quinta-feira, agosto 07, 2008

Rui Costa Report # 8

ÚLTIMA HORA - O avião que devia chegar a Tires às 19.00 com o Rui e Jose Antonio Reyes está atrasado.

Uma hora antes, Reyes vinha de avião para reunir com o Rui.

É às 23! É às 23! Vêm de avião, Jose Antonio Reyes e o Rui. O Rui foi a Madrid buscar o Jose Antonio Reyes, jogador que pediu emprestado ao Atletico. Na Portela. Já não é em Tires. Tudo na Portela. Às 23. O Rui!

E já está feito o acordo! O Rui conseguiu um empréstimo com opção de compra em que o Benfica já adquiriu 25% do passe! Grande jogada Rui!

E é baratinho. 2.650.000 euros por 25% do passe de um jogador emprestado por uma época. Boa Rui!

master kodro

26 comentários:

trambolho sem dentes disse...

E é baratinho. 2.650.000 euros por 25% do passe de um internacional espanhol, de 25 anos, que já passou pelo Arsenal, Real Madrid e Atlético Madrid.

Também podias ter posto assim, mas da outra maneira fica mais giro não é?

nelson_oliveira16 disse...

E que grande passagem pelo Atlético...
E eu a pensar que o maisfutebol escapava à regra do jornalismo desportivo português...

Caneleiras de cortiça disse...

nem tudo é mau na gestão do Maestro. Conseguiu impingir o Luís Filipe e o Nuno Assis. Isso sim, é obra!

João disse...

MK, não é "o Rui", mas sim "Rui". "Rui" porque é de todos nós, mas sem artigo, porque, ao mesmo tempo, é divino. Fica a correcção.

Noutro âmbito, mas não muito, para mim o melhor trabalho jornalístico do Maisfutebol hoje é o minuto-a-minuto do Luís Garcia no Académica-Espanyol. Até me arrepiei!

pitons na boca disse...

Já se estava a fazer a mesma fantochada que fizeram com a vinda do Aimar. uma autentica palhaçada, este pseudo-jornalismo.
Os dois últimos parágrafos poderiam estar escritos de outra maneira, mas pronto... critérios. :)

O certo é que ele fica cá por uma epoca, o Benfica tem direito de opção (imagino que seja por um valor fixo) e se for vendido arrecadam 1/4 desse valor.
Não me parece que seja mau negocio de todo.

Do meio campo para a frente parece que temos boas opções, o que me preocupa ainda é a defesa.

Francis disse...

Deus é grande pá...

master kodro disse...

trambolho e pitons, claro que podia estar escrito de outra forma, se fosse outra pessoa a escrever. É como tudo. Também podia ter sido escrito de outra forma ainda, trambolho:

O Arsenal deu 35; o Atlético 13 (foi 13?) e depois do ano que teve, o Benfica prepara-se para dar 10.

Também lhe podia chamar o empréstimo mais caro da história do futebol português (salvo erro).

Ou a cláusula mais largamente superada que mais abaixo ficou do valor da cláusula.

É um daqueles textos que dá para escrever de muitas formas.

Discordo, joão, porque apesar de divino, ele é amigo, humilde e tolerante. Não é ele que se põe num pedestal. E é isso que há de tão maravilhoso nele: é uma divindade, mas com traços humanos (os melhores, claro). Nem vi isso do Luis Garcia... com medo...

Não sei, caneleiras. O Luis Filipe saiu lateral da Luz e chegou extremo a Guimarães. E sobre o Nuno Assis já vi mais benfiquistas tristes pela sua saída do que vitorianos contentes. Portanto isso é discutível.

BAD-RELIGION disse...

Nem no FM se consegue meter o Reyes e o Aimar no Benfica, o Rui (ou seja la quem foi) conseguiu. 2,6 Milhões? é muito? e 30 pelo pelo Pepe e 30 pelo Anderson?
Acho que foram as duas únicas contractações decentes do benfica até agora.

master kodro disse...

"Nem no FM" parece-me um argumento a levar em linha de conta, bad religion. Já eu acho que houve outras contratações do Rui Costa bem mais do que decentes.

Sobre a minha opinião, não irónica, sobre estas contratações, convido-vos à leitura de outros posts, mais a sério, em que o objectivo não é gozar com o endeusamento que os media estão a fazer do Rui-director-administrador, situação que o próprio alimenta sem reservas.

pitons na boca disse...

Acho que não há grandes duvidas que os 2,65 milhões de euros foram por 25% do passe e não pelo empréstimo, logo nunca se poderia falar em "empréstimo mais caro do futebol português". :)
É certo que talvez tenha sido a maneira do Atlético aceitar o empréstimo, mas terá sempre retorno financeiro, enquanto que se fosse 2,65 milhões apenas pelo empréstimo esse retorno financeiro nunca aconteceria.

O Benfica até poderia comprar 25% do passe sem haver empréstimo. Haverá quem considere um valor alto, mas trata-se de um recente internacional espanhol de 24 anos com um historial a ter em conta. Fez uma ultima época meio apagada, mas se não o tivesse feito certamente o preço seria forçosamente outro. :)

master kodro disse...

Pitons, eu não ponho em causa o valor do jogador, quer no campo (e que campos por onde ele passou e brilhou!), quer no custo (já foi 35 e 13). Mas duvido dos benefícios para o Benfica deste negócio. Primeiro porque é mesmo um empréstimo. Só. Se correr bem, paga-se o resto (e entramos na tal espiral de loucura de que já falei). E se correr mal? Pagaste o empréstimo mais caro do futebol português. Até podes ficar com os 25% para o resto da vida, que o jogador não é teu. O retorno financeiro não é obrigatório (olha o Boavista e o Petit...).

Pelo menos do que é público - que é quase nada. Assim estilo Alcides. Depois pagas sem saber porquê, senão ficas mesmo sem pontos.

João disse...

Com 25% do passe, qual é o poder do Benfica no futuro de Reyes? Se Reyes fizer uma grande época e o Atlético o quiser de volta no final da época, que palavra terá o Benfica a dizer sobre o assunto? E receberá alguma coisa? Não me parece que receba, senão não seria um empréstimo. Imaginando que ele entretanto se valoriza muito e alguém aceita pagar 30 milhões por ele. O Benfica recebe 7,5 milhões? Ou será que basta pagar 22,5 milhões ao Atlético por 75% do passe dele, ficando o Benfica eternamente, como disse MK, com os seus 25%? Apenas por razões de curiosidade negocial, gostaria de saber que poder tem um clube sobre um jogador quando possui apenas 25% dele. O Benfica já o explicou?

Filipe disse...

João isso dos 25% do passe é um abuso de linguagem. Os direitos desportivos do jogador não se partem aos bocados, pertencem ao Atlético, daí que seja um empréstimo. O Benfica não é "dono" de 25% do Reyes.

O que se negoceia é a percentagem numa futura transferência, neste caso o Benfica tem direito é a 25% do valor.

João disse...

"O jogador chega à Luz por empréstimo (uma época), com opção de compra, tendo o Benfica já adquirido 25 por cento do seu passe."

Isto está no site oficial do Benfica, logo se há abuso de linguagem não é meu. E sempre ouvi falar em jogadores que têm o seu passe repartido por mais de uma entidade, sejam clubes ou empresários. Mas pronto, se o que tu dizes é verdade, então poderá ser um bom negócio para o Benfica, no caso de o Reyes ser vendido pelo Atlético por mais de 10,6 milhões. Vamos esperar para ver.

cparis disse...

Eles escrevem assim, porque sabem que tu és fã, mk ;)

Pinho disse...

Entao i o facto do Nuno Assis ter dado de borla ao Vitoria?

nada!!??

Filipe disse...

"Isto está no site oficial do Benfica, logo se há abuso de linguagem não é meu."

Não disse que o abuso de linguagem é teu, é algo que se usa habitualmente como conveniência de linguagem. Quem detém os direitos desportivos do jogador (o passe) é a entidade empregadora do atleta, neste caso o clube espanhol e isso não se fracciona - só o clube espanhol os possui.

Estou a ver que não és leitor habitual do sector. O JPL já por várias vezes vociferou contra a expressão "percentagem do passe." Na verdade o que existe são contratos estipulando percentagens em futuras transferências.

master kodro disse...

pinho, sabes que idade é que ele tem?

master kodro disse...

Outra vez pinho,

há dois dias escrevi um post onde estava isto:

"2. Nuno Assis, a título definitivo, e Luís Filipe, emprestado com opção de compra são os novos reforços do Vitória. Já disse o que tinha a dizer sobre o assunto: esperava outros, muito mais cedo e não quero emprestados. Digo mais uma: Luís Filipe vai ser extremo e não lateral (como o site do Benfica ainda o trata na despedida), o que é um descanso."

Não vi lá nenhum comentário teu. Dois dias depois, queres que eu volte a discutir o assunto?

Joni disse...

Dor de corno é fodido :) Se fosse comprar um Zé da Esquina por 2,5 milhoes ao brasil ou à argentina ... isso sim era negocio. Mas como é "apenas" o Reyes, é um mau negócio.

Dor de corno é mesmo fodido. A verdade é que o MK sabe que o plantel do Benfica está muita mais forte, e as nódoas negras foram para ao belo estádio onde vi o VSC levar 2-1 do SLB na passada segunda feira :)

Filipe disse...

MK, onde é que viste que o Arsenal deu 35? As informações que tenho é que pagou 10 milhões de libras esterlinas, cerca de 15 milhões de euros.

nelson_oliveira16 disse...

"Apenas" o melhor jogador da época passada, não é?

master kodro disse...

filipe,

versão 1: 25
http://www.record.pt/noticia.asp?id=797859&idCanal=11

versão 2: 35

http://benfica20082009.blogspot.com/2008/08/reyes-informao-de-o-jogo.html

versão 3: 35

http://edition.cnn.com/2004/SPORT/football/01/27/arsenal.reyes.ap/index.html

versão 4: 35

http://www.transfermarkt.de/de/basic/default/menue_transfers/transferrekorde/startseite.html

versão 5: 25 (17)

http://findarticles.com/p/articles/mi_qn4158/is_20040206/ai_n12765486

Eu escolhi aquela que os adeptos do Benfica mais gostam de utilizar nos fóruns de discussão.

Pinho disse...

Nao era tanto para ti MK mas po pessoal da blogosfera que ou eu estive mt distraido ou ninguem comparou esse negocio ao do Alan (toda a gente criticou por ter sido oferecido..).


Cumprimentos portistas

master kodro disse...

pinho, as críticas na blogosfera não aconteceram por ter sido oferecido. Foi por ter sido uma tentativa de "vingança". Foi oferecido ao Braga, quando estava previsto que fosse emprestado ao Vitória. Foi isso que aconteceu.

joni, quando não perceberes o que as pessoas escrevem, pede ajuda a alguém. A sério.

Filipe disse...

Todas as referências fiáveis que encontro (inglesas com os valores em libras) referem que o Reyes foi transferido para o Arsenal por 15 milhões de euros, supostamente com uma cláusula que dependendo do sucesso desportivo do clube poderia adicionar mais 10 milhões de euros. Dado que o Arsenal ganhou a liga, a FA cup, e foi à final da CL, é bem possível que os 25 milhões estejam certos. Os media e blogues portugueses não têm grande jeito para a matemática e neles não me fio (podem ter passado de 17.5 milhões de libras directamente para o dobro em euros).

É um grande tombo mas se não fosse isso o Benfica nunca poderia ir buscar um internacional espanhol.