sábado, agosto 02, 2008

UEFA Ranking 2009 (#1)

Contrariando as leituras apocalípticas que enchem os jornais e a blogosfera, o futebol português não caminha para o abismo, a julgar pelas boas prestações nas provas europeias. É certo que todos lamentamos a perda do 6º lugar no Ranking, mas Portugal vai para cinco anos consecutivos no Top Ten – e é de prever que continue nos próximos tempos entre os lugares cimeiros.

Portugal parte este ano do 9º lugar, posição que contudo não está ameaçada. Os mais directos perseguidores (Escócia, Turquia e Ucrânia) estão longe, e apesar de dividirem os pontos por apenas 4 equipas, é difícil imaginar uma perigosa aproximação. Em todo o caso, vamos torcer para que Rangers e Fenerbahçe não repitam as notáveis campanhas da última temporada.

Olhando para cima, o panorama não é tão animador. A Holanda encontra-se a 2,75 pontos e divide os pontos por 6 equipas. A menos que se repita o naufrágio do ano passado, Portugal deverá terminar o ano atrás dos holandeses. O caso da Roménia é mais interessante, pois, apesar da diferença pontual (6,16), os romenos têm esta época 7 equipas em prova (!), e não é de esperar grande coisa do Cluj na Champions ou do Vaslui, Unirea e Timisoara na UEFA. Todavia, mesmo que Portugal ultrapasse Holanda e Roménia, será impossível chegar este ano ao 6º lugar (o tal que dá entrada directa a duas equipas na Champions), pois a Rússia está a grande distância (8,09) e divide os pontos por apenas 4 equipas.

Resta pensar em termos prospectivos, e imaginar que na próxima temporada as coisas serão diferentes, já que Portugal perderá os pontos de uma época pouco feliz (coeficiente de 5,5). Contudo, para que possamos regressar num futuro próximo ao ambicionado 6º lugar, era fundamental continuarmos as boas prestações das últimas épocas. Os três grandes deverão contribuir para a maior fatia do bolo, mas é de esperar uma boa cooperação de Braga e Guimarães. E quem sabe se não haverá uma surpresa para os lados de Setúbal ou da Madeira? Objectivo: fazer melhor que o ano passado (7,928)!

katanec

Sem comentários: