quinta-feira, agosto 28, 2008

Leão das estepes

Considerada a força do Barcelona e a fraqueza do Basileia, o destino do Sporting na Europa vai provavelmente depender, em primeira instância, de um confronto com a antiga escola soviética, o que sucede pelo terceiro ano consecutivo. A diferença é que está em jogo a passagem aos oitavos-de-final, enquanto antes, com Spartak e Kiev, tudo se resumia a uma segunda vida na Uefa Cup. Perante este sorteio, não chegar à fase seguinte da Champions seria um falhanço dos leões, mesmo sabendo que o Shakhtar fez gato-sapato do Benfica, na Luz, há menos de um ano. Entretanto, também o FC Porto tem boas possibilidades, colocando em perspectiva um cenário de dupla qualificação de clubes portugueses, algo que só aconteceu uma vez, em 2001, quando boavisteiros e dragões avançaram para a segunda fase de grupos.

kovacevic

18 comentários:

disse...

Onde o Shakhtar fez gato sapato do Benfica foi em Donetsk, com dois golos de Cardozo!
Ainda estás com azia de Madrid?

LionHeart (o autêntico) disse...

tó,

A tua memória não alcança o jogo na Luz, onde o benfica perdeu 1-0?

Filipe disse...

Sim perdeu, mas não foi propriamente gato-sapato. É uma equipa chata, não uma equipa dominadora.

Eu acredito que o Porto se qualifique mas o Sporting vai lutar pela UEFA com o Basileia.

Filipe disse...

Gostava que o Kovacevic me explicasse porquê fazer do Basileia o coitadinho. O ranking da UEFA de 2004/05 a 2008/09

18 Sporting 62.194
...
26 Porto 58.194
...
31 FC Basel 53.2
32 Fenerbahçe 53.066
...
34 Shakhtar Donetsk 52.355
...
67 Dinamo de Kiev 31.355

Filipe disse...

Ooops

24 FC Porto 58.194

LC disse...

Essa classificação do Basileia deve-se principalmente às excelentes prestações à 3 e 4 anos atrás com os irmãos Yakin, Gimenez e Delgado (2 argentinos) onde até chegaram aos 1/4 final da UEFA

Filipe disse...

lc, pois é, mas o Sporting também beneficia da ida à final da UEFA com o Peseiro. Na próxima época o Basileia estará à frente do Sporting caso estejam na mesma escolha de potes ou cabeças de série.

Na época passada o Basileia fez apenas menos um ponto e meio que o Benfica. A questão é que o Basileia é relativamente competente a nível europeu, não muito distante dos "grandes" portugueses. Onde as pessoas veêm um Basileia fraco eu prefiro ver um Guimarães forte.

cparis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cparis disse...

Também achoque o SCP se safa (apesar de com o Shaktar depender muito da altura em que são realizados os jogos). Os de Barcelona é que estão muito contentes:

"Todavía se escuchan las risas en el Camp Nou después de conocer sus rivales en el grupo C de la Liga de Campeones. Laporta, Beguiristain y compañía ya pueden centrar sus objetivos en la Liga BBVA porque el pase a octavos está más que asegurado. El equipo catalán ha conseguido la increíble 'carambola' de conseguir al equipo más flojo del segundo y tercer bombo. El Sporting portugués, que ayer recibió cinco goles del madrid en sólo 45 minutos, es, en teoría, el rival. [...]

El Shakhtar Donestk le ha birlado la hegemonía ucraniana el eterno Dinamo de Kiev. El dinero ha llegado a las arcas del Shakhtar gracias a su presidente Rinak Akhmetov que ha llenado el equipo de jugadores foráneos de calidad. El técnico rumano Mircea Lucescu y su delantero Fernando Brandao tratarán de dar la sorpresa y conseguir la segunda plaza de un grupo. La primera tiene un nombre: FC Barcelona."

kovacevic disse...

Filipe,

Tens noção que o Sporting jogou com o Basileia há seis meses, não tens?

Filipe disse...

Sim, lembro-me sobretudo do jogo lá em que o Pereirinha marcou logo a abrir matando a eliminatória. A partir daí os suiços perderam toda a organização de jogo e o Liedson não deu hipótese.

Em Alvalade não jogaram assim tão mal como isso.

Filipe disse...

Já agora, alguém reparou que o record nos jogos em directo para hoje tem o

Sporting-Fátima!

LionHeart (o autêntico) disse...

filipe,

Acho muita piada às tuas declarações.

Primeiro, pergunto-te se viste o jogo do Basileia em Alvalade? O tal em que até não jogaram mal? Pois eu vi, in-loco, e digo-te, não jogaram um "caracol".

Depois, acho muita piada também a que prefiras salientar as estatísticas, em detrimento da realidade recente. O Sporting despachou o Basileia por 5-0 há seis meses, e tu vens dizer que foi por causa de um golo madrugador do improvável Pereirinha? E o jogo sofrível de 4ª passada frente ao Vitória não conta?

De facto, uma verdadeira gargalhada.

LC disse...

Desta vez estou com o lionheart... o Basileia teve à 3/4 anos o seu grande momento, agora são uma equipa muito acessivel.

LC disse...

17 FC Porto POR 81,176

Não sei onde foste buscar esse resultado do Porto nos rankings de coeficientes

Filipe disse...

"Depois, acho muita piada também a que prefiras salientar as estatísticas, em detrimento da realidade recente. O Sporting despachou o Basileia por 5-0 há seis meses,"

O Sporting despachou o Porto por 6-0 há seis meses...

Filipe disse...

"Não sei onde foste buscar esse resultado do Porto nos rankings de coeficientes"

UEFA team ranking 2009

O valor que dás foi no final da época passada, antes de tirar 2003/04.

LC disse...

Que é o que vale para os sorteios deste ano.