sexta-feira, setembro 19, 2008

Momento Postiga

Não se trata de tudo ou nada, mas uma boa parte da futura carreira de Hélder Postiga, no Sporting e na selecção nacional, está a jogar-se neste mês de Setembro. Uma boa exibição amanhã, em Alvalade, de preferência com golo(s), seria importantíssima, também por suceder ao desempenho positivo em Braga, onde finalizou a jogada dos três pontos. Caso contrário, Djaló e Derlei vão cavar distâncias na corrida ao único lugar que estará disponível dentro de um mês: o de parceiro de Liedson. Quando assinou, Postiga não esperaria ser a quarta opção de Bento e perder a convocatória de Queiroz. Mas é aí que se encontra. Vai ter de correr - de trás - se não quer que a oportunidade leonina se transforme em mais uma temporada abaixo das expectativas, como sucedeu em Londres, Saint Ettiéne e Atenas. Eu acredito.

kovacevic

9 comentários:

leaoconselheiro disse...

O Postiga é um bom jogador e uma boa solução para o ataque do Sporting (também porque é um pouco diferente dos outros 4). Nunca vai ser o jogador que prometeu ser mas será sempre uma boa solução e capaz de jogar alguns anos em Alvalade oscilando entre a titularidade e o banco. Um caso semelhante é o Martins só que no Benfica, por falta de soluções, tem de ser titular. Quando me lembro do Purovic... até tenho suores frios!

Nota para o jogo de amanhã que é importante para lançar o derby. Se ganharmos ficamos em posição de ir à Luz despacha-los quase de vez do campeonato. Importante é também ver como vamos funcionar com o inicio da rotatividade. Foi nesta altura que começamos a perder o campeonato nos últimos 2 anos.

Leão de Alvalade disse...

O Postiga é a minha aposta este ano. Mas para isso é necessário que a produção atrás melhore consideravelmente. Se assim não for não há Postiga nem Liedson ou Djaló.

leaoconselheiro disse...

"é necessário que a produção atrás melhore consideravelmente"

O pessoal agora fala do Sporting como se tivesse defraudado alguma das expectativas para esta época ou como se fosse uma das equipas que ainda não ganhou nenhum jogo oficial. Mas está tudo maluco??

Ricardo disse...

Leão conselheiro,

é certo que, a nível nacional, o Sporting tem estado bem e que fez de forma inteligente boas escolhas para esta época. Mas esse teu discurso para de alguém que já teve a visão de um super-Sporting que a todos ganha e que não tem falhas. Ele é "despachá-los [Benfica] quase de vez do campeonato" (à 4ª jornada, relembre-se!), é a defesa que é espectacular e, não bastando, ainda vem a tal referenciazinha típica do típico sportinguista ao Benfica, que até ficava mal não falar no clube em que se pensa a cada segundo do dia.

O Sporting, para mim, e sou benfiquista, é, com o Porto, uma das duas únicas candidatas ao títulos, mas tem alguma calma e aponta erros aos teus, rapaz. Olha que em Barcelona não levaste 5 ou 6 porque não calhou. Não vejas só verde.

Ricardo disse...

Quanto ao Postiga, acho que não será durante a época aquele matador que alguns iluminados sportinguistas achavam que ia ser, mas também não será um flop, como outros iluminados queriam que fosse. É um jogador de banco que poderá ajudar o Sporting em alguns jogos.

Ricardo disse...

*discurso PARECE de alguém

leaoconselheiro disse...

Ricardo,

Eu não penso que o Sporting tem uma super-equipa nem acho sequer que seja o mais forte candidato ao título - como escrevi anteriormente, vai ter um desafio importante nestes próximos jogos - mas acho que se confunde aquilo que a equipa produziu até agora com as dificuldades que sentiu como a maioria das equipas sentiria em Barcelona. O Sporting joga no campeonato Portugues e compete na Champions League com Shaktar e Basileia, não com Messis, Xavis, Iniestas e Henry. Aí não podemos chegar a não ser que eles nos deixem. Ao contrário de muitos, eu não vivo iludido mas também não vou do 80 para o 8. Percebes?

A minha referência ao Benfica é apenas uma comparação de como as coisas são postas porque neste momento, não sendo perfeito, o Sporting é de facto bastante melhor do que o Benfica e a forma como as coisas são analisadas em relação ao Benfica é completamente contrastante. A verdade é que o Benfica, de facto, se perder com o Sporting dificilmente chegará ao campeonato (tens dúvidas?) e, ontem, podia facilmente ter saido com a eliminatória perdida de Nápoles onde marcou 2 golos nas 2 ocasiões que teve (experimenta ler o que dizem os italianos). É apenas uma comparação (com um pouco de provocação, admito) de um contraste que entendo haver entre a condescendencia em relação ao Benfica (eternamente em formação apesar dos milhões que investe) e o Sporting (permanentemente criticado apesar de estar a fazer um inicio de época, que é muito dificil, bastante bom).

É só isso...

leaoconselheiro disse...

Sobre esta coisa do Sporting jogar em Barcelona é assim um bocado como o Maritimo (apenas para exemplo) jogar na Luz, nas Antas ou em Alvalade.

Por muito bom que seja o Maritimo as suas hipóteses de ganhar estão sempre dependentes do que fizerem os grandes porque se estes estiverem bem, não há volta a dar. Isto é fácil de perceber quando estamos do lado do "grande" porque dependemos só de nós e em caso de derrota ninguém diz que "foi o Marítimo que jogou muito". Quando estamos do outro lado temos alguma dificuldade em perceber que, se outros jogarem o que podem e sabem, nós não temos hipótese nenhuma. Foi, em grande parte, isso que aconteceu em Barcelona...

Ricardo disse...

Leão,

não concordo com a ideia de que um grande português seja necessariamente tão mau como o Sporting o foi, na terça-feira. Claro que o Barcelona é melhor, claro que, se jogar o que sabe, tem grandes possibilidades de ganhar o jogo. Mas acho que o Sporting podia - e devia - ter feito bem melhor. E não fez. Foi, principalmente na primeira parte, completamente aniquilado e encostado às cordas. E é isso que critico. Apenas isso.