agradecer.

EntradàVirilha disse...

Concordo plenamente. Ainda há pouco, numa conversa, defendi os mesmos pontos de vista.

José disse...

Boas!

Alguém me consegue explicar porque é que Portugal - em todas as selecções nacionais de todos os escalões - faz sempre penaltis absurdos??? Ou cantos desnecessários? Ou faltas à entrada da área que ninguém entende??? Isto não se treina? Ninguém revê os jogos com a França, Alemanha, Grécia e afins?

E ainda nos queixamos com o dinheiro gasto com os atletas olímpicos!!

cparis disse...

Agostinho Oliveira deve estar a convocar uma conferência de imprensa, indignadíssimo. Semrpe foi coerente.

FIL disse...

Depois deste jogo só me ocorrem perguntas. É que o argumento de alguns jogadores passarem para os AA é muito bonito sim senhor mas que dizer desta vergonha de jogadores que vêm sabe Deus de onde representar Portugal,? Um país que até tem a sorte de produzir valores jovens, fará senão produzisse...Dizer q Veloso está a fazer um jogo fraquissimo é elogiá-lo quando comparado com Manuel Fernandes, um autentico flop como jogador, vaidoso, a passo, a fazer frete, enfim, um cagarolas que nunca chegou a ser jogador. Que dizer dos dois centrais portugueses? Aqueles tijolos são jogadores de futebol? de onde vêm? Que dizer de pseudo-jogadores como Paulo Machado (este sozinho fazia-nos perder o jogo), Vieirinhas, Vaz Tês, Moreiras, Candeias, etc...jogadores fraquissimos que desconfio que nem lugar na 1.ª divisão têm? Depois, como se não bastasse, um gajo olha para o banco à procura do energumeno que anda a convocar estas desgraças e, claro está, vê um Rui Caçador, se não for este é um Agostinho Oliveira, tudo senhores de bigode com lugares cativos e rotativos há anos nas Selecções...Que vergonha! Estes gajos não têm sequer dignidade para se demitirem?

master kodro disse...

O teu mal é não perceberes porque é que as pessoas se indignam, cparis.

Fil, não é preciso exagerar. A colheita não é das melhores (ou não cresceu da melhor forma) e os outros são mesmo muito bons.

master kodro disse...

Para além de ter muita piada insinuares que alguém não é coerente, principalmente nesta matéria.

FIL disse...

master, a colheita dá uma salada muito fraquinha, eu confesso que fiquei chocado com tanta desgraça de futebolista e até de atitude, e o jogo até era decisivo, fará se não fosse...

Muito jogador fraquinho, e nisso, o facto de os ingleses serem bons ou maus não tem nada a ver...muito gostamos nós daquilo tipo de jogador anão e inconsequente a correr e às fintinhas de cú espetado para trás! Eu chamo-lhe o estilo Caetano (para quem se lembrar) e ali está ele, personificado nos Vieirinhas e Paulo Machados...Tudo embora!

Zé Luís disse...

O Manélélé, quem o inventou?

Os mesmos que acham que somos os mais grandes e maiores e não vêm que, sim, a Inglaterra tem uma das melhores equipas de sub-21 de sempre, na esteira do magnífico Europeu do ano passado na Holanda onde foi infeliz em perder o acesso à final por penáltis com os laranjas e numa maratona de remates.

Este é o espelho de uma certa legião de acéfalos adeptos.

Quanto a Rui Caçador, como antes Couceiro e até Romão, como ainda há Violante e Carlos Dinis nos mais variados escalões, alguém lhes viu um resultado de jeito ou é só azar que neste século andamos só a apanhar bonés?

Sobre factos, ainda:

Já agora, Queiroz repetiu o erro de 1991: jogou na Holanda rumo ao Europeu da Suécia e foi buscar jogadores aos sub-21, reis de Riade e de Lisboa que ele tinha conduzido, que empatando (J. Costa, Taument marcaram), perderam o acesso aos Jogos de Barcelona.

O que vale é que amanhã é Malta...

master kodro disse...

fil, entretanto esqueci-me de dizer outra coisa: em condições normais jogariam também Pelé, Manuel da Costa, João Moutinho, Nani e Djaló, gente com outra experiência acumulada em primeiras ligas e ligas de primeira. É meia equipa e eles são melhores do que os nossos que jogaram. O post que deixei ontem era para mostrar exactamente isso. O Milner, com 19 anos, foi o segundo gajo com mais assistências na Premier. O Agbonlahor tem um currículo invejável na Premier aos 21 anos (o Vaz Tê também por lá andou e não fez metade dos jogos, dos golos e das assistências, só para compararmos dois avançados que jogaram hoje).

Fredy disse...

eu acho que a culpa disto é comod e costume do selecionador(es)..eles já nas convocatorias fazem chamadas estupidas, depois elegem 11 estupidos e fazem substituiçoes estupidas! parecem o jesualdo lol

eles (os selecionadores, tipo o agostinho e o caçador) foram bons sim senhor, há que lhes dar merito, mas já estagnaram à muito!! é tempo de renovar a estrutura para bem das seleçoes!

felizmente li em qualquer lado que o caçador (e mais alguns) nao conseguindo a qualificaçao sai dos sub-21..mas por outro lado infelizmente será paí pohs sub-15 ou algo do genero e o ciclo "estagnado" nao parará

Cósmico disse...

Os treinadores que passam pelos escalões mais baixos não são grande coisa, tal como a estrutura por detrás da Federação. Mas em termos de escolha e selecção de jogadores não há muito por onde se pegar, a não ser que se naturalizem os contentores de estrangeiros que aterram no nosso país...

Miguel Veloso e M. Fernandes só têm regredido, tanto em mentalidade, como em capacidade.

galvao99 disse...

As selecções de jovens servem para os ajudar a evoluir e a enfrentar dificuldades para mais tarde, quando enquadrados na AA, conseguirem expressar ao máximo o seu potencial.

Esta selecção Sub-21, tal como muitas outras que até integravam jogadores que hoje são grandes estrelas mundiais, não está a conseguir grandes resultados, e o jogo de hoje foi muito fraquinho. Mas não reflecte o real valor de alguns dos seus jogadores.

Mas foi fraquinho, lá isso foi.

Jorge disse...

Nao sei se a culpa e do seleccionador mas no jogo de hoje havia uma equipa a disputar a qualificacao e outra num jogo treino.
A diferenca de intensidade dos jogadores ingleses foi abismal, ate os apanha bolas eram mais rapidos que os jogadores portugueses.
Ja agora, repararam como a ganhar por dois zero os ingleses nao procuraram queimar tempo? Nao houve mergulhos, simulacoes de lesoes e mal a bola saia aparecia logo outra. Cada vez gosto mais da forma britanica (ou sera anglo-saxonica?) de encarar o desporto.

Nuno disse...

Cósmico diz: "em termos de escolha e selecção de jogadores não há muito por onde se pegar, a não ser que se naturalizem os contentores de estrangeiros que aterram no nosso país..."

Pá, se não conheces mais jogadores, não fales. Há bem melhores que aqueles que têm sido opção. Dos 4 extremos, tens um de jeito: o Hélder Barbosa. Mas podiam ser chamados o Paim, o Coentrão, o Ivan Santos. O Pereirinha não jogar do meio-campo para a frente é uma estupidez. O Daniel Carriço não ser titular de caras desta selecção é outra. O Saleiro estar tapado pelo Vaz Tê e pelo João Moreira é de loucos. E ainda tinhas o Diogo Tavares para convocar para o ataque. O Tiago Pinto ainda não ter sido chamado é uma anedota. Enfim, João Coimbra, Celestino, David Caiado, Castro, é tudo jogadores com muito mais valia dos que têm jogado. Portugal pode não ter uma grande fornada de jogadores, mas tinha o suficiente para ter muito melhor equipa, não fosse a incompetência do seleccionador.

Fredy disse...

e quase tudo do Sporting..quem diria!! ate os dispensados do Sporting, que o paulo bento critica e tudo sao melhores..genial! e meter o joao coimbra aí..que nem numa ekipa da madeira tem lugar e tem de ir pah 2ª liga..sim senhor!

enfim..eu acho que a seleçao sub-21 devia ser a equipa de juniores do sporting e outros que sairam de lá à pouco e tava tudo resolvido! eramos sempre campeoes europeus de certeza!! isso é que era..enfim lol

Nuno disse...

Fredy, menciono vários jogadores que não são do Sporting: Ivan Santos, Coentrão, João Coimbra e Castro. Mas se a maioria é do Sporting, é porque são melhores. Eu tenho culpa que a formação do Sporting seja melhor? Não tenho. Agora, acredita que faz confusão que, nos últimos anos, tendo as equipas jovens do Sporting dominado o panorama nacional, não faz sentido que não tenham uma maioria de jogadores na selecção sub-21. Estaria bem melhor servida a selecção se se fiasse nos jogadores do Sporting do que em certos jogadores que lá estão.

Já agora, quem são os dispensados do Sporting que o Paulo Bento critica? O Paim?

Pá, para ti, qualquer merda tem a ver com clubes? Mas se queres falar disso, vamos a isso. O Sporting é a melhor formação em Portugal. Isso está mais que provado. Por que razão é que, na equipa titular de ontem, só se encontravam 3 jogadores do Sporting e um deles a jogar numa posição que não é a sua? Por que é que tens Vierinha, Bruno Gama, Paulo Machado e Nuno André Coelho no onze titular, sendo todos do Porto e todos miseráveis? Por que é que, depois, no banco, há apenas o Daniel Carriço e o Saleiro do Sporting, enquanto que do Porto havia ainda o Castro, o Candeias e o Hélder Barbosa? Se me conseguires explicar por que razão é que o Candeias, de repente, é chamado com regularidade à selecção de sub-21 e o Coentrão ou o Ivan Santos ou o Fábio Paim, que jogaram o ano passado na primeira liga e que são da idade dele, não são chamados, recebes um bombom...

Da equipa campeã nacional de juniores de há 3 anos, há apenas Rui Patrício e Pereirinha nos sub-21, os dois, curiosamente, mais novos dessa equipa. Tinham lugar nesta equipa, com relativa facilidade, André Marques, Tiago Pinto, Daniel Carriço, André Nogueira, Celestino, Zezinando, David Caiado e Diogo Tavares. Onde andam estes todos? Da equipa campeã de juniores de há 4 anos, com o Paulo Bento, estão nos sub-21 Veloso e Saleiro. Da equipa do Porto de há 3 anos (que não foi campeã) tens o Hélder Barbosa e o Bruno Gama. Da equipa de há 4 anos, que também não foi campeã, tens o Paulo Machado, o Nuno André Coelho e o Vierinha. Da equipa campeã nacional de juniores de há 2 anos do Porto, tens o Castro e o Candeias já a jogar. Na equipa do Sporting desse ano, jogavam, entre outros, Fábio Paim, que a meio da época foi para a segunda liga, Ricardo Nogueira, João Martins (que era titular no ano anterior, quando foram campeões), Daniel Carriço e Tiago Pinto. Destes, só o Carriço já foi chamado e ainda nem sequer foi utilizado. Achas normal? Achas normal que as equipas campeãs de juniores do Sporting (nos últimos 4 anos, foram 3) tenham menos jogadores nos sub-21 que as equipas do Porto. Qual é a lógica? Pá, não me venhas com tretas...

Fredy disse...

mas isso é culpa dos selecionadores burros que temos e que ja se falou..que têm de mudar!

e muitos dos que falas aí, nao digo que sejam bons nem maus..mas a verdade é que eles nao jogam nos clubes deles pratidamente! nem na 2ª liga!

mas fico contente por ver por exemplo que finalmente o David Caiado afinal já é bom lolol ;)

Nuno disse...

Fredy, não disse que o Caiado é bom. Não acho que seja nada do outro mundo, mas se vão à selecção o Candeias, o Bruno Gama e o Vieirinha, o Caiado, que é do nível deles, também poderia ir.