quinta-feira, agosto 21, 2008

O primeiro de Queiroz

1. É difícil tirar ilações do jogo contra as Ilhas Faroé, dada a falta de categoria do adversário. Este facto leva-nos, aliás, a duvidar da escolha deste género de opositores, mesmo para jogos particulares. É certo que o momento da época o aconselha, e que pode ser relevante defrontar equipas fechadas, mas uma selecção de nível médio (uma Eslovénia, uma Áustria, uma Irlanda do Norte) serviria perfeitamente e constituiria um teste sério. Pelo contrário, o que vimos hoje foi pouco mais que um treino em ritmo baixo.

2. Em todo o caso, houve notas positivas. Carlos Martins teve finalmente a possibilidade de actuar na sua posição natural e cumpriu plenamente. Meireles foi testado na posição "6" e gostei do seu desempenho. Nani terá sido o melhor português, merecendo e muito o golo que marcou perto do final. Almeida poderá ser útil na qualificação (especialmente tendo em conta que os principais adversários são nórdicos), mas pede-se mais rigor na finalização. Boa nota também para Danny e Duda. Todavia, sejamos claros: com Quaresma, Nani, Ronaldo e Simão, dificilmente terão hipóteses de figurar nas convocatórias futuras.

3. Scolari deixou uma estrutura com elementos positivos, mas, como já se escreveu aqui, pouco ou nada fez para resolver alguns problemas de fundo complexos. Um deles - o da posição de defesa-esquerdo - parece ter sido enfrentado sem medos por Queiroz, chamando um lateral de raiz para actuar na posição. Antunes não foi (nem é) brilhante, mas merece mais oportunidades e parece-me uma opção a ter definitivamente em conta. Já a utilização de Meira como trinco surge como uma desadequada insistência numa hipótese testada com resultados negativos. Veloso ou o próprio Meireles são, a meu ver, as melhores opções.

4. Manuel Fernandes continua insuportável.

katanec

5 comentários:

Filipe disse...

1. O próximo adversário é Malta, a escolha parece-me adequada.

Entretanto um recorde nacional na marcha, Ana Cabecinha, que ficou em oitavo. Espero que os que criticam os "mandriões" saibam agora elogiar a atleta.

Filipe disse...

É verdade, na mesma prova tivémos uma atleta, Vera Santos, em décimo com o que penso ser a melhor marca pessoal. Ambas fizeram melhor que o anterior recorde olímpico.

Mr. Shankly disse...

4. Acredita. Que momento deprimente, aquele.

FIL disse...

Sr. Queiroz, agora que já brincámos um pouco às selecções, que tal mandar vir os jogadores a sério? É agradecer a estes rapazinhos a quem ofereceu uma internacionalização e desejar-lhes boa-sorte, não custa nada!

Com vista a defrontar, sem passar por vergonhas, selecções acima do 100.º lugar do ranking, trocam-se Duda, Danny, Martins, Fernandes, Antunes e Meira (o trinco) por jogadores a sério, com categoria para uma Selecção AA.

LC disse...

fil, quem queres no lugar do Antunes, Martins, Duda e Meira?

Criticar é fácil, nos Managers e no PES é mais fácil porque as máquinas têm "backdoors".

Haja paciência, nunca estão satisfeitos com nada.